Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

ZON - TS e PUA
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão sobre outros ISP's
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 20 Abr 2011 17:48    Assunto: Responder com citação

a PUA está actualizada? é que (se não me engano...) a zon acabou com a área de alojamento de páginas pessoais...

e ou eu vejo mal... ou o único ponto que poderá limitar o p2p na zon é este...

1.2.1. Acção de sobrecarga, que visem prejudicar o normal funcionamento de serviços (Denial of Service).

o que a meu ver é muito vago e poderá dar asas a outras intrepretações... Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 20 Abr 2011 17:48    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 20 Abr 2011 17:51    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
a PUA está actualizada? é que (se não me engano...) a zon acabou com a área de alojamento de páginas pessoais...

e ou eu vejo mal... ou o único ponto que poderá limitar o p2p na zon é este...

1.2.1. Acção de sobrecarga, que visem prejudicar o normal funcionamento de serviços (Denial of Service).

o que a meu ver é muito vago e poderá dar asas a outras intrepretações... Rolling Eyes


Não me atires pedras... Twisted Evil Mas penso que esse ponto não é válido para justificar a limitação do P2P, na medida que, o TS é feito por zona e não por utilizador.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 20 Abr 2011 17:55    Assunto: Responder com citação

p2p come demasiada largura de banda... se essa largura passar do aceitável (para a zon) pimbas!

terei dito que se for essa alínea que dá asas a muitas intrepretações? Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 20 Abr 2011 17:59    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
p2p come demasiada largura de banda... se essa largura passar do aceitável (para a zon) pimbas!

terei dito que se for essa alínea que dá asas a muitas intrepretações? Rolling Eyes


Certo, o problema é que a banda larga não é "medida" por utilizador, mas sim por uma central inteira.

Ou seja se tiveres "meia dúzia de sacadores" na tua zona, bem podes esquecer o P2P na tua ligação.

Isto no meu ver é que devia ser mudado na Zon. Detectar correctamente quem de facto faz um uso abusivo da ligação e limitar esses utilizadores não prejudicando quem faz um uso "normal" da sua ligação como acontece actualmente!

E eu estou a exemplificar em zonas menos críticas. Pois em zonas onde eles têm muitos mais clientes do que aquilo que podem é para esquecer... Uma utilização mesmo normal é impossível nessas zonas.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 20 Abr 2011 21:50    Assunto: Responder com citação

Mas o castigo é aplicado por utilizador não por zona. No caso em que toda a zona sofre cronicamente da baixa velocidade em P2P deve ser pela simples razão do elevado número de clientes na zona. Nem é preciso verificarem se há de facto tráfego a mais, basta que estejam registados demasiados clientes na zona para se tomar a medida preventiva.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 20 Abr 2011 23:21    Assunto: Responder com citação

woodyy escreveu:
Mas o castigo é aplicado por utilizador não por zona. No caso em que toda a zona sofre cronicamente da baixa velocidade em P2P deve ser pela simples razão do elevado número de clientes na zona. Nem é preciso verificarem se há de facto tráfego a mais, basta que estejam registados demasiados clientes na zona para se tomar a medida preventiva.


A PUA é que é aplicada por utilizador. O TS é por zona.

E como eu disse e tu confirmaste nem é preciso haver muitos "sacadores", basta simplesmente eles colocarem na mesma célula mais utilizadores do que os realmente podem meter... E penso que isto devia ser ilegal. É claramente uma falha das entidades reguladoras tipo ANACOM.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 21 Abr 2011 13:58    Assunto: Responder com citação

estive a ler mais detalhadamente a PUA e é muito vago... por isso fui ler as "Condições Gerais"... fala-se tanto na PUA e afinal estão nas condições gerais... Laughing

6.3 Caso sejam efectuados consumos no âmbito dos serviços de acesso à Internet ou de voz que excedam os níveis de utilização razoáveis aplicáveis, a ZON TV CABO poderá, a qualquer momento exigir o pagamento dos serviços em causa.

8.1 A ZON TV CABO reserva-se o direito de suspender, total ou parcialmente, o acesso, pelo Cliente, aos Produtos e Serviços quando:
...
(b) o Cliente viole culposa e gravemente as Condições dos Produtos e Serviços ZON TV CABO
(c) o Cliente utilize os Produtos e Serviços no âmbito de actividades ilícitas
...
(e) ocorrência de caso fortuito ou de força maior.


9.1 O Cliente compromete-se a utilizar os Produtos, Serviços e Equipamentos apenas na(s) morada(s) de instalação indicada(s) no momento da adesão, sendo o único responsável pela utilização que faça dos Produtos, Serviços, Equipamentos e de quaisquer outros materiais complementares/acessórios àqueles, designadamente software e hardware, e pelo cumprimento pontual e integral das Condições dos Produtos e Serviços ZON TV CABO e da legislação nacional e internacional aplicável, nomeadamente relativa a direitos de autor e direitos conexos, propriedade industrial e criminalidade informática, pelo que se compromete a não utilizar os Produtos, Serviços, Equipamentos e quaisquer outros materiais complementares/acessórios aos mesmos de forma ilícita. Salvo autorização expressa e prévia da ZON TV CABO, os Produtos, Serviços e Equipamentos e quaisquer outros materiais complementares/acessórios àqueles disponibilizados pela ZON TV CABO são para uso próprio do Cliente, não podendo ser cedidos a terceiros para fins comerciais ou outros, com ou sem benefícios.


como já o disse... são clausulas vagar o que permite á ZON abusar...
algumas delas estão presentes nas condições de acesso de adsl, mas não se vê a optimus a tomar as mesmas atitudes...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 21 Abr 2011 17:39    Assunto: Responder com citação

REiT escreveu:
woodyy escreveu:
Mas o castigo é aplicado por utilizador não por zona. No caso em que toda a zona sofre cronicamente da baixa velocidade em P2P deve ser pela simples razão do elevado número de clientes na zona. Nem é preciso verificarem se há de facto tráfego a mais, basta que estejam registados demasiados clientes na zona para se tomar a medida preventiva.


A PUA é que é aplicada por utilizador. O TS é por zona.

E como eu disse e tu confirmaste nem é preciso haver muitos "sacadores", basta simplesmente eles colocarem na mesma célula mais utilizadores do que os realmente podem meter... E penso que isto devia ser ilegal. É claramente uma falha das entidades reguladoras tipo ANACOM.


Como não podem garantir nenhuma largura por zona e por apartamentos deviam ter uma só oferta tipo ADSL só que em numa solução hibrida (aka ZON Fibra).
Até 1Gbps e minimo 256Kbps. Em vez de 30, 60Mb, 120Mb, e 1Gb.

Ninguem é enganado porque existem as tais clausulas vagas que induz em dúvida que é afinal o que pode ser usado e quanto.
A DECO sobre clausulas com * e letras miudinhas tem sido sempre muito clara e contra este tipo de informação que é enganosa. A oferta tem que dizer logo de caras o ATÉ e o minimo que o serviço pode resultar.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 21 Abr 2011 17:48    Assunto: Responder com citação

lemene a velocidade, pelo menos, em fibra óptica não é "até" é garantida. Claro só dentro da rede do ISP. Nenhum ISP consegue garantir velocidades contratadas em outros servidores externos, pois depende de "N" factores.

Mas penso que na Zon a velocidade mesmo em "Fibra" é "até".
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 21 Abr 2011 17:58    Assunto: Responder com citação

REiT escreveu:
lemene a velocidade, pelo menos, em fibra óptica não é "até" é garantida. Claro só dentro da rede do ISP. Nenhum ISP consegue garantir velocidades contratadas em outros servidores externos, pois depende de "N" factores.

Mas penso que na Zon a velocidade mesmo em "Fibra" é "até".


Duh! O que interessa é o que entra em casa.
Seria uma só oferta ZON Fibra até 1Gb, serviço mínimo 256Kbps.
Depois vinham as clausulas vagas que quiserem a tentar explicar seja o que for que aquilo queira explicar.

O cliente ficaria logo de caras desconfiado que pode acabar por ter apenas 256Kbps. Quem diz este minimo diz outro maior mas a ser prestado direitinho.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 21 Abr 2011 23:19    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
REiT escreveu:
lemene a velocidade, pelo menos, em fibra óptica não é "até" é garantida. Claro só dentro da rede do ISP. Nenhum ISP consegue garantir velocidades contratadas em outros servidores externos, pois depende de "N" factores.

Mas penso que na Zon a velocidade mesmo em "Fibra" é "até".


Duh! O que interessa é o que entra em casa.
Seria uma só oferta ZON Fibra até 1Gb, serviço mínimo 256Kbps.
Depois vinham as clausulas vagas que quiserem a tentar explicar seja o que for que aquilo queira explicar.

O cliente ficaria logo de caras desconfiado que pode acabar por ter apenas 256Kbps. Quem diz este minimo diz outro maior mas a ser prestado direitinho.


O que tu não percebeste é que os operadores de fibra óptica como é o caso do Meo, Clix e Vodafone já não têm a palavra "até" nos seus tarifários, mas sim a palavra GARANTIDO. E verdade seja dita que praticamente todos os "fibrados" têm sempre mais alguns Mb's de velocidade.

Sei que não tem rigorosamente nada haver e sim o que interessa é o que entra em casa. Foi simplesmente um ponto que quis referenciar do "até" da "Fibra" da Zon para o "garantido" das outras fibras. Wink
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 13 Jul 2011 17:50    Assunto: Responder com citação

Gostava que o REiT desse a sua opinião sobre o seguinte gráfico presente nas estatísticas do acesso á Internet.

http://www.anacom.pt/streaming/graf5_SAI1trimestre2011.png?contentId=1090434&field=IMAGE

Quando eu há uns tempos me referia á PUA como algo totalmente justificado pelo disparate de tráfego que alguns clientes geram, completamente fora daquilo que para hoje deve ser considerado um uso normal.

Quem consome mais de 100/150GB num mês está, tanto a meu ver como pelo que essa estatística mostra, a consumir MUITO acima do que é normal. Não existe qualquer justificação para se consumir em números tão absurdos.

Algumas pessoas elevaram o conceito de tráfego ilimitado a um nível totalmente absurdo, pensado que toda a Internet devia portanto ser descarregada para o seu computador sem pensar no prejuízo que tal comportamento pode causar ...

Quando uma média se situa, como vemos, abaixo dos 30GB/mês, justifica-se automaticamente a aplicação da PUA para quem atinja um consumo de 100GB em menos de 15/20 dias. É que nem consigo imaginar como é possível alguém chegar a um número desses, sendo um cliente residencial. É preciso descarregar uma quantidade absurda de conteúdos para atingir esse número e duvido imenso que alguém tenha necessidade de ir buscar tanta coisa á Internet.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Blue Zee



Registo: 19 Nov 2006
Mensagens: 881
Localização: Maia

MensagemColocada: 13 Jul 2011 17:55    Assunto: Responder com citação

Resposta rápida para dar o meu acordo em termos gerais ao teu comentário.
_________________
Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

Encyclopaedia Universalis Internautica
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
goamix



Registo: 28 Ago 2008
Mensagens: 673
Localização: Ramada / Portugal

MensagemColocada: 13 Jul 2011 20:00    Assunto: Responder com citação

@woody:Depende,se sacares dez filmes a 1080p atinges rapidamente esses valores a juntar às series que vês semanalmente ainda parece assim um absurdo tão grande?!! Eu por exemplo os filmes só saco a 1080p nem que para isso tenha de esperar muito mais tempo,por alguma razão contratei fibra 50/5 cá para casa.Se fosse para sacar filmes de 800Mb qualquer ligação de 8Mb me chegava perfeitamente...
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 13 Jul 2011 20:40    Assunto: Responder com citação

woodyy deves ter memória curta. Pois eu até disse-te que concordava com a PUA para salvaguardar que consumos exorbitantes fossem feitos. O que eu não concordo é um utilizador com consumos "normais" seja limitado pelo traffic shaping simplesmente porque o ISP é ganancioso e está a fazer overselling. Imagina eu aderir à Zon e no meu primeiro dia de serviço sem que tenha efectuado qualquer consumo estar já limitado no P2P ou em qualquer outro protocolo. Achas isto justo? Achas bonito gozaram com a cara dos utilizadores? Os utilizadores fazem um speedtest e ficam todos contentes porque supostamente têm a velocidade contratada, mas depois na prática protocolos como P2P são limitados e a velocidade não são as contratadas. É o "tal jogo do engana tolos".

Ainda em relação à PUA eu gostava que os limites ficassem bem definidos. Como por exemplo nos servidores da OVH. Eles lá têm tráfego ilimitado, mas têm a política de utilização aceitavel (PUA) bem clara! Dizem que se tu ultrapassares X TB de tráfego a tua ligação é limitada. Vês a Zon a fazer uma política parecida? Não! O que é que impede que eles te limitem a ligação com a PUA com apenas o consumo de 1 Gb de tráfego? Nada... Se eles não dizem o limite da PUA eles podem aplicar quando lhes apetecer. Isto só mesmo em Portugal. Se querem continuar com os "limites do ilimitado" pelo menos sejam honestos e digam com clareza qual é esse limite!

Cómico também é seres tu a definir o limite "razoável" dos utilizadores. Eu não atiro valores para a praça como tu. Concordo sim, que haja um limite. E até podia ser de acordo com a velocidade que o utilizador contrate. Mas não arrisco valores, pois não estou dentro das estatísticas dos consumos médios mensais por velocidade contratada.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão sobre outros ISP's Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
Página 6 de 9



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET