Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Lusitano Administrador

Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 28 Nov 2007 22:06 Assunto: Preços da banda larga em Portugal 32,6% abaixo da média europeia |
|
|
A mensalidade mais baixa oferecida em Portugal para serviços de banda larga fixa em Novembro colocam o país no terceiro lugar no ranking europeu dos preços mais baixos para aceder à tecnologia de acesso à Internet.
Um estudo conduzido pela Anacom concluiu que os preços da banda larga fixa praticados em Portugal estão 32,6 por cento abaixo dos preços médios praticados na União Europeia.
O preço mais baixo das ofertas nacionais é o terceiro menor do universo analisado, o que coloca Portugal próximo de um grupo de países habitualmente citado pela competitividade das suas ofertas como a Áustria, Suécia e Dinamarca. Tendo em conta valores sem IVA a Anacom apurou os 8,26 euros como preço mais baixo praticado no país para a banda larga fixa em Novembro.
No que se refere às velocidades, os dados da Anacom indicam que Portugal está entre o 3º e o 5º lugar no ranking de países com preços mais baixos, para os débitos entre os 2 e os 8 Mbps, sendo que os países com pior classificação na análise têm preços que chegam a atingir diferenças na ordem dos 46,2 por cento.
O documento também mostra que o preço da velocidade de referência (4Mbps) diminuiu 36 por cento entre Junho de 2005 e Novembro de 2007, alteração que permite agora colocar o preço português 46 por cento abaixo da média europeia.
Na análise aos preços do operador histórico conclui-se que o valor baixa cobrado pela PT é o 4º mais reduzido, entre os operadores congéneres analisados. O valor apurado pela Anacom foi de 15,28 euros.
A Anacom refere que os valores apurados são "líquidos de IVA e sem correcção pela paridade do poder de compra". Na mesma nota esclarece-se que este é considerado "o método mais adequado para avaliar a eficiência e as condições de oferta dos operadores em Portugal, visto que não serem afectados por factores exógenos aos prestadores do serviço".
O estudo analisou os preços das ofertas de banda larga fixa em 13 países da União Europeia e de Julho de 2007 para 15 países.
http://tek.sapo.pt/4M0/787995.html |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 28 Nov 2007 22:06 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 29 Nov 2007 20:58 Assunto: |
|
|
Esquecem-se sempre de adicionar a media dos ordenados ...
acho q nestas estatisticas deviam fazer um indice, entre ordenado e mensalidade. ai sim seria comparações justas  _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
sheerspt

Registo: 15 Fev 2007 Mensagens: 99
|
Colocada: 09 Dez 2007 18:26 Assunto: |
|
|
metralha761 escreveu: | Esquecem-se sempre de adicionar a media dos ordenados ...
acho q nestas estatisticas deviam fazer um indice, entre ordenado e mensalidade. ai sim seria comparações justas  |
E alem do ordenado não esquecer da assinatura mensal que muitos de nós estamos sujeitos eu diria a maior parte. |
|
Voltar acima |
|
 |
nipnip
Registo: 17 Jul 2007 Mensagens: 677 Localização: Peso da Régua
|
Colocada: 09 Dez 2007 18:35 Assunto: |
|
|
sheerspt escreveu: | metralha761 escreveu: | Esquecem-se sempre de adicionar a media dos ordenados ...
acho q nestas estatisticas deviam fazer um indice, entre ordenado e mensalidade. ai sim seria comparações justas  |
E alem do ordenado não esquecer da assinatura mensal que muitos de nós estamos sujeitos eu diria a maior parte. |
lá fora também há assinatura _________________
 |
|
Voltar acima |
|
 |
sheerspt

Registo: 15 Fev 2007 Mensagens: 99
|
Colocada: 10 Dez 2007 17:25 Assunto: |
|
|
nipnip escreveu: | sheerspt escreveu: | metralha761 escreveu: | Esquecem-se sempre de adicionar a media dos ordenados ...
lá fora também há assinatura |
Existe em muito lado infelizmente. Mas também já existe sobretudo em frança e na holanda ISP´s que conseguem concorrer verdadeiramente com o operador histórico. |
|
Voltar acima |
|
 |
Skol
Registo: 24 Ago 2006 Mensagens: 114
|
Colocada: 11 Dez 2007 22:18 Assunto: |
|
|
Para mim é tudo conversa, começa logo pelo "valores sem iva", que eu saiba, eu e o comum dos mortais quando paga a sua factura de comunicações tem que pagar o iva. Deixemo-nos de artifícios e vamos a fazer as contas como deve ser. Já bastam aquelas contas do 9.99 por mês.
Tchau,
Skol |
|
Voltar acima |
|
 |
nipnip
|
Colocada: 11 Dez 2007 23:09 Assunto: |
|
|
Skol escreveu: | Para mim é tudo conversa, começa logo pelo "valores sem iva", que eu saiba, eu e o comum dos mortais quando paga a sua factura de comunicações tem que pagar o iva. Deixemo-nos de artifícios e vamos a fazer as contas como deve ser. Já bastam aquelas contas do 9.99 por mês.
Tchau,
Skol |
os preços são sem IVA porque quer-se comparar o preço do serviço não quanto o estado cobra para si sobre esse serviço _________________
 |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 13 Dez 2007 23:16 Assunto: |
|
|
nipnip escreveu: | Skol escreveu: | Para mim é tudo conversa, começa logo pelo "valores sem iva", que eu saiba, eu e o comum dos mortais quando paga a sua factura de comunicações tem que pagar o iva. Deixemo-nos de artifícios e vamos a fazer as contas como deve ser. Já bastam aquelas contas do 9.99 por mês.
Tchau,
Skol |
os preços são sem IVA porque quer-se comparar o preço do serviço não quanto o estado cobra para si sobre esse serviço |
Mas qual o objectivo disso? O q interessa é o preço real q a pessoa paga, isso só é mais uma manobra para baixar a media do preço, pq 13% ou 21% ainda faz mt diferença, principalmente quando as diferenças sao em centimos.
O iva pode ser dispensado em 2 casos, quando se é empresa ou quando se compra um produto na UE. Nao tou a ver pedir ás empresas da frança colocarem net em minha casa para usufruir do IVA deles, ou noutro pais com IVA baixo.
Acho q no estrangeiro têm mt o habito de omitir o IVA, ficando rotelado um preço mais baixo, depois quem paga o IVA? o consumidor claro. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
nipnip
|
Colocada: 13 Dez 2007 23:19 Assunto: |
|
|
a lógica é mesmo essa... o IVA não é "preço" é imposto...
é uma questão de metodologia... quando se compara preços deve ser sempre sem IVA... procura outras comparações e vais ver que é sempre assim
se se analisa apenas e só o custo do serviço não pode ser incluído... _________________
 |
|
Voltar acima |
|
 |
Blue Zee

Registo: 19 Nov 2006 Mensagens: 881 Localização: Maia
|
Colocada: 13 Dez 2007 23:58 Assunto: |
|
|
nipnip escreveu: | a lógica é mesmo essa... o IVA não é "preço" é imposto...
... |
Depende da análise:
Do ponto de vista do fornecedor do serviço não é um proveito.
Do ponto de vista do consumidor é um custo.
Não incuindo IVA, o estudo só está a comparar os preços de venda do serviço e não o preço de compra pelos consumidores.
Mas para nós consumidores o que interessa é o total da factura. _________________ Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Encyclopaedia Universalis Internautica |
|
Voltar acima |
|
 |
|