Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Gigabit em casa (adsl/fibra)

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 01 Ago 2010 11:52    Assunto: Gigabit em casa (adsl/fibra) Responder com citação

Boas,
Estou a considerar aderir ao gigabit cá em casa, independentemente de (conseguir) aderir à fibra.
Por isso, dei uma olhadela no tópico dos comparativos de equipamentos para fibra.

Se bem compreendi o funcionamento do triple play do Clix, no ADSL chega-nos o sinal a um router do operador com 2 VCI, uma para dados e outra para tv.
Já na fibra, penso que a separação é feita pelo ONT que terá portas RJ45 para dados (PCs/Access Points) e portas para TV (STB Motorolla) além de portas RF para envio de sinal de TV analógico pelo resto da casa.
Podem confirmar-me se tenho razão?

Bom, se é assim, pretendo adquirir um router EnGenius ESR9850 com portas gigabit e WiFi b/g/n.
Infelizmente não é dual-band (2,4+5Ghz), mas a maioria dos terminais que eu tenho também só suportam 2,4Ghz.

No caso de me colocarem fibra, seria qualquer coisa como: fibra <-> ONT <-> Engenius.
Mas, e no caso do ADSL? Quem separa as VCIs é o modem do operador, certo?
Por isso, parece que teria de ficar qualquer coisa como: linha analógica <-> router Clix <-> Engenius.
Se este raciocínio está certo, o router do Clix canaliza a VCI 35 (dados) para 1 porta LAN e canaliza a VCI 38 (TV) para outra porta LAN.
Na porta LAN de dados ficaria ligado o Engenius.
Na porta LAN de TV ficaria ligada a TVbox.

Está tudo certo neste raciocínio?

Cumps.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 01 Ago 2010 11:52    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Coragon



Registo: 26 Mar 2009
Mensagens: 337

MensagemColocada: 01 Ago 2010 16:51    Assunto: Responder com citação

Sim o raciocínio esta correcto.

Em ADSL o modem do operador vai separar Net e TV, mas podes não usar o modem fornecido.

Pode ser usado outro modem que tenha as mesmas características para o serviço IPTV claro que depois ficas responsável por toda a configuração que seja necessária se existir algum problema dizem logo que é do modem que não é o fornecido, etc, etc ...
_________________


Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 01 Ago 2010 17:16    Assunto: Responder com citação

Coragon escreveu:
Sim o raciocínio esta correcto.

Em ADSL o modem do operador vai separar Net e TV, mas podes não usar o modem fornecido.

Pode ser usado outro modem que tenha as mesmas características para o serviço IPTV claro que depois ficas responsável por toda a configuração que seja necessária se existir algum problema dizem logo que é do modem que não é o fornecido, etc, etc ...


Certo.
Já tinha pensado em comprar um modem, mas o ST 585v6 trabalha razoavelmente bem (na parte de diz respeito ao acesso ADSL).
A parte de routing também não é má.
Já a parte de rádio WiFi é uma miséria.
E ultimamente tem reiniciado muitas vezes de madrugada.
Se não me montarem Fibra, fico com ele para fazer de modem ADSL.
O Engenius que faça o DialUp PPPoE.
Obrigado pelo esclarecimento.
Cumps.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET