Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Concorrência na banda larga e televisão marcaram 1º trimestre

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Tuga



Registo: 05 Out 2007
Mensagens: 1010
Localização: Vila Franca de Xira

MensagemColocada: 12 Mai 2008 16:29    Assunto: Concorrência na banda larga e televisão marcaram 1º trimestre Responder com citação

Citação:
O sector das telecomunicações foi marcado pela forte concorrência entre as operadoras no primeiro trimestre, em especial nos segmentos decisivos da banda larga e da televisão, que são essenciais para avaliar o desempenho das operadoras durante este período.
As fontes do sector contactadas pela Lusa concordam que o trimestre assistiu a um aumento da concorrência, devido à entrada em cena da Zon Multimédia (dona da TV Cabo, antiga PT Multimédia), depois da cisão do grupo PT, em Novembro.

Num mercado pequeno para três (PT, Vodafone e Sonaecom), a entrada de um quarto 'player' gerou ainda mais competição, especialmente nos segmentos com maior potencial, a banda larga e a televisão por subscrição.

Com a rede fixa a perder clientes e o número de telemóveis a superar a própria população do país, as operadoras voltaram-se para estes negócios onde ainda é possível crescer. Mas as empresas procuram não destruir valor, mantendo os preços estáveis apesar dos investimentos realizados para melhorar a qualidade dos serviços.

Entre Janeiro e Março, as três empresas de capitais nacionais (PT, Zon e Sonaecom) conquistaram novos clientes na banda larga. Mas isso não significou mais proveitos, como demonstra a erosão das receitas da Zon na banda larga.

O número de clientes na banda larga cresceu em 15,7 mil, mas as receitas mensais médias por utilizador (ARPU) desceram 4 por cento, devido à concorrência.

Além das ofertas de internet fixa, a banda larga da Zon enfrenta a internet móvel da TMN, da Vodafone e da Optimus. Esta é uma das razões pelas quais a Zon vai lançar um operador móvel virtual, comercializando placas de banda larga móvel que rivalizem com as dos concorrentes. Já a PT conquistou 14 mil novos clientes na banda larga fixa. O serviço 'triple play' Meo, que oferece telefone fixo, televisão e internet por uma única mensalidade, contribuiu para estes números, com 26 mil novos clientes (dos quais 60 por cento já eram clientes da PT).

A empresa acrescentou ainda várias dezenas de milhar de clientes à banda larga móvel da TMN. A PT não revela os números, mas uma parte significativa dos 103 mil novos clientes da TMN serão deste segmento.

A Sonaecom, por sua vez, conquistou 13,3 mil clientes para a Optimus, que inclui na sua oferta a banda larga móvel Kanguru. A Optimus não especifica quantos novos clientes cabem ao Kanguru, mas garante que «reforçou a liderança» neste segmento onde foi pioneira no mercado nacional.

O outro campo de batalha disputado pelas três operadoras é a televisão por subscrição ('pay tv'). As três oferecem pacotes 'triple pay', nos quais a televisão desempenha um papel central. No caso do Meo, a televisão IPTV da PT, as funcionalidades interactivas (gravação, pausa, 'video on demand' e outras características tecnologicamente avançadas) são o principal chamariz para conquistar novos clientes que, por arrasto, manterão os serviços de telefone fixo e de internet da empresa.

Mas a PT quer chegar a todos os públicos, numa postura que se distingue por ser 'agnóstica' do ponto de vista tecnológico. Assim se explica a recente aposta numa oferta do Meo via satélite (de forma a expandir-se em áreas onde não há IPTV) e na Televisão Digital Terrestre (TDT).

No trimestre, o Meo conquistou 26 mil clientes, passando para 47 mil. Este valor terá aumentado a partir de Abril, mês em que foi lançada a campanha de massificação, mas os números ainda não são conhecidos. Porém, o Meo está ainda longe do milhão e meio de clientes da TV Cabo, empresa de 'pay tv' da Zon.

Apesar de já ter mais de 80 por cento do mercado, a empresa liderada por Rodrigo Costa conquistou ainda 31 mil novos clientes no trimestre, dos quais 18 mil para o pacote 'premium' Funtastic Life. A operadora está também a preparar o lançamento de novas 'set up boxes' preparadas para a alta definição, antes do Campeonato Europeu de Futebol.

Tal como a PT, a Zon é 'agnóstica' em termos de tecnologia, continuando a apostar na TV Cabo Satélite, que oferece cobertura nas zonas do país onde a rede cabo não chega.

Também a Sonaecom está presente no mercado de televisão por subscrição, com o Clix SmarTV, que foi a primeira oferta de IPTV (televisão via internet) em Portugal. A empresa não revela o número de clientes do SmarTV, mas os dados disponíveis apontam para uma cifra próxima dos 20 mil.

A rede de fibra óptica que a Sonaecom quer construir vai ser decisiva para a massificação do SmarTV.


Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=331659
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 12 Mai 2008 16:29    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET