Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Escolher 720p ou 1080i
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
metralha761



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 957

MensagemColocada: 29 Dez 2008 23:38    Assunto: Responder com citação

Acho q é o q foi dito no video, é inconclusivo ja q o desinterlaçamento da imagem é feito pelo cerebro. E a percepção de artefactos do interlaçamento varia de pessoa pa pessoa.

Uma coisa é verdade, uma imagem muito parada a 1080i tem mais definição que uma a 720p, uma imagem parada a 1080i tem a mesma definição que a 1080p. Mas quando existe movimento o 1080i perde, quanto mais, mais perde.

Por isso, a decisão cabe a cada um. A observação de imagens paradas, acho q é de dar preferência ao 1080i.
_________________
www.metralha761.net
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
AdSense






MensagemColocada: 29 Dez 2008 23:38    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
lourenco



Registo: 07 Jan 2008
Mensagens: 448

MensagemColocada: 30 Dez 2008 12:13    Assunto: Responder com citação

huummm...

O interlace só tem uma única vantagem: reduzir a largura de banda (a cada frequência apenas se transmite metade da imagem: linha sim, linha não). Ora, isso não me parece muito importante de uma ponta do cabo HDMI à outra.

E, como o deinterlace é feito por interpolação, as imagens (em movimento) vão ficar sempre com pior qualidade (distorção) enquanto as imagens fixas ficam com a mesma qualidade da fonte, ou seja, só se forem nativas 1080p transmitidas a 1080i (para poupar largura de banda) é que vão ter - em teoria, e na melhor das hipóteses - igual qualidade.

vide wikipedia.

Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 30 Dez 2008 13:15    Assunto: Responder com citação

metralha761 escreveu:
Acho q é o q foi dito no video, é inconclusivo ja q o desinterlaçamento da imagem é feito pelo cerebro. E a percepção de artefactos do interlaçamento varia de pessoa pa pessoa.

Uma coisa é verdade, uma imagem muito parada a 1080i tem mais definição que uma a 720p, uma imagem parada a 1080i tem a mesma definição que a 1080p. Mas quando existe movimento o 1080i perde, quanto mais, mais perde.

Por isso, a decisão cabe a cada um. A observação de imagens paradas, acho q é de dar preferência ao 1080i.


lourenco escreveu:
huummm...

O interlace só tem uma única vantagem: reduzir a largura de banda (a cada frequência apenas se transmite metade da imagem: linha sim, linha não). Ora, isso não me parece muito importante de uma ponta do cabo HDMI à outra.

E, como o deinterlace é feito por interpolação, as imagens (em movimento) vão ficar sempre com pior qualidade (distorção) enquanto as imagens fixas ficam com a mesma qualidade da fonte, ou seja, só se forem nativas 1080p transmitidas a 1080i (para poupar largura de banda) é que vão ter - em teoria, e na melhor das hipóteses - igual qualidade.


Estou a concluir o mesmo:
1. cabe cada um verificar nas respectivas TVs.
2. a 1080i (540p x2) ou 750p são argumentadas pelos fornecedores de canais para pouparem na largura de banda, e no final a qualidade depende do ponto 1.
3. Ajudem os vossos cerebros, mesmo que não notam, a usarem a resolução mais proxima daquela nativa da TV:
STB 750p -> TV a 750p
STB 750p -> TV a 750p/1080i
STB 750p -> TV a 1080p
- pois uma televisão em principio terá algum a muito movimento.
- mesmo aquelas bonitas imagens que são mostradas lentamente, se tiverem uma TV 750p ou 1080p, uma STB 750p ajuda, sempre são 60frames/sec em vez de 30frames/sec com 540p (1080i)
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 30 Dez 2008 14:33    Assunto: Responder com citação

Já agora, eu tenho impressão que 720p com 60fps é verdade no Blu-Ray mas não em TVs broadcast. Se não me engano, broadcast ainda usa as fps de antigamente (576 linhas do pal interlaçadas com 50 fps, o que dava na prática 25 fps com resolução total). Se assim for, são sempre 25 fps.

Alguém consegue confirmar se é assim?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 30 Dez 2008 18:37    Assunto: Responder com citação

nop56773 escreveu:
Já agora, eu tenho impressão que 720p com 60fps é verdade no Blu-Ray mas não em TVs broadcast. Se não me engano, broadcast ainda usa as fps de antigamente (576 linhas do pal interlaçadas com 50 fps, o que dava na prática 25 fps com resolução total). Se assim for, são sempre 25 fps.

Alguém consegue confirmar se é assim?


Qualquer forma ao chegar às STB, o streaming video é tratado assim:
MPEG-2 (SD and HD): Transport stream - PAT, PMT, video and audio streams, constant and variable bit rate,
2-25 Mbps, up to "MP@HL" 1080i@60 fps*
H.264 (SD and HD): PAT, PMT, video and audio streams,
0,25-20 Mbps, up to "HP@L4.1" (1080i@60 fps)*
High Definition video: 1280x720@50 or 60 fps (progressive scan)**
1920x1080@50 or 60 fps (interlaced scan)*

* Aqui penso que 1080i => 30fps x(540p+540p)
** cá acho que é 60 fps, e por exemplo nos EUA 50 fps
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
metralha761



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 957

MensagemColocada: 30 Dez 2008 23:53    Assunto: Responder com citação

Se pensarmos bem, a frequencia tem haver com a frequencia da electrecidade.

Nos aqui usamos a 50 hz, nos usas é a 60 hz. Na TV era a mesma coisa PAL a 50 hz e mais linhas, NTSC 60 hz e menos linhas.

Hoje em dia tende a ser td digital e a usar standards.

Falando um bocado sobre a imagem e a perspectiva de movimento com imagem, bastam 12 a 15 frames pa ter animação, a partir das 24 frames, passa a ser dificil a percepção de flics ou imperfações no movimento, 30 fps ja nao se nota algo.

Mas o mesmo não se passa quando se trata de projecção de luz. Uma televisão (CRT) a 30 hz, deixaria toda a gente a chorar, enjoado, dorida e sei mais o quê. Mesmo a 60 hz, é ou pode ser perceptível o cintilar da imagem, mesmo que não nos apercebamos, cansamos muito a parte ocular. Dai o surgimento das TVs a 100hz.

Mas no mundo das TFTs e afins, esta realidade deixa de existir. A imagem é estática e transita de cores. Logo basta os 30 hz, para se ter a percepção de movimento sem problemas. Por isso os 60 hz ou 60 fps, acho q não tem grande lógica e não passa de um desperdício de banda.

Mas isto é na teoria, na prática das duas uma é por questões de markting ou é mesmo necessário os 60hz para garantir estabilidade em todos os casos possiveis.
_________________
www.metralha761.net
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 31 Dez 2008 16:34    Assunto: Responder com citação

é como digo... depende muito da fonte Hd e do lcd a vizualizar.

para o lemene:
se vires blu-ray ou usares o Pc como mediacenter é sempre aconselhável usares resoluções progressivas e não interlaçadas.

no caso da transmissões da clix
como não existe canais em HD a 1080p (só a 1080i)
verifica no teu lcd se o mesmo está a fazer "inverse telecine" ou se está a reproduzir no nistema nativo (1080i)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 02 Jan 2009 00:02    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
é como digo... depende muito da fonte Hd e do lcd a vizualizar.

para o lemene:
se vires blu-ray ou usares o Pc como mediacenter é sempre aconselhável usares resoluções progressivas e não interlaçadas.

no caso da transmissões da clix
como não existe canais em HD a 1080p (só a 1080i)
verifica no teu lcd se o mesmo está a fazer "inverse telecine" ou se está a reproduzir no nistema nativo (1080i)


O spec do meu LCD não diz nada sobre "inverse telecine".
O que diz para HDMI, suporta:
- 50Hz nos modos 480p, 576p, 720p, 1080i, 1080p.
- 60Hz nos modos 480p, 720p, 1080i, 1080p.
Posso deduzir que faz apenas pulldown quando necessita e que não inverte suportando o input.

Pouco ou nada percebo de conversões.
Assim e por curiosidade, fui ver na PS3 o que tenho no BD 1080p/24hz output (HDMI), é selecção automática do vídeo output para condizer a do LCD.
- alternativa “off” ou “on” (força output 1080p/24hz).

Então, no caso de BD para input 1080p/24hz o meu LCD deve fazer um pulldown 3:2 para 60Hz.
- já que o botão info diz 1920x1080@60Hz e pq o LCD não suporta 24Hz.

No caso da clix, tenho a STB com saída HDMI a 720.
- Havendo um HD 720p, deduzo, que o output no LCD deverá ser nativo/sem conversão;
- Havendo um HD 1080i se houver algum, não sei dizer.
- O canal panda dá-me 720x576@50Hz (576 é suportado pelo LCD a 50Hz)
- Não tenho agora um canal HD para verificar se algum ficava a 50Hz ou 60Hz.

Com isto descobri que muitos LCDs a 100Hz ou 120Hz o que realmente fazem são inserção de frames extrapoladas com base e entre frames adjacentes.
- li coisas sobre isto em certos foruns, o resultado pode ser bom como mau.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 04 Jan 2009 00:42    Assunto: Responder com citação

Só para referir, a sugestão que escrevi aqui não é correcta, enfim Wink

lemene escreveu:

A questão de facto é o broadcast a 720p sobre 720p vs 540p+540p.
- broadcast 720HD -> STB 720p -> LCD 1080p (menos conversão)
- broadcast 720HD -> STB 540p+540p -> LCD 1080p (que confusão)

Ora juntado a frequência, de facto a 720p parece a melhor opção.
- 60 frames/sec 720p
- 30 frames/sec 540p (60 field frames/sec 1080i)


A STB saberá o formato e frequência a enviar à TV, os valores deverão ser ajustados para os suportados pelo conector usado (ex. HDMI).
- O formato definido de saída do STB limita/determina a mesma a enviar e/ou converter.
- Os formatos activos na TV para um conector (ex. HDMI) também limita.

Ex.
Se o broadcast for a 720p, um LCD HD ready e Full HD recebe e mostra a 720p.
Alguns LCDs/Plasmas poderão ainda fazer um upscale para 1080i/p.

Já as frequências já reparei que estas poderão ser 50Hz conforme origem SD/HD.
Apenas vi uma conversão para 60Hz mas de uma PS3 1080p@24Hz.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
metralha761



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 957

MensagemColocada: 04 Jan 2009 01:05    Assunto: Responder com citação

Agora me lembro de uma coisa. Os hz, tem haver com o sincronismo entre dispositivos.

Se repararem no vosso PC, dependendo do monitor e também da placa gráfica, existem várias velocidades de sincronismo, que podem ir dos 60 hz aos 120hz. Nos monitores CRT, isso reflecte-se na taxa de refrescamento do mesmo. Na familia dos LCD, ainda não percebi bem onde se reflecte já que não é perceptível.

Em qualquer dos casos, quando vimos um filme, os fps são independentes das taxas de refrescamento. Quem tem que negociar e converter para o dispositivo de saída, é o receptor, neste caso a box. Da fonte de transmissão para o receptor, pode ser ás FPS que quiserem.

Acho mais provável q seja a 24 fps que as 50 ou 60 fps.

Por isso, acho q não notam diferença se o vosso televisor esteja a 50/60/100/120 hz, a qualidade será a mesma. Excepção se a box tiver a fazer mau serviço.
_________________
www.metralha761.net
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 04 Jan 2009 02:31    Assunto: Responder com citação

metralha761 escreveu:
Agora me lembro de uma coisa. Os hz, tem haver com o sincronismo entre dispositivos.

...

Em qualquer dos casos, quando vimos um filme, os fps são independentes das taxas de refrescamento. ...

Acho mais provável q seja a 24 fps que as 50 ou 60 fps.

Por isso, acho q não notam diferença se o vosso televisor esteja a 50/60/100/120 hz, a qualidade será a mesma. Excepção se a box tiver a fazer mau serviço.


Pois, geralmente e erradamente vemos em diversos fóruns referências de "frames per second" sob a unidade de medida Hz que mede o "refresh rate" por segundo de um monitor.

Eu caio na mesma falta:
Quando o tópico é sobre FPS e vemos referências Hz, devemos imaginar que devia ser FPS Smile
Quando o tópico é Hz, e vemos FPS, devemos saber que é o máximo de FPS suportado pelo CRT/LCD.

Andam por vezes assim a par nestas discussões, 24, 50, 60, são exactamente os mesmos Hz e fps.

A exemplo nos LCDs:
Se o FPS for inferior ao refresh rate, e abaixo dos 60Hz podem notar alguns efeitos cintilantes associados a diferenças de brilho liga/desliga.
- O frame/imagem fica mas o monitor desliga e liga.

Se ambos forem iguais este efeito cintilante pode ser quase nulo.
- O frame/imagem muda ao mesmo tempo o refrescamento do monitor.

Quanto a ver filme 24p poucos LCDs suportam 24p.
- o mais certo é vermos a 50 ou 60 fps progressivos ou interlaçados.
- o PAL é 50i, certo?
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 05 Jan 2009 11:35    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:

O spec do meu LCD não diz nada sobre "inverse telecine".
O que diz para HDMI, suporta:
- 50Hz nos modos 480p, 576p, 720p, 1080i, 1080p.
- 60Hz nos modos 480p, 720p, 1080i, 1080p.
Posso deduzir que faz apenas pulldown quando necessita e que não inverte suportando o input.

o invert telecine é passar de interlaçado para progressivo. o mais lógico é o lcd só fazer o que lhe mandam. ou seja: reproduzir na sua forma nativa. interlaçado ou progressivo. por isso é que te digo para verificares no teu lcd se dá para "forçar" o progressivo mesmo se a fonte seja interlaçada. lê lá o manual... Razz

lemene escreveu:

Pouco ou nada percebo de conversões.
Assim e por curiosidade, fui ver na PS3 o que tenho no BD 1080p/24hz output (HDMI), é selecção automática do vídeo output para condizer a do LCD.
- alternativa “off” ou “on” (força output 1080p/24hz).

Então, no caso de BD para input 1080p/24hz o meu LCD deve fazer um pulldown 3:2 para 60Hz.
- já que o botão info diz 1920x1080@60Hz e pq o LCD não suporta 24Hz.

cheira-me que esses "24hz" da ps3 destinam-se ao bitrate video e não ao framerate...

lemene escreveu:

No caso da clix, tenho a STB com saída HDMI a 720.
- Havendo um HD 720p, deduzo, que o output no LCD deverá ser nativo/sem conversão;
- Havendo um HD 1080i se houver algum, não sei dizer.
- O canal panda dá-me 720x576@50Hz (576 é suportado pelo LCD a 50Hz)
- Não tenho agora um canal HD para verificar se algum ficava a 50Hz ou 60Hz.

o meu lcd não mostra o framerate... mas faz uma excelente conversão no interlaçado. tão boa que até parece progressiva.

lemene escreveu:

Com isto descobri que muitos LCDs a 100Hz ou 120Hz o que realmente fazem são inserção de frames extrapoladas com base e entre frames adjacentes.
- li coisas sobre isto em certos foruns, o resultado pode ser bom como mau.

ou esses também podem dar a imagem no seu framerate nativo. Wink
lá está... depende das capacidades e "extras" do lcd... Razz
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 05 Jan 2009 11:40    Assunto: Responder com citação

metralha761 escreveu:
Agora me lembro de uma coisa. Os hz, tem haver com o sincronismo entre dispositivos.

Se repararem no vosso PC, dependendo do monitor e também da placa gráfica, existem várias velocidades de sincronismo, que podem ir dos 60 hz aos 120hz. Nos monitores CRT, isso reflecte-se na taxa de refrescamento do mesmo. Na familia dos LCD, ainda não percebi bem onde se reflecte já que não é perceptível.

Em qualquer dos casos, quando vimos um filme, os fps são independentes das taxas de refrescamento. Quem tem que negociar e converter para o dispositivo de saída, é o receptor, neste caso a box. Da fonte de transmissão para o receptor, pode ser ás FPS que quiserem.

Acho mais provável q seja a 24 fps que as 50 ou 60 fps.

Por isso, acho q não notam diferença se o vosso televisor esteja a 50/60/100/120 hz, a qualidade será a mesma. Excepção se a box tiver a fazer mau serviço.


http://en.wikipedia.org/wiki/Frame_rate

Citação:
A culture of competition has arisen among game enthusiasts with regards to frame rates, with players striving to obtain the highest fps count possible. Indeed, many benchmarks (such as 3DMark) released by the marketing departments of hardware manufacturers and published in hardware reviews focus on the fps measurement. Modern video cards, often featuring NVIDIA or ATI chipsets, can perform at over 160 fps on graphics intensive games such as F.E.A.R. One single GeForce 8800 GTX has been reported to play F.E.A.R. at up to 386 fps (at a low resolution).[citation needed] This does not apply to all games: some games apply a limit on the frame rate. For example, in the Grand Theft Auto series, Grand Theft Auto III and Grand Theft Auto: Vice City have a standard 30 fps (Grand Theft Auto: San Andreas runs at 25 fps) and this limit can only be removed at the cost of graphical and gameplay stability. It is also doubtful whether striving for such high frame rates is worthwhile. An average 17" monitor can reach 60 Hz, meaning that any performance reached by the game over 60 fps is discarded. For that reason it is not uncommon to limit the frame rate to the refresh rate of the monitor in a process called vertical synchronization. However, many players feel that not synchronizing every frame produces sufficiently better game execution to justify some "tearing" of the images
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lourenco



Registo: 07 Jan 2008
Mensagens: 448

MensagemColocada: 05 Jan 2009 11:42    Assunto: Responder com citação

Os LCDs não (nunca) suportam (suportaram) linhas interlaçadas. Todas linhas em falta são interpoladas a partir das adjacentes - não são só os de 100 e 120hz que fazem isso...

Com os tempos de resposta dos LCDs havia de ser bonito de ver...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 05 Jan 2009 13:46    Assunto: Responder com citação

lourenco escreveu:
Os LCDs não (nunca) suportam (suportaram) linhas interlaçadas. Todas linhas em falta são interpoladas a partir das adjacentes - não são só os de 100 e 120hz que fazem isso...

Com os tempos de resposta dos LCDs havia de ser bonito de ver...


tinhas de ver o meu antigo philips a funcionar a 1080i com conteúdo a 1080p e verias o interlaçado... até dava dores de cabeça... Embarassed
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 2 de 5



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET