Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Método para extrair firmwares de Huawei MT880 e MT882
Visitar página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Keeper



Registo: 28 Out 2006
Mensagens: 4

MensagemColocada: 16 Nov 2007 20:14    Assunto: Responder com citação

Antes de mais, obrigado! Laughing

Em relação á tua questão do smart tv, eu não tenho esse serviço e como em tudo na vida, sem o bicho(*) é difícil dizer-te algo mais de concreto... Rolling Eyes


Cumps,

Keeper

(*) Entenda-se o aparelhinho TV Box Razz
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 16 Nov 2007 20:14    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
4you2remember



Registo: 02 Jan 2008
Mensagens: 4

MensagemColocada: 02 Jan 2008 21:10    Assunto: Responder com citação

Boas
este e' 1 topico mt bom...
mas surgiram-me algumas duvidas...

1º comecando por: "é necessário que tenham acesso de superuser" pois e'... mas a minha unica maneira de entrar e' com nome de utiizador e palavra pass "user", como "admin" n consigo entrar.. pelo q vi deveria ser nome de utilizador e password = admin ... n havera outros modos de entrar para outras versoes de firmware?

2º -> Keeper -> "acesso de superuser na consola", qual consola? do 'DOS' Very Happy ou do hyperterminal

tentei aceder por Telnetnet com o programa PUTTY, no entanto so consigo aceder como "user" (a unica coisa q consegui fazer poi usar o comando ping Laughing

ja agora se possivel gostava q alguem indicasse como fazer esse tal cabo serie e o tipo d ecabo...

Com o posto do "Luis Teixeira" percebi como ligar no interior do modem... mas simplesmente se lingam 3 fios a porta de serie?

Modem SERIE
0 - TX 3 - TX
1 - GND 5 - GND
4 - RX 2 - RX

li já n sei onde.. q seria necessario um chip max3321 para efectuar esta ligacao..

Obrigado

PS: tenho o modem bloqueado a rede Clix Razz mas quero usa-lo na rede PT Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Keeper



Registo: 28 Out 2006
Mensagens: 4

MensagemColocada: 03 Jan 2008 16:14    Assunto: Responder com citação

Boas,

Passo-te a responder a algumas das tuas questões:

Citação:
1º comecando por: "é necessário que tenham acesso de superuser" pois e'... mas a minha unica maneira de entrar e' com nome de utiizador e palavra pass "user", como "admin" n consigo entrar.. pelo q vi deveria ser nome de utilizador e password = admin ... n havera outros modos de entrar para outras versoes de firmware?


1º: Julgo que não. Sabendo que as configurações de acesso estão guardadas num ficheiro separado do firmware (im.conf), na memória flash, julgo que a instalação de outro firmware não faz um "overwrite" a esse ficheiro de configurações do modem...podes no entanto tentar, mas cuidado com o hardware (aka drivers) que estão inseridos dentro desse firmware. O melhor mesmo é fazeres um cabo série e acederes via consola de terminal, se não tens acesso superuser.



Citação:
2º -> Keeper -> "acesso de superuser na consola", qual consola? do 'DOS' ou do hyperterminal


2º: Peço-te desculpa pela má explicação que dei...referia-me a acesso via consola DOS (telnet).



Citação:
ja agora se possivel gostava q alguem indicasse como fazer esse tal cabo serie e o tipo d ecabo...

Com o posto do "Luis Teixeira" percebi como ligar no interior do modem... mas simplesmente se lingam 3 fios a porta de serie?

Modem SERIE
0 - TX 3 - TX
1 - GND 5 - GND
4 - RX 2 - RX


3º: Não. Serão 4 fios, mais concretamente: tx (output) ; rx (receive) ; GND (Ground) ; VCC (voltagem). Este último, VCC, deverá ser de 5,0v, já que é a voltagem normalmente utilizada neste tipo de ligações e para tal, basta procurares com um multímetro um ponto qualquer no pcb o qual tenha os tais 5,0v.




Citação:

li já n sei onde.. q seria necessario um chip max3321 para efectuar esta ligacao..


Não é max3321 mas sim max3221. Em relação a um esquemático, basta procurares na internet...existem tantos...

ex.:
1- http://seattlewireless.net/Wrt54gSerial
1a- http://www.tcniso.net/Nav/Tutorials/ConsoleCable/cablemodem_ch17.pdf
(utilizam um max232)

2- http://ltodi.est.ips.pt/jomm/tfc's/tfc_5.pdf -> página 30
(utiliza um max233 - para mim, o mais fácil de todos - não precisas de condensadores)

3- http://www.kevinro.com/cable.pdf
(Utiliza um MAX3221 mas não te recomendo, já que este IC é extremamente pequeno e como tal, difícil de se soldar)


Obervações finais:

Cuidado com o pinout que o LT te deu porque o layout do PCB, muda de revisão para revisão... (é o caso do meu e do dele...são diferentes e no entanto ambos temos o mesmo Huawei MT882 mas com diferentes revisões de hardware)...


Se precisares de mais alguma coisa, diz.

Cumps,

Keeper Cool
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
4you2remember



Registo: 02 Jan 2008
Mensagens: 4

MensagemColocada: 05 Jan 2008 02:08    Assunto: Responder com citação

Mt obrigado Smile

agora so falta comprar o material Cool

n sei mt bem e' como aceder depois a memoria do modem... em determinados routers apenas se usam cabos de rede (c adaptadores, como e o caso de alguns routers/switchs ou um cabo flat de 8 condutores como e o caso dos cisco) e temos acesso a um menu (por hyperterminal)... n temos propriamnete acesso 'a memoria... depois vejo Wink


ja agora...
em vez de ir buscar os 5V ao modem.. posso ir buscar a outro lado do PC, n?
por exemplo a uma ficha USB Confused
assim evitava de estar a "marcar" o modem... ainda deve estar na garantia lol

cumps
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Keeper



Registo: 28 Out 2006
Mensagens: 4

MensagemColocada: 06 Jan 2008 00:57    Assunto: Responder com citação

É assim...o que os cisco (e outros routers/switches) fornecem de interface é indeferente...ou seja...:

Arrow Se quiseres um interface RJ45 (cabo de rede normalissimo) podes cravar uma ficha RJ45 femea com o RX,TX e GND à saida do teu TTL converter (adaptador que vais fazer) e depois terás de utilizar/fazer um cabo RJ45-RS232 (COM port)...

Arrow Se quiseres usar o cabo da cisco que já trás a conversão feita, terás de verificar o pinout dos cabos da cisco já que eles têm um pinout em 'rollout', o qual não é igual aos cabos dito 'standard' (ponto a ponto).

Arrow Se quiseres usar um USB femea, terás de fazer a mesma coisa: terás de soldar os fios RX, TX, GND, no interface USB macho de forma a que batam no RX, TX e GND do lado serie...

Arrow epá, se quiseres até podes usar (como eu fiz) uma ficha (jack) stereo femea e crias um cabo Jack 3,5'' macho num lado e do outro serie

...enfim...as possibilidades são imensas e variadas.


Em relação á tua segunda questão, podes ir buscar os 5v onde bem quiseres...se quiseres podes até usar os pontos de alimentação da tua torradeira se os mesmos debitarem 5V ( Twisted Evil )...ou por exemplo...usares pilhas em serie...mas a questão de fundo aqui é esta: CUIDADO é com a amperagem que o adaptador vai receber...os MAX23x suportam até 5.0 mA enquanto o MAX3221 só suporta até 0,3 mA.
( http://www.maxim-ic.com/quick_view2.cfm/qv_pk/1798 e http://www.maxim-ic.com/quick_view2.cfm/qv_pk/1069 respectivamente )

Vê lá é se não queimas tudo ( modem, IC, porta serie do PC e a ti* ) Laughing Very Happy Twisted Evil Wink


Se tiveres mais dúvidas, diz. Wink

Cumps,

Keeper Cool

* Parece que o corpo humano só suporta até 7 mA antes de entrar em choque... <- Programa caçadores de mitos.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
4you2remember



Registo: 02 Jan 2008
Mensagens: 4

MensagemColocada: 30 Abr 2008 00:21    Assunto: Responder com citação

Boas
so agora ao fim de tanto tempo e q tive oportunidade de fazer isto Razz

mas não deu em nada... lol pelo menos n queimei nada Laughing

provavelmente não fiz da maneira correcta.

utilizei 1 MAX232 era o unico q havia na loja
partindo do principio que as ligacoes estao bem feitas... segui o datasheet do IC suponho q o problema deve estar no modo como estou a tentar aceder

ja agora agradecia que me explicassem como descubro os pinos TX e RX do modem, o GND n é dificil... Eu penso que o esquema de ligacao é igual ao ja aqui apresentado, pelo menos o GND e N/C estao no mesmo sitio, tenho + um conjunto de 6 pinos noutra disposicao e na outra ponta do modem (n deve ser ai..)

Estava a tentar aceder por hyperterminal com uma taxa de 1200bps (tb tentei com 9600 mas n deu) no datasheet falava em 120k e 200k mas n tem essa opcao Confused ou será q tem de ser por telnet (no DOS)?

ja agora... como é q acedo ao tal ficheiro para alterar o username da conta ADSL?

Obrigado a todos
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Keeper



Registo: 28 Out 2006
Mensagens: 4

MensagemColocada: 30 Abr 2008 19:15    Assunto: Responder com citação

4you2remember,

Normalmente as configurações são: 8N1 a 38400 ou 57600...mas vai tentando todos os baud rate desde 9600 até 57600 (os outros baud rate quase de certeza que não são utilizados). Nota que a maioria deste tipo de dispositivos, necessita de estar ligado e conectado no hyperterminal (botão "connect" primido) ANTES de se ligar o modem.


É difícil descobrir o TX e RX...mas deixo-te umas ideias:

Arrow Os RX e TX têm valores que flutuam...normalmente andam entre os 1,xxV até aos 3,xxV...

Arrow Normalmente estão juntos (procura por uma fila de buracos ou marcas de buracos onde pareça que falte algo...)

Arrow procura só mudar o TX até encontrares "resposta no hyperterminal", deixando o RX desligado. Deixa é o VCC e GND sempre ligados no mesmo sítio (já que estes têm obrigatóriamente de estar sempre ligados pq senão o conversor de sinais que fizeste não funcionará).



Por acaso tenho aqui um MT882 extra para tratar dele...tou é sem paciência para ir às compras das peças para o ttl Razz mas se entretanto me der na telha, eu envio foto de como fiz, okey ?

Cumps,


Keeper
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
4you2remember



Registo: 02 Jan 2008
Mensagens: 4

MensagemColocada: 06 Mai 2008 19:49    Assunto: Responder com citação

Boas

ja consegui ligar ao modem... mas n "percebo" o q ele me diz.. lol
" uk·‘ ñâ ±ëQ½j þ ÎÎ ® ® ¾ ±* F%Ʊ>q!¾±5á °±ÓÅÕŒ "
http://miguelmoreira.awardspace.com/stuff/hyper.htm
isto é o q me aparece no hyperterminal


como acedo a flash?
"A password de acesso aos modems... ficheiros "im.conf" e/ou "im.conf.minimal", que se encontram na /flashfs/. "
no hyperterminal ha uns botoes de "enviar" e "receber", mas n consegui receber nada :S

Obrigado
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Keeper



Registo: 28 Out 2006
Mensagens: 4

MensagemColocada: 13 Mai 2008 15:51    Assunto: Responder com citação

bem é assim...se aparecem estes caracteres, isso é bom sinal - quer dizer que já encontraste o TX.

Em relação a esses caracteres estranhos, os mesmos querem dizer que o baud rate não está correcto... ou seja, o modem está tentar comunicar a 38200 (é só um exemplo), enquanto o hypterminal está a tentar a 58600... tens de testar os varios baud rates no hyperterminal até encontrares o correcto.

Em relação á transferência do ficheiro im-conf, etc,etc...visto que estás a usar um terminal de consola, não podes usar nenhum TFTP server nem FTP - terá de ser pelo protocolo z-modem ou x-modem...sinceramente não reparei/estudei qual o comando para enviar dessa forma...só procurando no "help" do modem...

Se conseguires descobrir qual o comando, coloca aqui como fizeste para ajudar outros.


Cumprimentos,

Keeper
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
4you2remember



Registo: 02 Jan 2008
Mensagens: 4

MensagemColocada: 13 Mai 2008 22:17    Assunto: Responder com citação

já está melhor Very Happy

pensava q ja tinnha testado a taxa de transferencia correcta.. parece que nao tinha...

No entanto ainda n sei o q fazer :$
ja consigo ter "bons resultados" no entanto nao consigo ler nem escrever nada na memora, asim como tb nao consigo navegar no modem.
usei o comando "list" e aparece "home", mas n consegui mais nenhuma informaçao
tentei o comando ls, list home, list /home
nada....

como disseste... coloquei mais informação para quem precisar
http://miguelmoreira.awardspace.com/stuff/hyper.htm

Se me conseguires dar mais informacoes agradeço Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
4you2remember



Registo: 02 Jan 2008
Mensagens: 4

MensagemColocada: 27 Mai 2012 19:28    Assunto: Responder com citação

boa tarde

recentemente "reactivei" o modem, a primeira vez que lhe acedi, consegui abrir o ecrã de configuração de user/pass para aceder a net. No dia seguinte já não consegui ver essa pagina Shocked - entrei com o mesmo utilizador...
o que me leva a pensar que só tenho acesso à configuração no primeiro logon (já não o ligava a + de 1 ano)

alguém já teve algo semelhante?

Estranhamente não consigo entrar como admin/admin - apenas user/user, por telnet, andei a ver e efectivamente sé existem 2 utilizadores (admin -> root e user -> utilizador comum).
Consegui criar 2 utilizadores, depois de fazer commit das configs, tentei entrar com esses utilizadores via web, qual não é o meu espanto de apenas conseguir me autenticar com "users" ou "intermédios", os "roots" não conseguem fazer login, alguma sugestão? Confused

encontrei neste site comandos CLI tambem suportados pelo MT882
http://www.kitz.co.uk/routers/110cli.pdf

Obrigado pela ajuda
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2
Página 2 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET