Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Com alteração da lei, preço dos discos rígidos aumenta 21 euros por TB

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 06 Jan 2012 22:39    Assunto: Com alteração da lei, preço dos discos rígidos aumenta 21 euros por TB Responder com citação

«A proposta de lei apresentada hoje pelo PS no parlamento prevê aplicar uma taxa de 20,48 euros a discos rígidos externos de 1TB. Um telemóvel com 64GB pode custar mais 32 euros e um disco multimédia pode quase duplicar de preço.
Com a alteração da lei, preço dos discos rígidos aumenta 21 euros por TB

A proposta de lei da cópia privada (a lei n.º 62/98 ) é apresentada hoje, mas a posição da bancada do PSD sobre este assunto torna imprevisível a data em que os deputados da Assembleia da República vão votar esta iniciativa.

A Exame Informática contactou o grupo parlamentar do PSD a fim de saber se estaria disposto a aprovar a proposta de lei e apurou que a bancada social democrata pretende debater a iniciativa legislativa do PS na comissão de cultura, a fim de garantir a introdução de contributos de outras bancadas.

Só depois deste "debate na especialidade" a proposta de lei terá um texto final que será por fim sujeito a votação de todos os deputados da Assembleia da República.

O PSD recusou referir se concorda ou não com os valores propostos para as taxas propostas pelo PS. Do mesmo modo não refere que contributos poderão vir a ser introduzidos na proposta de lei. Mas há pelo menos dois dados que são quase adquiridos: 1) sem os votos a favor ou a abstenção da bancada do PSD dificilmente esta lei passa na Assembleia da República; 2) dada a resposta obtida pela Exame Informática, tudo leva a crer que o PSD não discorda da atualização da lei n.º 62/98...resta saber se a bancada apoia o governo concorda com os valores propostos pela bancada do PS.


O que diz a proposta de lei

A Exame Informática analisou a proposta de lei apresentada pelo PS e apurou que entre as alterações propostas consta a aplicação de uma taxa de dois cêntimos de euros a cada GigaByte (GB) disponibilizado num disco rígido. Caso seja aprovada a proposta de lei, o custo de compra de um disco rígido de 1TB (ou seja, de 1024 GB) passa a estar sujeito a uma taxa de 20,48 euros. O que significa que um disco rígido de 1TB que hoje tenha um custo médio de 70 euros passará a ser vendido a 91,48 euros.

A proposta de lei prevê que a mesma taxa seja acrescida de 0,5 cêntimos de euros nos discos rígidos que tenham mais de 1TB de capacidade. Resultado: um disco rígido de 2TB, com um preço médio atual de 100 euros passaria a ter um custo de 151,2 euros (2048GB x 0,025 euros).

A proposta de lei isenta de qualquer taxa os discos rígidos externos que tenham menos de 150GB.

Nos denominados discos multimédia, a taxa proposta é de cinco cêntimos por GB. O que implicaria a aplicação de uma taxa de 103,2 euros num disco multimédia de 2TB, que hoje pode ser comprado por um preço médio de 130 euros.

Nos telemóveis, a proposta de lei do PS prevê a aplicação de uma taxa de 50 cêntimos por cada GB de memória. Em contrapartida, os cartões de memória e as pens USB poderão vir a ser taxados a seis cêntimos por cada GB.

Nos multifunções, os valores propostos também podem deixar os consumidores menos satisfeitos: nos modelos com menos de 17 quilos de peso é aplicada uma taxa de 7,95 a 10 euros, consoante se tratem de máquinas que funcionam a jato de tinta ou laser, respetivamente. Caso essas máquinas tenham um peso superior a 17 quilos, a taxa é aplicada consoante a velocidade de reprodução: de 13 euros para máquinas capazes de fazer nove Cópias Por Minuto (CPM) a 227 euros para multifunções que superam as 70 cópias por minuto.

No site do Parlamento já é possível aceder à versão da proposta de lei do PS na íntegra.


O porquê da proposta de lei

Gabriela Canavilhas, deputada do PS que promove a apresentação da nova proposta de lei, considera que as taxas agora apresentadas não deverão ter impacto na aquisição de equipamentos informáticos pelo consumidor doméstico. "É nos equipamentos usados por profissionais que as taxas se fazem sentir mais - e é justo que assim seja, porque são equipamentos com maior capacidade", acrescenta a deputada socialista.

A ex-ministra da Cultura do governo José Sócrates lembra que a proposta de lei teve em conta a aplicação de taxas similares em países como "Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália e Finlândia" e ainda as condições socioeconómicas de Portugal.

Gabriela Canavilhas recorda que a lei, como está atualmente, não permite acompanhar a evolução tecnológica operada na maioria das casas dos consumidores, e limita-se a aplicar uma taxa fixa de 3% do preço a alguns formatos de discos e leitores de DVD e CD.

A deputada socialista sublinha que só há produtos culturais enquanto os autores e produtores desses conteúdos forem remunerados e lembra que "não podem ser só os vários intermediários desses produtos culturais a ter lucros". "Como pessoa da cultura, preocupo-me essencialmente com os direitos de autor, mas admito que um deputado da área da economia pense de outra forma. E por isso há disponibilidade para fazer acertos à proposta de lei no debate da especialidade", acrescentou a deputada do PS, quando questionada pela Exame Informática.


As primeiras críticas

Entre os críticos da proposta de lei do PS encontra-se a Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL). Em comunicado, a ANSOL apela aos vários grupos parlamentares da Assembleia da República a votar contra a proposta de lei que é hoje apresentada pelo bancada do PS.

Rui Miguel Seabra, presidente da ANSOL, acusa os serviços do Ministério da Cultura, então liderados por Gabriela Canavilhas, de terem criado entraves ao envio de contributos para proposta de lei. "A associação de consumidores DECO foi a única entidade que não lucra com estas taxas que participou neste processo. E pelo que sabemos apenas terá estado presente numa única reunião".

Gabriela Canavilhas confirma que a proposta de lei resulta dos contributos de várias entidades que gerem os direitos de autor, produtores e editores, mas rejeita qualquer restrição à apresentação de contributos externos. "Recebemos contributos das várias entidades representadas na secção dos direitos de autor do Conselho Nacional de Cultura", sublinha.

Em contrapartida, os responsáveis da ANSOL lembram que a Comissão Europeia pretende lançar, em breve, um processo de recolha de posições dos vários intervenientes do setor. Este processo deverá terminar no final do verão e poderá servir de base à criação de uma nova diretiva da Cópia Privada na UE.

"Pegando na tabela da Proposta de Lei e em preços atualmente praticados no mercado, vemos artigos a aumentar o seu preço em mais de 300%", estima Marcos Marado, vice-presidente da Direção da ANSOL, sublinhando que é por este aumento de preços que as entidades europeias estão a ouvir os fabricantes de hardware sobre esta matéria.

Os responsáveis da ANSOL criticam ainda a proposta de lei do PS por permitir cobrar taxas em dispositivos que até podem ser usados para armazenar conteúdos de livre partilha.»

Fonte: http://aeiou.exameinformatica.pt/com-a-alteracao-da-lei-preco-dos-discos-rigidos-aumenta-21-euros-por-tb=f1011613#ixzz1iaP6clQ7
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
AdSense






MensagemColocada: 06 Jan 2012 22:39    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador


Registo: 21 Set 2005
Mensagens: 6133
Localização: Faro

MensagemColocada: 06 Jan 2012 23:28    Assunto: Responder com citação

A votação da proposta de lei apresentada pelo PS para reformulação da legislação portuguesa relativa à cópia privada, prevista para esta sexta-feira no Parlamento, foi suspensa. O diploma passou diretamente para a Comissão de Educação, Ciência e Cultura, onde vai ser discutida na especialidade.

O anúncio foi feito por Carlos Zorrinho, líder parlamentar da bancada socialista, a partir da sua conta no Twitter, onde informa que "por iniciativa do PS", o diploma desceu à comissão sem votação.

O responsável político refere ainda que haverá audições antes da votação da proposta de lei, que esta semana foi apresentada na Assembleia da República e que hoje seria votada na generalidade.

Recorde-se que o projeto de lei apresentado pelo PS propõe, entre vários aspetos, que a atual taxa fixa de 3% sobre o preço de venda dos equipamentos seja substituída por um valor específico para cada dispositivo, consoante a sua capacidade para "realizar ou armazenar cópias privadas".

Os valores estão definidos no texto da proposta e consideram, entre outros, a adição de 2 euros a cada gravador de CD, e 4 euros a cada gravador de CD e DVD, e de 0,02 euros por GB a partir de 150 GB, no caso dos discos rígidos e SSD, que passa a 0,05 euros acima de 1 TeraByte.

No caso dos dispositivos USB o valor sobe para 0,06 euros por GigaByte, enquanto nos telemóveis e outros equipamentos (como leitores de MP3), o custo a adicionar será de 0,5 euros por cada GB de capacidade de armazenamento.

O projeto de lei do PS parece reunir consenso entre os restantes grupos parlamentares, que contudo não deixaram de apontar algumas dúvidas relativamento ao seu conteúdo, que agora terão oportunidade de esclarecers nas audições da especialidade.


http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/votacao_da_lei_da_copia_privada_adiada_1212452.html
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
MonkSP



Registo: 29 Nov 2005
Mensagens: 158

MensagemColocada: 08 Jan 2012 21:55    Assunto: Responder com citação

Cloud for the win
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
silver_ryder



Registo: 12 Jun 2006
Mensagens: 197

MensagemColocada: 09 Jan 2012 15:40    Assunto: Responder com citação

MonkSP escreveu:
Cloud for the win

Com 90% da população ou mais com serviço ADSL isso não é viável, mesmo com fibra 100/10 não é o céu.

Ao menos este imposto não será para já.

Mas uma coisa é certa, tem que ser revestido o conceito de direito intelectual e uma forma mais justa de vender esses direitos intelectuais, ai sim combater de forma dura a pirataria, mas a via não será lesar o justo usuário ou aqueles que mais dinheiro dão à industria, seja ela de videojogos, musica, cinema, literatura e ou TV, etc...
_________________
PSN: Mars_Cariocecus
LIVE: silver ryder
FC Wii: 0890-5832-2568-3908
3DS FC: 0946 2311 5443
As minhas vendas
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
night_sign



Registo: 06 Nov 2005
Mensagens: 207

MensagemColocada: 09 Jan 2012 20:57    Assunto: Responder com citação

silver_ryder escreveu:
MonkSP escreveu:
Cloud for the win

Com 90% da população ou mais com serviço ADSL isso não é viável, mesmo com fibra 100/10 não é o céu.

Ao menos este imposto não será para já.

Mas uma coisa é certa, tem que ser revestido o conceito de direito intelectual e uma forma mais justa de vender esses direitos intelectuais, ai sim combater de forma dura a pirataria, mas a via não será lesar o justo usuário ou aqueles que mais dinheiro dão à industria, seja ela de videojogos, musica, cinema, literatura e ou TV, etc...


90% da população com ADSL? Estás bem?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 09 Jan 2012 21:54    Assunto: Responder com citação

A percentagem não deve ser tanta, mas olha que é bem grande...

O futuro do armazenamento digital pode passar pelas "nuvens", mas não é para já.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
silver_ryder



Registo: 12 Jun 2006
Mensagens: 197

MensagemColocada: 10 Jan 2012 00:51    Assunto: Responder com citação

night_sign escreveu:
silver_ryder escreveu:
MonkSP escreveu:
Cloud for the win

Com 90% da população ou mais com serviço ADSL isso não é viável, mesmo com fibra 100/10 não é o céu.

Ao menos este imposto não será para já.

Mas uma coisa é certa, tem que ser revestido o conceito de direito intelectual e uma forma mais justa de vender esses direitos intelectuais, ai sim combater de forma dura a pirataria, mas a via não será lesar o justo usuário ou aqueles que mais dinheiro dão à industria, seja ela de videojogos, musica, cinema, literatura e ou TV, etc...


90% da população com ADSL? Estás bem?

A minha afirmação não se baseou em factos, o objectivo era outro e está implícito na minha afirmação e na questão da usabilidade de cloud como armazenamento, ou como se fosse possível substituir um disco rígido físico, coisa que nem daqui a 10 anos acontecerá.

No entanto quando mencionei ADSL poderia ter mencionada antes Banda Larga, já agora aqui fica a estatística da Anacom em 2011.
_________________
PSN: Mars_Cariocecus
LIVE: silver ryder
FC Wii: 0890-5832-2568-3908
3DS FC: 0946 2311 5443
As minhas vendas
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
madmario



Registo: 21 Set 2007
Mensagens: 49

MensagemColocada: 10 Jan 2012 14:52    Assunto: Responder com citação

Sendo assim fica legitimada a chamada "cópia pirata" ... ??!!??!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 10 Jan 2012 16:48    Assunto: Responder com citação

madmario escreveu:
Sendo assim fica legitimada a chamada "cópia pirata" ... ??!!??!


Lol, tb pensei nisso.

Na verdade as medidas avançadas não é para acabar com a mama à industria das editoras é para já que mamam eles e o estado por essa via, o estado também pode ainda mamar com taxas sobre o absurdo, os discos usados para fins pessoais (mesmo que sejam usados para copias).

Mais uma vez não se resolve como escrevia outro user a questão dos direitos de autores legitimos (uns ainda levam uns centimos e outros nada).
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Blue Zee



Registo: 19 Nov 2006
Mensagens: 881
Localização: Maia

MensagemColocada: 17 Jan 2012 14:22    Assunto: Responder com citação

Citação:
O PL118 está a gerar polémica não só nas redes sociais e na blogosfera, mas também entre músicos, escritores, realizadores e fotógrafos. Profissionais dos vários quadrantes das Artes não se reveem no Projeto Lei sobre a Cópia Privada, em debate na Comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, e sugerem outros caminhos para combater a pirataria.

Artigo completo:
http://noticias.sapo.pt/tec_ciencia/artigo/projeto-lei-sobre-os-direitos-de_2243.html
_________________
Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

Encyclopaedia Universalis Internautica
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Analisator



Registo: 28 Abr 2006
Mensagens: 406
Localização: Viseu/Aveiro

MensagemColocada: 23 Jan 2012 20:06    Assunto: Responder com citação

MonkSP escreveu:
Cloud for the win

Vai dizer isso aos utilizadores do Megaupload...

Quanto aos discos rigidos, se essa lei avançar, vou passar a comprá-los nas minhas deslocações a Espanha.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 24 Jan 2012 20:43    Assunto: Responder com citação

Blue Zee escreveu:
Citação:
O PL118 está a gerar polémica não só nas redes sociais e na blogosfera, mas também entre músicos, escritores, realizadores e fotógrafos. Profissionais dos vários quadrantes das Artes não se reveem no Projeto Lei sobre a Cópia Privada, em debate na Comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, e sugerem outros caminhos para combater a pirataria.

Artigo completo:
http://noticias.sapo.pt/tec_ciencia/artigo/projeto-lei-sobre-os-direitos-de_2243.html


Claro, isso está muito bem visto pelo Zé dos Xutos.
Isso acontece inclusive aos artistas que irão pagar essa dupla taxa para os seus projectos para sei lá para que fins da proposta PS.

Péssima imagem de gestão.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET