Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Lusitano Administrador


Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 06 Out 2010 22:18 Assunto: Concorrência queixa-se das campanhas do Meo e contra-ataca |
|
|
Os gatos começaram a proliferar nas campanhas comerciais das empresas que oferecem serviços de TV paga, como forma de resposta às opções de comunicação do Meo, da Portugal Telecom. E as queixas também.
A Cabovisão tem no ar uma campanha onde questiona claramente a proposta de preço do Meo, que oferece serviços de TV, Internet e telefone a partir de 19,99 euros. Sem referir o nome da concorrente, a campanha aborda o preço e junta-lhe a frase: aqui há gato.
A Zon respondeu primeiro com uma oferta comercial à provocação humorística dos comerciais em ambiente de laboratório, protagonizados por uns Gato Fedorento em versão futurista, mas mais recentemente também lançou uma nova campanha de TV. Nicolau Breyner é o protagonista e argumenta claramente contra as ofertas da Portugal Telecom para a área da TV paga, Internet e telefonia. Sem referir nomes, a empresa assume-se como líder e sublinha a sua melhor prestação em termos de serviço ao cliente e número de reclamações, terminando com um toque subtil. Nicolau Breyner fala com o gato que durante todo o testemunho permanece ao seu colo.
Para além da resposta, via anúncios publicitários, as duas empresas tomaram outras medidas contra as mais recentes campanhas do Meo que anuncia uma oferta Triple Play a partir de 19,99 euros. O preço é válido apenas até final do ano - a partir dessa altura a mensalidade aumenta para os 40,99 euros - e implica um valor mensal adicional mínimo de 5,04 euros para a caixa descodificadora e uma permanência na rede de 24 meses.
As informações estão detalhadas pela operadora no site mas, como argumenta a Cabovisão numa notícia hoje publicada no Jornal de Negócios, os dados são pouco claros. "A Cabovisão está preocupada sobretudo com a componente de preço - que é profundamente enganosa nas campanhas de 19,99 euros, pois o preço real é superior a 40 euros", explica Daniela Antão, directora jurídica e de regulação da operadora. Segundo a responsável, "as consequências são muito negativas e potenciam espirais e guerras de campanhas idênticas".
A Zon é uma das empresas a apostar na mesma estratégia embora, como apurou o TeK, tenha apresentado também uma queixa junto do ICAP contra a comunicação comercial da PT. A proposta de gama de entrada da operadora, para 72 canais de TV e Internet a 10 megas custa mensalmente 19,99 euros. Tal como na Meo, o preço só é válido até final do ano. Depois disso sobe para os 40,99 euros.
Nas queixas apresentadas, a concorrência tem ainda a apontar os elementos comparativos utilizados pelos Gato Fedorento, protagonistas de toda a comunicação da marca. A capacidade de gravação das boxes MEO ou a rapidez de resposta no zapping entre canais são duas das funcionalidades apresentadas nestes termos.
A PT defende-se e ainda em meados de Setembro referia ao DN, que publicava informação sobre a queixa apresentada pela Cabovisão junto das instâncias competentes, que "a publicidade comparativa é permitida em Portugal desde que as afirmações contidas na campanha sejam verídicas e comprováveis e enquadradas por tom explicitamente ficcional ou humorístico. As qualidades dos nossos produtos são perceptíveis para os nossos clientes".
Contactado pelo TeK, o ICAP - Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade não fornece informação sobre queixas recebidas. Dados sobre este género de processos ficam apenas disponíveis depois de haver uma decisão do organismo e de estar terminado o prazo de recurso que a ela se segue.
O TeK sabe, no entanto, que os processos que chegaram ao ICAP seguem diferentes ritmos, já que deram entrada no instituto em momentos diferentes e que, pelo menos num caso, a fase de recurso já está a decorrer. Esta fase de recurso acontece nos cinco dias úteis após a comunicação da decisão aos interessados.
http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/concorrencia_queixa_se_das_campanhas_do_meo_e_1096411.html |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 06 Out 2010 22:18 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
pmlc
Registo: 14 Set 2007 Mensagens: 603
|
Colocada: 06 Out 2010 22:41 Assunto: |
|
|
Mais uma vez... o serviço 3Play da Optimus nada tem..
Como pode ser um serviço conhecido para a maioria.... sem divulgação! |
|
Voltar acima |
|
 |
masterbyte

Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
Colocada: 07 Out 2010 09:56 Assunto: |
|
|
pmlc escreveu: | Mais uma vez... o serviço 3Play da Optimus nada tem..
Como pode ser um serviço conhecido para a maioria.... sem divulgação! |
isso também foi o que apontei na (mais uma) minha (extensiva) queixa ao provedor.
mas também distingue-se da "palhaçada". essa da zon o gato ao invés de miar diz "meeeeeeeeeeeeo".
só não dava por ela quem estivesse a dormir...  |
|
Voltar acima |
|
 |
lemene

Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 07 Out 2010 13:25 Assunto: |
|
|
Infelizmente julga-se que é com "palhaçada" que se deve dar ao povo.
Têm a sua piada, para ser claro, mas eu prefiro a publicidade creativa da Vodafone e da Optimus.
Infelizmente a creatividade não é recordada nem falada, nem pode ser passada tantas vezes quanto a "palhaçada" para não cansar e custam renovar e criar. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
 |
mrrv
Registo: 02 Nov 2005 Mensagens: 517 Localização: Benfica - Lisboa
|
Colocada: 07 Out 2010 13:55 Assunto: |
|
|
lemene escreveu: | Infelizmente julga-se que é com "palhaçada" que se deve dar ao povo.
Têm a sua piada, para ser claro, mas eu prefiro a publicidade creativa da Vodafone e da Optimus.
Infelizmente a creatividade não é recordada nem falada, nem pode ser passada tantas vezes quanto a "palhaçada" para não cansar e custam renovar e criar. |
A publicidade tem de funcionar e funciona se tiver visibilidade e for recordada.
Do resto não reza a história. |
|
Voltar acima |
|
 |
Blue Zee

Registo: 19 Nov 2006 Mensagens: 881 Localização: Maia
|
Colocada: 07 Out 2010 15:03 Assunto: |
|
|
lemene escreveu: | Infelizmente julga-se que é com "palhaçada" que se deve dar ao povo.
Têm a sua piada, para ser claro, mas eu prefiro a publicidade criativa da Vodafone e da Optimus.
Infelizmente a criatividade não é recordada nem falada, nem pode ser passada tantas vezes quanto a "palhaçada" para não cansar e custam renovar e criar. |
A criatividade em ambos os casos tem valor, apesar de ser "palhaçada" (não é o meu entendimento) não deixa de ser criativo.
E fazer sorrir (ou rir) é uma faculdade limitada a muito poucos.
Confesso que acho que foi precisa alguma imaginação para criar os spots.
Isto, claro, sem querer criticar ou aplaudir o conteúdo. _________________ Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Encyclopaedia Universalis Internautica |
|
Voltar acima |
|
 |
masterbyte

Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
|
Voltar acima |
|
 |
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 08 Out 2010 13:31 Assunto: |
|
|
Não é só a publicidade. A clix (ou optimus) é a única operadora que eu conheço que não faz aproveitamento das suas lojas optimus para expor e divulgar o serviço de tv. Assim, não vão lá.. _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
 |
|