Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Novo operador de fibra encerra por falta de investimento

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Lusitano
Administrador
Administrador


Registo: 21 Set 2005
Mensagens: 6133
Localização: Faro

MensagemColocada: 21 Jul 2010 21:13    Assunto: Novo operador de fibra encerra por falta de investimento Responder com citação

No início do ano, a entrada da CoRed no protocolo para Redes de Nova Geração, assinado entre o Governo e vários operadores de telecomunicações gerou alguma estranheza pela novidade. Mas o operador que se queria lançar na Fibra Óptica acabou por não resistir à falta de investimento e está em processo de encerramento, confirmou ao TeK Fernando Simões, administrador da CoRed.

Criada em Braga em 2006, na altura sob a denominação ViaQuanta, o projecto da CoRed ambicionava fazer chegar a banda larga de 100 megas a 1,5 milhões de lares até ao final do ano de 2009. O investimento definido elevava-se a 20 milhões de euros - 600 milhões de euros nos próximos seis anos - e estava calendarizado um projecto-piloto, que se realizou com sucesso, garante a mesma fonte.

"A CORED promoveu um projecto-piloto para demonstração, validação da tecnologia e validação de mercado, com a intenção de permitir o surgimento de um novo operador de comunicações, muito diferente dos outros em termos tecnológicos e comerciais", explica Fernando Simões. Dez meses depois de lançado, e dado que nunca teve uma operação comercial, a CoRed decidiu terminar este projecto, reduzindo despesas.

A oferta delineada no site da empresa era apelativa e competitiva face a outros operadores: Internet a 150 Mbps por 42,5 euros por mês, 100 Mbps por 28,8 euros e 50 Mbps por 14,5 euros por mês. Valores mais baixos do que os da Zon, PT e Clix, mas que não incluíam telefone nem Televisão.

Mas para além da proposta comercial - que assentava no objectivo de trazer mais valor ao utilizador em todos os sectores, através de uma rede muito avançada de comunicações, apta a prestar serviços de nova geração, sem restrições - a ideia era integrar na rede, a custo próximo de zero, entidades como hospitais, centros de saúde, escolas, municípios e empresas, permitindo que em torno das mesmas se concretizassem serviços com capilaridade.

Perante o encerramento da empresa Fernando Simões não esconde que "a CORED não poderá durar eternamente se não houver intenção de investir no projecto, e por isso decidiu-se encerrar a empresa no final de Maio deste ano".

O investidor anterior tinha-se comprometido com a continuidade do projecto, mas, alegando dificuldades financeiras, decidiu retirar-se abruptamente. "Nessa altura ficámos à deriva, pois estávamos a preparar o surgimento de um novo operador, e não era uma simples operação de demonstração", detalha o administrador da empresa.

Primeiro os empreendedores ainda consideraram que "seria simples substituir o investidor por outras entidades, dado o enorme valor do projecto", mas a realidade crua permitiu-lhes verificar "que não existe, ou está-nos vetado, o acesso a meios financeiros por parte de capitais de risco e outras entidades de investimento".

A conjuntura económica pode ser uma das "culpadas" da situação, mas o administrador da CoRed admite que há outros factores de influência. "Não é um problema de valor do projecto, que foi até premiado na Alemanha, e teve convites de outros países da EU para ser lá desenvolvido. É talvez um problema do país, que não consegue promover a competitividade, e isto explica porque somos muito maus a exportar".

Fernando Simões defende que "cada vez que um projecto destes não se consegue impor, o país fica mais pobre. O que é aflitivo é que ninguém se parece importar, incluindo aqueles que têm essa missão".

Especulando, o empresário admite que é provável que haja interesses que influenciam e impedem que a competitividade seja efectiva. "O que não aceito é que o país gaste recursos a promover inovação (o projecto CORED foi promovido pelo programa NEOTEC), que as pessoas percam o seu tempo e muitos recursos próprios a desenvolver um projecto, e depois os decisores de mercado decidam coloca-lo na gaveta, alegando motivos que, sinceramente, deixam muito a desejar. Acho que alguém anda a enganar alguém", sublinha. E mostra-se já arrependido de não ter aceite o desenvolvimento do projecto fora de Portugal.

Pelo meio do desalento está a história da tentativa frustrada de concorrer às licenças de Redes de Nova Geração em zonas rurais. Desde a falta de informação fornecida pelos municípios sobre o ambiente macroeconómico à dificuldade de recolher informações técnicas, nomeadamente cadastros, ao atraso de 15 minutos na entrega da proposta, que não foi aceite.

Mesmo desvalorizando o incidente, Fernando Simões diz que "a principal razão de queixa vai para o benefício evidente de quem está há muito tempo no mercado. Era uma proposta inquinada à partida", e espera que "em próximas ocasiões, alguém se digne fazer o trabalho de casa…".

Apesar de tudo Fernando Simões considera que "foi cumprido o primeiro objectivo, demonstrar mercado e tecnologia". E por isso o projecto é para manter, mesmo com o fecho da CoRed - marca que deu corpo à sua divulgação e demonstração - e ainda se pensa na expansão nacional e na internacionalização.

"O que encerra é a empresa, o projecto continua, e agora reforçado pela demonstração técnica e pelo potencial de mercado que pode ser medido, e beneficia até de um maior conhecimento por parte dos potenciais clientes", justifica.

O trabalho de divulgação também não vai parar. "Temos cada vez mais casos de mercado, apenas esperamos pelo financiamento. Estou convicto que acabará por acontecer, provavelmente fora do país", admite.

http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/novo_operador_de_fibra_encerra_por_falta_de_i_1079687.html
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 21 Jul 2010 21:13    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Phantasia



Registo: 16 Jun 2007
Mensagens: 160

MensagemColocada: 21 Jul 2010 21:23    Assunto: Responder com citação

É uma pena... Perde-se um concorrente, perdem-se as lutas em que vemos operadores a regatear com preços sempre similares e com ofertas practicamente semelhantes em que apenas temos como factor de decisão final, cobertura, cor da camisola e em alguns casos TS ou não TS.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 21 Jul 2010 21:39    Assunto: Responder com citação

É um dia de tristeza para mim porque estava em fase de espera já com pré-inscrição, só que a cobertura ainda faltava...... Crying or Very sad

Enfim operadores como estes é que deviam ser incentivados a entrar no mercado e não financiar "PT´s" que já cheira mal com tanto anuncio. Mad
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Lusitano
Administrador
Administrador


Registo: 21 Set 2005
Mensagens: 6133
Localização: Faro

MensagemColocada: 21 Jul 2010 21:42    Assunto: Responder com citação

Já era de esperar que isso acontecesse, com aqueles preços, aquelas velocidades e aquelas condições é economicamente inviável.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 21 Jul 2010 21:56    Assunto: Responder com citação

Depois de toda aquela polémica que este operador gerou num tópico no ex-techzone (actualmente zwame) só me tenho um comentário: Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 21 Jul 2010 22:27    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
Depois de toda aquela polémica que este operador gerou num tópico no ex-techzone (actualmente zwame) só me tenho um comentário: Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


x2, parvo era quem ainda acreditava que isto ia fazer frente ás grandes ...

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
pmlc



Registo: 14 Set 2007
Mensagens: 603

MensagemColocada: 22 Jul 2010 00:41    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
Depois de toda aquela polémica que este operador gerou num tópico no ex-techzone (actualmente zwame) só me tenho um comentário: Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


Exacto
A resposta deles (Cored) era um prazo sempre de 6 meses estamos aí (nem que perguntasses quando iam ter o serviço ali num monte alentejano)
Estava na cara que era um projecto sem futuro!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Blue Zee



Registo: 19 Nov 2006
Mensagens: 881
Localização: Maia

MensagemColocada: 23 Jul 2010 15:46    Assunto: Responder com citação

Ainda não percebi muito bem se foi utopia ou pura estupidez.
_________________
Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

Encyclopaedia Universalis Internautica
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 23 Jul 2010 20:05    Assunto: Responder com citação

Está a colocar a fasquia muito alta ao achar que o projecto terá financiamento fora do pais.
Não acho que ele esteja a julgar o páis, mas não consigo perceber então o que quis dizer. Será que lá fora não haja maior asfixia? Think
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET