Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Lusitano Administrador

Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 16 Mar 2010 12:12 Assunto: Fibra óptica afecta a rentabilidade das operadoras |
|
|
Embora seja visto como uma aposta de futuro, o investimento em fibra óptica está a penalizar a rentabilidade das operadoras portuguesas que já terão perdido 620 milhões nos lucros. As contas são do Diário Económico e referem-se aos resultados entre 2005 e 2009, periodo em que o EBITDA da PT, Zon e Sonaecom passou de 864,1 milhões de euros para 243 milhões de euros.
A queda no indicador de rentabilidade deve-se, em grande parte, ao investimento em redes de nova geração, com a instalação de fibra óptica na PT e Sonaecom, ou a modernização do cabo na Zon que também aposta na instalação de fibra em algumas zonas.
A questão do retorno do investimento, que tem sido largamente debatida, é novamente levantada pelo jornal, com analistas a avançarem que só nas zonas urbanas e sub-urbanas este irá levar entre 4 a 8 anos.
Citando um gestor de uma empresa do sector, não identificado, o jornal adianta ainda que nas zonas urbanas o custo médio para levar fibra a cada casa é de mil euros, sendo que metade corresponde a despesas com equipamentos, instalação e custos comerciais.
Estas contas não estão muito longe dos números avançados por Zeinal Bava no Congresso da APDC em 2008, quando o presidente da PT disse que levar fibra a casa do cliente terá um preço médio de 800 euros, sendo 2/3 deste investimento realizado desde “a coluna montante até casa do cliente”.
http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/fibra_optica_afecta_a_rentabilidade_das_opera_1052787.html |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 16 Mar 2010 12:12 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
kincas
Registo: 17 Nov 2008 Mensagens: 264
|
Colocada: 16 Mar 2010 12:43 Assunto: |
|
|
E onde está a referencia aos apoios monetários que recebem para essa instalação?
Não encontrei?
Porquê? |
|
Voltar acima |
|
 |
masterbyte

Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
Colocada: 16 Mar 2010 18:17 Assunto: |
|
|
kincas escreveu: | E onde está a referencia aos apoios monetários que recebem para essa instalação?
Não encontrei?
Porquê? |
quem não chora não mama...  |
|
Voltar acima |
|
 |
MLVtecpt
Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 37
|
Colocada: 16 Mar 2010 20:59 Assunto: Re: Fibra óptica afecta a rentabilidade das operadoras |
|
|
Lusitano escreveu: | A questão do retorno do investimento, que tem sido largamente debatida, é novamente levantada pelo jornal, com analistas a avançarem que só nas zonas urbanas e sub-urbanas este irá levar entre 4 a 8 anos.
|
Recuperação do investimento a 4 anos é considerado mau?!?
Se calhar queriam recuperar o investimento no mês seguinte ao do inicio do serviço...  _________________ Detalhe em www.carpremium.net
DETAIL4ALL->Detalhamos automóveis. PM para mais info! |
|
Voltar acima |
|
 |
lemene

Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 17 Mar 2010 00:07 Assunto: |
|
|
Cada casa se pagar €1000 / 18 meses =~ €55,5 fica mais que paga a instalação fibra ao preço actual dos pacotes.
Está ali tudo escrito, as palavras "investimento", "lucro" e "rentabilidade" não significam apenas despesa.
Podemos deduzir os 4 a 8 anos, é para obter uma margem entre 2x a 5,3x o valor da despesa.
Mas pronto, lá estou eu a ser mauzinho.
Mais, a rentabilidade é medida pelos accionistas, é daí que vem esta palavra.
Mais mazinho não podia o país é que anda para trás, sim sim. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
 |
Lusitano Administrador

|
Colocada: 17 Mar 2010 13:22 Assunto: |
|
|
Então e a despesa das casas que têm a fibra à porta e não aderem? Por exemplo aqui no meu prédio meteram fibra, mas a maioria dos habitantes não é cliente fibra. Tiveram que andar a passar fibra pelas condutas para 2 ou 3 pessoas. |
|
Voltar acima |
|
 |
clixturbo
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 300 Localização: Porto
|
Colocada: 17 Mar 2010 13:38 Assunto: |
|
|
Não aderem porque ainda está cara e não está devidamente propagandeada, e depois com raspas de fibra mais vale continuar com ADSL |
|
Voltar acima |
|
 |
masterbyte

|
Colocada: 17 Mar 2010 18:20 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | Então e a despesa das casas que têm a fibra à porta e não aderem? Por exemplo aqui no meu prédio meteram fibra, mas a maioria dos habitantes não é cliente fibra. Tiveram que andar a passar fibra pelas condutas para 2 ou 3 pessoas. |
eu tenho fibra à porta e não aderi... |
|
Voltar acima |
|
 |
Lusitano Administrador

|
Colocada: 17 Mar 2010 23:34 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | Lusitano escreveu: | Então e a despesa das casas que têm a fibra à porta e não aderem? Por exemplo aqui no meu prédio meteram fibra, mas a maioria dos habitantes não é cliente fibra. Tiveram que andar a passar fibra pelas condutas para 2 ou 3 pessoas. |
Nem eu. |
|
Voltar acima |
|
 |
tigerpunk
Registo: 26 Jul 2008 Mensagens: 554 Localização: Espinho
|
Colocada: 18 Mar 2010 00:25 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | masterbyte escreveu: | Lusitano escreveu: | Então e a despesa das casas que têm a fibra à porta e não aderem? Por exemplo aqui no meu prédio meteram fibra, mas a maioria dos habitantes não é cliente fibra. Tiveram que andar a passar fibra pelas condutas para 2 ou 3 pessoas. |
Nem eu. |
No meu prédio já enfiaram a FO nas tubagens no final de Agosto e até agora não voltaram a dar noticias... Mas infelizmente não foi a clix... Que a propósito, necessita de dar ao cliente a opção de construir o seu próprio pacote ou de, pelo menos, dar mais opções de pacotes... |
|
Voltar acima |
|
 |
masterbyte

|
Colocada: 18 Mar 2010 16:25 Assunto: |
|
|
o marketing ma meo veio chatear as pessoas às 10 da noite... obviamente levou com a porta na cara de toda a gente...
na minha urbanização ninguém aderiu à fibra...  |
|
Voltar acima |
|
 |
kincas
Registo: 17 Nov 2008 Mensagens: 264
|
|
Voltar acima |
|
 |
xexebanana
Registo: 10 Mar 2008 Mensagens: 570
|
Colocada: 24 Mar 2010 13:57 Assunto: |
|
|
Se alguem esta preocupado com a rentabilidade das operadoras na fibra, peçam para vos aumentar o preço do serviço.....
Se o negocio não fosse rentavel ninguem o teria lançado.....
Acho que este forum se destina a consumidores, e não a fornecedores, portanto deveria-se focalizar mais em defender e potenciar os interesses de todos nos, consumidores finais.
As operadoras se estiverem mal, sabem muito bem como se safarem, nao precisam de virem chorar-se para Foruns. |
|
Voltar acima |
|
 |
tigerpunk
Registo: 26 Jul 2008 Mensagens: 554 Localização: Espinho
|
Colocada: 24 Mar 2010 14:06 Assunto: |
|
|
Os subsídios do governo/europeus só se aplicam para zonas "rurais" em que a fibra teoricamente não seria rentável... Nas zonas que já têm fibra esta será rentável a médio/longo prazo e foi instalada a expensas das operadoras, o que afectará as contas das mesmas neste e nos próximos anos...
Esta secção serve para colocar noticias referentes a tecnologia, independentemente de quem beneficiam... E o fórum destina-se a consumidores, mas pelo que tenho lido foi criado para esses consumidores trocarem ideias e experiências e não para funcionar como associação de defesa dos mesmos, embora quem deseje criar uma petição ou outra iniciativa de pressão junto da clix poderá a divulgar neste fórum e recolher sugestões para a melhorar, como já aconteceu anteriormente... |
|
Voltar acima |
|
 |
Bruno_a_r_d

Registo: 28 Mar 2009 Mensagens: 177 Localização: Portugal
|
Colocada: 25 Mar 2010 16:22 Assunto: |
|
|
Já trabalhei no ramo, e na realidade quem perde dinheiro é o cliente final, só vos digo isto, uma fusão de fibra é comprada por uma empresa por cerca de 1€ empressa essa que recebeu a encomenda por parte do fornecedor de serviço(PT,SONAE, Outros), mas que ainda vai dar o trabalho a uma segunda empressa, para a passar a fibra e fazer a fusão da mesma fibra, essa fusão é vendida à empresa que presta o serviço por 22€ o que julgam?
Existem muita gente a ganhar dinheiro com a fibra e os prestadores seram os proximos. |
|
Voltar acima |
|
 |
|