Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Optimus Clix - Tecnologia

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 07 Mar 2010 22:43    Assunto: Optimus Clix - Tecnologia Responder com citação

Vale a pena comprar a revista Produção Profissional, Fevereiro 2010, nº 143.

Evolução da Tecnologia Optimus Clix mostra que andam em cima da crista da onda e pelo que li promete futuro.

Revisão tecnologia, anos 2006 - 2008
Optimus Clix e actuais funcionalidades
Codificação de sinais no Head-end, Distribuição local e até às casas
...
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
AdSense






MensagemColocada: 07 Mar 2010 22:43    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 07 Mar 2010 23:54    Assunto: Responder com citação

Breves comentários...

Pagina 3.
Para Wireless TV e NET. referem o MediaFlex Ruckus, wi-fi 802.11n.
Epá, nunca ouvi falar na opção por norma N e por Ruckus
O que tenho, norma G, já é muito muito bom. Esse seria exelente para as minhas copias para um NAS gigabit.

Pagina 4.
Restart TV possível por causa da latência nos pontos entre equipamentos, porque a informação está algures na rede, lol.
Eu pensei que fossem explicar uma forma de buffering mais definida.
Ainda bem que assim seja, eheheh, e não digo mais.

Pagina 5.
Algo que se discute bastante é a forma como chega os sinais à Clix.

Curioso a Tandberg TV que descrevem é desde 25 Janeiro 2010 Ericsson TV.
A Tandberg TV já era da Ericsson como unidade independente.
Só sei que são soluções de peso.

Ainda nesta página, os Tandberg D9034 (SDTV) são os aparelhos cinzentos à esquerda na imagem do topo e os D9054 (HDTV) à direita.

Os Tandberg RX1290 que descrevem são Satelite Receivers e Telecom Network Decodores de sinais, vejo 2 naquela imagem canto inferior esquerdo.
Deles resultam output de sinais audio, video para suporte canais SD e HD.
Usam Tandberg Iplex mas não os vejo.

Todos estes aparelhos suportam audio DD AC3, e eles referem isso, mas creio que dependem dos sinais originais que recebem.

Página 6.
Evolução dos Tandberg do suporte MPEG2, ao MPEG4 à fibra óptica.

Aqui explicam como é feito a distribuição em mais detalhe, vale a pena ler.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Bruno_Rosa



Registo: 10 Jun 2008
Mensagens: 200

MensagemColocada: 08 Mar 2010 00:49    Assunto: Responder com citação

Bom, ali explica o que as vezes justifico sobre a questão de não ser permitido retirar conteúdo no disco das tvbox: uma questão de direitos de autor.

E agora a questão que se coloca é, então se utilizarmos um gravador próprio não é a mesma coisa ?

Não. Porque ai a responsabilidade é do utilizador, e pode assumir todas as consequências (embora praticamente nenhumas) enquanto que ao permitir aceder ao conteúdo fora da tvbox a responsabilidade era do optimus clix. Sendo uma empresa a responsabilização ganha outra dimensão.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bad



Registo: 02 Set 2006
Mensagens: 261
Localização: Norte

MensagemColocada: 08 Mar 2010 17:21    Assunto: Responder com citação

Exelente artigo sem duvida. Penso que faria mais sentido era estar junto da tematica IPTV do forum.

cvmps
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 16 Mar 2010 00:03    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
Breves comentários...

Pagina 3.
Para Wireless TV e NET. referem o MediaFlex Ruckus, wi-fi 802.11n.
Epá, nunca ouvi falar na opção por norma N e por Ruckus
O que tenho, norma G, já é muito muito bom. Esse seria exelente para as minhas copias para um NAS gigabit.

Pagina 4.
Restart TV possível por causa da latência nos pontos entre equipamentos, porque a informação está algures na rede, lol.
Eu pensei que fossem explicar uma forma de buffering mais definida.
Ainda bem que assim seja, eheheh, e não digo mais.

Pagina 5.
Algo que se discute bastante é a forma como chega os sinais à Clix.

Curioso a Tandberg TV que descrevem é desde 25 Janeiro 2010 Ericsson TV.
A Tandberg TV já era da Ericsson como unidade independente.
Só sei que são soluções de peso.

Ainda nesta página, os Tandberg D9034 (SDTV) são os aparelhos cinzentos à esquerda na imagem do topo e os D9054 (HDTV) à direita.

Os Tandberg RX1290 que descrevem são Satelite Receivers e Telecom Network Decodores de sinais, vejo 2 naquela imagem canto inferior esquerdo.
Deles resultam output de sinais audio, video para suporte canais SD e HD.
Usam Tandberg Iplex mas não os vejo.

Todos estes aparelhos suportam audio DD AC3, e eles referem isso, mas creio que dependem dos sinais originais que recebem.

Página 6.
Evolução dos Tandberg do suporte MPEG2, ao MPEG4 à fibra óptica.

Aqui explicam como é feito a distribuição em mais detalhe, vale a pena ler.


Foste desencantar um excelente artigo, bom olho...
Engraçado que me passou completamente despercebido.

Li um pouco na diagonal, até pq nalgumas zonas o scan está um pouco claro.
Gostei do que li e prova que eles tentam andar em cima do que mais moderno existe.
Na minha opinião este ano vai ser o ano em que se vai decidir se a Optimus CLIX anda nisto a brincar ou se pretende que o serviço 'descole' para mais clientes. Em poucos meses estão a igualar a concorrência em oferta de canais e serviços equiparados logo parece-me que estão na direcção correcta. Nota-se esforço por melhorar os problemas que existem e criar novos e inovadores serviços que efectivamente facilitem ao cliente.
Falta uma melhor oferta no software de Interface de Utilizador das BOX ou seja uma melhor relação do utilizador com o serviço TV no geral com uma BOX amigável, rápida, que não encrave, com menus e transições entre canais fluídas e uma agradabilidade geral elevada...

Tenho uma nota a fazer acerca do comentário de não ser possível aceder aos conteúdos «por questões de direitos». Eu não me importo de não ver o que gravei nas BOX em mais nenhum sítio, mas pelo menos deixem gravar num formato proprietário em discos e outros meios externos USB!
Sempre se garante que se acontecer algo ao disco das BOX, pelo menos não perco aquela gravação que não vou ter oportunidade de reaver!

E já agora dêem uso às portas USB para além do receptor de Infravermelhos (que se percebe claramente no texto e nas imagens) e usem tb para ler conteúdos externos em armazenamento externo!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jorgesilva



Registo: 29 Mar 2010
Mensagens: 2

MensagemColocada: 29 Mar 2010 10:57    Assunto: Responder com citação

Bruno_Rosa escreveu:
Bom, ali explica o que as vezes justifico sobre a questão de não ser permitido retirar conteúdo no disco das tvbox: uma questão de direitos de autor.


O teu post confirma aquilo que eu penso: os consumidores Portugueses são pouco exigentes.

Se usares redes P2P vais ver rips de TV de muitos países, menos Portugal. Por alguma razão será.

Utilizando um caso que conheço bem, na Holanda todos os operadores de cabo e satélite permitem o uso de equipamento sem ser o do próprio operador, desde que este tenha CI (o que inclui muitas TVs). Da mesma forma, boxes de operadores como o Ziggo, além de permitirem cópia das gravações por USB, incorporam um servidor FTP acessível po cabo e wireless.

Por cá a norma é só poder usar a box do operador e nem pensar em gravar o stream! As leis por cá são mais apertadas? Os operadores por cá respeitam menos os clientes? Não sei, a minha teoria é que esta questão não tem absolutamente nada a ver com direitos de autor e tudo com o facto dos operadores quererem "prender" o cliente à sua box para vender serviços como o VOD.

Segundo a teoria dos operadores, a TDT vai ser um ninho de piratas, porque aí pode-se gravar os stream - achas que isso significa que os canais vão à falência ou vai aumentar o desemprego?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
tigerpunk



Registo: 26 Jul 2008
Mensagens: 554
Localização: Espinho

MensagemColocada: 29 Mar 2010 12:40    Assunto: Responder com citação

O caso holandês mostra a vantagem em ser pioneiro nestas coisas...
Em Portugal só podes ter box própria no caso da meo satélite e o normal na vasta maioria dos países é não haver opção no cabo/iptv...
No caso da meo e da vodafone, com o software da micro$oft, duvido que seja tecnicamente possível usar qualquer box...
Mas penso que o futuro passará por não usar box e serem os televisores a dar acesso aos diferentes serviços... Também quando tvcabo veio para Portugal havia televisores que não tinham capacidade para sintonizar tanto canal e tinha-se que usar uma espécie de "powerbox analógica"...
É claro que para os operadores essa é uma situação que não interessa até porque 5€ ainda são 5€... Evil or Very Mad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
jorgesilva



Registo: 29 Mar 2010
Mensagens: 2

MensagemColocada: 29 Mar 2010 16:18    Assunto: Responder com citação

tigerpunk escreveu:
É claro que para os operadores essa é uma situação que não interessa até porque 5€ ainda são 5€... Evil or Very Mad


Não me referi ao facto de se ter ou não uma box do operador mas sim a possibilidade dessa box poder exportar as gravações ou permitir o uso de outro equipamento (útil para quem tem muitas TVs, por exemplo). Mas nem é por aí: as boxes dos operadores estão fortemente subsidiadas e são um pesado encargo financeiro que só se amortiza ao fim de vários anos dos tais 5€/mês.

Recordo que isto são situações que têm um encargo ZERO para os operadores. Não é pelo facto de gravar (em digital) um programa da RTV ou do Porto Canal que o operador ou o canal perdem o quer que seja. Compreendo que se bloqueie gravação dos canais Premium ou certos conteúdos (filmes, bola) mas tudo o resto devia ser livre porque o pagámos, temos direitos para gravar e em lado nenhum aparece na lei "gravarás em analógico mas não em digital".
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 07 Nov 2010 15:36    Assunto: Responder com citação

Descobri a dita revista Produção Profissional #143 online aqui

Tem uma reportagem interessante sobre a infra-estrutura do Canal Economico que agora conheçemos e explica com alguns exemplos a preparação da fonte (deles e de terceiros) para envio para operadores IPTV / cabo.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 07 Nov 2010 15:41    Assunto: Responder com citação

A clix nesse teste até parece outra coisa da forma como eles dizem, só que depois no real vê-se o que se vê na velocidade da troca de canais e etc...
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET