Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Cliente Fibra: Experiências de Utilização
Visitar página Anterior  1, 2, 3, ... 14, 15, 16  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Gugavfx



Registo: 24 Out 2008
Mensagens: 43
Localização: Lumiar, Lisboa

MensagemColocada: 20 Dez 2008 22:27    Assunto: Parece que é desta! Responder com citação

Sexta-Feira toca-me o telemóvel.

Um rapaz da Clix para marcar a instalação.

"Para amanhã não dá!"

Pois.

Segunda? Terça?

Pois trabalho.

Quarta, Quinta, Sexta, está o pais parado é Natal!

Sábado de manhã não posso!

SÁBADO Á TARDE!!!!!! 14 horas! VOU TER FIBRA!

Bem depois conto como correu!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 20 Dez 2008 22:27    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Gugavfx



Registo: 24 Out 2008
Mensagens: 43
Localização: Lumiar, Lisboa

MensagemColocada: 27 Dez 2008 19:12    Assunto: Responder com citação

Já tenho fibra!

Depois conto como correu a instalação
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
superceleron



Registo: 07 Dez 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: 27 Dez 2008 22:00    Assunto: Responder com citação

Gugavfx escreveu:
Já tenho fibra!

Depois conto como correu a instalação


ya conta e mostra ai umas fotos Smile como estou a espera... ja meteram a fibra no predio etc mais 1 mes (segundo eles) e ja tenho.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
Gugavfx



Registo: 24 Out 2008
Mensagens: 43
Localização: Lumiar, Lisboa

MensagemColocada: 29 Dez 2008 14:45    Assunto: Instalação Fibra Responder com citação

Boas então e como prometido aqui vai.

Com um bocado de atraso lá chegaram os dois técnicos para a instalação.

Já tinha pensado em ficar com o máximo possivel de ligações na caixa de electricidade á entrada e assim ficou.



Não está arrumado, mas tenho de arranjar electricidade dentro da caixa e ainda não tenho. É o próximo passo.

A primeira coisa e a mais complicada foi puxar a fibra para dentro de casa, moro num segundo a caixa é no primeiro.

Depois de já estar no meu piso, foi complicado descobrir quais os cabos que eram meus e dos vizinhos, mas lá se conseguio.

Depois foi usado o cabo PT de telefone (com autorização minha) para puxar a guia para fora, depois foi novamente puxada a guia para dentro com o cabo de telefone e com a FIBRA! Na imagem é o numero 1.

Esse cabo (1) vai ligar-se a uma caixa de ligação de onde sai um outro cabo, já com fichas, para o ONT (3) no meu caso calhou-me um 1 CIG G-25E.

O ONT (3) têm 4 portas Ethernet, 2 RJ11 e a entrada da fibra.

2 portas ethernet estão configuradas só para video (4), as outras duas estão configuradas para dados(5)

Das duas portas RJ11 só uma está configurada e é onde se liga o telefone.
Não meti numero mas o cabo cinza que está pendurado entre o 1 e o 6 na foto é o cabo RJ11 que sai do ONT e vai ligar á estrutura de telefone da casa, o que significa que tenho exactamente as mesmas fichas de telefone espalhadas pela casa a funcionar! Perfeito!

Os dois cabos de video (4) um sai para a estrutura e vai ter a uma ficha na sala junto da TV grande, retirei o cabo e a tomada coaxial para por cabo UTP (Cool e tomadas de rede na sala. A primeira BOX Motorola da TV grande está ligada com RJ45 a esta tomada na sala.
O outro cabo segue para o RUCKUS (7) que distribui sinal para um receptor também RUCKUS, que está ligado a uma box motorola e que posso transportar para onde quiser dentro de casa!!!

Para a sala, noutro lado, sai ainda o sinal de dados, também troquei a tomada e o cabo TVcabo por tomadas e cabo UTP de rede.

As caixas (9) são onde se liga os cabos de rede para dar sinal para as duas tomadas da sala, uma para TV outra para dados.

O 6 é um cabo que liga ao ainda a funcionar telefone da PT, com filtro ADSL.

O 10 é o distribuidor de cabo coaxial que neste momento só está a dar sinal ás duas tomadas nos quartos.

Resumo.

Muito satisfeito com sinal de TV, muito boa qualidade que com fios como sem fios.

Telefone até ver sem problemas, foi resolvido muito rápido o facto de o numero estar visivel quando tinha pedido anónimo, já está anónimo.

NET
Aqui sim, ainda não me convenceu, a ligação é estável e não cai. Cada porta de dados do ONT dá um IP diferente, é como se tivesse dois acessos em simultaneo a 100, mas ainda não testei a sério.
A velocidade nos testes disponiveis o máximo que apanhei foi 70MB, com tudo o resto desligado, mas existem muitas variações, entre 3 MB até 70MB está sempre, sempre a mudar.
O router que deixaram é um SpeedTouch ADSL !!! Sim ADSL, com o firmware marado, para converter a porta 4 em porta de entrada de dados.
A configuração é uma bosta e não consigo que o gajo asuma as alterações ás portas que lhe faço por causa da PS3, só estou a apanhar NAT3, por causa do estupido SpeedTouch , ainda por cima norma g de 54 MB, quer dizer que mesmo com 100, se tiver aparelhos de norma n só apanho 54 com este router. Tenho de ver commo vou fazer em relação a isto. O UPLOAD está sempre, sempre perto ou superior aos 10MB em todos os testes, isso é verdade.

Bem fico por aqui.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
fs_fan



Registo: 24 Set 2008
Mensagens: 119

MensagemColocada: 29 Dez 2008 17:14    Assunto: Responder com citação

Só um esclarecimento: para que servem as caixas RUCKUS? Para distribuir sem fios o sinal de TV?

Quanto ao SpeedTouch de facto parece que aquela alteração de firmware provoca instabilidade (ele insiste em procurar uma ligação ADSL, por exemplo), mas como se pode verificar num outro tópico é possível substituí-lo por outro router qualquer.

Já agora, duas questões relacionadas com o telefone:
1-Os números que ligam têm o número identificado? É que comigo só ocasionalmente é que aparecem os números.
2- Tem o Voice Mail a funcionar? Eu consegui configurá-lo, mas ao ligar para cá ele não funciona...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Gugavfx



Registo: 24 Out 2008
Mensagens: 43
Localização: Lumiar, Lisboa

MensagemColocada: 30 Dez 2008 09:46    Assunto: Responder com citação

Sim. Os Ruckus são para distribuição de sinal de TV.

Isto é um é AP Wireless e outro é receptor wireless. funcionam com rede de 54mb e parece que estão preparados mesmo para o efeito de transmitir video. e só trabalham uns com os outros parecem bloqueados ao MAC um do outro.

Pois, outro router, até era porreiro, se fosse o CLIX a fornecer.
Não me apetece gastar 59 num draft N, pelo menos para já

Sim, até agora todos os numeros quie me ligaram para o fixo da CLIX soube quem era. telemóveis, fixos PT, consegui ver tudo.

Ainda não testei o VoiceMail. assim que o fizer aviso
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 30 Dez 2008 12:50    Assunto: Responder com citação

Por acaso já esperimentaste usar o router Ruckus para a PS3 de forma a teres NAT2!?
- Ele vem com 2 BSSIDs, um para video e outro para internet.
- portanto podes ter wireless ou se preferes usas cabo.
- espero que eles não tenham marrado o firmware do ruckus entretanto.

Já agora, a PS3 é 802.11g (até 54Mbps), não usará draft-n, tb não necessita mais, e 20Mbps é bom, alternativa cabo ao ruckus.

Para teres internet pelo Ruckus 2825 terás que passar um cabo ethernet do ruckus a um port do modem que esteja livre para a internet.

O ruckus responde pelo 192.168.1.1 para internet.
- experimenta ligares por cabo um PC com 192.168.1.100
- user super/sp-admin (é superior ao admin/admin)
- faz de qq forma, pois o wireless HOME não está protegido.

Para teres uma ideia do que fiz para aproveitar o ruckus:
http://www.forumclix.net/viewtopic.php?p=66152#66152

Eu depois acabei por trocar os IPs entre as vlans Video e Internet,
para a internet estar toda na mesma subnet, conform o link.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Gugavfx



Registo: 24 Out 2008
Mensagens: 43
Localização: Lumiar, Lisboa

MensagemColocada: 31 Dez 2008 11:06    Assunto: Responder com citação

Não, ainda não "mexi" RucKus, ainda não tinha chegado a essa fase.

Vou experimentar como disses e ainda acho que tenho a hipotese de ligar a PS3 á outra linha de dados que sai do ONT.

Vou testar hoje e amanhã.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ClixIt



Registo: 12 Jan 2006
Mensagens: 16

MensagemColocada: 05 Jan 2009 11:57    Assunto: Responder com citação

Boas.

Acabei de migrar de ADSL+SmarTV para Fibra 50Mb. Faço aqui um resumo da experiência até agora Cool

Instalação: Demorou cerca de 4h30m e, apesar de alguns contratempos, correu bem e tudo ficou a funcionar bem. Tenho apenas uma box, mas deu trabalho pois o prédio já não sendo muito recente, necessitou de ligações em série através das divisões (uma onde ficou o ONT e a box e noutra onde está o Tel., o router e o PC, para além da zona de entrada dos cabos na casa). Saliento a competência do técnico encarregado da instalação, não só em termos técnicos como em "despachanço" Wink

TV: Na televisão acabaram-se algumas interferências que ocorriam derivado da baixa qualidade da linha de cobre da minha zona e a respectiva distância à central. Até agora, tudo ok, ficou apenas a dúvida da selecção de 720p ou 1080p na Box: optou-se por 1080 tal como a TV (HD ready), nos canais HD imagem excelente, nos canais ditos normais, imagem porreira sem interferências. Apenas verifiquei alguns entrecruzamentos de linhas num programa emitido pela RTP mais antigo (deveria assim ser da emissão penso eu).
O comando da Box Motorola continua, a meu ver, um pouco complicado demais e pouco intuitivo, mas pronto, desde que funcione...

Net: Em relação à Net noto poucas diferenças ainda mas também como não utilizo exaustivamente a velocidade, está óptimo. Contudo nos testes de velocidade da Speedtest noto que a velocidade de upload se mantém no anunciado (entre 4.5 e 5Mb) enquanto que a de download oscila bastante, pois já tive resultados entre 10Mb e 35Mb, nunca chegando contudo aos anunciados 50Mb... caso a rever, mas como eu não sou um perito nestas questões, não sei concretamente o que se passará, e aqui o pessoal talvez saiba explicar melhor o porquê disto. O router é um Thomson. A ligação wireless funciona bem também, embora a uma velocidade ligeiramente inferior, mas nada de preocupante para as minhas necessidades.

Telefone: funciona bem, nada a apontar. Também tenho o problema que já vi aqui relatado sobre os números que ligam para mim aparecerem como privado. De que forma se poderá mudar isto?

Por fim, tenho 4 dúvidas que, não sei se também vos aconteceu, e se souberem responder agradecia Wink

1 - O tráfego supostamente agora é ilimitado (campanha promocional confirmada por carta). Desde a migração que já foi feita, será que posso "confiar" nisto? Tenho sempre o receio de ter uma surpresa desagradável na conta no final do mês...

2- Não sei se já repararam, mas o tarifário para o telefone mudou, pois não é o mesmo das contas ADSL, pelo menos quando comparado com o tarifário Fibra. Pelo que reparei, o preço desceu bastante nas chamadas para nóvel, enquanto que as outras mantêm-se ou sobem ligeiramente. Porquê das descidas abruptas p/móvel? Ou poderá ser um engano no tarifário?

3 - A área de clientes agora (Fibra 50Mb) não me permite ver os consumos de tráfego. É mesmo assim, pois tendo tráfego ilimitado não será necessário, ou é algum lapso técnico também?

4- Por último, a minha oferta baseava-se em 70 canais, mas só tenho disponíveis 67! Além disso, a oferta actual é de 80 canais no pacote XL que eu subscrevi. Terei motivos p/ligar p/lá e pedir estes canais adicionais? Ou pelo menos os 3 que faltam?


Resumindo: estou contente com a migração, e apesar destes detalhes e dúvidas acima referidos, estou satisfeito para já Wink


Cumps
_________________
Great Minds discuss ideas;
Median Minds discuss events;
Mediocre Minds discuss people.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Kora



Registo: 29 Dez 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 05 Jan 2009 20:24    Assunto: Responder com citação

Boas,

1º Os consumos vão ser ilimitados para sempre, tal como indica no site deles, além do mais podes efectuar um prtscreen actualmente ao site e guardares o mesmo caso tenhas duvidas.

2º não te é possivel veres os consumos na área de clientes por uma questão técnica, que não vai ser resolvida, isto porque, porque o sistema deles tende a ver os consumos pelas ligações do USER, ora se na fibra é contabilizado pelo autenticação do ONT ´(passswd essa que o técnico solicita ao Back office quando está a fazera instalação).
logo esquece controlar os consumos.

3º) para fazeres testes correctos de velocidades, liga o modem directamente por cabo ao ONT ou ao router e testa fazendo em simultaneo 4 ou 5 downloads no darkstar.ist.utl.pt e ftp.clix.pt
somas a velocidades, e ves que tipo de velocidade tens.

não esquecer que o router wireless disponibilizado pelo clix, n têm norma N, ao qual tens uma velocidade wireless teorica de 54Mb, que na prática ronda entre os 10 a 30.

Cumpz

Kora
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 05 Jan 2009 22:25    Assunto: Responder com citação

ClixIt escreveu:

TV: Na televisão acabaram-se algumas interferências que ocorriam derivado da baixa qualidade da linha de cobre da minha zona e a respectiva distância à central. Até agora, tudo ok, ficou apenas a dúvida da selecção de 720p ou 1080p na Box: optou-se por 1080 tal como a TV (HD ready), nos canais HD imagem excelente, nos canais ditos normais, imagem porreira sem interferências.

Net: Em relação à Net noto poucas diferenças ainda mas também como não utilizo exaustivamente a velocidade, está óptimo. Contudo nos testes de velocidade da Speedtest noto que a velocidade de upload se mantém no anunciado (entre 4.5 e 5Mb) enquanto que a de download oscila bastante, pois já tive resultados entre 10Mb e 35Mb, nunca chegando contudo aos anunciados 50Mb...


Duas observações sobre o que está acima.

TV: Verifica a 720p, o outro é 1080i.
Possivelmente como acontece comigo, pouco noto alguma diferença.
- a box a 720p, ligada com cabo HDMI à TV, envia 720p a 50fps.
- a box a 1080i envia linhas pares a 540p seguido de linhas impares a 540p, ambas a 25fps.
O resultado final da imagem tem melhor resolução com 1080i (equivale a 1080p).
Pode acontecer mais facilmente com a 1080i, teres imagens com bastante movimento e rápidas com contornos imperfeitos causados pelo interlaçar das linhas.
Podes também não notar diferença se a qualidade de origem já ser má.

Net: Não uses speedtest e enfins, usa o medvel do NARS para medires a tua média de capacidade de downloads, e podes usar diferentes ficheiros/sites.
Os outros, speedtests e beltronica, são sempre inconstantes e de facto errados.
http://www.forumclix.net/viewtopic.php?p=60#60
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
jotape77



Registo: 28 Out 2008
Mensagens: 298
Localização: Porto

MensagemColocada: 05 Jan 2009 22:55    Assunto: Responder com citação

Numa das minhas habitaçoes ja fui contemplado com a fibra e relamente estou satisfeito.
NA tv em comparaçao pelo meu ex operador, tvkaka nao tem nada a ver com a qualidade de imagem, e o sinal chega mais rapido que por cabo, digo isto pq a ver um jogo de futebol vi um golo e so depois o meu vizinho gritou golo do clube dele (sporting).
Na sportv tb e mais rapido que a kaka, confirmei isso no jogo do porto ontem tb.
Quanto a internet tenho o xl de 50 mb com 4 boxes, o sincronismo esta a 53 54 mb no medvel. Por isso nao compreendo o post do colega anterior.
O unico problema agora é com o router.
Porque da ont poderia ligar directamente ao pc mas como tenho uma ps3 preciso do router que neste caso foi o thompson 586v6 wireless, mas ligo o pc e a ps3 por cabo. Como esse router tem a ligaçao para adsl foi posto segundo os tecnicos um firmware proprio para a entrada do ont poder ser feita por duas portas do router, das 4 existentes.
O problema é que quando desligo o modem ou o pc ou a ps3 ele ao arrancar nao detecta um deles ou seja nao atribui ip, Ligo para o sac e manda-me trocar o tal cabo que vem da ont para a outra porta para o efeito, depois de trocar poderá dar pq ja fiz isso e nao deu tendo de desligar o ont.
Estou a espera agora que o sac apos ja ter reportado varias vezes a situaçao me resolva a mesma.
Pelo menos disseram que ate ao fim desta semana iriam me ver a situaçao.
A ver vamos
Mas na globalidade estou bastante satisfeito.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunosilva



Registo: 10 Dez 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 06 Jan 2009 02:54    Assunto: Re: Instalação Fibra Responder com citação

Gugavfx escreveu:
Boas então e como prometido aqui vai.


Muito obrigado pelos detalhes todos!!
E também obrigado aos outros que colocaram mais detalhes sobre outras instalações :-)

Daqui a pouco somos todos experts em fibra-até-à-casa... =)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ClixIt



Registo: 12 Jan 2006
Mensagens: 16

MensagemColocada: 06 Jan 2009 21:24    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelas respostas Wink

Em relação à velocidade, já testei com o medvel do NARS a lig. wireless, e a média que sempre me deu foi nos 10Mb, ou seja, bem longe dos 50Mb Confused
Vou mais tarde testar no PC ligado por cabo ao router a ver o que dá.

Quanto à TV, realmente aquando a instalação, o técnico e eu experimentámos ver a diferença entre 720 e 1080, mas ficámos na mesma, pois parecia praticamente igual. Optou-se por escolher 1080 na Box pois a TV suportava 1080 de base, não sei se foi boa escolha, mas a imagem é óptima, tirando um programa que deu da RTP Açores, meio antigo ou gravado num formato tvz diferente que causou muitas intersecções de linhas visíveis...

Em relação ao telefone, ainda estou meio surpreendido pela redução significativa do preço das chamadas para telemóvel... mas ainda bem Razz


Cumps
_________________
Great Minds discuss ideas;
Median Minds discuss events;
Mediocre Minds discuss people.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jotape77



Registo: 28 Out 2008
Mensagens: 298
Localização: Porto

MensagemColocada: 06 Jan 2009 22:22    Assunto: Responder com citação

ClixIt escreveu:
Obrigado a todos pelas respostas Wink

Em relação à velocidade, já testei com o medvel do NARS a lig. wireless, e a média que sempre me deu foi nos 10Mb, ou seja, bem longe dos 50Mb Confused
Vou mais tarde testar no PC ligado por cabo ao router a ver o que dá.


Pois mas o melhor é veres o que se passa porque de todas as pessoas que conheço na zona dessa minha habitaçao ninguem tem velocidades inferiores ate pq a fibra sao velocidades DE e nao ATÉ.

Por isso liga para lá e dizes que a velocidade afinal é a mesma que por adsl
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, ... 14, 15, 16  Seguinte
Página 2 de 16



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET