Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

DEsenho de Rede internet / TV

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
calvas



Registo: 13 Ago 2006
Mensagens: 90

MensagemColocada: 19 Fev 2010 02:39    Assunto: DEsenho de Rede internet / TV Responder com citação

Vou fazer uma pergunta sobre o desenho de REDE.

neste momento a minha dúvida é, se é possivel com um único cabo de rede passar TV e Internet. Ou seja...

NEste momento a minha Rede está desenhada assim

3 Portas ocupadas no ONT duas delas pelas BOX's de TV
Uma box, ligada por RJ45, está na sala, longe do ONT.
Mas como os tubos por onde passa o Cobre nao suporta mais cabos, a minha questão é se existe alguma forma, mesmo que recorrendo a Switchs Extras de a ligação RJ45 que vai para a sala poder ser utilizada para algo mais que somente para TV, já que tenho lá a PS3 que me dava jeito ligar por RJ45 e nao por WIFI.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 19 Fev 2010 02:39    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
crazyshrink



Registo: 06 Mai 2007
Mensagens: 130
Localização: Lx

MensagemColocada: 19 Fev 2010 02:44    Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV Responder com citação

calvas escreveu:
Vou fazer uma pergunta sobre o desenho de REDE.

neste momento a minha dúvida é, se é possivel com um único cabo de rede passar TV e Internet. Ou seja...

NEste momento a minha Rede está desenhada assim

3 Portas ocupadas no ONT duas delas pelas BOX's de TV
Uma box, ligada por RJ45, está na sala, longe do ONT.
Mas como os tubos por onde passa o Cobre nao suporta mais cabos, a minha questão é se existe alguma forma, mesmo que recorrendo a Switchs Extras de a ligação RJ45 que vai para a sala poder ser utilizada para algo mais que somente para TV, já que tenho lá a PS3 que me dava jeito ligar por RJ45 e nao por WIFI.


Tenho o mesmo problma e a resposta é não antes de ter fibra dava pa ter net e tv atraves do switch na sala agr com o ont a porta que tem tv nao da pa ter net ao mesmo tempo, a ps3 so por wifi.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
calvas



Registo: 13 Ago 2006
Mensagens: 90

MensagemColocada: 19 Fev 2010 02:54    Assunto: Responder com citação

hum, nem com endereçamento de mac adress e switches? usando apenas o cabo como transporte de dados?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 19 Fev 2010 10:12    Assunto: Responder com citação

Ser ou não ser possível passar tudo num só cabo nem é a questão principal.
Existem à venda adaptadores de 2xRJ45->1xRJ45.
Com 2 adaptadores destes e com um cabo comprido a passar dentro das paredes consegues transportar o equivalente a 2 cabos de rede.
O problema é que estes adaptadores só garantem até 20Mbps+20Mbps.
Na teoria até funciona, o problema são as consequentes correcções de erro que têm que ser feitas, sabendo-se que o IPTV não as faz.
Isso quer dizer que ficas a ver TV aos soluços e com a Net extremamente intermitente.

Eu ainda não tenho fibra (só ADSL) e já estou a equacionar abrir roços nos sítios onde passam as tubagens para tirar os cabos e os tubos que lá estão e colocar tubos novos com maior secção que permitam passar vários cabos UTP e de CATV.
Assim resolvo o problema de uma vez por todas.
Quem tem casas já com alguns anos devia pensar no mesmo e quem compra casas novas devia garantir que as mesmas já estão preparadas com tubagem adequada para passar vários cabos para cada assoalhada.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 19 Fev 2010 10:17    Assunto: Responder com citação

Eu para solucionar o problema nop meu caso em ADSL fui comprar uns PLC de propósito para o pc na sala, mas podia ter através de um switch ligado ao PLC da CLIX. Só que as boxs começam a ter problemas de incompatibilidade como, demorarem mais tempo a ligar do que o normal..... Rolling Eyes

O que podem fazer é tirar a "cabeça" do cabo RJ45 em ambos os lados, e dividir dois fios para as tvs e colocar ou través nova "cabeça" e os outros dois fios para internet em ambos os lados....Acho que fizeram isso nalguns clientes de maneira a solucionar esse problema, para quem o wireless não chega em condições. Mas lá está depende dos técnicos que lá vão fazer o serviço e do cliente pedir na altura da instalação.. Wink
Aqui fica um site: http://www.aferreira.netvisao.pt/Truques/NET_RJ45.htm

Citação:
Eu ainda não tenho fibra (só ADSL) e já estou a equacionar abrir roços nos sítios onde passam as tubagens para tirar os cabos e os tubos que lá estão e colocar tubos novos com maior secção que permitam passar vários cabos UTP e de CATV.
Assim resolvo o problema de uma vez por todas.
Quem tem casas já com alguns anos devia pensar no mesmo e quem compra casas novas devia garantir que as mesmas já estão preparadas com tubagem adequada para passar vários cabos para cada assoalhada.

Eu também andei a pensar nisso e ainda tou a ponderar, quando houver a fibra da clix disponível também se calhar vou abrir uma fissura para colocar tubagens....e assim fica tudo direitinho bastando ter o ont na entrada da casa.
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 19 Fev 2010 14:22    Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV Responder com citação

calvas escreveu:
Vou fazer uma pergunta sobre o desenho de REDE.

neste momento a minha dúvida é, se é possivel com um único cabo de rede passar TV e Internet. Ou seja...

NEste momento a minha Rede está desenhada assim

3 Portas ocupadas no ONT duas delas pelas BOX's de TV
Uma box, ligada por RJ45, está na sala, longe do ONT.
Mas como os tubos por onde passa o Cobre nao suporta mais cabos, a minha questão é se existe alguma forma, mesmo que recorrendo a Switchs Extras de a ligação RJ45 que vai para a sala poder ser utilizada para algo mais que somente para TV, já que tenho lá a PS3 que me dava jeito ligar por RJ45 e nao por WIFI.


Tenho a solução para ti que me propuseram a mim quando instalei fibra em casa:

- divides um cabo RJ45 (que possui 4 pares de fios de cobre) em dois ou seja, 2 pares para TV e 2 pares para net. Isto foi-me proposto pelos técnicos do Clix Fibra que andaram a passar os fios pela casa pq tinha o mesmo problema q tu e eles disseram q não existia qq problema na net nem na TV, q já tinham feito isso em várias casas.
- como acabei por não necessitar de o fazer, não te posso dar a minha exp.
- a técnica: no sítio de ligação ao ONT o cabo é dividido tb em 2 pares + 2 pares e cada conjunto liga (através de uma ficha RJ45 própria) a uma porta individual do ONT. No outro extremo (o da box e computador) a mesma coisa. Quanto à separação dos pares e ligação nas fichas não te sei dizer.
- asseguraram-me q um cabo cat 5e atinge deste modo os 100Mbps, mais do que isso não, mas como disse não posso assegurar.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 19 Fev 2010 16:03    Assunto: Responder com citação

Dá para desenrascar com uma ligação a usar o 1+2 e o 3+6 e a outra a usar o 7+8 e o 4+5.
Mas desde já te aviso que a modularidade do sinal vai ser afectada e que podes ter excesso de erros nas ligações o que irá afectar directamente a TV pois trata-se de streaming em realtime ao contrário da navegação web.
Desenrasca mas fica a anos luz de 2 cabos UTP Confused.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
madmario



Registo: 21 Set 2007
Mensagens: 49

MensagemColocada: 19 Fev 2010 21:53    Assunto: Responder com citação

Uma outra solução, apesar de mais dispendiosa, será usarem cablagem de fibra para a vossa rede interna. É muito mais fina que um cabo de rede.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Xinadas



Registo: 12 Dez 2009
Mensagens: 143

MensagemColocada: 19 Fev 2010 23:40    Assunto: Responder com citação

madmario escreveu:
Uma outra solução, apesar de mais dispendiosa, será usarem cablagem de fibra para a vossa rede interna. É muito mais fina que um cabo de rede.


lol ya e quem e que te instala isso?
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Xinadas



Registo: 12 Dez 2009
Mensagens: 143

MensagemColocada: 19 Fev 2010 23:44    Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV Responder com citação

calvas escreveu:
Vou fazer uma pergunta sobre o desenho de REDE.

neste momento a minha dúvida é, se é possivel com um único cabo de rede passar TV e Internet. Ou seja...

NEste momento a minha Rede está desenhada assim

3 Portas ocupadas no ONT duas delas pelas BOX's de TV
Uma box, ligada por RJ45, está na sala, longe do ONT.
Mas como os tubos por onde passa o Cobre nao suporta mais cabos, a minha questão é se existe alguma forma, mesmo que recorrendo a Switchs Extras de a ligação RJ45 que vai para a sala poder ser utilizada para algo mais que somente para TV, já que tenho lá a PS3 que me dava jeito ligar por RJ45 e nao por WIFI.


ok eu se fosse a ti fazia o mais simples do mundo..

3 cabos ligados... deduzo entao que tenhas 1ª das portas de net livre na ONT porque disses te que as portas de tv estao ocupadas com 2 box's e tens mais uma fixa deve ser do PC ou do router... arranjar um cabo UTP ou STP ligas na porta livre e passas o cabo pelas portas e tudo mais, esquece os PLC's e dividir cabos porque isso nao vai funcionar os VCI e VPI da Tv sao diferentes da net e vais estar a cortar o cabo para cravar duas fixas em cada ponta do cabo? 4 pares para a tv e 4 pares para a net? epa esquece vai ficar uma granda borrada... passa o cabo e tens o problema tratado
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
calvas



Registo: 13 Ago 2006
Mensagens: 90

MensagemColocada: 19 Fev 2010 23:54    Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV Responder com citação

Xinadas escreveu:


ok eu se fosse a ti fazia o mais simples do mundo..

3 cabos ligados... deduzo entao que tenhas 1ª das portas de net livre na ONT porque disses te que as portas de tv estao ocupadas com 2 box's e tens mais uma fixa deve ser do PC ou do router... arranjar um cabo UTP ou STP ligas na porta livre e passas o cabo pelas portas e tudo mais, esquece os PLC's e dividir cabos porque isso nao vai funcionar os VCI e VPI da Tv sao diferentes da net e vais estar a cortar o cabo para cravar duas fixas em cada ponta do cabo? 4 pares para a tv e 4 pares para a net? epa esquece vai ficar uma granda borrada... passa o cabo e tens o problema tratado


Bem esta não é bem uma opção.
A verdade é que a minha duvida é..

Se tiver um Switch em cada ponta do cabo, e sabendo nos que os switchs são compativeis com 2 redes diferentes no mm aparelho ( visto nao actuarem na terceira layer do modelo OSI) se existe alguma incompatibilidade de protocolos relativamente à televisão.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 20 Fev 2010 11:43    Assunto: Responder com citação

Não há qualquer espécie de incompatibilidade de protocolos, até porque se os switchs que tens são L2 não há qualquer tratamento de protocolos.
O problema é a simultaneidade dos serviços/sessões.
Se estiveres a usar inúmeras sessões de um qualquer programa de torrents em simultâneo com a visualização de um canal HD, prepara-te para stuttering e macroblocks com fartura.
É que se não usares um qualquer mecanismo de QoS (ou pelo menos de queuing dando prioridade à queue de IPTV) e com a quantidade de fragmentação do link que as várias sessões de torrent provocam, o IPTV vai acabar por estar sempre a perder sincronismo e dado que não é tratado e chega a tua casa em realtime vai sofrer um pouco.
O mesmo acontece com VoIP mas num nível inferior dado que a transmissão de pacotes numa única chamada de VoIP é menor do que em IPTV.
Mas se a ideia é navegar e ver TV, não me parece que vás ter grandes problemas.
Já fiz isso cá em casa e se bem que não aconselho pelos motivos que já invoquei, parece-me que vais conseguir viver com isso.
E se já tens os equipamentos, não há nada como experimentares Wink.


Editado pela última vez por john3voltas em 21 Fev 2010 10:33, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
calvas



Registo: 13 Ago 2006
Mensagens: 90

MensagemColocada: 21 Fev 2010 04:37    Assunto: Responder com citação

Obrigado... na verdade nao e suposto usar torrents. era para usar a PS3 para aceder a conteudos media...
e uma vez que a ps3 estara a ser usada na mm tv que a clixtv... se uso uma nao uso a outra, o que fara o QoS desnecessario : )
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET