Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Primeiro-ministro sela protocolo para o programa de aquisição de computadores a baixo custo
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Lusitano
Administrador
Administrador

Registo: 21 Set 2005

MensagemColocada: 06 Jun 2007 23:51    Assunto: Responder com citação

Só que o problema é que em hardware não há assim muito por onde escolher, a não ser que fossem buscar portáteis de uma marca manhosa qualquer na China, e que eu até aprovava caso ficasse mais barato. Não existe hardware grátis, mas existe software grátis. Aí está a grande diferença. Eu não odeio a MS por querer ganhar dinheiro através de software, simplesmente não concordo com as suas políticas de domínio global, que é bem diferente de odiar. Alias se odiasse tanto quanto dizes nem usaria nada da MS, o que não é o caso.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 06 Jun 2007 23:51    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
soft666

Registo: 27 Out 2005

MensagemColocada: 07 Jun 2007 00:10    Assunto: Responder com citação

Um portátil com aquela config montado em Portugal vai custar 800 euris? Acho muito...

Think é melhor então vir já montado... lol
Voltar acima
worldtiki

Registo: 30 Mar 2007

MensagemColocada: 07 Jun 2007 00:59    Assunto: Responder com citação

Lusitano escreveu:
Só que o problema é que em hardware não há assim muito por onde escolher, a não ser que fossem buscar portáteis de uma marca manhosa qualquer na China, e que eu até aprovava caso ficasse mais barato. Não existe hardware grátis, mas existe software grátis. Aí está a grande diferença. Eu não odeio a MS por querer ganhar dinheiro através de software, simplesmente não concordo com as suas políticas de domínio global, que é bem diferente de odiar. Alias se odiasse tanto quanto dizes nem usaria nada da MS, o que não é o caso.

Mas o que é que há para perceber aqui?

Software da Microsoft é o standard de facto em praticamente todo o lado, até tu, que ficou patente que a odeias, usas software desta marca. Se é o que é utilizado no ensino superior, no meio empresarial, para quê estar a complicar e a gastar milhões num programa que não trará conhecimento e mais valias futuras?

E hardware não há muito por onde escolher?

Sem entrar em muitos detalhes passou-me logo isto pela cabeça:

desktop

vs

portátil

Mais ainda, em portáteis pelo mesmo preço (€800) e sem qualquer "desconto especial para o Estado" arranja-se em qualquer loja um Packard Bell BU45 038, um HP Pavilion dv6322ea ou um Portátil HP NX7300, etc etc. Todos estes com características superiores às apresentadas.

Tira lá um minuto para reflectir a tua posição...
Voltar acima
soft666

MensagemColocada: 07 Jun 2007 10:09    Assunto: Responder com citação

Não sei se confio na capacidade do estado ou ministério da educação em gerir um processo destes que implica custos de suporte pós-venda, capacidade de negociação directa com os fabricantes, burocracias na atribuição de portáteis, etc, etc...

Se vão na conversa desses marmelos da Prólogia que ao mesmo tempo que falam em gastar 800 euros falam numa config de hardware mínimo daquelas, é melhor nem avançar com isto.

E acho que só famílias carenciadas é que merecem portáteis a 150 euros. Famílias de rendimentos médios acho que devem pagar mais. Famílias de rendimentos altos, talvez um desconto simbólico. Por escalões ou com base em rendimentos não sei se vai ser bonito.

Depois há o problema de possíveis furtos de portáteis, escolas problemáticas, jovens que podem não saber prezar um portátil que custa 150€, e talvez outros cenários que não me ocorrem. lol
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

MensagemColocada: 07 Jun 2007 11:00    Assunto: Responder com citação

Citação:
E hardware não há muito por onde escolher?

E arranjas portáteis novos e a funcionar perfeitamente por 5€? Ainda não percebeste que não podes comparar hardware com software? Se bem que até tens razão, podiam gastar menos em hardware, mas também podiam nem gastar nada em software, mas como tu dizes "é o standard". É porque interessa que seja, há lobies que interessa que continuem a existir. Porque será que tem de ser standard cá e em países reconhecidamente mais desenvolvidos já o deixou de o ser... Tal como eu disse, eu não odeio software comercial, tem todo o direito de existir, mas quando se trata de andar a gastar dinheiro que pertence a todos, aí sou o primeiro a apontar o dedo.

E aliás, o motivo pelo qual o hardware vai sair tão caro é devido às necessidades do "software de 60€ standard em todo o lado, até na conchichina" que requer muito de tudo e rende pouco de nada.
Voltar acima
worldtiki

MensagemColocada: 07 Jun 2007 11:26    Assunto: Responder com citação

Lusitano escreveu:
E arranjas portáteis novos e a funcionar perfeitamente por 5€?

Arranjo equivalente por metade do preço. Chega? E isto com preços de referência.

Citação:
Ainda não percebeste que não podes comparar hardware com software? Se bem que até tens razão, podiam gastar menos em hardware, mas também podiam nem gastar nada em software, mas como tu dizes "é o standard". É porque interessa que seja, há lobies que interessa que continuem a existir. Porque será que tem de ser standard cá e em países reconhecidamente mais desenvolvidos já o deixou de o ser...

A presença em meia dúzia de autarquias espalhadas pela Europa e em ambientes específicos dificilmente torna algo num standard.

Citação:
Tal como eu disse, eu não odeio software comercial, tem todo o direito de existir, mas quando se trata de andar a gastar dinheiro que pertence a todos, aí sou o primeiro a apontar o dedo.

Treta. Até agora só te vi a criticar os 60 da Microsoft, não os 800 da Tsunami & cia.

Citação:
E aliás, o motivo pelo qual o hardware vai sair tão caro é devido às necessidades do "software de 60€ standard em todo o lado, até na conchichina" que requer muito de tudo e rende pouco de nada.

Engraçado que as configurações mínimas oferecidas ultrapassam em muito as exigidas.
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

MensagemColocada: 07 Jun 2007 11:39    Assunto: Responder com citação

Citação:
Engraçado que as configurações mínimas oferecidas ultrapassam em muito as exigidas.

Já experimentaste o Vista com os requisitos mínimos? Eu já, e olha que não é algo bonito de se ver...
Voltar acima
Red_Beret

MensagemColocada: 07 Jun 2007 11:45    Assunto: Responder com citação

worldtiki escreveu:

Citação:
Tal como eu disse, eu não odeio software comercial, tem todo o direito de existir, mas quando se trata de andar a gastar dinheiro que pertence a todos, aí sou o primeiro a apontar o dedo.

Treta. Até agora só te vi a criticar os 60 da Microsoft, não os 800 da Tsunami & cia.

é normal.

Não falo por ele, mas eu pessoalmente não me importo de que os meus impostos paguem computadores, produzidos por empresas nacionais, para os putos mais necessitados. Mas importo-me, e muito, que esse dinheiro seja mal gasto, como é o caso. Não se justifica os 60€ mal gastos em software quando há alternativas grátis e com iguais capacidades (o objectivo dos PC's é as aulas, e para isso o OpenOffice chega e sobra. Para alés de que quem sabe mexer no Office tb sabe mexer no OO, e vice-versa). Não se justifica que os laptops tenham de ter 1 GB de ram só porque eles querem instalar o Vista (e pelo que li na noticia, não foi divulgado o custo do mesmo), quando há alternativas à borla com iguais capacidades e que necessitam de menos recursos (e que são usadas a nivel académico, seja em universidades seja nas escolas secundarias).

A medida no geral é boa, mas nos detalhes é muito má.

MensagemColocada: 07 Jun 2007 11:54    Assunto: Responder com citação

Lusitano escreveu:
Já experimentaste o Vista com os requisitos mínimos? Eu já, e olha que não é algo bonito de se ver...

Tenho aqui ao lado um 1.6 com 512 de ram e uma placa sem directX 9.

E sabes que mais? Tem o Word, o Excel e o Powerpoint 2007 instalados.

Tem até o Visual Studio e Autocad 2007.

Não tem Aero Glass mas não me queixo, é um pc de trabalho, como esses deviam ser. E quanto à velocidade está bem e recomenda-se, a gestão de hardware do Vista é bastante superior à do XP. Não é por quereres que seja pior que o é.

E para mim esta discussão termina aqui. Se continuas implicar com a mais do que evidente pechincha a 90% de desconto em software quando a outra mão gasta 13 vezes mais com 50% de inflação em hardware acho melhor reveres a tua maneira de fazer negócio.
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

MensagemColocada: 07 Jun 2007 12:00    Assunto: Responder com citação

Eu não disse que achava bem que se gastasse tanto em hardware, até sou da opinião que podiam ter ido buscar à China para poupar. Mas já que compram cá, ao menos que comprem a empresas que fazem cá a montagem dos componentes, ao menos dá-se trabalho aos nossos.
Agora em relação ao software, como Red_Beret frsiou, os PCs são para a utilização para fins educativos, não é para jogar, nem para andar no Hi5 o dia todo, por isso servia muito bem o Kubuntu e o Open Office. Mas no teu entender o dinheiro gasto em software é muito bem gasto, e ainda por cima a MS faz descontos de 90%, coisa que mais nenhuma empresa faz, e até devia fazer Laughing
Voltar acima
worldtiki

MensagemColocada: 07 Jun 2007 12:10    Assunto: Responder com citação

Red_Beret escreveu:
é normal.

Não falo por ele, mas eu pessoalmente não me importo de que os meus impostos paguem computadores, produzidos por empresas nacionais, para os putos mais necessitados.

Aos mais necessitados paga-se o passe do autocarro, não se compram Ferraris. Este equipamento é um luxo não necessário.

Citação:
Mas importo-me, e muito, que esse dinheiro seja mal gasto, como é o caso. Não se justifica os 60€ mal gastos em software quando há alternativas grátis e com iguais capacidades (o objectivo dos PC's é as aulas, e para isso o OpenOffice chega e sobra. Para alés de que quem sabe mexer no Office tb sabe mexer no OO, e vice-versa).

E quem sabe mexer no Ubuntu também sabe mexer no Vista?

Citação:
Não se justifica que os laptops tenham de ter 1 GB de ram só porque eles querem instalar o Vista (e pelo que li na noticia, não foi divulgado o custo do mesmo)

O Vista não é nenhum papão de recursos. A configuração que apresentei há bocado é mais do que suficiente. Não é algo que repito da boca de propagandistas, sei porque é a que uso.

Citação:
quando há alternativas à borla com iguais capacidades e que necessitam de menos recursos (e que são usadas a nivel académico, seja em universidades seja nas escolas secundarias).

Lá por ter Linux em dual-boot não significa que todos o utilizem, e exemplos não faltam, basta ver a miséria da maior faculdade do país. Mesmo entre os alunos de informática o sistema de eleição (as razões podem depender) é e sempre foi um SO da Microsoft.
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

MensagemColocada: 07 Jun 2007 12:13    Assunto: Responder com citação

Citação:

Então e quem não sabe sequer mexer no Vista? E quem não sabe sequer instalar software adicional no Vista? Não sabe aprende... eu também não sabia muita coisa que hoje sei.
Voltar acima
worldtiki

MensagemColocada: 07 Jun 2007 12:16    Assunto: Responder com citação

Lusitano escreveu:
Eu não disse que achava bem que se gastasse tanto em hardware, até sou da opinião que podiam ter ido buscar à China para poupar. Mas já que compram cá, ao menos que comprem a empresas que fazem cá a montagem dos componentes, ao menos dá-se trabalho aos nossos.
Agora em relação ao software, como Red_Beret frsiou, os PCs são para a utilização para fins educativos, não é para jogar, nem para andar no Hi5 o dia todo, por isso servia muito bem o Kubuntu e o Open Office. Mas no teu entender o dinheiro gasto em software é muito bem gasto, e ainda por cima a MS faz descontos de 90%, coisa que mais nenhuma empresa faz, e até devia fazer Laughing

Mas que bela ideia. E vamos todos comprar EOS e Alhambras porque também são montados cá.

10% vai para a Intel, 20 para a ATI, 30 para a Creative, etc. mas 5 ficam cá. 5% que à bela maneira portuguesa são inflacionados para 50.

E os cães ladram mas a caravana passa...

E no meu entender prefiro gastar 60 euros em software standard que indubitavelmente trará mais-valias a estes alunos do que comprar algo desnecessário que custa 400 euros ao dobro do preço só porque quem o vende é português.

É a diferença entre estar cego pelo ódio e ser racional. E não consegues dar a volta a isto, é simples matemática, bate qualquer opinião aos pontos.
Voltar acima
worldtiki

MensagemColocada: 07 Jun 2007 12:21    Assunto: Responder com citação

Lusitano escreveu:
Então e quem não sabe sequer mexer no Vista? E quem não sabe sequer instalar software adicional no Vista? Não sabe aprende... eu também não sabia muita coisa que hoje sei.

Também não sei polaco e não me vês a correr para ir aprender.

Mas olha, sei inglês.

Pela tua maneira de ver são "apenas" duas línguas, mas no mundo real uma tem um maior peso do que a outra.

E sendo realista, destes alunos todos nem 10% (sim, estou muito optimista hoje) vai utilizar Linux na sua vida profissional.
Voltar acima
Red_Beret

MensagemColocada: 07 Jun 2007 12:38    Assunto: Responder com citação

worldtiki escreveu:

Citação:
Mas importo-me, e muito, que esse dinheiro seja mal gasto, como é o caso. Não se justifica os 60€ mal gastos em software quando há alternativas grátis e com iguais capacidades (o objectivo dos PC's é as aulas, e para isso o OpenOffice chega e sobra. Para alés de que quem sabe mexer no Office tb sabe mexer no OO, e vice-versa).

Isso é como tudo na vida

Para um gajo que perceba de windows, windows é canja e os outros são todos bixos papões. Para quem percebe de Linux, linux é canja e os outros são todos bixos-papões. Para quem percebe de Mac, Mac é canja e os outros são todos bixos-papões. Para quem não percebe de nenhum, como é o caso da maioria destes alunos, todos são bixos papões. Quando aquilo crashar entra em panico e vai logo para o estaleiro, tenha windows, tenha linux, tenha outro SO qualquer.

Neste momento, para o utilizador normal, (que só usa o Pc para escrever e ir a net) windows ou linux é exactamente a mesma coisa, e para fazer essas coisas, quem as consegue fazer em windows, tb as faz em linux, pois os interfaces gráficos são semelhantes.

Aliàs, tendo em conta que estes PC's serão para pessoas que pouco ou nada percebem de informática, até seria mais recomendado um Linux, devido à segurança (o windows é mais vulneravel a virus, etc. e os utilizadores "normais", por alguma razão que desconheco, usam os SO's em modo de administrador e sem protecções...)

worldtiki escreveu:

Ah, é verdade, no 10º ano "é que é". Em vez de equiparem as escolas/bibliotecas equipam alunos com algo que lhes permita actualizar o seu hi5 em qualquer lado.

Só uma pergunta, não sei se alguém aqui saberá responder.

Quem é que define e como são definidas e quem atribui as verbas a cada escola e como estas serão gastas?

Pergunto isto, porque vejo o pessoal a queixar-se de que as escolas não tem computadores, etc, quando a escola em que eu fiz o secundário, tem PC's (tem duas salas com Pc's recentes para as aulas, e mais uns 4 ou 5 PC's na biblioteca, disponiveis para todos (até tem uma PS2,lol)), tem protocolos com algumas lojas locais para que os alunos tenham descontos na compra de PC's, apesar de ter cerca de 20 anos, passou recentemente 1 ano em obras de melhoria, tem gimnodesportivo todo equipado, neste momento até tem um campo de relvado sintetico, fruto de uma parceria com uma empresa, basicamente, tem tudo o necessário, menos a m**** das cadeiras que continuam a ser daquelas de madeira que fazem doer o rabo (quem será o inteligente que se lembrou de por cadeiras daquelas em todas as escolas... ).

E isto deixa-me na duvida sobre se o facto de algumas escolas terem tudo e outras nada, se deve a incompetencia de quem atribui as verbas ou incopetencia de quem gere as escolas...

Editado pela última vez por Red_Beret em 07 Jun 2007 12:49, num total de 2 vezes
Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
Página 2 de 4

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET