Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Teste a routers ADSL2+ do Clix

 
Novo tópico   Este tópico está bloqueado: não pode editar ou responder mensagens.    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 27 Ago 2008 05:03    Assunto: Teste a routers ADSL2+ do Clix Responder com citação

Teste a routers ADSL2+ do Clix




Introdução

O objectivo deste teste foi comparar as capacidades dos diferentes routers ADSL2+ que vêm ou já vieram em kits Clix, focando essencialmente nos valores de velocidade a que cada um é capaz de sincronizar, velocidade máxima útil e comparação de latências.

O teste foi realizado na integra por mim e com o máximo de rigor que me foi possível, todos os routers foram inicialmente preparados/configurados com os parâmetros necessários para estabelecer ligação à Internet correctamente, posteriormente os testes foram realizados exactamente da mesma forma para cada um dos routers, um após outro consecutivamente. Para garantir a fiabilidade dos valores de sincronismo, cada router foi sincronizado pelo menos 3 vezes, de modo a haver certeza sobre os valores obtidos (sendo que as diferenças foram sempre nulas ou desprezíveis foram registados os valores mais comuns), um dos routers foi usado como referência tendo sido sincronizado diversas vezes ao longo do processo para garantir que não teria existido variação das condições de linha. Para medir a velocidade útil de download foi usada a ferramenta de medição de velocidade disponível no fórum (configurada para fazer download a partir do servidor FTP do Clix usando 4 ligações simultâneas). Para medir a velocidade útil de upload foi feito um upload de um ficheiro de 50MB através de FTP para o servidor de páginas pessoais do Clix. Para comparação de latências foi utilizada a ferramenta ping tendo como "alvo" o servidor mail.clix.pt.

A velocidade não é tudo num router, é certo, posteriormente poderei vir a tentar analisar outros pormenores nos equipamentos e a complementar este post com mais informações.


Resultados

Na seguinte tabela encontram-se os dados obtidos através de todos os testes realizados aos vários routers:



O Huawei SmartAX MT882 V200R002 e o Aolink DR814Q destacam-se sem dúvida como os melhores em termos de velocidade de sincronismo, além de que o Huawei SmartAX MT882 V200R002 consegue uma relação velocidade sincronismo / velocidade útil superior a todos os restantes, desconheço a razão para tal...

Os Thomson SpeedTouch ST546v6 e ST585v6 como se pode ver conseguem os piores valores de velocidade de sincronismo comparativamente com os restantes, tendo apenas alguma vantagem em termos de latência.


Detalhes

  • Aolink DR814Q



    Não existe nenhum comentário relevante a fazer sobre o teste a este equipamento nem foi realizada nenhuma configuração especifica em relação às configurações default.


  • Huawei SmartAX MT882 V200R001



    Este router foi configurado com os parâmetros mostrados na imagem abaixo, tais parâmetros não estão configurados desta forma como default, no entanto configurando-o deste modo é possível obter maior velocidade de sincronismo.



    Por experiência própria de uso normal deste router posso dizer que ele não parece ser muito estável no que respeita a manter sincronismo a longo prazo, é comum perder sincronismo em média uma vez por dia na minha linha, estas percas acontecem esporadicamente sem razão aparente, mesmo tendo valores de SNR por volta de 10 dB. Na mesma linha com um Aolynk o mesmo sincronismo consegue manter-se por vários meses sem se perder. A mesma exacta situação foi confirmada por um outro moderador deste fórum com este mesmo modelo, posteriormente adquiriu também um Aolynk que resolveu a situação.


  • Huawei SmartAX MT882 V200R002



    Não existe nenhum comentário relevante a fazer sobre o teste a este equipamento nem foi realizada nenhuma configuração especifica em relação às configurações default.


  • Huawei EchoLife HG510



    Não existe nenhum comentário relevante a fazer sobre o teste a este equipamento nem foi realizada nenhuma configuração especifica em relação às configurações default.


  • Thomson SpeedTouch ST546v6



    Deixei o ST546v6 algum tempo em funcionamento mas este não "decidiu" actualizar o seu firmware automaticamente (como aconteceu com o ST585v6), logo todos os testes a este router foram feitos com ele usando o firmware original versão 6.1.9.6. De qualquer forma, para o ST585v6 não foi notada qualquer diferença de velocidade com o novo firmware, e sendo que ambos os modelos são bastante semelhantes é bastante provável que a mesma situação se aplique ao ST546v6.


  • Thomson SpeedTouch ST585v6



    Durante os testes a este router ele "decidiu" actualizar automaticamente o seu firmware, a versão original era 6.1.9.6, e após a actualização passou a 7.4.3.2, tive a oportunidade de verificar que não existiu qualquer melhoria (nem pioria) em termos de velocidade de sincronismo após esta actualização. A actualização altera um pouco o aspecto da página de configuração, na versão 6.1.9.6 o aspecto era semelhante ao da imagem que coloquei para o ST546v6 e com a versão 7.4.3.2 tem o aspecto que se pode ver na imagem acima. Todos os testes foram re-feitos com a nova versão.


  • XAVi X7868r+



    Não existe nenhum comentário relevante a fazer sobre o teste a este equipamento nem foi realizada nenhuma configuração especifica em relação às configurações default.


Agradecimentos

Agradecimentos ao Clix por ter cedido os seguintes equipamentos para este teste:
  • Huawei SmartAX MT882 V200R002
  • Huawei EchoLife HG510
  • Thomson SpeedTouch ST546v6
  • Thomson SpeedTouch ST585v6
  • XAVi X7868r+


Este tópico permanecerá fechado de modo a facilitar a organização do mesmo no caso de possíveis futuras adições de informação, para possíveis comentários deverá ser criado outro tópico, se necessário.

Atenção: Não é permitida a cópia integral ou parcial do conteúdo deste tópico para outros fóruns ou sites em geral, em caso de interesse na divulgação do conteúdo do mesmo deverá ser usado um link para a fonte (este tópico).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
AdSense






MensagemColocada: 27 Ago 2008 05:03    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Este tópico está bloqueado: não pode editar ou responder mensagens.    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET