Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

sms de "engano" a cobrar no destino

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Off-topic
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 08 Mai 2012 06:52    Assunto: sms de "engano" a cobrar no destino Responder com citação

Estes casos não são novidade... já tinha ouvido/lido outras pessoas queixarem-se de coisas semelhantes (e que eu normalmente pensava que a pessoa pudesse ter parte da culpa ao ter aderido de alguma forma a alguma dessas porcarias pensando ser apenas uma vez...), mas desta vez tocou-me a mim...

Há 1 semana recebi um sms exactamente com o texto "Desclp, agora não posso atender, obg", na altura devia estar ocupado com algo, achei estranho mas pensei que alguém se tivesse enganado ou algo e ignorei, sem reparar no nº curto do remetente... bom, passou e nunca mais me lembrei... ontem recebi outra com o texto "Foi engano, desculpa", bem... esta, sendo bastante mais parva, fez-me pensar no que pudesse estar a acontecer... fui verificar à minha conta no site do operador móvel e... cada uma destas duas mensagens custou-me 1 EUR...

Tenho a certeza que não subscrevi NADA deste tipo de porcarias (e nem deverá haver um serviço para receber mensagens a dizer que "é engano"... certo? Rolling Eyes ), não coloquei o nº em sites de testes de QI, vidências, etc... nem ninguém garantidamente poderá ter feito algo por mim que necessitasse de acesso físico ao meu telemóvel pelo menos...

Procurando um pouco no Google foi fácil achar que o nº do remetente (62923) parece estar associado à empresa Televenture Ltd de Gibraltar:
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=334100 (pag. 4)
encontrei ainda vários casos de problemas com o mesmo número em diversos "serviços" deles, mas nenhum exactamente relatava as mensagens de "engano"... certamente não será só para mim... quantas pessoas estarão a receber a mesma treta?

Segundo o PDF da Anacom, e segundo alguns sites da dita empresa que achei na procura, a forma de parar isto será escrever um sms com a palavra "sair" para o dito nº, mas... vou "sair" de uma coisa que não subscrevi? e... a forma de "sair" é dizer ao "ladrão" para parar de me roubar? ... Confused Pergunto-me... como é possível que isto seja possível...

E já agora alguém sabe se é possível pedir ao operador para bloquear completamente qualquer destes sms de serviços cobrados ao cliente?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
AdSense






MensagemColocada: 08 Mai 2012 06:52    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 08 Mai 2012 11:34    Assunto: Responder com citação

Eu recebi uma igual mas no verão passado, mas acho que foi mesmo engano, porque se descontaram não reparei...
Á excepção que a primeira era a convidar para uma festa que nem dizia qual..
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Lusitano
Administrador
Administrador


Registo: 21 Set 2005
Mensagens: 6133
Localização: Faro

MensagemColocada: 08 Mai 2012 21:24    Assunto: Responder com citação

Isso é andar a brincar com os clientes. A obrigação deles é acabar com isso e restituir o dinheiro ao cliente.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 08 Mai 2012 21:28    Assunto: Responder com citação

Resposta do operador móvel à reclamação:

Citação:
Caro Cliente,

Agradecemos desde já o seu contacto, e que relativamente ao serviço de valor acrescentado que tem activo no seu cartão, lamentamos a situação em causa, mas que em relação à qual nos cumpre respeitosamente, informar o seguinte:
Os Serviços de terceiros, são serviços de natureza específica, destinados a promover serviços de conteúdos determinados, e que se caracterizam por serem facturados com preço superior às sms/mms normais. São prestados através de mensagem suportada em serviços de comunicações electrónicas – SMS e MMS (toques de chamadas, jogos, gráficos, imagens, informações, concursos). Todos os respectivos prestadores destes serviços encontram-se registados na ANACOM (obrigatoriamente) como SVA's.
Não tendo por conseguinte a UZO qualquer interferência ou responsabilidade nesse processo de activação.

Relativamente à forma de activação, temos informação que este processo inicia-se quando o utilizador coloca o seu número de telefone no website do serviço (onde são também disponibilizados os respectivos termos e condições), recebendo depois uma mensagem gratuita no telemóvel com um código secreto e o pedido de confirmação da solicitação do serviço.
Para que a activação do serviço ocorra, o código secreto tem que ser introduzido no website, efectuando o utilizador a dupla confirmação da solicitação e vontade de aderir ao serviço.
Sem a introdução desse código secreto no campo específico do website o processo não é concluído e a subscrição não é activada.

A mais informamos que foi nós efectuado o barramento a todos estes serviços de valor acrescentado, pelo que a acção de "barramento" por nós efectuada, na prática, irá impedir que de futuro qualquer tentativa de activação não seja manifestamente possível.

Contudo, o pedido de cancelamento e devolução dos valores debitados terá de ser solicitado à empresa em causa, pois recordamos novamente que esses valores não foram retirados por nós. Ao contactar a empresa poderá exigir uma morada, ou um meio de contacto gratuito para poder reclamar por escrito, caso pretenda, ou se necessário expor a situação a uma entidade reguladora de telecomunicações.

Toda a informação que disponibilizamos relativamente à empresa em causa é a seguinte:

Nº do Serviço.: 62923
Nome da empresa.: Amstelcom ( Serviço de subscrição de chat activado a partir da internet.)
Contacto.: 707 786 786 - valor da chamada:€ 0,30 (60 seg.)
E-mail.: ajuda@smsconfidencial.com

Assim nos despedimos com os melhores cumprimentos e com a certeza que estaremos inteiramente ao seu dispor. Obrigada.

Para qualquer outro esclarecimento adicional, basta contactar a nossa linha de Apoio ao Cliente pelo numero 707 96 00 00 ( todos os dias das 08h às 24h ), ou por escrito, enviando um Fax para o numero 21 359 23 47 ou por e-mail info@uzo.pt, ou visitando-nos em www.uzo.pt.

Ficamos, como sempre, à sua disposição.

Gratos pela sua preferência,
Serviço ao Cliente UZO
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 09 Mai 2012 11:20    Assunto: Responder com citação

Continuando... lá escrevi um email para a dita empresa, com cc para o email da Anacom... em poucas horas apareceu-me um carregamento de 7.50 EUR no telemóvel (mais do que o que me levaram... deverei considerar como um suborno? Laughing ) e o seguinte email:

Citação:
Seguir este texto inglês, nós o forneceremos com uma tradução
brasileiro/português de Google. Nós pedimos desculpas para
irregularidades nesta tradução automática.
- - - - - - - - -

Dear Mr Nuno,

Thank you for your email.

I'm sorry for any inconvenience that this service may have caused you.

According to our database, the service on this mobile number
351xxxxxxxxx was initiated from IP address xxx.xxx.xxx.xxx

By law you have the right to dispute these sms messages from your
telephone invoice, until one month after you received the invoice in
which these sms messages of €0,83 (+IVA) each, has been specified. You
may simply inform your mobile provider that you dispute this amount
and they will deduct it from your invoice without any problem.

In order to prevent further delays, we have credited your mobile
number in full. Please be so kind as to confirm that you received the
credit on your phone in good order.

Following your request, we have also erased the messages from our
database and blocked your mobile number from receiving any further sms
messages from us or being able to send them to the sms shortcode.

I trust to have informed you sufficiently and await your confirmation.

Please don't hesitate to contact us in the event that you have any
further questions.

With kind regards,

(xxxxx xxxxxxx)
Customer Support

_____


Exmo Sr. Nuno,

Obrigado para seu email.

Eu sinto muito para qualquer inconveniência que este serviço pode ter
causado a você.

De acordo com nossa base de dados, o serviço neste número móvel
351xxxxxxxxx foi iniciado de IP endereço xxx.xxx.xxx.xxx

Por lei você tem o direito de discutir estas mensagens de sms de sua
factura de telefone, até um mês depois de que você recebeu a factura
em que estas mensagens de sms de €0,83 (+IVA) cada um, foi
especificado. Você simplesmente pode informar seu fornecedor móvel que
você discute esta quantia e eles o deduzirão de sua factura sem
qualquer problema.

Para prevenir mais atrasos, nós creditamos seu número móvel em pleno.
Por favor seja tão gentil quanto confirmar que você recebeu os crédito
em seu telefone em ordem boa.

Seguir sua petição, nós também apagamos as mensagens de nossa base de
dados e bloqueou seu número móvel de receber qualquer mensagens de
mais sms de nós ou podendo enviá-los ao shortcode de sms.

Eu confio em tê-lo informado suficientemente e espera sua confirmação.

Por favor não hesite em contactar nos em caso de que você tem nenhuma
mais perguntas.

Sem mais, aceitem os meus melhores cumprimentos,

(xxxxx xxxxxxx)
Apoio de Cliente


De notar que eles também fizeram questão de fazer CC para a Anacom e pediram (com reforço no final) para responder a confirmar que recebi o crédito... Vamos ver se termina aqui... Apesar de ser uma grande treta (óbvia a começar pelo texto das mensagens...) desde que não me apareça mais nenhuma não me chateio mais com isto... de qualquer forma as mensagens foram em cc para a Anacom, se quiserem verificar... senão... viva as burlas e os "mecanismos" que se criam para as conseguir efectuar!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Off-topic Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET