Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Formatos Imagem: TV, BOX, e não só
Visitar página 1, 2  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 23 Jul 2009 00:03    Assunto: Formatos Imagem: TV, BOX, e não só Responder com citação

A questão sobre o formato TV tem surgido volta e meia e um pouco espalhado por diversos tópicos e muito focado no modo de a configurar na STB (Box).

Ao fazer uma revisão pelas TVs cá em casa corrigi o setting de um leitor DVD e porque não partilhar mais detalhe sobre duas questões de fundo que todos conhecemos:

1. Procuramos um formato para os diversos conteúdos, DVDs, BD (Blu-ray Disk) e canais TV.
2. O formato muda consoante a TV, os leitores de DVD e BD, ou simples escolha.

Usei um CRT (Sanyo) e um LCD (Samsung 40") ligados à box por SCART e HDMI respectivamente para efectuar estes testes.

O formato TV a definir na STB poderá ficar fixa para todos os conteúdos.
Aceder MENU principal -> Configurações -> Formato do Ecrã:
Wide Screen (16:9) -> LCD/Plasmas, as imagens 4:3 ficam distorcidas.
Pillarbox (16:9) -> -> LCD/PLasmas, ajusta programas do formato 4:3 com melhor area ocupada e barras laterais [||], encolhe os formatos 1.85:1 e 2.35:1. Fullscreen nos canais HD e windowboxing nos restantes programas.
Pan and Scan (4:3) -> CRTs, perda ligeira de imagem e barras laterais[||]
Letterbox(4:3) -> CRTs, perda ligeira de imagem lateral, imagens widescreen com barras horizontais [=]


O formato a escolher na TV para ser o mais fiel possível à imagem original será variável consoante vemos TV, DVD ou BD.
Deverá ser compatível com os formatos da STB e leitores DVD, BD.

Nos LCD/Plasmas é comum a escolha de base do formato ser o aspect ratio 16:9 (1.78:1).
Para ver DVDs e BDs com aspect ratio 2.4:1, 2.35:1 ou 1.85:1 podemos optar por um ZOOM para diminuir o Letterbox, que é inevitável com 16:9, e tentar não distorcer ou perder as legendas ou topo.
O aspect ratio menor terá um efeito letterbox mais pequeno.
Alguns DVDs e BDs avisam na capa que origina letterbox com indicação 16:9 LB, e outros avisam que o filme por ser antigo é passado com 4:3.

Ainda há programas transmitidos com o apsect ratio 4:3 = (1.33:1).
Alguns programas são mostrados com windowboxing [|=|], com legendas e o símbolo no interior ou exterior, o ZOOM ou 16:9 funcionam um pouco melhor nestes.

Podemos optar pelos formatos 16:9 ou 4:3 consoante gostamos ou não de distorções (achatados e gordos).
Recorrendo ao STB da Clix temos recentemente a opção pillarbox (16:9) com as vantagens referidas em especial quando o formato TV escolhido é 16:9.


Nos CRTs devemos escolher 4:3 (1.33:1)
Vizualizar imagens com alguns aspect ratios widescreens com P&S é perder até cerca de 45% do original, e ver em letterbox requer um grande monitor para ver alguma coisa de jeito.
Os programas TV perdem ligeiramente a imagem nas laterais.


Settings do formato Video nos leitores DVD, BD
Foi num LCD LG cá em casa que notei windowboxing vendo DVDs 2.40:1, 2.35:1 e 1.85:1 e a unica opção na TV eram os formatos 4:3 ou 16:9.
O efeito no LG foi minimizado alterando o setup do leitor DVD para 16:9 em opção ao 4:3 LB.
O outro LCD SAMSUNG oferece melhores mais opções, o ZOOM.


Aceita-se correcções e comentários?
Obrigado.

Edit: Como alterar o Formato no novo interface da box.
Edit: Colocado o recente formato pillarbox da STB.
Edit: Test com CRT e LCD e efeito pillarbox com 3 formatos visiveis 4:3, windowboxing, HD
Edit: Esclarecer melhor como mudamos o Formato TV na box.
Edit: Não é quase tudo em 4:3. Já há bastantes emissões no formato 16:9.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh


Editado pela última vez por lemene em 01 Mar 2010 22:23, num total de 10 vezes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
AdSense






MensagemColocada: 23 Jul 2009 00:03    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 24 Jul 2009 17:10    Assunto: Responder com citação

Interessante.

Há uma opção que eu gostava de ter na box da Clix que há no Meo: letterboxing em 16:9. Isto é, para ver canais 4:3 em 16:9, gostaria de ter letterboxing. Isto faz todo o sentido na saída HDMI que é, por definição 16:9, logo tem que ser a box a inserir as barras pretas.

Acho que vou abrir uma garrafa de champanhe quando tiver isto Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
piamon



Registo: 19 Dez 2007
Mensagens: 112

MensagemColocada: 24 Jul 2009 17:15    Assunto: Responder com citação

nop56773 escreveu:
Interessante.

Há uma opção que eu gostava de ter na box da Clix que há no Meo: letterboxing em 16:9. Isto é, para ver canais 4:3 em 16:9, gostaria de ter letterboxing. Isto faz todo o sentido na saída HDMI que é, por definição 16:9, logo tem que ser a box a inserir as barras pretas.

Acho que vou abrir uma garrafa de champanhe quando tiver isto Smile


Tens lá o pillarboxing, que é isso. (barras pretas de lado quando o canal é 4:3)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
carrots99



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 165
Localização: Cacém

MensagemColocada: 24 Jul 2009 17:29    Assunto: Responder com citação

Essa do pillarbox não existia como opção...isso é novo...
_________________
PSN Gamercards
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
piamon



Registo: 19 Dez 2007
Mensagens: 112

MensagemColocada: 24 Jul 2009 17:31    Assunto: Responder com citação

carrots99 escreveu:
Essa do pillarbox não existia como opção...isso é novo...


Reparei nela anteontem depois do post do lemene, mas não sei há quanto tempo lá está.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 24 Jul 2009 22:35    Assunto: Responder com citação

piamon escreveu:
carrots99 escreveu:
Essa do pillarbox não existia como opção...isso é novo...


Reparei nela anteontem depois do post do lemene, mas não sei há quanto tempo lá está.


É recente e adicionado ao STB depois do meu post.
Já editei e neste momento é o formato que escolhi, os programas 4:3 são mostrados sem distorções e os formatos widescreen tipo Nat Geo HD são cheios (full widescreen).

obrigado.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 25 Jul 2009 17:31    Assunto: Responder com citação

A mim não faz a mínima diferença entre um modo e o outro Confused
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
carrots99



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 165
Localização: Cacém

MensagemColocada: 25 Jul 2009 18:10    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
A mim não faz a mínima diferença entre um modo e o outro Confused

...talvez porque tal como a mim, da primeira vez, para que fizesse efeito a nova opção, houve necessidade de fazer reboot à box!?
_________________
PSN Gamercards
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 26 Jul 2009 15:11    Assunto: Responder com citação

carrots99 escreveu:
Dracula escreveu:
A mim não faz a mínima diferença entre um modo e o outro Confused

...talvez porque tal como a mim, da primeira vez, para que fizesse efeito a nova opção, houve necessidade de fazer reboot à box!?


sim, teve de ser isso..mas o modo pilarbox não serve para nada..fico a ver tv dentro de um quadrado preto... Rolling Eyes
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
kincas



Registo: 17 Nov 2008
Mensagens: 264

MensagemColocada: 27 Jul 2009 08:50    Assunto: Re: Formato TV na STB e não só. Responder com citação

lemene escreveu:
A questão sobre o formato TV tem surgido volta e meia e um pouco espalhado por diversos tópicos e muito focado no modo de a configurar na STB.

Ao fazer uma revisão pelas TVs cá em casa corrigi o setting de um leitor DVD e porque não partilhar mais detalhe sobre duas questões de fundo que todos conhecemos:

1. Procuramos um formato para os diversos conteúdos, DVDs, BDs e canais TV.
2. O formato muda consoante a TV, os leitores de DVD e BD, ou simples escolha.


O formato TV a definir na STB poderá ficar fixa para todos os conteúdos.
Vamos ao portal, minha conta, Formato TV:
Wide Screen (16:9) -> LCD/Plasmas
Pillarbox (16:9) -> -> LCD/PLasmas, ajusta imagens no formato 4:3 com barras laterais [||], ou encolhe os formatos 1.85:1 e 2.35:1
Pan and Scan (4:3) -> CRTs, perda de imagem pelo corte de laterais[||]
Letterbox(4:3) -> CRTs, sem perda de imagem com barras verticais [=]


Já o formato a escolher na TV para ser o mais fiel possível à imagem original será variável consoante vemos TV, DVD ou BD.

Nos LCD/Plasmas é comum a escolha de base ser o aspect ratio 16:9 (1.78:1).
Para ver DVDs e BDs com aspect ratio 2.4:1, 2.35:1 ou 1.85:1 podemos optar por um ZOOM para diminuir o Letterbox, que é inevitável com 16:9, e tentar não distorcer ou perder as legendas ou topo.
O aspect ratio menor terá um efeito letterbox mais pequeno.
Alguns DVDs e BDs avisam na capa que origina letterbox com indicação 16:9 LB, e outros avisam que o filme por ser antigo é passado com 4:3.

Quase todos os programas dos canais TV são transmitidos com o apsect ratio 4:3 = (1.33:1).
E podemos optar 16:9 ou 4:3 consoante gostamos ou não de distorções (achatados e gordos).
Alguns programas são mostrados com windowboxing [|=|], com legendas e o simbolo no interior ou exterior, o ZOOM ou 16:9 funcionam um pouco melhor nestes.

No STB da Clix temos recentemente a opção pillarbox (16:9) que permite ajustar o formato 4:3 original e colocando barras laterais, ou encolher os formatos 1.85:1 e 2.35:1.


Nos CRTs devemos escolher 4:3 (1.33:1)
Vizualizar imagens com aspect ratios widescreens com P&S é perder cerca de 45% do original, e ver em letterbox requer um grande monitor para ver alguma coisa.


Settings do formato Video nos leitores DVD, BD.
Foi num LCD LG cá em casa que notei windowboxing vendo DVDs 2.40:1, 2.35:1 e 1.85:1 e a unica opção era 4:3 ou 16:9.
O efeito no LG foi minimizado alterando o setup do leitor DVD para 16:9 em opção ao 4:3 LB.
O outro LCD SAMSUNG oferece melhores mais opções, o ZOOM.


Aceita-se correcções e comentários?
Obrigado.

Edit: Colocado o recente formato pillarbox da STB.



Só falta a legenda.
STB
BD
etc.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 27 Jul 2009 09:05    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
carrots99 escreveu:
Dracula escreveu:
A mim não faz a mínima diferença entre um modo e o outro Confused

...talvez porque tal como a mim, da primeira vez, para que fizesse efeito a nova opção, houve necessidade de fazer reboot à box!?


sim, teve de ser isso..mas o modo pilarbox não serve para nada..fico a ver tv dentro de um quadrado preto... Rolling Eyes


Queres dizer dentro de um rectangulo preto? Qualquer forma isso é windowboxing [□].

Se tens LCD/PLasma em formato 16:9 com o pillarbox activo na STB devias ter barras laterais com as emissões 4:3 e full screen por exemplo com os canais HD.
Que é como o meu caso e não tive que fazer reset à box para sortir efeito desejado.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
da_grudge



Registo: 27 Jul 2008
Mensagens: 87

MensagemColocada: 27 Jul 2009 18:48    Assunto: Responder com citação

Pois este pillar box é interessante, principalmente para quem como eu tem uma televisao 16:9. O problema é que a minha é de 50 polegadas, e nas emissoes normais, sem ser hd, apenas metade do ecra fica preenchido apesar de claro o aspect ratio ser ideal.
Na minha opiniao o ideal seria, alem deste pillabox, terem uma opção semelhante mas em 16:10. O que aconteceria é que para emissoes hd o ecra era todo usado, e para as emissoes normais ( 4:3 ) a imagem fica apenas ligeiramente aumentada e cortada, mas conservava melhor o aspecto do que o 16:9 ( que fica achatado ) mas sempre preenchia mais ecra do que por simplesmente barras dos lados ( no meu caso estas barras ocupam literalmente metade do ecra, enquanto se fosse 16:10 ocupariam 1/4).
Este 16:10 e usado por exemplo em espanha, sei disso por experiencia propria.
O que acham?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 27 Jul 2009 21:28    Assunto: Responder com citação

da_grudge escreveu:
Pois este pillar box é interessante, principalmente para quem como eu tem uma televisao 16:9. O problema é que a minha é de 50 polegadas, e nas emissoes normais, sem ser hd, apenas metade do ecra fica preenchido apesar de claro o aspect ratio ser ideal.
Na minha opiniao o ideal seria, alem deste pillabox, terem uma opção semelhante mas em 16:10. O que aconteceria é que para emissoes hd o ecra era todo usado, e para as emissoes normais ( 4:3 ) a imagem fica apenas ligeiramente aumentada e cortada, mas conservava melhor o aspecto do que o 16:9 ( que fica achatado ) mas sempre preenchia mais ecra do que por simplesmente barras dos lados ( no meu caso estas barras ocupam literalmente metade do ecra, enquanto se fosse 16:10 ocupariam 1/4).
Este 16:10 e usado por exemplo em espanha, sei disso por experiencia propria.
O que acham?


Percebo o problema, já com o meu 40" ver aquele negrão é triste, é quase metade da area.
Não conheço o 16:10 fora do mundo Laptop widescreens.
Tens a certeza do fullscreen sem letterbox com os HDs?
No caso do 4:3 sim, creio que acontece como referes.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 28 Jul 2009 10:33    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
Dracula escreveu:
carrots99 escreveu:
Dracula escreveu:
A mim não faz a mínima diferença entre um modo e o outro Confused

...talvez porque tal como a mim, da primeira vez, para que fizesse efeito a nova opção, houve necessidade de fazer reboot à box!?


sim, teve de ser isso..mas o modo pilarbox não serve para nada..fico a ver tv dentro de um quadrado preto... Rolling Eyes


Queres dizer dentro de um rectangulo preto? Qualquer forma isso é windowboxing [□].

Se tens LCD/PLasma em formato 16:9 com o pillarbox activo na STB devias ter barras laterais com as emissões 4:3 e full screen por exemplo com os canais HD.
Que é como o meu caso e não tive que fazer reset à box para sortir efeito desejado.


Correcções @Dracula.
Testei um CRT e um LCD ligados à box com os diversos formatos da STB e voltei a verificar o efeito do pillarbox.

Primeiro post editado para reflectir o seguinte nos diveros pontos:

De facto o pillarbox ajusta 3 formatos visíveis consoante programa:
- semelhante ao Letterbox (4:3) nas respectivas emissões mas com mais area ocupada, o que é bom para grandes ecrans;
- windowboxing (com legendas e logotipo a transpor as barras horizontais)
- widescreen (full) nos canais HD

Nos CRTs, com todos os formatos activos na box excepto com pillarbox, há uma ligeira perda de imagem nas laterais.
Com pillarbox, não há perda à custa de imagem mais pequena e barras laterais ou verticais consoante vemos letterbox ou widescreen
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 31 Jul 2009 08:19    Assunto: Responder com citação

Depois de ver os vossos comentários estive a experimentar e era isto mesmo que eu queria. No entanto, não percebo o que dizem quando falam em "metade do ecran com barras pretas".

Passo a explicar a minha opinião. Eu tenho um lcd (16:9 obviamente) e não gosto de ver os conteúdos esticados. Por isso, gosto de ver as emissões em 4:3 com barras verticais laterais. Por outro lado, gostava de usar HDMI na STB, mas sem esta nova opção (pillarbox), não podia usar HDMI. Agora que vocês falaram nisto, comecei a testar e o efeito é muito semelhante nas duas situações:
- usar SCART, configurar a STB para 4:3 letterbox e configurar a TV para 4:3
- usar HDMI e configurar a STB para 16:9 pillarbox (a minha TV não faz 4:3 em HDMI)

Agora finalmente tenho hdmi em 4:3! Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET