Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 02 Set 2008 17:50 Assunto: Google lança navegador de Internet |
|
|
Citação: | A Google lança esta terça-feira, às 20:00, em mais de 100 países, o seu próprio navegador de Internet, Google Chrome, para concorrer com o Internet Explorer da Microsoft e o Firefox da Fundação Mozilla.
A empresa do mais popular motor de busca na Internet anunciou segunda-feira no seu blog oficial que a versão beta (experimental) do Google Chrome vai estar disponível gratuitamente e em código aberto (open source), com o objectivo de "colaborar com a comunidade e, assim, impulsionar o futuro da web".
Disponível na versão Beta em 43 idiomas, entre elas o Português de Portugal, o Google Chrome é uma nova abordagem aos browsers baseada na "simplicidade e sofisticação".
O vice presidente da Google e responsável pela gestão de produtos,Sundar Pichai, diz que "tal como a clássica página inicial do Google, o Google Chrome tem um interface simples com funções sofisticadas e adaptadas à Internet moderna."
O blog disponibiliza também uma banda desenhada explicativa do novo browser, em que a Google destaca as diferenças em relação aos restantes, nomeadamente a possibilidade de navegar por aplicações e não apenas páginas.
A Google afirma que o novo navegador de internet está preparado para todos os desafios da internet: vídeo, interactividade e conversação em tempo real. Muito mais do que o texto que existia nos primórdios da Internet.
Numa primeira fase, o novo browser apenas poderá ser utilizado em computadores com processadores Windows, mas a Google está a preparar versões para Macintosh e Linux.
O Google Chrome surge num mercado dominado há 10 anos pela Microsoft, através do Internet Explorer (actualmente na versão 8.0), browser que derrotou o anterior líder, Netscape Navigator.
A quota de mercado do Internet Explorer é superior a 70 por cento, surgindo na segunda posição o Mozilla Firefox, abaixo dos 20 por cento, seguido pelo Apple Safari e Opera.
A Mozilla, fundação sem fins lucrativos que tem a Google como uma das suas financiadoras, lançou em Junho o Firefox 3, descarregado no primeiro dia por oito milhões de utilizadores.
|
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1008287 |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 02 Set 2008 17:50 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
soft666
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 741
|
|
Voltar acima |
|
 |
Lusitano Administrador

Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 02 Set 2008 21:03 Assunto: |
|
|
Aqui fica a minha opinião:
- Interface demasiado minimalista
- Tempos de carregamento de páginas idêntico ou superior ao Firefox 3
- Parece ser mais leve que o Firefox, mas também com tão poucas coisas e sem extensões, não posso comparar. |
|
Voltar acima |
|
 |
soft666
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 741
|
Colocada: 02 Set 2008 21:39 Assunto: |
|
|
Comparar com o FF não sei se é justo. Eu plo menos tenho o FF com n extensões.
Parece-me que é minimalista e leve de propósito.
Pareceu-me rápido. O gestor de tarefas do Chrome que deixa fechar separadores problemáticos é coisa bem pensada. Os separadores dinâmicos que se podem tirar para uma janela também. O modo incógnito, etc.
Mas realmente não sei se posso passar sem extensões e todos os truquezitos do FF. Acho que isto é bom só para quem quer um browser uber minimalista e ter poucas chatices. |
|
Voltar acima |
|
 |
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 02 Set 2008 22:21 Assunto: |
|
|
Numa primeira abordagem parece engraçado. Simples e relativamente intuitivo.
Gostei bastante do sistema dos separadores: Transportar como janela independente, alterar o posicionamento, novo separador com os sites mais utilizados, etc.
Também estou tentado a concordar que não é comparável com os outros browsers . No entanto é diferente e talvez caia em graça.
Nota: Notei algumas coisas estranhas que talvez sejam bug's. Por exemplo a escrever este post tive algumas dificuldades como se, por vezes, estivesse a carregar no "insert" ou no "delete" e parte do texto ficava temporáriamente escondido.
Também notei que uma ou outra página não era apresentada de forma totalmente correcta mas como é apenas Beta vamos esperar. |
|
Voltar acima |
|
 |
Mike
Registo: 13 Jan 2008 Mensagens: 74
|
Colocada: 03 Set 2008 01:17 Assunto: Comparativo |
|
|
Não me parece que estejam a comparar com o browser certo.
Tendo em conta que ainda só está disponvel o download para windows, entra em concorrencia directa com o IE que sofre do mesmo mal.
Bem pelo menos para já não é alternativa ao Firefox.
Mas a apresentação sob a forma de banda desenhada está original
http://www.google.com/googlebooks/chrome/ |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 04 Set 2008 11:47 Assunto: |
|
|
Computadores com processadores windows
Estes jornalista inventam cada coisa  _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
sogob
Registo: 19 Abr 2006 Mensagens: 77
|
Colocada: 04 Set 2008 16:34 Assunto: |
|
|
a parte mais interessante é mesmo a polémica à volta da EULA do browser. |
|
Voltar acima |
|
 |
Blue Zee

Registo: 19 Nov 2006 Mensagens: 881 Localização: Maia
|
|
Voltar acima |
|
 |
Mike
Registo: 13 Jan 2008 Mensagens: 74
|
Colocada: 05 Set 2008 00:38 Assunto: Microsoft claims Google is monopoly |
|
|
http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/09/03/oracle-caquires-clearapp
CONVICTED MONOPOLIST, Microsoft has decided that Google is an evil empire and its planning an anti-trust action over the search outfit's new web browser.
[...]
Engraçado, não é fácil conseguir comprar um computador novo sem o IE, e suas dependencias (windows, e respectivo IVA sobre o mesmo) e agora saiem-se com esta... |
|
Voltar acima |
|
 |
maximilian

Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 243
|
Colocada: 12 Set 2008 10:32 Assunto: |
|
|
É mais 1 a dar cabo dos designs de muitos sites... _________________ Elas são mais complicadas que os computadores... |
|
Voltar acima |
|
 |
sogob
|
Colocada: 12 Set 2008 11:10 Assunto: |
|
|
maximilian escreveu: | É mais 1 a dar cabo dos designs de muitos sites... |
ou talvez não, visto eles usarem o webkit como engine de HTML e este ser aquele que mais respeita a definição do standard. Se o design for para o galheiro... talvez seja problema do site...
S versão do webkit integrado no chrome é uma versão desactualizada que suponho venha a ser corrigido numa próxima versão. A última versão do webkit só tem um resultado de 100% no teste Acid3. |
|
Voltar acima |
|
 |
maximilian

Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 243
|
Colocada: 12 Set 2008 11:21 Assunto: |
|
|
sogob escreveu: | maximilian escreveu: | É mais 1 a dar cabo dos designs de muitos sites... |
ou talvez não, visto eles usarem o webkit como engine de HTML e este ser aquele que mais respeita a definição do standard. Se o design for para o galheiro... talvez seja problema do site...
S versão do webkit integrado no chrome é uma versão desactualizada que suponho venha a ser corrigido numa próxima versão. A última versão do webkit só tem um resultado de 100% no teste Acid3. |
Mas se dá bem nos outros (firefox e IE), porque dá mal neste? _________________ Elas são mais complicadas que os computadores... |
|
Voltar acima |
|
 |
sogob
|
Colocada: 12 Set 2008 13:39 Assunto: |
|
|
maximilian escreveu: | sogob escreveu: | maximilian escreveu: | É mais 1 a dar cabo dos designs de muitos sites... |
Mas se dá bem nos outros (firefox e IE), porque dá mal neste? |
Porque talvez quem tenha desenhado o site, apesar de funcionar no IE e FF, não quer dizer que cumpra os standards. O próprio FF3 só atinge 71/100. |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 13 Set 2008 11:50 Assunto: |
|
|
Os browsers estão preparados para detectar erros e os corrigir, tal como algumas omissões por parte do script é interpretado pelo browser como quiser.
Um exemplo é a formatação de texto, se vier omitido, por definição é a esquerda, mas se o browser vier com omissao ao centro ou a direita fica diferente as coisas. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
|