Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
mrrv
Registo: 02 Nov 2005 Mensagens: 517 Localização: Benfica - Lisboa
|
Colocada: 17 Jul 2007 06:39 Assunto: PT pode comprar a Sonaecom com encaixe da venda da Vivo |
|
|
A venda da participação de 50% na brasileira Vivo à Telefónica pode abrir uma janela de oportunidades de consolidação à Portugal Telecom (PT). Uma delas passa pela compra da Sonaecom.
Quem o diz é o banco alemão Dresdner Kleinwort, que, num "research" de 13 de Julho, defende que o encaixe de pelo menos três mil milhões de euros com a venda da Vivo dará à PT "a flexibilidade para fazer uma oferta em dinheiro pela Sonaecom".
No entanto, são vários os cenários que estão em cima da mesa, mas todos deverão trazer benefícios aos accionistas.O Dresdner considera ser "altamente provável" que a PT aceite a oferta da Telefónica pela Vivo.
O encaixe entre 3 e 3,5 mil milhões de euros poderá ser usado de diversas formas. Pagar dívida, reinvestir no Brasil através da Telemar, reforçar a participação na marroquina Medi Telecom. Ou apostar no crescimento interno, ao avançar para a aquisição da Sonaecom.
O banco de investimento estima que as sinergias resultantes da fusão entre as operadoras móveis TMN e Optimus poderão situar-se entre 1,5 e 2 mil milhões de euros, criando sinergias adicionais ao nível das receitas da rede fixa, como por exemplo uma menor pressão dos preços. Na melhor das hipóteses, as sinergias poderão atingir uma soma total de 2,5 mil milhões.
As sinergias decorrentes desta operação traduzem-se em benefícios para os accionistas. É que a compra da Sonaecom trará valor adicional às acções da PT, acrescentando 0,60 euros ao novo preço-alvo do Dresdner, que aumentou de 10,50 para 11,50 euros por acção. Um "target" que confere um potencial de valorização de 11,11% em relação à cotação de fecho de ontem (10,35 euros).
No entanto, o banco alemão não exclui a possibilidade de a PT e os seus accionistas poderem voltar a ser confrontados com uma nova oferta da Sonaecom. O que só deverá acontecer no caso de uma significativa desvalorização das acções da empresa liderada por Henrique Granadeiro.
Tanto no lugar de "presa" como de "predador", os analistas acreditam que a maior beneficiária de uma fusão entre operadoras portuguesas será a Sonaecom, ao acolher, no cenário base, cerca de 70% das sinergias estimadas. Mas alertam: "Estará tudo nas mãos de Paulo Azevedo."
O futuro da PT pode não passar por uma solução nacional, e sem prejuízo para os accionistas. Com a administração a classificar o Brasil como um mercado estratégico o Dresdner considera ser também provável que a PT tente obter o controlo da Telemar. O valor acrescentado com esta operação poderá atingir 1,60 euros por acção, dos quais 0,60 euros correspondem à Telemar e 1 euro à venda da Vivo.
A par das vantagens resultantes dos movimentos de consolidação, o banco salienta ainda a "excelente" política de remuneração aos accionistas e os múltiplos "atractivos" com que a PT transacciona em bolsa. Por isso, sobe a recomendação das acções para "comprar".
http://www.millenniumbcp.pt/40/4022_0.jhtml?codNoticia=299370 |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 17 Jul 2007 06:39 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
Skorzen
Registo: 21 Jun 2007 Mensagens: 290
|
Colocada: 17 Jul 2007 08:18 Assunto: |
|
|
 |
|
Voltar acima |
|
 |
feiteira_master
Registo: 08 Dez 2006 Mensagens: 245
|
Colocada: 17 Jul 2007 09:35 Assunto: |
|
|
Eu não acredito que o tio Belmiro e o Dr. Paulo Azevedo deixem-se ir nas cantigas da mafia pt, eles detestam pt, o pior é quando se fala de negócios abrem-se logo...
Se a sonae for comprada não acredito que volte haver concorrência directa |
|
Voltar acima |
|
 |
Lusitano Administrador

Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 17 Jul 2007 11:38 Assunto: |
|
|
Mesmo que a PT faça uma OPA à Soanecom, acho que devia ser rejeitada. Então se a Soane não pôde comprar a PT, é justo que a PT não possa comprar a Sonaecom. |
|
Voltar acima |
|
 |
_anderson
Registo: 21 Jun 2007 Mensagens: 43 Localização: Pedroso - V.N.Gaia
|
Colocada: 17 Jul 2007 12:17 Assunto: |
|
|
ODAC! ISTO NÃO!!! |
|
Voltar acima |
|
 |
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 17 Jul 2007 13:16 Assunto: |
|
|
a sonae não deixa desblindar os estatutos  _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
 |
mrrv
|
Colocada: 17 Jul 2007 13:57 Assunto: |
|
|
Eu acho que a PT levou um "pontapé nos ditos cujos" (desculpem a expressão) com esta história da OPA, e já percebeu que ou muda, ou vai passar grandes problemas para cumprir o que prometeu.
Com a concorrência agressiva como tem, cuide-se...
Por outro lado, existe a mania de menosprezar o valor da PT como concorrente, como se estivessemos já no velório, mas a coisa não é bem assim. |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 17 Jul 2007 18:54 Assunto: |
|
|
Hmmm, sera q nao se estao a esquecer da AdC???
penso q seria anti concorrencia a PTC comprar a sonaecom, ja q esta este a estrangular o mercando durante anos.
Geraria uma agitação mt superior, para o lado negativo, q a OPA da sonae.
Eu tb nao era mt a favor da compra da PTC, ja q ficariamos com um monopolio mt grande. E a sonae tb quer ganhar dinheiro, nao se importa de fazer monopólio. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
mrrv
|
Colocada: 17 Jul 2007 19:08 Assunto: |
|
|
metralha761 escreveu: | Hmmm, sera q nao se estao a esquecer da AdC???
penso q seria anti concorrencia a PTC comprar a sonaecom, ja q esta este a estrangular o mercando durante anos.
Geraria uma agitação mt superior, para o lado negativo, q a OPA da sonae.
Eu tb nao era mt a favor da compra da PTC, ja q ficariamos com um monopolio mt grande. E a sonae tb quer ganhar dinheiro, nao se importa de fazer monopólio. |
Acho que são tiros de polvora seca. |
|
Voltar acima |
|
 |
Analisator

Registo: 28 Abr 2006 Mensagens: 406 Localização: Viseu/Aveiro
|
Colocada: 17 Jul 2007 20:38 Assunto: |
|
|
O Belmiro tem a maioria das acções. Portanto, tal OPA só teria sucesso se o Belmiro quisesse vender.
Logo, no problem at all.
Editado pela última vez por Analisator em 11 Ago 2007 02:16, num total de 1 vez |
|
Voltar acima |
|
 |
mrrv
|
Colocada: 17 Jul 2007 20:45 Assunto: |
|
|
Analisator escreveu: | O Belmiro tem a maioria das acções. Portanto, tal OPA só teria sucesso se o Belmiro quisesse vender.
Logo, no problem at all. |
O Belmiro é um homem de negócios, náo é pessoa que vista a camisola. Se lhe oferecerem um valor alto, ele é capaz de vender.
O que me parece, é que isto não passa de especulação jornalística, até porque no artigo que postei, admite muito provavel uma nova OPA à PT por parte da SonaeCom, situação que eu acho muito possivel também.
Será se calhar mais dificil, porque aí seria uma concentração ainda maior que antes. Mas como a PT não deve conseguir remunerar os accionistas conforme prometeu, parece-me que vai haver sizões dentro do nucleo forte accionista da empresa. |
|
Voltar acima |
|
 |
Scrapie
Registo: 15 Nov 2005 Mensagens: 396
|
Colocada: 18 Jul 2007 22:15 Assunto: |
|
|
mrrv escreveu: | Será se calhar mais dificil, porque aí seria uma concentração ainda maior que antes. Mas como a PT não deve conseguir remunerar os accionistas conforme prometeu, parece-me que vai haver sizões dentro do nucleo forte accionista da empresa. |
Concordo plenamente.
Citação: | o nível das receitas da rede fixa, como por exemplo uma menor pressão dos preços. |
Ou seja... preços mais altos. Na noticia só falam em beneficios para accionistas, só me leva a pensar que esta noticia é apenas especulacao do mundo de negócios. Vão ganhar dinheiro, então vamos fazer uma noticia com as hipoteses...  _________________ | DotSi - Serviços de Internet | |
|
Voltar acima |
|
 |
nipnip
Registo: 17 Jul 2007 Mensagens: 677 Localização: Peso da Régua
|
Colocada: 18 Jul 2007 22:28 Assunto: |
|
|
Muito sinceramente também acho que alguém (Sonae ou não-Sonae) tentar deitar a unha à PT ou PTM através de outra OPA será uma questão de "mais dia menos dia" |
|
Voltar acima |
|
 |
Scrapie
Registo: 15 Nov 2005 Mensagens: 396
|
Colocada: 19 Jul 2007 14:21 Assunto: |
|
|
Neste momento "deitar a unha" é só mesmo a um... porque infelismente a PT não está verdadeiramente separada da PTM, senão já o tio Belmiro tinha apanhado a PTM, como já ele comentou acerca... Se algum dia a separação for completa o Belmiro avança não tenho dúvidas _________________ | DotSi - Serviços de Internet | |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 19 Jul 2007 20:52 Assunto: |
|
|
Scrapie escreveu: | Neste momento "deitar a unha" é só mesmo a um... porque infelismente a PT não está verdadeiramente separada da PTM, senão já o tio Belmiro tinha apanhado a PTM, como já ele comentou acerca... Se algum dia a separação for completa o Belmiro avança não tenho dúvidas |
A PTC só faz promessas pa a OPA ter insucesso, depois esquecem-se de cumprir.
Acho q ja deviam ter deitado mão nisso, se nao me engano, o prazo para a separação era ate ao final do ano. Se falharem, acho q a proxima OPA tem uma grande hipotese de ter sucesso. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
|