Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Clix Fibra - Serviço e Funcionalidades
Visitar página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 20 Mar 2011 19:02    Assunto: Responder com citação

Woddy também deverias saber que existem diversos tipos de fibra residencial. E cada empresa que é contratada para fazer a instalação do serviço usa a sua. Já instalei o serviço clix fibra em duas casas. Na primeira foi um cabo grosso quase do tamanho do coaxial. Na segunda foi um cabo fino quase igual ao do cobre. E neste cabo fino sim por dentro é vidro ou outro material equivalente. Pois dobrando aquilo ao máximo ouves mesmo a partir. E claro fica inutilizável a fibra, pois a luz para no local onde partiu.

O cabo que mostraste na imagem é parecido ao da minha primeira casa já na segunda posso-te dizer que é muito mais fino do que isso... Como vês já estas novamente a cair no erro de generalizar e tomar tudo por igual em relação a ti.

Podemos estar aqui opinar de tudo e mais alguma coisa, mas o melhor mesmo é o hertz falar com os técnicos que lhe vão instalar o serviço. Só eles sabem ao certo o material que têm à disposição e se é ou não viável fazer aquilo que ele pretende. Wink
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
AdSense






MensagemColocada: 20 Mar 2011 19:02    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 20 Mar 2011 20:13    Assunto: Responder com citação

O cabo que te mostrei é um cabo de exterior, se fazes instalações deves saber isso. O cabo que nos entra em casa é um daqueles mais pequenos coloridos que se vêem.

Os cabos têm núcleo(a fibra óptica em si) muito fino e aquela cobertura que mais parecem cabelos muito finos que devem servir como esponja suave á volta do núcleo. Não existe vidro nenhum além daquele que compõe a fibra. O que estiver para além disso serve de protecção e, como disse, é a forma de impedir que se dobre muito o cabo. Quanto mais grosso, cheio e compactado o cabo for lá dentro, mais difícil é da pessoa o dobrar, e os cabos ópticos são feitos a pensar nisso.

O cabo que tens em casa, tens que forçá-lo para o partir, não parte simplesmente por lhe dares uma curva mais apertada.

O que o hertz tem que fazer é relaxar e esperar pela instalação porque não tem motivo para se preocupar. A meu ver o ONT devia ficar á entrada como "central" e a distribuição para o resto da casa sai de lá, mas se não der jeito também não é nenhum problema o cabo ter fazer várias curvas nas tubagens.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
pmlc



Registo: 14 Set 2007
Mensagens: 603

MensagemColocada: 20 Mar 2011 20:24    Assunto: Responder com citação

Aqui esta uma foto:


Cabo esquerdo: Cabo de Rede
Cabo Meio: Fibra
Cabo direito: Cabo Scart

Dá para ter uma ideia.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 20 Mar 2011 20:26    Assunto: Responder com citação

goamix escreveu:
Mas é para passar pelo interior da tubagem existente ou pelo exterior (paredes / rodapés) posso-te dizer que a minha está na sala,a fusão foi feita na caixa das telecomunicações no exterior do apartamento daí segue pelo corredor cerca de 12 metros até à sala sempre pela tubagem,no meu caso foi pela do telefone,está cá há mais de dois anos e nunca teve problemas,inclusive está enrolada para aí com 5 voltas junto ao ONT. A fibra é bastante maleável,penso que não vais ter problemas mesmo em curvas mais pronunciadas.


Pois o meu caso é diferente não tenho tobagem e vai ter que ser por calhas que já servem para o ADSL...para o quarto, pois quero ter o ONT ao lado do pc para não ter problemas com os cabos e isso.

Citação:
hertz, eu tenho o serviço instalado há ano e meio, já torci aquele cabo quantas vezes eu quis, inclusivé com curvas superiores a 90º.

Se soubessem como é feito um cabo daqueles saberiam que aquilo não parte facilmente. Quando se fala que a fibra é frágil é sobre quando está exposta sem cobertura nenhuma porque ai sim é muito fácil dobrá-la para além do seu limite. As camadas que o cabo tem impedem-te de dobrares a fibra de modo que a partas(obviamente que se te esforçares para isso vais parti-la)

Se vos serve de ilustração, pensem assim. É mais fácil dobrar/rasgar uma folha de papel quando esta é a única em que estão a pegar, ou quando essa folha está coberta por 500 folhas de cada lado que também precisam ser dobradas e rasgadas ? O revestimento ao núcleo do cabo é feito com essa intenção, de diminuir o ângulo máximo a que conseguem levar o núcleo curvar.

Quanto á atenuação que podes ter derivada das sucessivas curvas, não me parece que venhas ter grandes problemas, até porque é preciso que sejam curvas mesmo muito "acotoveladas" para que a atenuação se faça sentir, e não me parece que alguém precise de "acotovelar" o cabo, dá-se sempre um jeito. Na primeira foto do lemene dá para ver que ele tem aquilo a curvar bastante e não é por isso que deve deixar de ter o serviço impecável.


Se vais instalar o serviço não tens com que te preocupar, quem te for fazer a instalação teve horas e horas de formação neste tipo de instalações e saberá fazer um bom trabalho.


Quanto a isso das dobragens estava a apenas a dizer ao trabalhar da fibra é que no ano passado dei isso em física sobre calcular o ângulo máximo e essas coisas.. Razz Mas após teres dito então a fibra deve ter um material que aguenta mais.. já para as instalações.


E obrigado a todos pela rapidez das respostas! Wink
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 20 Mar 2011 20:36    Assunto: Responder com citação

Deves ter aprendido sobre o ângulo crítico de reflexão e algo relacionado com a refracção característica dos meios não é ? Também já estive ai há uns anos xD

Uma coisa é o ângulo a que a luz se reflecte lá dentro, outra coisa é o cabo estar dobrado. Isso a que te referes é importante na concepção da fibra óptica, no diâmetro do núcleo e o material usado para o mesmo e para a camada exterior.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 20 Mar 2011 20:54    Assunto: Responder com citação

lol não, não faço instalações. O que eu quis dizer é que já estive presente em duas instalações que foram feitas em minha casa. Na minha casa antiga e na minha actual. Nem tenho fibra de interior. Sempre me fizeram ligação directa PDO -> Casa.

O vidro a que me referia era mesmo o da fibra. A expressão revistada é que pode ter saído mal.



A fibra esta protegida, mas não deixa de ser composta por vidro. Apesar de estar preparada para resistir a altas/baixas temperaturas uma dobra mais vincada pode efectivamente partir. Relembro que a Clix não usa o mesmo tipo de fibra da PT.

Mas também acredito que a instalação corra a 100 %
Deverá passar tudo pelas tubagens actuais que tens para te fornecer o serviço de ADSL sem qualquer problema.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 20 Mar 2011 21:10    Assunto: Responder com citação

woodyy escreveu:
Deves ter aprendido sobre o ângulo crítico de reflexão e algo relacionado com a refracção característica dos meios não é ? Também já estive ai há uns anos xD

Uma coisa é o ângulo a que a luz se reflecte lá dentro, outra coisa é o cabo estar dobrado. Isso a que te referes é importante na concepção da fibra óptica, no diâmetro do núcleo e o material usado para o mesmo e para a camada exterior.


Exacto! Wink
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 20 Mar 2011 21:16    Assunto: Responder com citação

Citação:
Relembro que a Clix não usa o mesmo tipo de fibra da PT.


A vantagem do cabo da PT não tem a ver com a fibra partir ou não. No vídeo de show-off da tal caracteristica especial, dobraram tanto um cabo normal como o tal da Corning.

A vantagem do da Corning, usado pela PT, é que a atenuação é muito mais baixa não tendo os técnicos que se preocupar tanto com as curvas. De resto é exactamente a mesma coisa para ser dobrada. Foi mais marketing que outra coisa essa da PT.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 08 Jul 2011 19:38    Assunto: Responder com citação

Este tópico teve um título e iniciou-se com uma questão sobre o serviço e algumas funcionalidades da mesma.
Determino que é importante manter este tópico exclusivo sobre Clix Fibra.

Toda a parte comparativa com outros operadores foi movida para o subforum de outros ISP sob o título "Clix Fibra ou alternativa ..."
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET