Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Valores Velocidade Clix Fibra
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 24 Nov 2011 00:20    Assunto: Responder com citação

woodyy escreveu:
REiT escreveu:
Não disse que uma rede de FO não tinha problemas. É uma rede mais moderna e com mais potencial. Mas existe sim limites de velocidades e tráfego. Limites esses que podem ser os recursos do próprio ISP. O que me custa a crer é que com "poucos" clientes esses limites já têm sido alcançados! E numa rede GPON onde estamos a falar da possibilidade débitos de Gbps por cliente então é que me custa mesmo a crer que não têm capacidade para velocidades de 50 e 100 Mb.


Uma rede GPON não possibilita débitos de Gbps a clientes. A limitação está nos equipamentos "das pontas". Uma GPON pode debitar, por OLT, 2,5Gbps de downstream e 1,25Gbps de upstream. Toda essa largura tem que ser dividida por todos os clientes ligados a esse OLT. Basta, por exemplo, que a ele estejam ligados 50 clientes com velocidade contratada de 50Mbps, e se todos esses 50 usarem os seus 50Mbps, esgota a largura de banda do OLT. Se aparecerem mais 10, as velocidades vão começar a cair para todos.

Se o OLT ao qual, aqui no Cacém, estamos ligados estiver demasiado cheio ou com demasiado tráfego, as velocidades de cada um começam a descer.

As limitações de uma GPON ainda são bastante óbvias, daí eu dizer-te para não achares que estás a nadar numa "maravilha tecnológica" porque tecnicamente não estás mesmo.


Não estou informado das limitações actuais da rede GPON, mas lembro-me do presidente da PT dizer que o Meo iria oferecer 1 Gbps aos clientes. Aliás essa velocidade será supostamente lançada em 2012. Há uma entrevista dele quando ele vai ao laboratório da PT onde estava em teste velocidades de 10 Gbps.

Os débitos de gbps que me referia através da rede GPON era com base nessa entrevista. Não sei se actualmente já é possível, mas sim vai ser ou já é possível.


Nota: Aqui está a entrevista a que me referia: http://www.youtube.com/watch?v=3qH0s_Myd1o
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
AdSense






MensagemColocada: 24 Nov 2011 00:20    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 24 Nov 2011 01:31    Assunto: Responder com citação

REiT escreveu:
Não estou informado das limitações actuais da rede GPON, mas lembro-me do presidente da PT dizer que o Meo iria oferecer 1 Gbps aos clientes. Aliás essa velocidade será supostamente lançada em 2012. Há uma entrevista dele quando ele vai ao laboratório da PT onde estava em teste velocidades de 10 Gbps.

Os débitos de gbps que me referia através da rede GPON era com base nessa entrevista. Não sei se actualmente já é possível, mas sim vai ser ou já é possível.


Nota: Aqui está a entrevista a que me referia: http://www.youtube.com/watch?v=3qH0s_Myd1o


Sim eu também me lembro dessas entrevistas do tempo das guerrinhas ZON vs PT.

Actualmente é impossível oferecer 1Gbps de forma rentável. Já oferecer 200Mbps é MUITO quanto mais 1Gbps. Quase que seria necessária uma linha dedicada para cada cliente.

E os tais 10Gbps também estão MUITO longe ... 10Gbps podem ser debitados por uma rede 10G-PON, no entanto têm que obviamente ser divididos por todos os clientes.

São simplesmente ofertas irrealistas olhando para o custo/evolução da tecnologia. Essas entrevistas foram só mesmo "para o inglês ver".
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 24 Nov 2011 01:51    Assunto: Responder com citação

É possível existir depois do OLT 32 , 64 a 128 linhas FO para os ONTs.
1Gb é pouco se considerar-mos 10 clientes 100Mb a puxar o limite.
10Gb seria melhor..
A despesa mensal da linha antes do OLT deve ser brutal.

Vou sonhando com estes dn/ups. Adoro o detalhe do ping.

_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
firewire33red



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 18

MensagemColocada: 24 Nov 2011 08:57    Assunto: Responder com citação

Ontem por volta das 19:40 downloads começaram com pico de 2Megas e estabilizaram entre 1.5 e 1.2 como referido pelo pessoal do Cacem, até as 21:00 onde ouve um "corte" momentâneo/instantâneo foi tudo a zeros e voltaram a 600/700kbs baixando até um minimo 500/550kbs isto manteve-se ate por volta da 23:30 quando a velocidade aumenta lentamente até a 01.20 +- depois e sempre no MAXIMO, por volta dessa hora saquei o ultimo episódio da serie Terra Nova cerca de 350 megas nem deu para a minha ligação 30/3 "aquecer" demorou 3.48 min Very Happy . Ha realmente um problema qualquer com o Clix Sad como disse anteriormente digam o que se esta passar não custa nada, a não ser que estejam a implementar medidas a lá PT/ZON/MEO nem quero acreditar nisso Mad .
Por enquanto temos uma "novidade" no tempo do Clix "Pink" tinhamos "Happy Hours" agora com o Clix "Laranja" "Happy Speed" Question Question Question.
O ridiculo da coisa são os valores de velocidade de download são sensivelmente os mesmo a mesma hora todos os dias e isto estar a afetar que se saiba Queluz, Cacém, Odivelas, isto é tudo muito perto uns dos outros, eu quero acreditar que isto é uma "avaria" e não uma "manhosise" do Clix pois o pessoal do Norte está sem problemas.
REiT concordo contigo "Caso para dizer "Viva o Porto Carago"" lol Very Happy já agora qual é o ISP que o "Deus Pintinho" tem em casa? Se for Clix tá tudo explicado.......... LOL Laughing
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
JoKeR}



Registo: 28 Dez 2005
Mensagens: 157

MensagemColocada: 24 Nov 2011 14:59    Assunto: Responder com citação

<Mensagem incorrecta, afinal já está tudo OK>

Editado pela última vez por JoKeR} em 24 Nov 2011 19:11, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Phantasia



Registo: 16 Jun 2007
Mensagens: 160

MensagemColocada: 24 Nov 2011 16:22    Assunto: Responder com citação

firewire33red escreveu:
Phantasia escreveu:
firewire33red escreveu:
Pois é o Clix "Laranja" está a portar-se MAL MUITO MAL Evil or Very Mad fiz uma migração de ADSL para FIBRA 30/3 sem TV a cerca de duas semanas e já estou arrependido MUITO ARREPENDIDO sou um cliente Clix "Pink" desde o tempo do velhinho modem analógico 56 kbs passei para ADSL e até a duas semanas +- nunca tive problema algum, tinha no inicio 2 Megas depois passou para 4 e para 6 e por fim era o que a linha dava, ligava-me entre os 7 Megas e os 10 o meu velhinho router um ST580 nunca deu problemas downloads entre 700kbs e 900kbs sempre no MAXIMO a qualquer hora do dia fossem eles torrents, http, ftp legais ilegais ou duvidosos, não importava mas com a fibra a historia é outra por volta das 19:30 20:00 a NET é um caracol autentico torrents nem pensar começa nos 700kbs e vai descendo ate a uns ridiculos 300 / 400kbs até a 01:00 depois vai aumentado lentamente por volta das 03:00 é sempre a abrir até as "provalvelmente" 17:30 que é a hora que a malta começa a chegar a casa, ora pelos testes que fiz o que está acontecer é óbvio o Clix "Laranja" está a dar prioridade ha IPTV em prol da NET ou seja a malta chega a casa e quer ver as novelas as series em HD e as mamas da Susana no Corral dos Segredos e que se lixe a NET pois os OTARIOS ou seja NÓS estão a ver TV não estão na NET é simples, testes de velocidade no speedmeter do Clix é sempre a bombar lol Shocked no speedtest (Lisboa) é ridiculo escolham Madrid e fiquem de boca aberta.... o de Lisboa é "controlado" pelo não mais que mais chulo de todos os ISPs a ZON dai as velocidades da treta no teste pois somos clientes Clix...... Na minha zona (Queluz) ha 10 ZONs para 1 Clix a Zona tem Fibra do Clix (eu vi passarem) ao que parece o Clix para fazer render o seu investimento deve alugar a ZON a sua infraestrutura e está a esquecer os seus clientes pois os Clixs deviam ter prioridade sobre qualquer outro que não fosse Clix como é obvio. Mad Já reclamei para o SAC mais uma vez não sabem de nada e quando a conversa fica "técnica de mais" "por favor de me um minuto".....musica.... e mais uma vez nada está tudo bem e mandaram um técnico a casa (ontem) ao fim de 3 horas (isto é normal) muita palheta ficou tudo na mesma. Agora 22:00 ainda não sei pois ainda não cheguei a casa mas aposto que está tudo na mesma Sad enfim como o técnico disse ha colega "parece que mais um cliente vai voltar para o cobre"..... E se isto não mudar, ou o Clix tem a coragem de disser que estão com um problema grave e estão activamente a trabalhar para o resolver, vou mesmo voltar para o cobre isso é certo. Mad


Man desculpa, mas do que escreveste só consegui ler até à 2ª linha... Mudanças de linha e afins dava um jeitaço!


LOL foi COPY PASTE do Notepad, Phantasia lê-se bem se quiseres realmente ler... isto é mais um desabafo que outra coisa se fosse um post tecnico estava limpinho e bonito para se perceber. OK Man no heart feelings Very Happy .
Odivelas geograficamente em telecom não é longe de Queluz se calhar estamos ligados ao mesmo sistema pois se para norte (Porto) não ha problemas.


Man é na boa! Não me interpretes mal! Mas quando vi o teu post fiquei O_O

O que estranho é que apenas mesmo nos torrents me vejo limitado na velocidade. Navegação na web continua normal e mesmo gaming no WoW, a latência continua na casa dos 60/70 como é habitual.

Mas ainda não consegui perceber ao certo a que horas é que acontece o drama. Como não costumo estar sempre a sacar, não consegui mesmo "acertar" com isto. Mas como disse anteriormente, tinha coisas a sacar por volta das 21horas do outro dia e tava limitado aos 500kbps. Tudo o resto bombava normalmente.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 24 Nov 2011 18:39    Assunto: Responder com citação

woodyy escreveu:
REiT escreveu:
Não estou informado das limitações actuais da rede GPON, mas lembro-me do presidente da PT dizer que o Meo iria oferecer 1 Gbps aos clientes. Aliás essa velocidade será supostamente lançada em 2012. Há uma entrevista dele quando ele vai ao laboratório da PT onde estava em teste velocidades de 10 Gbps.

Os débitos de gbps que me referia através da rede GPON era com base nessa entrevista. Não sei se actualmente já é possível, mas sim vai ser ou já é possível.


Nota: Aqui está a entrevista a que me referia: http://www.youtube.com/watch?v=3qH0s_Myd1o


Sim eu também me lembro dessas entrevistas do tempo das guerrinhas ZON vs PT.

Actualmente é impossível oferecer 1Gbps de forma rentável. Já oferecer 200Mbps é MUITO quanto mais 1Gbps. Quase que seria necessária uma linha dedicada para cada cliente.

E os tais 10Gbps também estão MUITO longe ... 10Gbps podem ser debitados por uma rede 10G-PON, no entanto têm que obviamente ser divididos por todos os clientes.

São simplesmente ofertas irrealistas olhando para o custo/evolução da tecnologia. Essas entrevistas foram só mesmo "para o inglês ver".



Os 10 Gbps não estão assim tão longe, pois já estão em testes para 100 Gbps.

E uma rede 10G-Pon não seria para oferecer 10 Gbps aos clientes. Mas sim supostamente 1 Gbps. O que deve acontecer num futuro muito próximo. Ao contrário do que pensas.

Relembro que já estamos na fasquia dos 360/36 Mb... Já faltou mais para o 1 gbps. Arriscaria dizer que oferta comercial 1 gbps pode mesmo ser lançada no próximo ano!


firewire33red @ Não sei que ISP tem o PC, mas se for Clix já sabes que ele suborna aquilo tudo. Deve ser por isso que aqui não há problemas. Se calhar ele ainda vai roubar aí para meter aqui. Laughing


Nota: Quem tiver problemas nos torrents que ligue, no utorrent, a encriptação para "Forced" ou "Forçada" e coloque o visto em permitir ligações de entrada antigas. Depois como já referi é importante ter as portas devidamente abertas no router e/ou Firewall. E ainda a excepção no AV se este tiver protecção em tempo real.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 24 Nov 2011 20:17    Assunto: Responder com citação

REiT escreveu:
Os 10 Gbps não estão assim tão longe, pois já estão em testes para 100 Gbps.

E uma rede 10G-Pon não seria para oferecer 10 Gbps aos clientes. Mas sim supostamente 1 Gbps. O que deve acontecer num futuro muito próximo. Ao contrário do que pensas.

Relembro que já estamos na fasquia dos 360/36 Mb... Já faltou mais para o 1 gbps. Arriscaria dizer que oferta comercial 1 gbps pode mesmo ser lançada no próximo ano!


Não. Estás mesmo muito longe ainda do 1Gbps ...

Com uma rede 10G-PON não podes oferecer 1Gbps aos clientes, a menos que queiras que a operadora que chefias vá á falência MUITO rápido.

Estás a ver mal como é que estas redes funcionam. Não te guies pelo que essas entrevistas/reportagens dizem porque tresandam a treta para enganar mais clientes.

Basta que leias um pouco sobre o funcionamento destas redes, os custos e a evolução e rapidamente perceberás que 1Gbps como tarifário "acessível" não passa mesmo de um sonho.

Não é porque um PON(ou OLT) consegue debitar 10Gbps (a tal 10G-PON) que imediatamente podes assumir que já se podem dar tarifários de 1Gbps. 10 clientes por PON ? Seriously, nem o pior gestor do mundo seria capaz de tamanha aberração.

Não quero abater a tua visão sobre a fibra óptica mas estás a fazer dela o que não é, uma super maravilha da tecnologia. Tem as suas limitações hoje e vai continuar a tê-las. Não te vás imaginando com um tarifário de 1Gbps para o ano nem no próximo só porque viste essas entrevistas ou artigos.

Eu posso publicitar um Fiat Punto edição especial com um motor de 500cv só para que o Fiat Punto pareça uma autêntica bomba na estrada. É a melhor maneira de tapar os olhos a todos para o facto de que essa edição não é produzida em massa, nem é comercializada porque está muito longe de ser rentável e, no entanto, dar uma excelente imagem/sobrevalorizar o Fiat Punto fraquinho que eu quero vender.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
carrots99



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 165
Localização: Cacém

MensagemColocada: 24 Nov 2011 20:36    Assunto: Responder com citação

...não sei se a Clix já fez alguma coisa ou não, mas por aqui agora a situação está normalizada: 56Mb DL, 5 Mb UL...vamos lá ver se se vai manter...
_________________
PSN Gamercards
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
firewire33red



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 18

MensagemColocada: 24 Nov 2011 21:17    Assunto: Responder com citação

carrots99 escreveu:
...não sei se a Clix já fez alguma coisa ou não, mas por aqui agora a situação está normalizada: 56Mb DL, 5 Mb UL...vamos lá ver se se vai manter...


carrots99 já experimentaste agora 21:15 o teu post é das 20:36 e hoje foi dia de greve muita gente não foi trabalhar mas muita também foi, quero dizer com isto que demoraram mais tempo a chegar a casa. Aqui (Queluz) agora 21:15 limitado a "torrents" 500/525 kbs Sad já nem faço os speed testes esse estão sempre bons...... Confused
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 24 Nov 2011 22:53    Assunto: Responder com citação

firewire33red testa o que sugeri na minha nota. Wink

woodyy repara se o limite actual da rede GPON está nos 2,5Gbps de downstream e com os ISP's já a oferecer velocidades de 360 Mb o problema que colocaste é similar.

Ou diria eu muito pior, repara:

360 Mb x 8 = 2.8125 Gb

Ou seja actualmente com apenas 8 clientes com a velocidade 360 Mb ultrapassas o suposto limite da rede.

Ainda achas que é assim tão irrealista avançar com o tarifário de 1 Gbps numa rede 10G-Pon?
Até podes achar, mas se vires o exemplo da actual verás que é o que irá acontecer.

Se lançarem o tarifário 1 Gbps os preços não serão de certo nada convidativos e muito dificilmente terás 10 clientes com 1 Gbps ligados ao mesmo OLT. E como disse a PT já anda em testes para os 100 Gbps. Que no futuro serão uma realidade e permitirão 100 clientes com 1 Gbps por OLT. No futuro, este sim não muito próximo, a velocidade "básica" será 1 Gbps. Sem qualquer sombra de dúvida. Para ano, com sorte, tens 1 Gbps mas com um custo muito elevado.
_________________


Editado pela última vez por REiT em 25 Nov 2011 02:37, num total de 3 vezes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 24 Nov 2011 22:55    Assunto: Responder com citação

Não sei se está normal ou se está consoante o routing novamente.
Façam o test com o Medvel.

Neste momento no meu caso sei que a linha está okay para Fibra 50Mbps

As médias são:
54,5 Mbps com uminho.pt
02,4 Mbps com clix.pt
10,2 Mbps com nfsi.pt
03,1 Mbps com uc.pt

Isto depois de ontem e hoje reparar ao fazer downloads fora da PT que mesmo com um download manager com 12 secções não passava de 350Kbps.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 25 Nov 2011 03:10    Assunto: Responder com citação

REiT escreveu:
Para ano, com sorte, tens 1 Gbps mas com um custo muito elevado.


REiT, porque é que os tarifários acima de 100Mbps são tão estupidamente caros ? Como se costuma dizer, existem apenas para medir tamanhos da pilinha na luta entre operadores.

No Japão transmitiram 109Tbps por uma única fibra. Continuas a achar que essa tal investigação da PT é algum avanço estrondoso ? Nop. É só eye-candy para os menos informados, numa altura em que se tentava sobrevalorizar ao máximo a fibra óptica.

Não sei se reparaste mas em 3 anos de fibra óptica não houve qualquer mudança nos tarifários. Pois é, no entanto a evolução tecnológica não deve ter sido pouca.

Uma coisa é evolução tecnológica, que é o que a PT faz em Aveiro, outra é a evolução do mercado das telecomunicações.

Muito contente já eu ficava se até ao final do próximo ano estivesse com 100Mbps ao que pago hoje. Se bem que não sinto falta nenhuma de tanta largura de banda. Tal até podia ser conseguido com um racio PON/#clientes maior, utilizando exactamente os mesmos equipamentos, bastando adquirir mais do mesmo.

E muito mais interessado estou eu em que se façam avanços no IPTV do que nas PON. Podiamos ter um serviço de TV muito melhor.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 25 Nov 2011 04:34    Assunto: Responder com citação

Quando te falei que a PT estava a testar a rede a 100 Gbps não era para tu pensares que era um "estrondo". Mas sim para saberes que já estão em testes para brevemente ser posto em prática. A ideia não é dar 100 Gbps como não era aquando dos 10 Gbps aos clientes, mas sim aumentar a largura de manda disponível por cada zona/olt.

E houve sim aumentos de velocidades. Embora como não foi muito divulgado e os preços também não são nada baratos o pessoal não comenta. Mas a Clix e a Vodafone aumentaram a sua oferta comercial para 360/36 Mb.

E com os aumentos de velocidades o preço dos tarifários inferiores tem tendência para diminuir... Prova disso é a vodafone. Onde a velocidade mínima lá já são 50/5 Mb por 37 euros e a máxima 360/36 por 80 euros. Achas isto caro? Confused E estou a falar de preços de 3Play!

A Clix sim parece que anda meia "desactualizada" nos preços. Motivo esse para ter perdido alguns clientes para a Vodafone...

Os 360/36 Mb foram apenas o primeiro passo do aumento mais que esperado de velocidades. O que se espera é que venha a seguir tarifários do tipo 500/50 Mb até 1 Gbps (num futuro próximo... pois o aumento em si esse não tem limite definido)!

Obviamente que o que todos esperamos é um melhor serviço de TV no futuro associado a mais velocidade de acesso à Internet. Porque mais velocidade não se trata de andar a medir pilinhas ou andar a descarregar a internet toda, mas sim de obter os conteúdos de forma mais rápida. Se podemos fazer download de um ficheiro com X Gb em segundos para quê esperar minutos ou mesmo horas? Se a rede tem potencial e permite altos débitos não faz sentido paramos no tempo. Wink
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
carrots99



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 165
Localização: Cacém

MensagemColocada: 25 Nov 2011 10:55    Assunto: Responder com citação

firewire33red escreveu:
carrots99 escreveu:
...não sei se a Clix já fez alguma coisa ou não, mas por aqui agora a situação está normalizada: 56Mb DL, 5 Mb UL...vamos lá ver se se vai manter...


carrots99 já experimentaste agora 21:15 o teu post é das 20:36 e hoje foi dia de greve muita gente não foi trabalhar mas muita também foi, quero dizer com isto que demoraram mais tempo a chegar a casa. Aqui (Queluz) agora 21:15 limitado a "torrents" 500/525 kbs Sad já nem faço os speed testes esse estão sempre bons...... Confused


...testei com o qos.sapo.pt e mantém nesses valores (cerca de 56Mb DL), por isso vou assumir que já está tudo ok
_________________
PSN Gamercards
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 4 de 5



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET