Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
1696
Registo: 14 Set 2006 Mensagens: 214
|
Colocada: 17 Jul 2007 04:43 Assunto: Anacom aprova números “92” para telemóveis |
|
|
Anacom aprova números “92” para telemóveis
A Anacom anunciou que aprovou a designação da gama de numeração "92" para o serviço telefónico móvel, devendo este novo indicador – que se junta aos conhecidos "91", "93" e "96" – servir tanto para os operadores móveis virtuais (MVNO) que surgirão no mercado nacional, como para as próprias operadoras TMN, Vodafone ou Optimus, quando estas esgotarem as possibilidades das gamas de numeração que lhes foram atribuídas.
A Anacom anunciou que aprovou a designação da gama de numeração "92" para o serviço telefónico móvel, devendo este novo indicador – que se junta aos conhecidos "91", "93" e "96" – servir tanto para os operadores móveis virtuais (MVNO) que surgirão no mercado nacional, como para as próprias operadoras TMN, Vodafone ou Optimus, quando estas esgotarem as possibilidades das gamas de numeração que lhes foram atribuídas.
A decisão do regulador das comunicações surgiu depois de um pedido da operadora móvel detida pela Portugal Telecom, que, segundo os documentos que fez chegar à Anacom, já esgotou mais de 60% dos 10 milhões de números "96" que lhe foram atribuídos. Cada uma das operadoras teve direito a dez milhões de números do indicativo que lhes foi atribuído – "91", "93" ou "96" –, sendo que o regulador optou agora por não ceder exclusividade do "92" a um só operador.
"A opção da Anacom vai para o código ‘92’, por uma simples questão de sequência e homogeneidade. A gama ‘92’ foi já expressa pelo ICP-ANACOM no referido enquadramento dos MVNO, para iniciar a atribuição de direitos neste domínio. E sendo naturalmente esta gama destinada a serviços telefónicos móveis, é indiferente que nela sejam atribuídos direitos a MVNO ou a MNO [operadores com licença]", lê-se na decisão do regulador.
O organismo liderado por Amado da Silva deverá a partir de agora atribuir 1, 10 ou 100 blocos de 10 mil números da nova numeração "92" à medida que surgirem operadores virtuais, ou então quando os operadores móveis que já distribuíram mais de 60% dos números que detêm – caso da TMN – pedirem.
Filipe Paiva Cardoso
filipecardoso@mediafin.pt
Noticia retirada do Website: http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=299371
Nota: Tentei colocar esta noticia na secção "Notícias Tecnológicas" , mas apenas moderadores o podem fazer, portanto coloquei no "Off-topic"
Movido. MM _________________ O Coelhinho foi com o Pai Natal e o Palhaço no comboio ao circo! |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 17 Jul 2007 04:43 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 17 Jul 2007 18:40 Assunto: |
|
|
Ainda têm 40% dos numeros ... sera q nao chega para ja?
Acho q a gama 92 podia ser usada para internet movel. É q depois, como alguem vai saber para q rede vai falar? Para mt gente, falar fora da rede paga um balurdio. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
nipnip
Registo: 17 Jul 2007 Mensagens: 677 Localização: Peso da Régua
|
Colocada: 17 Jul 2007 19:01 Assunto: |
|
|
metralha761 escreveu: | Ainda têm 40% dos numeros ... sera q nao chega para ja?
Acho q a gama 92 podia ser usada para internet movel. É q depois, como alguem vai saber para q rede vai falar? Para mt gente, falar fora da rede paga um balurdio. |
se tu tiveres um número 91 e fores ligar para 91 (entretanto migrado para optimus por exemplo) e essa chamada te for ficar mais cara do que se fosse mesmo da vodafone então tens que receber um aviso...
e para que a internet móvel precisa de um prefixo próprio? |
|
Voltar acima |
|
 |
Lusitano Administrador

Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 17 Jul 2007 19:03 Assunto: |
|
|
O grande problema é que eles não devem anular os números sempre. Clientes que cancelem o serviço ou que migrem para outro operador sem utilizar portabilidade, depois se calhar esse número não fica logo livre. |
|
Voltar acima |
|
 |
GtAkReYz
Registo: 28 Out 2005 Mensagens: 596 Localização: Massamá
|
Colocada: 17 Jul 2007 22:42 Assunto: |
|
|
Acho que o maior problema será andarem a oferecer números de todas as maneiras e feitios... Quando fui ao SBSR, lá estavam umas meninas simpáticas da Optimus a oferecerem cartões à brutal. Se tiverem oferecido 1 a metade dos visitantes do SBSR (sou eu a especular), então logo aí voaram quase 50.000 números. Só ai vão 0.5% do total que a Optimus terá disponível. Numa única semana é muito... _________________
CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 18 Jul 2007 10:22 Assunto: |
|
|
Yap, praticamente tds as operadoras andam a oferecer cartões, depois vêm reclamar q não têm numeros suficientes, o caso da TMN, quando me parece q uma boa parte deles estão associados a cartões nao usados e activados.
Acho q as operadoras principais, deviam ter direito so depois de esgotarem os 90% dos numeros. Senão vao devorar os numeros tds. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
Scrapie
Registo: 15 Nov 2005 Mensagens: 396
|
Colocada: 18 Jul 2007 22:06 Assunto: |
|
|
quanto aos cartoes não usados... após 6 meses acho q o numero fica disponivel... sendo depois atribuido a outro conforme a necessidade. esse dos cartoes dados é uma realidade... e q eles dps n podem reatribuir esse numero a outro acho eu _________________ | DotSi - Serviços de Internet | |
|
Voltar acima |
|
 |
|