Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Preços ZON
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão sobre outros ISP's
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 15 Mar 2012 22:32    Assunto: Responder com citação

REiT escreveu:
woodyy Alheias a PUA, o TS, os canais sem box, o upload, o software de TV... Para bateres palmas e dizeres que é uma boa iniciativa Laughing És engraçado...

A conversa da treta que não teve contra argumentação. Tudo dito. Agora se és estudante de eng. de redes e se achas que aquilo que eu disse está errado fica então aqui no fórum registado esse ponto.


O TS, tal como a PUA, não é uniformemente aplicado a todos os clientes portanto não o podes considerar uma característica. Eu sofro de TS na Optimus Clix, posso então acrescentar ás características gerais do serviço da Optimus Clix que esta faz TS ? Se me disseres que sim, dás-me razão, porque metes o serviço da ZON ao mesmo nível do que tenho na Optimus Clix neste aspecto, se me disseres não dás-me razão também porque não podes dar como característica o TS ao serviço da ZON, portanto já te estou a poupar trabalho na resposta.

O upload ? Pago 50€ e tenho 5Mbps. A oferta da ZON, ao mesmo preço, dá-me 8Mbps ? Onde é que eu alheio o upload ? Por amor de Deus pá, pareces desesperado em rebaixar a ZON ao que ela não é.

O software de TV ? Mas tanto tu ou eu podemos opinar sobre o mesmo ? Já alguma vez o usaste ? Usa-lo actualmente ? Então como é que podes dizer que é pior do que o que tens actualmente ? Ou baseias-te em meia dúzia de criticas feitas em blogs de pessoas que tiveram más experiências ? Porque em todas as operadoras há quem tenhas más experiências. As minhas boxs aqui em casa já crasharam uma dúzia de vezes desde que as tenho.

Naquilo que eu posso analisar, é de facto uma boa iniciativa. Só não é para haters, como é óbvio. É como para quem sofre de clubite. O clube rival faz uma grande contratação ou um grande negócio, mas para os haters vai ser sempre uma treta que não vale nada só porque sim.

Dizer que o meio de transmissão mais rápido é a fibra óptica, sim está errado, as velocidades de propagação são tão altas em ambos os casos que a diferença de um meio para o outro situa-se na ordem dos nanosegundos(achas relevante?).
Dizer que a fibra óptica é imune a interferências electromagnéticas, está correcto, no entanto também o cabo coaxial possui, em certa dose, a mesma imunidade ou tu achas que um cabo coaxial é apenas um pedaço de cobre esticado coberto ? Achas que na rua existem fontes de interferência electromagnética suficientes para penetrar na armadura de um cabo coaxial ? É óbvio que não pá. A menos que vivas colado a electroímanes super-potentes ou linhas de MUITO ALTA tensão, não existe qualquer degradação a não ser a atenuação com a distância e, tendo em conta que esta é cada vez mais curta numa rede HFC como a da ZON, é irrelevante se a "last-mile" é feita em fibra óptica ou em cabo coaxial.

Portanto quem ainda vai na conversa das "raspas de fibra" só pode andar de mãos dadas com a ignorância.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 15 Mar 2012 22:32    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
mrrv



Registo: 02 Nov 2005
Mensagens: 517
Localização: Benfica - Lisboa

MensagemColocada: 15 Mar 2012 23:09    Assunto: Responder com citação

Digam-me cá uma coisa: as boxes da Zon ligam-se pelo cabo coaxial, ou têm de se ligar ao router como no Meo?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
mrrv



Registo: 02 Nov 2005
Mensagens: 517
Localização: Benfica - Lisboa

MensagemColocada: 15 Mar 2012 23:13    Assunto: Responder com citação

Já agora o preço não era ontem 44.99 euros? Se calhar vi mal porque hoje está em 49.99 euros.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 15 Mar 2012 23:45    Assunto: Responder com citação

woodyy estás errado. O TS sim é aplicado por zonas. Deste um bom exemplo, tu tens TS e eu não. E ambos somos clientes da Clix. No entanto não é por eu não ter que o TS deixa de ser uma característica do serviço. Porque é praticamente impossível tu garantires a um novo cliente que ele não vai ter TS. A não ser que tenhas informação de algum "insider". Por isso quando alguém te perguntar opinião sobre o serviço da Clix se tem ou não TS a resposta que deves dar é nomeadamente pode ter sim TS. Não é certo que tenha, mas também que não tenha. Actualmente penso que isto é um "mal geral" de todos os operadores excepto da VDF que parece que ainda não aplica tal prática.

Em relação à PUA é algo totalmente diferente. Se o TS é por zona, a PUA é por tráfego. Ou seja ultrapassando o "limite do ilimitado" da Zon que está situado lá para os 300 Gb tu vês a tua ligação limitada para 512 kbps. Agora se não gastas muito tráfego podes considerar sim que a PUA não é um problema para ti. Mas lá está, estamos a falar no teu caso especifico.


Upload de 8 Mb na Zon? Rolling Eyes Contas pelos dedos aqueles que realmente conseguem ter 8 Mb... No entanto se leste alguma coisa que eu escrevi, que pessoalmente penso que não, deves ter lido que eu me sinto INCOMODADO por ver actualmente nos outros operadores pacotes com o DOBRO da minha velocidade com preços equivalentes ao meu. Se achas que isto é tentar rebaixar é lá contigo. Outros chamariam de admiração ou até mesmo inveja. Muito diferente do rebaixar. Eu não preciso de rebaixar a Zon. A própria Zon rebaixa-se a ela própria. Eu vivo em pleno centro da cidade do Porto. Tenho vizinhos com o serviço "Fibra" da Zon com limitações brutais a nível de velocidades de P2P. Não posso em tempo algum considerar que a Zon presta um bom serviço quando vejo ligações de 60 a 120 Mb limitadas a 10/30 KBps.

É importante saber diferençar a oferta comercial da qualidade do serviço. Se me disseres se acho que a oferta comercial da Zon é boa? É. Muito melhor que a Clix por exemplo. Em relação à qualidade aí não posso concordar. Mas esta opinião é baseada na minha experiência pessoal. Nunca quis em tempo algum que a interpretasses como verdade absoluta.

Na tua zona a Zon até pode prestar um bom serviço, mas eu só posso falar com base na minha experiência. Se recomendaria algum vizinho meu colocar Zon? Nunca! Os que têm estão ansiosos que acabe a fidelização para se porem andar...

Em relação ao software do TV mais uma vez não deves ter lido uma única palavra que disse sobre o mesmo. Falei essencialmente sobre as características. O software íris não é muito diferente do software da Clix. É mais "bonito" (isto é muito questionável, pois depende dos gostos) mas é lento, limitado a nível de gravações, etc. No geral caracterizo o íris como um software com pouca usabilidade. Se eu quiser testar o software íris basta ir tocar ao vizinho de cima, mas visto que desde da última vez só lançaram a funcionalidade de RestartTV não vale a pena. Há sim que salientar que apesar do RestartTV só voltar atrás no programa actual este abrange canais HD o que não acontece na Clix por exemplo... Foi uma boa funcionalidade implementada pela Zon. Já viste que grande hater que eu sou? Até com a qualidade degradante que a Zon apresenta na minha zona até sou capaz de elogiar Embarassed

Fica mais um ponto registado de um futuro eng. de redes: "irrelevante se a "last-mile" é feita em fibra óptica ou em cabo coaxial". Não te deve passar pela cabeça os problemas que a Zon tem no "last-mile". Já para não falar na questão do analógico...


mrrv por coaxial.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 16 Mar 2012 01:06    Assunto: Responder com citação

Então parece que o TS deixa de ser um ponto a menos na ZON uma vez que já se verifica o mesmo para todas as operadoras(excepto Vodafone provavelmente). O discurso vai mudando.

Também não consegues fazer uma critica directa á PUA. Como dizes, não existe um limite fixo. Para uns pode actuar aos 300GB para outros pode actuar aos 750GB. Da última vez que me pus a par de alguns casos, verifiquei que a mesma actuou em casos que o tráfego gerado num pequeno intervalo de tempo dos tais utilizadores foi MUITO diferente ao que eles registavam antes. Se tu regularmente consumires muito, o teu limite será muito mais alto do que quem consome menos. Isto pode entender-se também como uma medida de prevenção ou contenção de situações anormais do lado dos clientes.


Eu também não atinjo os 5Mbps de upload actualmente ... Tu rebaixas a ZON no momento em que surges com comentários como o primeiro que fizeste neste tópico.

O problema é que a oferta comercial é igual para todo o universo de clientes. A qualidade do serviço não. Quando assim é, não podes simplesmente dizer que o serviço da ZON não presta. Então e para os muitos clientes satisfeitos ? O serviço não presta á mesma ? De muitas formas já tentaste aqui passar a ideia de que a ZON presta mau serviço quando tal não é verdade, pelo menos absoluta. Uma coisa são más experiências, casos isolados, outra é caracterizar o serviço como mau.

Sim, é irrelevante se a 'last-mile' é feita em fibra óptica ou coaxial. Os problemas que a ZON possa ter nesse ponto certamente não serão por culpa de utilizar cabo coaxial em vez de fibra óptica. "Engarrafamentos" ocorrem nos nós de tráfego e não nos cabos pelo que tanto podem ocorrer, com a mesma facilidade, em cabo coaxial como fibra óptica.

Basta pensar que se todos os clientes com quem partilhas o terminal óptico na outra ponta da tua ligação usarem a sua ligação ao máximo, és capaz de começar a ter problemas semelhantes aos que possas ter ouvido falar de clientes ZON.

Não são os cabos usados que são importantes, é a arquitectura da rede. Uma rede em fibra óptica(como a nossa GPON) mal planeada pode não chegar aos calcanhares duma rede HFC muito bem planeada.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
silver_ryder



Registo: 12 Jun 2006
Mensagens: 197

MensagemColocada: 16 Mar 2012 02:00    Assunto: Responder com citação

woodyy escreveu:


Não são os cabos usados que são importantes, é a arquitectura da rede. Uma rede em fibra óptica(como a nossa GPON) mal planeada pode não chegar aos calcanhares duma rede HFC muito bem planeada.

Ou seja, deverias saber que ambas as tecnologias em condições ideais e idênticas quem fica a ganhar é a Fibra sem sombra de duvidas, para não falar com muito mais folgo para o futuro.
_________________
PSN: Mars_Cariocecus
LIVE: silver ryder
FC Wii: 0890-5832-2568-3908
3DS FC: 0946 2311 5443
As minhas vendas
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 16 Mar 2012 02:23    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez woodyy só lês o que te interessa com vista a conseguires atacar o teu oponente. Rolling Eyes Eu acho que és um "Hater REiT" Laughing

Já vi classificarem muitas coisas em relação à PUA, mas esta é nova: "medida de prevenção ou contenção de situações anormais do lado dos clientes" Laughing

Um cliente paga uma ligação com X Mbps com tráfego ilimitado e os homenzinhos lá na central acham que estas a gastar muito tráfego e limitam-te a ligação por prevenção Laughing És engraçado, não acha dúvida.

Se tu achas que a Zon não presta um mau serviço é a tua opinião. Tens que começar a mentalizar que ninguém tem a verdade absoluta. Muito menos tu. Vai dizer isso a quem foi afectado pelo PUA ou a quem é afectado diariamente pelo TS da Zon que a Zon presta um bom serviço. Vai lá... Laughing

É que quanto falamos em TS da Zon falamos em ZONAS e não em casos isolados e depois não falamos em TS tipo o da Clix ou do Meo. Que ainda sacas a umas velocidades +/- decentes. Na Zon o TS é duro e é a doer. 10/30 kbps... No entanto a Zon não presta um mau serviço. Apenas "previne". Laughing Já nem falo numa pessoa a ser afectada pela PUA e nem conseguir depois abrir páginas o resto do mês... Deve ser lindo Rolling Eyes

Bem para um futuro eng. de redes isso tá mau. Desculpa lá que te diga, mas o grande problema das redes HFC é mesmo o "last-mile". Até mesmo na questão da pirataria. Centenas, talvez milhares, têm Zon à borlix. E quando as trafulhices não são bem feitas lixam a vizinhança inteira. Já aconteceu aqui na zona. Depois tens a questão do congestionamento que referiste que é um pouco diferente das redes de FTTH. Não é por acaso que a Zon quer acabar com o analógico para ter mais frequências para poder colocar mais canais HD. No FTTH não há esse problema, pois os canais são emitidos por streams. Já para não falar que em FTTH no futuro terás canais HD sem box e até mesmo mais canais em relação aos 70 já disponíveis por RF. Na rede HFC que tanto gostas os poucos canais que restam no analógico estão em vias de extinção. Só assim a Zon conseguirá acabar com as trafulhices e libertará mais frequências no cabo. Basicamente no futuro o que vai distinguir a Zon do ADSL é mesmo a velocidade de Internet e o número de boxs. A não ser que a Zon opte por transmitir canais via DVB-C. No entanto se assim for poderá haver canais sem box, mas a questão da pirataria continuará presente. Será um grande dilema para os administradores da Zon decidirem no futuro.


silver_ryder ele sabe perfeitamente, ou melhor devia saber, que a Fibra actualmente e a longo prazo é a melhor solução. HFC não terá um futuro assim tão longo como dizem. Quando o analógico for à vida quero me rir como vai ser...
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 16 Mar 2012 13:44    Assunto: Responder com citação

Ou o teu poder de interpretação é realmente muito fraquinho ou estás aqui a gozar comigo. Não vejo outra razão para a tua resposta.

Tu leste o que eu escrevi ? A PUA não actua de forma igual para todos. Se tu fores um heavy-user, a PUA contigo actua, por exemplo, aos 750GB enquanto que para um light-user actua, também por exemplo, aos 300GB. Vais continuar a ignorar partes dos meus posts para poderes continuar a contrapor os mesmos ?

Eu disse que tenho a verdade absoluta ? Se eu digo algo, é segundo aquilo que sei. Eu transmito a verdade, não a fabrico como tu queres fazer, e a verdade é que o serviço da ZON não é mau, sem implicar que seja bom. A sua qualidade, para o universo de clientes, é variável. Se sabes alguma coisita de engenharia(matemática, estatística, etc.), saberás que analisar/classificar algo variável é tudo menos linear como tu tens feito.


E mais uma vez tu colocas a realidade dos afectados acima da dos satisfeitos para classificares o serviço da ZON. Mesmo depois de eu te ter dito que isso é um disparate tu insistes em fazê-lo.
Eis a tua lógica:
50 clientes no total:
- 35 estão satisfeitos
- 15 estão insatisfeitos devido a TS, PUA, etc.
Conclusão : o serviço da ZON é mau.
Eu e mais um certo número de clientes Optimus Clix sofremos de TS, então, seguindo A TUA lógica, o serviço da Optimus Clix é mau, idem idem para os outros operadores com situações semelhantes. Estou correcto ?


Quem te diz que todas as vitimas de TS na ZON fazem download a 10/30KB/s ? Quem te diz que alguns não fazem, tal como eu faço, a 700KB/s ou até um pouco mais ? Parece que não atinges outro nível de raciocínio ou então gostas mesmo de trancar a tua mente a sete chaves.

Citação:
Bem para um futuro eng. de redes isso tá mau. Desculpa lá que te diga, mas o grande problema das redes HFC é mesmo o "last-mile". Até mesmo na questão da pirataria. Centenas, talvez milhares, têm Zon à borlix. E quando as trafulhices não são bem feitas lixam a vizinhança inteira. Já aconteceu aqui na zona. Depois tens a questão do congestionamento que referiste que é um pouco diferente das redes de FTTH. Não é por acaso que a Zon quer acabar com o analógico para ter mais frequências para poder colocar mais canais HD. No FTTH não há esse problema, pois os canais são emitidos por streams. Já para não falar que em FTTH no futuro terás canais HD sem box e até mesmo mais canais em relação aos 70 já disponíveis por RF. Na rede HFC que tanto gostas os poucos canais que restam no analógico estão em vias de extinção. Só assim a Zon conseguirá acabar com as trafulhices e libertará mais frequências no cabo. Basicamente no futuro o que vai distinguir a Zon do ADSL é mesmo a velocidade de Internet e o número de boxs. A não ser que a Zon opte por transmitir canais via DVB-C. No entanto se assim for poderá haver canais sem box, mas a questão da pirataria continuará presente. Será um grande dilema para os administradores da Zon decidirem no futuro.


Não é por começares o teu discurso da treta com "para um futuro eng. de redes isso tá mau" que invalidas o que eu disse. Isso é mais reflexo do teu desespero por ter razão do que contra-argumentação.

Sabes que da mesma forma que fazes uma daquelas "puxadas" a um cabo coaxial, também podes fazê-lo á fibra óptica que tens a entrar-te em casa e fazer a filtragem do sinal analógico para quantas TVs tu quiseres ? Basta teres separadores ópticos e caixinhas iguais aquela que também deves ter aí em casa ou, mais simples ainda, fazer exactamente o mesmo que fazes na ZON com o cabo que sai dessa caixinha. Tudo o que envolva equipamentos de rede, é impossível piratear como tu pensas uma vez que envolve registo dos mesmos do outro lado da linha. Não podes "piratear" uma ligação á internet. Acrescentar boxs, mesmo que sejam piratas, numa rede que faz broadcast do sinal digital, não tem qualquer efeito de congestionamento na rede.

Ou seja, os únicos "problemas" que tentas colocar numa HFC ou não existem ou são universais a tudo o que transporte sinais. Tenta de novo, se és assim tão masoquista.

No fundo, escreveste um parágrafo cheio de treta com uma boa dose de demagogia. Eu pergunto-me como é que tu, enquanto subordinado, lidas com os teus superiores.

Citação:
Ou seja, deverias saber que ambas as tecnologias em condições ideais e idênticas quem fica a ganhar é a Fibra sem sombra de duvidas, para não falar com muito mais folgo para o futuro.


Leste o resto da frase ou, para conveniência da tua resposta, preferiste ignora-lo ?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 16 Mar 2012 16:09    Assunto: Responder com citação

Citação:
Ou o teu poder de interpretação é realmente muito fraquinho ou estás aqui a gozar comigo. Não vejo outra razão para a tua resposta.

Tu leste o que eu escrevi ? A PUA não actua de forma igual para todos. Se tu fores um heavy-user, a PUA contigo actua, por exemplo, aos 750GB enquanto que para um light-user actua, também por exemplo, aos 300GB. Vais continuar a ignorar partes dos meus posts para poderes continuar a contrapor os mesmos ?



woodyy a não ser que sejas um funcionário da Zon não podes afirmar como funciona a PUA. Agora gozo eu contigo... Onde leste isso na wikipédia? Na Net? A verdade é que existe uma clausula no serviço que te limita o serviço em determino do tráfego realizado. Ponto final. Esta é a verdade. Podes tentar elaborar a tua tese de como esta é aplicada, mas nunca ficaremos a saber se corresponde ou não à verdade, pois quem aplica a prática é a Zon e pode ser variável conforme os interesses desta. Até porque hoje pode ser aplicada de uma maneira e amanhã de forma totalmente diferente. Também estou certo que a PUA para além de ser basear pelo perfil do utilizador (que concordo com essa teoria) baseia-se com a zona em si se está ou não congestionada. É impossível alguém dizer com exactidão os termos em que a PUA é aplicada, pois depende de vários factores. Por exemplo numa zona poderás efectuar mais tráfego que noutra.



Citação:
Eu disse que tenho a verdade absoluta ? Se eu digo algo, é segundo aquilo que sei. Eu transmito a verdade, não a fabrico como tu queres fazer, e a verdade é que o serviço da ZON não é mau, sem implicar que seja bom. A sua qualidade, para o universo de clientes, é variável. Se sabes alguma coisita de engenharia(matemática, estatística, etc.), saberás que analisar/classificar algo variável é tudo menos linear como tu tens feito.



Em relação à verdade, tu transmites a tua verdade. Ou o que corresponde à tua realidade. Exactamente como eu faço. E como já afirmei "as nossas verdades" não correspondem à totalidade da verdade. Numas zonas o serviço pode funcionar bem, noutras mais ou menos e noutras mal. Está é a verdade.


Citação:
E mais uma vez tu colocas a realidade dos afectados acima da dos satisfeitos para classificares o serviço da ZON. Mesmo depois de eu te ter dito que isso é um disparate tu insistes em fazê-lo.
Eis a tua lógica:
50 clientes no total:
- 35 estão satisfeitos
- 15 estão insatisfeitos devido a TS, PUA, etc.
Conclusão : o serviço da ZON é mau.


Poderia inverter esses dados fictícios e pagar-te na mesma moeda. Mas para quê? Já deu para perceber que mesmo sem teres acesso a dados oficiais inventas para dizeres que o serviço da Zon é "mais bom do que mau". Atenção que não digo o contrário, mas eu não invento.



Citação:
Eu e mais um certo número de clientes Optimus Clix sofremos de TS, então, seguindo A TUA lógica, o serviço da Optimus Clix é mau, idem idem para os outros operadores com situações semelhantes. Estou correcto ?


Obviamente que sim. Se eu à uns tempos atrás poderia recomendar sem medo o serviço da Clix a qualquer amigo, porque saberia que este ia ficar bem servido, actualmente não o posso fazer. Não estou para levar com bocas do tipo "Ó Reit disseste que o serviço era bom, mas eu contratei 50 Mb e não passo dos 700 KBps".


Citação:
Sabes que da mesma forma que fazes uma daquelas "puxadas" a um cabo coaxial, também podes fazê-lo á fibra óptica que tens a entrar-te em casa e fazer a filtragem do sinal analógico para quantas TVs tu quiseres ? Basta teres separadores ópticos e caixinhas iguais aquela que também deves ter aí em casa ou, mais simples ainda, fazer exactamente o mesmo que fazes na ZON com o cabo que sai dessa caixinha. Tudo o que envolva equipamentos de rede, é impossível piratear como tu pensas uma vez que envolve registo dos mesmos do outro lado da linha. Não podes "piratear" uma ligação á internet. Acrescentar boxs, mesmo que sejam piratas, numa rede que faz broadcast do sinal digital, não tem qualquer efeito de congestionamento na rede.

Ou seja, os únicos "problemas" que tentas colocar numa HFC ou não existem ou são universais a tudo o que transporte sinais. Tenta de novo, se és assim tão masoquista.



Deves saber que em FTTH o sinal só é convertido para "analógico" através do ONT (mesmo com modulador este necessita de receber o sinal do ONT). Que tem que estar obviamente registado na central para o conseguir fazer. Agora podes é ser burro ao ponto de partilhares a tua ligação com os teus vizinhos. Penso que foi isso que sugeriste. Pois aí necessitas de ter um cúmplice e que seja burro ao ponto de estar a pagar um serviço e partilha-lo contigo sujeito a ir preso ou pagar uma grande multa.

Não é obviamente o que acontece na Zon. Na Zon basta ires à caixa do teu prédio ou ao poste mais próximo de ti. Não precisas de ninguém para "piratear" a Zon e muito dificilmente alguém fica a saber que estas a piratear a Zon. Só mesmo se houver uma intervenção técnica e mesmo assim na maior parte dos casos não acontece nada, pois os técnicos não se estão para chatear.

E quando falei em piratear obviamente que me estava a referir aos canais analógicos da Zon. Basta ires, por exemplo, aos bairros sociais e contas pelos dedos aqueles que realmente pagam o serviço de TV da Zon. Isto é a principal razão para a Zon querer acabar com o analógico.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 16 Mar 2012 18:47    Assunto: Responder com citação

Citação:
woodyy a não ser que sejas um funcionário da Zon não podes afirmar como funciona a PUA. Agora gozo eu contigo... Onde leste isso na wikipédia? Na Net? A verdade é que existe uma clausula no serviço que te limita o serviço em determino do tráfego realizado. Ponto final. Esta é a verdade. Podes tentar elaborar a tua tese de como esta é aplicada, mas nunca ficaremos a saber se corresponde ou não à verdade, pois quem aplica a prática é a Zon e pode ser variável conforme os interesses desta. Até porque hoje pode ser aplicada de uma maneira e amanhã de forma totalmente diferente. Também estou certo que a PUA para além de ser basear pelo perfil do utilizador (que concordo com essa teoria) baseia-se com a zona em si se está ou não congestionada. É impossível alguém dizer com exactidão os termos em que a PUA é aplicada, pois depende de vários factores. Por exemplo numa zona poderás efectuar mais tráfego que noutra.


Primeira coisa a bold, se lesses o que eu digo ...

O que é por zona é o TS, a PUA segue-se pelo perfil de utilização que poderá ser influenciado ou não pela existência do TS. Assim sendo, se eu mantiver os meus padrões de uso, sejam eles altos ou não, não deverei "levar" com a PUA. Disse há uns posts atrás, que na última vez que li sobre alguns casos, o que concluí foi que a mesma só actuava em casos em que um consumidor de, por exemplo, 10GB/dia em média, apresentava um consumo num único dia de 40 ou 50GB. Isso é razão para a PUA actuar, seguindo a ideia que eu sugeri de ser também uma medida de prevenção/contenção. Tanto que num dos casos, o cliente justificou esse pico gigante no seu consumo e foi-lhe retirada a limitação. Isto segundo o que eu vi há pouco mais de um ano atrás talvez.
A PUA está sujeita a subjectividades portanto não a tenho em conta quando analiso um pacote da ZON.

Citação:
Mesmo que a Zon não aplique TS na tua zona tens sempre a PUA. Logo estas sempre limitado numa ligação Zon.


Já parece diferente a conversa agora.

Citação:
Em relação à verdade, tu transmites a tua verdade. Ou o que corresponde à tua realidade. Exactamente como eu faço. E como já afirmei "as nossas verdades" não correspondem à totalidade da verdade. Numas zonas o serviço pode funcionar bem, noutras mais ou menos e noutras mal. Está é a verdade.


Eu tenho transmitido aquilo que eu sei que é verdade para todos nós. Nunca neguei que na ZON pode ou não haver TS, nunca neguei que a PUA existe, não tentei dar uma imagem de um software de TV que nunca usei, tentei dar a entender que possíveis problemas na ZON não se devem ao facto de usar cabo coaxial mas a outros factores porque tenho conhecimentos suficientes para o afirmar com certezas. Negares estas realidades é negares a tua realidade, porque isto que eu disse, quer tu queiras quer não, partilhamos estas verdades, tudo o que acrescentares é especulação. Dizer "a ZON tem TS e levas sempre com a PUA" já não é transmitir a verdade. É pegar em casos isolados e usá-los para descrever a realidade global da ZON.


Citação:
Poderia inverter esses dados fictícios e pagar-te na mesma moeda. Mas para quê? Já deu para perceber que mesmo sem teres acesso a dados oficiais inventas para dizeres que o serviço da Zon é "mais bom do que mau". Atenção que não digo o contrário, mas eu não invento.


Se me puderes fazer esse favor, cita-me lá onde eu disse que o serviço da ZON é "mais bom que mau". A ZON simplesmente vende um serviço, eu nem sequer disse se era bom ou mau, porque não faço ideia, porque sei que para uns pode ser bom mas para outros pode ser mau. Custa assim tanto entender o que eu digo ?

Citação:
Obviamente que sim. Se eu à uns tempos atrás poderia recomendar sem medo o serviço da Clix a qualquer amigo, porque saberia que este ia ficar bem servido, actualmente não o posso fazer. Não estou para levar com bocas do tipo "Ó Reit disseste que o serviço era bom, mas eu contratei 50 Mb e não passo dos 700 KBps".


Então, é razoável excluir o TS das críticas á ZON certo ? Se todas fazem, menos ou mais segundo a tua resposta já não interessa, então todas são más nesse campo. Se queres diferenciar a ZON das outras, então o TS já não serve.

Citação:
Deves saber que em FTTH o sinal só é convertido para "analógico" através do ONT (mesmo com modulador este necessita de receber o sinal do ONT).


Aqui é que tu te enganas. Em primeiro lugar, "em FTTH" é a mesma treta que numa HFC, downstream, upstream, RF Overlay são simplesmente transmitidos em diferentes comprimentos de onda. Aqui em casa, por exemplo, antes de a fibra óptica entrar no ONT passa pelo conversor que o que basicamente faz é filtrar o comprimento de onda que se pretende e converter o sinal óptico para um sinal eléctrico, a partir daí é como se aquilo fosse um cabo da ZON.

Citação:
Não é obviamente o que acontece na Zon. Na Zon basta ires à caixa do teu prédio ou ao poste mais próximo de ti. Não precisas de ninguém para "piratear" a Zon e muito dificilmente alguém fica a saber que estas a piratear a Zon.


Eu entendi perfeitamente que te referias ao sinal de TV analógico. E eu digo-te que é tal e qual como na fibra. Só precisas de um separador óptico e a tal caixinha e tens o sinal em tua casa. Porque razão é que achas que, em zonas partilhadas por Vodafone e Optimus Clix, é possível aos clientes Optimus Clix ver canais exclusivos da Vodafone(eu vejo TVI24 aqui em casa) ? Pela simples razão de que o sinal está em broadcast para toda a rede, só precisas mesmo de "espetar a tua palhinha e chupares o que queres". Fazer isso numa fibra óptica é tão possível como num cabo coaxial.

Por razões físicas, sim a fibra óptica no futuro será a única solução, mas não é o paraíso que muita gente pinta. Por enquanto, é tão boa como é o cabo coaxial, porque está fortemente dependente daquilo que está a interligar. Como eu disse, podes usar apenas fibra óptica na tua rede, mas se ela estiver mal planeada vais ter equipamentos engasgados com excesso de pacotes. Da mesma forma que podes ter uma rede HFC muito bem planeada em que há fluidez de tráfego em todos os nós não havendo portanto engasgues ou lentidão geral.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 16 Mar 2012 19:53    Assunto: Responder com citação

Citação:
Primeira coisa a bold, se lesses o que eu digo ...

O que é por zona é o TS, a PUA segue-se pelo perfil de utilização que poderá ser influenciado ou não pela existência do TS. Assim sendo, se eu mantiver os meus padrões de uso, sejam eles altos ou não, não deverei "levar" com a PUA. Disse há uns posts atrás, que na última vez que li sobre alguns casos, o que concluí foi que a mesma só actuava em casos em que um consumidor de, por exemplo, 10GB/dia em média, apresentava um consumo num único dia de 40 ou 50GB. Isso é razão para a PUA actuar, seguindo a ideia que eu sugeri de ser também uma medida de prevenção/contenção. Tanto que num dos casos, o cliente justificou esse pico gigante no seu consumo e foi-lhe retirada a limitação. Isto segundo o que eu vi há pouco mais de um ano atrás talvez.
A PUA está sujeita a subjectividades portanto não a tenho em conta quando analiso um pacote da ZON.



Estas a dar respostas baseadas no que tu achas. Leste meia dúzia de casos e concluis que a PUA funciona assim. Obviamente que não podes garantir que a PUA funcione assim. Isso é o que tu achas é, a tua opinião. No entanto tu tentas sempre passar as tuas opiniões como factos comprovados e verdades absolutas. Ou realmente és funcionário da Zon ou estas a mandar postas de pescada.


Citação:
Já parece diferente a conversa agora.



A conversa é exactamente a mesma. Se uma zona esta congestionada e ainda por cima com TS para diminuir o tráfego nessa zona, porque tenho que concordar contigo que a PUA funciona da mesma maneira nessas zonas? Só porque tu achas que é assim? Aliás tem toda a lógica que em zonas congestionadas "os limites do ilimitado" sejam mais baixos. Nem de outra forma faria sentido. Já que são zonas onde a prioridade é a diminuição do tráfego gerado!


Citação:

Eu tenho transmitido aquilo que eu sei que é verdade para todos nós. Nunca neguei que na ZON pode ou não haver TS, nunca neguei que a PUA existe, não tentei dar uma imagem de um software de TV que nunca usei, tentei dar a entender que possíveis problemas na ZON não se devem ao facto de usar cabo coaxial mas a outros factores porque tenho conhecimentos suficientes para o afirmar com certezas. Negares estas realidades é negares a tua realidade, porque isto que eu disse, quer tu queiras quer não, partilhamos estas verdades, tudo o que acrescentares é especulação. Dizer "a ZON tem TS e levas sempre com a PUA" já não é transmitir a verdade. É pegar em casos isolados e usá-los para descrever a realidade global da ZON.



Eu já usei o software em questão. Dei a minha opinião sobre ele. Vais a uma loja Zon ou pedes algum amigo com o serviço testas por ti mesmo e depois comparas com o que foi aqui dito. Antes disso não tens legitimidade para argumentar sobre isso.

"a ZON tem TS e levas sempre com a PUA" -> Esta afirmação não está de todo incorrecta. E nunca disse que o problema da Zon está situada no cabo coaxial. Disse sim que a Coaxial é inferior à Fibra em alguns aspectos. A PUA é sempre a sombra negra do serviço. Aliás ser um bom utilizador na Zon (que gaste pouco tráfego) no teu ponto de vista é até é mau. Pois basta um mês abusares mais um bocado em relação à média dos outros meses e estas apanhar com a PUA. Pois seguindo a tua lógica a PUA actua a níveis mais baixos com utilizadores com perfis de utilização mais baixo.


Citação:
Se me puderes fazer esse favor, cita-me lá onde eu disse que o serviço da ZON é "mais bom que mau". A ZON simplesmente vende um serviço, eu nem sequer disse se era bom ou mau, porque não faço ideia, porque sei que para uns pode ser bom mas para outros pode ser mau. Custa assim tanto entender o que eu digo ?


Lê a tua própria citação. Até inventas-te teorias para eu supostamente considerar o serviço mau. O que eu falei foi com base na minha experiência. Quantas vezes queres que te repita? O serviço da Zon na minha zona é mau. Nunca disse que o é no país inteiro. Mas obviamente só posso falar com conhecimento de causa e isso reduz a minha opinião à minha zona habitacional. Quando a qualidade do serviço da Zon mudar na minha zona acredita que a minha opinião também mudará. Ponto final.


Citação:
Aqui é que tu te enganas. Em primeiro lugar, "em FTTH" é a mesma treta que numa HFC, downstream, upstream, RF Overlay são simplesmente transmitidos em diferentes comprimentos de onda. Aqui em casa, por exemplo, antes de a fibra óptica entrar no ONT passa pelo conversor que o que basicamente faz é filtrar o comprimento de onda que se pretende e converter o sinal óptico para um sinal eléctrico, a partir daí é como se aquilo fosse um cabo da ZON.



Errado. O analógico da Zon em nada tem haver com o "analógico" que tu tens em casa. O teu RF permite-te actualmente cerca de 90 canais. Sendo que actualmente apenas 70 estão activos. E ainda num futuro próximo irá permitir teres canais em HD.


Citação:
Eu entendi perfeitamente que te referias ao sinal de TV analógico. E eu digo-te que é tal e qual como na fibra. Só precisas de um separador óptico e a tal caixinha e tens o sinal em tua casa. Porque razão é que achas que, em zonas partilhadas por Vodafone e Optimus Clix, é possível aos clientes Optimus Clix ver canais exclusivos da Vodafone(eu vejo TVI24 aqui em casa) ? Pela simples razão de que o sinal está em broadcast para toda a rede, só precisas mesmo de "espetar a tua palhinha e chupares o que queres". Fazer isso numa fibra óptica é tão possível como num cabo coaxial.

Por razões físicas, sim a fibra óptica no futuro será a única solução, mas não é o paraíso que muita gente pinta. Por enquanto, é tão boa como é o cabo coaxial, porque está fortemente dependente daquilo que está a interligar. Como eu disse, podes usar apenas fibra óptica na tua rede, mas se ela estiver mal planeada vais ter equipamentos engasgados com excesso de pacotes. Da mesma forma que podes ter uma rede HFC muito bem planeada em que há fluidez de tráfego em todos os nós não havendo portanto engasgues ou lentidão geral.



A filtragem dos canais fazem-se nos equipamentos. Não na rede. A razão pela qual há canais partilhados é exactamente por haver equipamentos que não fazem essa filtração.

Em relação ao resto fica registado mais pontos interessantes teus. Segundo a tua teoria é igualmente fácil alguém fazer puxadas de fibra como de coaxial. Sinceramente gostava de ver aqueles "gajos de bairro" (sem ofensa) a fazer fusões e a converter o sinal para analógico. Laughing De lembrar que na Zon é só puxar o cabo para casa e usar.

No entanto ainda duvido que sem um ONT devidamente identificado na rede seja possível fazer tal coisa. Mas como não sou especialista em redes e muito menos sei como as redes em PT estão implementadas não me pronuncio. No entanto penso que seria possível codificar o sinal que é transmitido pela Fibra e este só ser descodificado pelo ONT. Eu acredito que é o que se passa actualmente, mas não posso afirmar.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 16 Mar 2012 20:28    Assunto: Responder com citação

Esquece-me dum quote...

Citação:
Então, é razoável excluir o TS das críticas á ZON certo ? Se todas fazem, menos ou mais segundo a tua resposta já não interessa, então todas são más nesse campo. Se queres diferenciar a ZON das outras, então o TS já não serve.


Serve na medida em que a Clix não tem nenhuma PUA e o TS não é tão agressivo como na Zon. Entre as maças podres há sempre umas que são mais podres do que outras... Wink
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 16 Mar 2012 21:17    Assunto: Responder com citação

Citação:
Estas a dar respostas baseadas no que tu achas. Leste meia dúzia de casos e concluis que a PUA funciona assim. Obviamente que não podes garantir que a PUA funcione assim. Isso é o que tu achas é, a tua opinião. No entanto tu tentas sempre passar as tuas opiniões como factos comprovados e verdades absolutas. Ou realmente és funcionário da Zon ou estas a mandar postas de pescada.


Eu dei a resposta baseada no que sei. O que sei fui buscar onde podia, fóruns da ZON. Li bastantes casos e li também a explicação da PUA por um dos responsáveis do fórum. É mentira que a PUA actua da forma que eu tenho dito ?

Citação:
E nunca disse que o problema da Zon está situada no cabo coaxial.


Ai não ?

Citação:
Desculpa lá que te diga, mas o grande problema das redes HFC é mesmo o "last-mile".


Já te lembras ? E para o caso de vires dizer que não te estavas a referir ao caso da ZON, então qual foi a intenção daquela afirmação ? Tentar dar-me uma lição sobre redes HFC ?

Citação:
Pois basta um mês abusares mais um bocado em relação à média dos outros meses e estas apanhar com a PUA.


Espero que entendas o conceito de média, implica valores acima e abaixo da mesma. A situação que eu referi, que serve de exemplo para os casos que vi, não era um desvio pequeno que se tem casualmente.

Citação:
O serviço da Zon na minha zona é mau. Nunca disse que o é no país inteiro.


Era eu ter paciência para ir buscar uns quotes de há uns tempos atrás noutros tópicos, que tu bem sabes. Não vale a pena batermos mais neste assunto, acho que já nos entendemos.

Citação:
A filtragem dos canais fazem-se nos equipamentos. Não na rede. A razão pela qual há canais partilhados é exactamente por haver equipamentos que não fazem essa filtração.


Hã ?! Sim, os equipamentos é que fazem a filtragem, até uma criança de 12 anos deve conseguir tirar essa conclusão e foi basicamente o que eu disse, aquela "caixinha". Isto foi em resposta a alguma coisa que eu disse ?

Citação:
Segundo a tua teoria é igualmente fácil alguém fazer puxadas de fibra como de coaxial.


Onde é que eu digo isto ? Eu digo que é igualmente possível, refutando a tua afirmação de que "piratear" TV no cabo coaxial é possível e na fibra óptica não.(Não o disseste directamente mas deixas-te implícito)

Não é necessário ONT para poderes ter os canais sem box. Os mesmos são distribuídos em broadcast na rede portanto qualquer um que tenha uma terminação óptica da mesma pode retirar de lá o que quer, basta saber e ter o equipamento para isso. Como exemplo, eu podia pegar no cabo que me chega a casa, usar um separador óptico, distribuir fibras pelo resto do prédio que saíssem desse separador, dar uma caixinha idêntica á que tenho a cada um e todos poderiam ver os mesmos canais que eu sem box.


Já estamos muito longe do tema do tópico, há muito tempo(ou posts). Fico-me com o comentário de considerar uma excelente oferta da ZON, em termos do que teoricamente oferece, visto que os pacotes equivalentes nos outros operadores estão mais caros.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 16 Mar 2012 21:47    Assunto: Responder com citação

Here we go again conversa do PUA, eheheh Wink

Daqui a 10 anos não será nem coaxial nem fibra Laughing
Estou convosco o que interessa são os Mbps que chegam

É bom que os preços sejam revistos pois espero isso há alguns meses para rever a minha situação no 3play e não prescindo do Mobil + Restart.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 16 Mar 2012 22:10    Assunto: Responder com citação

Último comentário...

Citação:
Eu dei a resposta baseada no que sei. O que sei fui buscar onde podia, fóruns da ZON. Li bastantes casos e li também a explicação da PUA por um dos responsáveis do fórum. É mentira que a PUA actua da forma que eu tenho dito ?


Não sei se é mentira ou não. Não sou cliente Zon. Não sou funcionário da Zon. Como tu leste essa explicação eu também li outras onde apresentavam valores médios onde a PUA era activada. Os tais 300 Gb que referi não foram postas de pescada também foram retirados de um depoimento de um suposto cliente Zon. Independentemente de como a PUA é aplicada o importante é não esquecer que ela existe. E por mim fica arrumada a questão.


Citação:
Já te lembras ? E para o caso de vires dizer que não te estavas a referir ao caso da ZON, então qual foi a intenção daquela afirmação ? Tentar dar-me uma lição sobre redes HFC ?


Nem eu depois de ter dado exemplos dos problemas da Zon tem no last-mile tu entendes. Ainda estabeleceste situações que embora similares na teoria são bastante diferentes na prática. Também deves ter ignorado o facto do problema do analógico da Zon não se residir apenas e só na pirataria. Mas também com a ocupação de frequências que impedem que a Zon aumente a sua oferta de canais HD no futuro. Para não falar que o próprio analogico (muito diferente do nosso) da Zon é bastante limitado. Por isso mesmo ter dito que está em fim de vida... O Administrador da Zon até apontou mesmo este ano para o fim do analógico da Zon. Mas pessoalmente não me acredito. Ainda muita coisa tem que ser feita antes de ser dado esse passo. Nomeadamente encontrar uma alternativa viável. Já nem falo nas velocidades futuras. O cabo mesmo aumentando o número de canais não vai conseguir acompanhar a Fibra. Dizer que o last-mile da Zon não é um problema face ao presente e principalmente ao futuro é mentira. No entanto isso não é a razão para os problemas mais graves da Zon a nível de qualidade de serviço. A gestão da rede sim é o grande problema. É querer ter muitos clientes sem capacidade para os ter...


Citação:
Hã ?! Sim, os equipamentos é que fazem a filtragem, até uma criança de 12 anos deve conseguir tirar essa conclusão e foi basicamente o que eu disse, aquela "caixinha". Isto foi em resposta a alguma coisa que eu disse ?


Aquilo não foi uma resposta, mas sim uma confirmação. Até uma criança de 11 anos compreenderia isso. Wink


Citação:
Onde é que eu digo isto ? Eu digo que é igualmente possível, refutando a tua afirmação de que "piratear" TV no cabo coaxial é possível e na fibra óptica não.(Não o disseste directamente mas deixas-te implícito)

Não é necessário ONT para poderes ter os canais sem box. Os mesmos são distribuídos em broadcast na rede portanto qualquer um que tenha uma terminação óptica da mesma pode retirar de lá o que quer, basta saber e ter o equipamento para isso. Como exemplo, eu podia pegar no cabo que me chega a casa, usar um separador óptico, distribuir fibras pelo resto do prédio que saíssem desse separador, dar uma caixinha idêntica á que tenho a cada um e todos poderiam ver os mesmos canais que eu sem box.


Já estamos muito longe do tema do tópico, há muito tempo(ou posts). Fico-me com o comentário de considerar uma excelente oferta da ZON, em termos do que teoricamente oferece, visto que os pacotes equivalentes nos outros operadores estão mais caros.



Nunca disse que é impossível piratear uma rede de FTTH. Agora toda a gente, tu incluído, sabe que é muito mais complicado. Para não dizer ser mesmo impossível para o comum mortal. Não basta ir à caixa/poste e puxar um cabo para casa (como na zon). Tem que se fazer fusão no PDO, em casa e depois ainda ter um conversor. Resumindo ficava mais caro piratear o serviço do que aderir ao mesmo. Se tens dúvidas vai ver os preços das máquinas de fazer fusão... E ainda acrescenta um cabo de fibra e um modulador de RF.

E a minha dúvida prende-se na questão do ONT. Não estou convencido que tenhas acesso à rede assim tão facilmente. Se há essa possibilidade é uma falha que podia e devia ser corrigida. Já que o sinal que passa na fibra pode ser codificado. Mesmo o de baixa frequência o vulgo RF.


Citação:
Já estamos muito longe do tema do tópico, há muito tempo(ou posts). Fico-me com o comentário de considerar uma excelente oferta da ZON, em termos do que teoricamente oferece, visto que os pacotes equivalentes nos outros operadores estão mais caros.



Agora sim estamos de acordo. Wink

Cabe a cada utilizador aderir ao serviço que pretende e testar por ele mesmo. O máximo que eu ou tu podemos fazer é relatar experiências pessoais.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão sobre outros ISP's Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Página 2 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET