Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Ajuda com erro e/ou formatação de pc.

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Off-topic
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
rangorangers



Registo: 03 Abr 2006
Mensagens: 539
Localização: Parede

MensagemColocada: 19 Ago 2014 11:50    Assunto: Ajuda com erro e/ou formatação de pc. Responder com citação

Bom dia,
tenho um torre P4 CPU 3.2ghz com 1.25Gb RAM com o win XP, que me foi oferecida e que já não trabalhava à algum tempo, tem um disco julgo ser sata porque o cabo HD é dos estreitos e me parece sata. Tem duas gravadoras de cd ligadas por IDE e no win só me aparece uma.

Entretanto surgiram-me alguns erros tais como:

1- A seguir a correr o logo de arranque do xp um erro de resolução da placa gráfica como se o monitor não suportasse a resolução, várias vezes me safe mode tentei alterar, actualizar driver, desinstalar placa, sem sucesso. Por fim entra no win mas a a resolução não passa dos 800*600 e dá o erro da foto;

2- Pensei em formatar para colocar o win 7, faço o boot dou inicio ao processo e no menu de escolha do disco a instalar e de fazer as partições no disco não me aparece disco nenhum!!! Terá a ver com o tipo de disco?

Como se formata estes discos?

Para que serve o menu da 7ª foto?

Houve também alguns erros de disco, mas deixei correr o chkdsk.

Junto deixo fotos várias para que possam compreender o que descrevo:

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


Obrigado e bom dia.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
AdSense






MensagemColocada: 19 Ago 2014 11:50    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 19 Ago 2014 13:11    Assunto: Responder com citação

rangorangers definitivamente não és a pessoa indicada para mexer em PC's... Twisted Evil
Mas para não dizeres "lá estás tu a ser mauzinho" vou-te ajudar...
1º - tens 1536 mb de ram e desses 256 mb são partilhados pela placa gráfica.
2º - erros da gráfica tens de desinstalar usando este guia e reinstalar.
3º - se os gravadores estiverem ligados no mesmo cabo, um tem de ser eu (master) e outro tu (slave)... esta piada foi seca... Mas a sério.... abres o PC tiras as drives e verifica na parte traseira e coloca a 1ª ligada como master e a segunda como slave.
4º - a ligação sata é assim
5º - erros a instalar e a não detectar um disco sata só acontecia com o xp e não com o 7. como o pc é antigo aconselhava o upgrade do bios.

E como tens em mãos uma verdadeira salgalhada (pelo menos para ti), aconselhava sacares isto, apagar o disco, criar uma partição limpa, verificar a integridade do disco e (tentar) instalar o windows 7 (não esquecer de actualizar o bios).

e rezar que consigas resolver o problema...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
rangorangers



Registo: 03 Abr 2006
Mensagens: 539
Localização: Parede

MensagemColocada: 19 Ago 2014 14:22    Assunto: Responder com citação

Boas master_byte, antes de mais obrigado.
Prefiro formatar ao invés de tentar resolver problemas da gráfica.
Como posso actualizar a bios?
Obrigado mais uma vez.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rangorangers



Registo: 03 Abr 2006
Mensagens: 539
Localização: Parede

MensagemColocada: 19 Ago 2014 20:19    Assunto: Responder com citação

Boas.
O HD é Sata.
Os leitores/gravadores de CD/DVD, um é IDE o outro é Sata.
O HD tá ligado ao sata1
O leitor/gravador de CD/DVD IDE tá ligado CS.
O leitor/gravador de CD/DVD Sata tá ligado ao Sata 2. Este por vezes, 98% das vezes não aparece no "my computer" que penso que é o que tá em "Channel 1" da minha foto 7 mais acima.
Em termos de gráfica tá tudo ok no xp o computador é que tá cheio de tralha e tá lento daí querer formatar.
A questão é para que serve esse menu da "Raid Bios Setup Utility" da foto 7. Se bem percebo este controla os devices sata e a bios "normal" os IDE e restante?
Porque é que acedo bem ao disco sata no "My computer" e na formatação não aparece?
Obrigado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 20 Ago 2014 10:09    Assunto: Responder com citação

1º - Actualizar o bios tens de saber que tipo de board tens, mas vendo o print do boot presumo que seja isto,ou isto, mas tens de ser tu a verificar qual o modelo.

2º - O sintoma de não se detectar dispositivos no arranque pode-se despistar de 3 maneiras:
1 - Troca-se os cabos. Podem estar danificados.
2 - Como estás a instalar o 7 não existe problemas de drivers, mas tens no site que te indiquei para o bios os drivers raid sata para serem carregados na altura da instalação.
3 - O pior de todos.... a fonte de alimentação não aguenta tanto dispositivo ligado...

3º - Livra-te do leitor ide.... Só te vai atrasar o sistema... e despistas logo se é o problema da fonte de alimentação.

4º - Não precisas de ter as configurações sata ligadas/activadas. Por isso mal possas desactiva-as no bios. (existe uma hipótese de ser esse o problema...)

5º - Para qualquer dúvida tens os manuais da board no mesmo site que te indiquei o bios.

6º - se queres usar essa máquina para coisas mais "sérias", comprava uma gráfica minimamente decente e desactivava a gráfica onboard. Recuperavas memória para o sistema e a computação gráfica melhorava consideravelmente.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
rangorangers



Registo: 03 Abr 2006
Mensagens: 539
Localização: Parede

MensagemColocada: 20 Ago 2014 10:59    Assunto: Responder com citação

Boas masterbyte, obrigado mais uma vez.

Uma dúvida no teu ponto 4, podes especificar que configurações sata ligadas/activadas posso desligar?
Em relação aos cabos sata, são independentes para o leitor de dvd e para o disco a questão é porque é que o leitor não aparece no my computer e o disco aparece e funciona bem no my computer e não aparece aquando de criar partições na instalação do win7.
A máquina é para pequenas coisas e não queria gastar mais do que está lá metido.

Obrigado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 20 Ago 2014 12:27    Assunto: Responder com citação

rangorangers escreveu:
Boas masterbyte, obrigado mais uma vez.

Uma dúvida no teu ponto 4, podes especificar que configurações sata ligadas/activadas posso desligar?
Em relação aos cabos sata, são independentes para o leitor de dvd e para o disco a questão é porque é que o leitor não aparece no my computer e o disco aparece e funciona bem no my computer e não aparece aquando de criar partições na instalação do win7.
A máquina é para pequenas coisas e não queria gastar mais do que está lá metido.

Obrigado.

vendo a tua imagem seria o menu "delete all raid settings & partition". em princípio restauraria as definições de fábrica...
Os discos sata quando não são detectados na instalação é problemas de drivers... coisa que o windows 7 não teria problemas em reconhecer... mas nunca se sabe.

mas como já te disse.... actualiza o bios, desliga a drive ide, saca os drivers sata para os usares na instalação do windows 7 (se não sabes podes ver aqui e reza.... ou relê o meu último post com calma e faz o que te indiquei.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
rangorangers



Registo: 03 Abr 2006
Mensagens: 539
Localização: Parede

MensagemColocada: 20 Ago 2014 12:35    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
rangorangers escreveu:
Boas masterbyte, obrigado mais uma vez.

Uma dúvida no teu ponto 4, podes especificar que configurações sata ligadas/activadas posso desligar?
Em relação aos cabos sata, são independentes para o leitor de dvd e para o disco a questão é porque é que o leitor não aparece no my computer e o disco aparece e funciona bem no my computer e não aparece aquando de criar partições na instalação do win7.
A máquina é para pequenas coisas e não queria gastar mais do que está lá metido.

Obrigado.

vendo a tua imagem seria o menu "delete all raid settings & partition". em princípio restauraria as definições de fábrica...
Os discos sata quando não são detectados na instalação é problemas de drivers... coisa que o windows 7 não teria problemas em reconhecer... mas nunca se sabe.

mas como já te disse.... actualiza o bios, desliga a drive ide, saca os drivers sata para os usares na instalação do windows 7 (se não sabes podes ver aqui e reza.... ou relê o meu último post com calma e faz o que te indiquei.


Obrigado, é o que irei fazer.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Off-topic Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET