Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

PT pode comprar a Sonaecom com encaixe da venda da Vivo

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
mrrv

Registo: 02 Nov 2005

MensagemColocada: 17 Jul 2007 06:39    Assunto: PT pode comprar a Sonaecom com encaixe da venda da Vivo Responder com citação

A venda da participação de 50% na brasileira Vivo à Telefónica pode abrir uma janela de oportunidades de consolidação à Portugal Telecom (PT). Uma delas passa pela compra da Sonaecom.

Quem o diz é o banco alemão Dresdner Kleinwort, que, num "research" de 13 de Julho, defende que o encaixe de pelo menos três mil milhões de euros com a venda da Vivo dará à PT "a flexibilidade para fazer uma oferta em dinheiro pela Sonaecom".

No entanto, são vários os cenários que estão em cima da mesa, mas todos deverão trazer benefícios aos accionistas.O Dresdner considera ser "altamente provável" que a PT aceite a oferta da Telefónica pela Vivo.

O encaixe entre 3 e 3,5 mil milhões de euros poderá ser usado de diversas formas. Pagar dívida, reinvestir no Brasil através da Telemar, reforçar a participação na marroquina Medi Telecom. Ou apostar no crescimento interno, ao avançar para a aquisição da Sonaecom.

O banco de investimento estima que as sinergias resultantes da fusão entre as operadoras móveis TMN e Optimus poderão situar-se entre 1,5 e 2 mil milhões de euros, criando sinergias adicionais ao nível das receitas da rede fixa, como por exemplo uma menor pressão dos preços. Na melhor das hipóteses, as sinergias poderão atingir uma soma total de 2,5 mil milhões.

As sinergias decorrentes desta operação traduzem-se em benefícios para os accionistas. É que a compra da Sonaecom trará valor adicional às acções da PT, acrescentando 0,60 euros ao novo preço-alvo do Dresdner, que aumentou de 10,50 para 11,50 euros por acção. Um "target" que confere um potencial de valorização de 11,11% em relação à cotação de fecho de ontem (10,35 euros).

No entanto, o banco alemão não exclui a possibilidade de a PT e os seus accionistas poderem voltar a ser confrontados com uma nova oferta da Sonaecom. O que só deverá acontecer no caso de uma significativa desvalorização das acções da empresa liderada por Henrique Granadeiro.

Tanto no lugar de "presa" como de "predador", os analistas acreditam que a maior beneficiária de uma fusão entre operadoras portuguesas será a Sonaecom, ao acolher, no cenário base, cerca de 70% das sinergias estimadas. Mas alertam: "Estará tudo nas mãos de Paulo Azevedo."

O futuro da PT pode não passar por uma solução nacional, e sem prejuízo para os accionistas. Com a administração a classificar o Brasil como um mercado estratégico o Dresdner considera ser também provável que a PT tente obter o controlo da Telemar. O valor acrescentado com esta operação poderá atingir 1,60 euros por acção, dos quais 0,60 euros correspondem à Telemar e 1 euro à venda da Vivo.

A par das vantagens resultantes dos movimentos de consolidação, o banco salienta ainda a "excelente" política de remuneração aos accionistas e os múltiplos "atractivos" com que a PT transacciona em bolsa. Por isso, sobe a recomendação das acções para "comprar".

http://www.millenniumbcp.pt/40/4022_0.jhtml?codNoticia=299370
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 17 Jul 2007 06:39    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Skorzen

Registo: 21 Jun 2007

MensagemColocada: 17 Jul 2007 08:18    Assunto: Responder com citação

Shocked
Voltar acima
feiteira_master

Registo: 08 Dez 2006

MensagemColocada: 17 Jul 2007 09:35    Assunto: Responder com citação

Eu não acredito que o tio Belmiro e o Dr. Paulo Azevedo deixem-se ir nas cantigas da mafia pt, eles detestam pt, o pior é quando se fala de negócios abrem-se logo...
Se a sonae for comprada não acredito que volte haver concorrência directa
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

Registo: 21 Set 2005

MensagemColocada: 17 Jul 2007 11:38    Assunto: Responder com citação

Mesmo que a PT faça uma OPA à Soanecom, acho que devia ser rejeitada. Então se a Soane não pôde comprar a PT, é justo que a PT não possa comprar a Sonaecom.
Voltar acima
_anderson

Registo: 21 Jun 2007

MensagemColocada: 17 Jul 2007 12:17    Assunto: Responder com citação

Shocked ODAC! ISTO NÃO!!!
Voltar acima
Dracula

Registo: 31 Out 2005

MensagemColocada: 17 Jul 2007 13:16    Assunto: Responder com citação

a sonae não deixa desblindar os estatutos Laughing
mrrv

MensagemColocada: 17 Jul 2007 13:57    Assunto: Responder com citação

Eu acho que a PT levou um "pontapé nos ditos cujos" (desculpem a expressão) com esta história da OPA, e já percebeu que ou muda, ou vai passar grandes problemas para cumprir o que prometeu.

Com a concorrência agressiva como tem, cuide-se...

Por outro lado, existe a mania de menosprezar o valor da PT como concorrente, como se estivessemos já no velório, mas a coisa não é bem assim.
Voltar acima
metralha761

Registo: 04 Nov 2005

MensagemColocada: 17 Jul 2007 18:54    Assunto: Responder com citação

Hmmm, sera q nao se estao a esquecer da AdC???

penso q seria anti concorrencia a PTC comprar a sonaecom, ja q esta este a estrangular o mercando durante anos.

Geraria uma agitação mt superior, para o lado negativo, q a OPA da sonae.

Eu tb nao era mt a favor da compra da PTC, ja q ficariamos com um monopolio mt grande. E a sonae tb quer ganhar dinheiro, nao se importa de fazer monopólio.
mrrv

MensagemColocada: 17 Jul 2007 19:08    Assunto: Responder com citação

metralha761 escreveu:
Hmmm, sera q nao se estao a esquecer da AdC???

penso q seria anti concorrencia a PTC comprar a sonaecom, ja q esta este a estrangular o mercando durante anos.

Geraria uma agitação mt superior, para o lado negativo, q a OPA da sonae.

Eu tb nao era mt a favor da compra da PTC, ja q ficariamos com um monopolio mt grande. E a sonae tb quer ganhar dinheiro, nao se importa de fazer monopólio.

Acho que são tiros de polvora seca.
Voltar acima
Analisator

Registo: 28 Abr 2006

MensagemColocada: 17 Jul 2007 20:38    Assunto: Responder com citação

O Belmiro tem a maioria das acções. Portanto, tal OPA só teria sucesso se o Belmiro quisesse vender.

Logo, no problem at all.

Editado pela última vez por Analisator em 11 Ago 2007 02:16, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
mrrv

MensagemColocada: 17 Jul 2007 20:45    Assunto: Responder com citação

Analisator escreveu:
O Belmiro tem a maioria das acções. Portanto, tal OPA só teria sucesso se o Belmiro quisesse vender.

Logo, no problem at all.

O Belmiro é um homem de negócios, náo é pessoa que vista a camisola. Se lhe oferecerem um valor alto, ele é capaz de vender.

O que me parece, é que isto não passa de especulação jornalística, até porque no artigo que postei, admite muito provavel uma nova OPA à PT por parte da SonaeCom, situação que eu acho muito possivel também.

Será se calhar mais dificil, porque aí seria uma concentração ainda maior que antes. Mas como a PT não deve conseguir remunerar os accionistas conforme prometeu, parece-me que vai haver sizões dentro do nucleo forte accionista da empresa.
Voltar acima
Scrapie

Registo: 15 Nov 2005

MensagemColocada: 18 Jul 2007 22:15    Assunto: Responder com citação

mrrv escreveu:
Será se calhar mais dificil, porque aí seria uma concentração ainda maior que antes. Mas como a PT não deve conseguir remunerar os accionistas conforme prometeu, parece-me que vai haver sizões dentro do nucleo forte accionista da empresa.

Concordo plenamente.

Citação:
o nível das receitas da rede fixa, como por exemplo uma menor pressão dos preços.

Ou seja... preços mais altos. Na noticia só falam em beneficios para accionistas, só me leva a pensar que esta noticia é apenas especulacao do mundo de negócios. Vão ganhar dinheiro, então vamos fazer uma noticia com as hipoteses... Mad
nipnip

Registo: 17 Jul 2007

MensagemColocada: 18 Jul 2007 22:28    Assunto: Responder com citação

Muito sinceramente também acho que alguém (Sonae ou não-Sonae) tentar deitar a unha à PT ou PTM através de outra OPA será uma questão de "mais dia menos dia"
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Scrapie

Registo: 15 Nov 2005

MensagemColocada: 19 Jul 2007 14:21    Assunto: Responder com citação

Neste momento "deitar a unha" é só mesmo a um... porque infelismente a PT não está verdadeiramente separada da PTM, senão já o tio Belmiro tinha apanhado a PTM, como já ele comentou acerca... Se algum dia a separação for completa o Belmiro avança não tenho dúvidas
metralha761

Registo: 04 Nov 2005

MensagemColocada: 19 Jul 2007 20:52    Assunto: Responder com citação

Scrapie escreveu:
Neste momento "deitar a unha" é só mesmo a um... porque infelismente a PT não está verdadeiramente separada da PTM, senão já o tio Belmiro tinha apanhado a PTM, como já ele comentou acerca... Se algum dia a separação for completa o Belmiro avança não tenho dúvidas

A PTC só faz promessas pa a OPA ter insucesso, depois esquecem-se de cumprir.

Acho q ja deviam ter deitado mão nisso, se nao me engano, o prazo para a separação era ate ao final do ano. Se falharem, acho q a proxima OPA tem uma grande hipotese de ter sucesso.
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET