Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
mancha negra
Registo: 01 Jun 2006 Mensagens: 460 Localização: V. N. Gaia
|
Colocada: 05 Mar 2007 19:20 Assunto: |
|
|
fc escreveu: | mancha negra escreveu: | fc escreveu: | silver_ryder escreveu: | E muito bem!!
A pt podem não saber mas para mim é o grande problema em Portugal em termos de desenvolvimento tecnológico pois esta em todo o Pais e as centrais deles que serve todos nós é do século passado... |
Queres concretizar e especificar algum caso concreto, ou apenas apeteceu-te dizer isso? A PT tem ADSL desde finais de 2000, logo por incrível que pareça o equipamento é deste século, século XXI. |
a central dos carvalhos. não deve ser do seculo passado mas sim da idade da pedra. ou então não se compreende como é que a PT (segundo uma mensagem privada da Alexandra Pulido da TELE2 me enviou) inclui esta central na "LISTA DE EXCEPÇÕES da PT e por isso não pode ser desagregado nem pela Tele2 nem por nenhum dos outros operadores". é muito grave.
um dia chamo os meus amigo romenos e damos cabo do barracão! |
Quais são as condições para haver desagregação?
Alguém sabe ou ouviu dizer no café?
Uma das condições é haver espaço para uma sala técnica para os outros operadores. Em alguns casos simplesmente não existe espaço nas instalações. Esse facto é comprovado pela ANACOM. Não sei se é esse o caso dessa central mas pode muito bem ser.
Claro que podes ir lá com os teus amigos romenos e construírem uma nova sala técnica. Não conheço o sitio mas se for em zona urbana é provável que nem exista espaço para construir, se assim for podes sempre desalojar os vizinhos à pancada e partir umas paredes e já está.
Por incrível que pareça, dada a qualidade de serviço que por vezes existe, é impossível instalar DSLAMs nas casas de banho. |
parece que quem está a a falar de cor és tu. e os meus amigos romenos seriam mais eficazes que os "moinas" da PT (e que ainda à pouco lá andaram a "fazer obras") que não fazem nada e ainda querem ser pagos por isso. pois então descrevo-te: o barracão é um daqueles pré-fabricados iguais aos de tantas escolas que por aí abundam. se servem prás crianças tb servirão prós telefones. mais: tem aquelas tecnologias todas de ponta tipo anexo M e adsl2+ (ou lá o que é) nem que o barracão esteja cheio, tem ainda perto de 200 a 300m quadrados exteriores murados. já não falando da possibilidade de construir um edificio de raiz (não se constroi senão dá-se a possibilidade à concorrência de se instalar) que responda às necessidades da zona, e isso é perfeitamente exequivel, seria pelo menos possivel fazer um anexo exterior (não me venhas dizer que é dificil). mais: segundo a directora da loja da avenida de Gaia, só não está lá a concorrencia pq não quer (como do costume é a PT a falar d'alto). é tudo treta da PT para não perder clientes.
se quiseres fotos também tas mando. pode ser que com a tua "forte ligação" à PT desbloqueies a situação. _________________ http://verde382u.blogspot.com/
Uma lufada de ar verde! |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 05 Mar 2007 19:20 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
fc
Registo: 31 Mai 2006 Mensagens: 212
|
Colocada: 05 Mar 2007 23:22 Assunto: |
|
|
mancha negra escreveu: | fc escreveu: | mancha negra escreveu: | fc escreveu: | silver_ryder escreveu: | E muito bem!!
A pt podem não saber mas para mim é o grande problema em Portugal em termos de desenvolvimento tecnológico pois esta em todo o Pais e as centrais deles que serve todos nós é do século passado... |
Queres concretizar e especificar algum caso concreto, ou apenas apeteceu-te dizer isso? A PT tem ADSL desde finais de 2000, logo por incrível que pareça o equipamento é deste século, século XXI. |
a central dos carvalhos. não deve ser do seculo passado mas sim da idade da pedra. ou então não se compreende como é que a PT (segundo uma mensagem privada da Alexandra Pulido da TELE2 me enviou) inclui esta central na "LISTA DE EXCEPÇÕES da PT e por isso não pode ser desagregado nem pela Tele2 nem por nenhum dos outros operadores". é muito grave.
um dia chamo os meus amigo romenos e damos cabo do barracão! |
Quais são as condições para haver desagregação?
Alguém sabe ou ouviu dizer no café?
Uma das condições é haver espaço para uma sala técnica para os outros operadores. Em alguns casos simplesmente não existe espaço nas instalações. Esse facto é comprovado pela ANACOM. Não sei se é esse o caso dessa central mas pode muito bem ser.
Claro que podes ir lá com os teus amigos romenos e construírem uma nova sala técnica. Não conheço o sitio mas se for em zona urbana é provável que nem exista espaço para construir, se assim for podes sempre desalojar os vizinhos à pancada e partir umas paredes e já está.
Por incrível que pareça, dada a qualidade de serviço que por vezes existe, é impossível instalar DSLAMs nas casas de banho. |
parece que quem está a a falar de cor és tu. e os meus amigos romenos seriam mais eficazes que os "moinas" da PT (e que ainda à pouco lá andaram a "fazer obras") que não fazem nada e ainda querem ser pagos por isso. pois então descrevo-te: o barracão é um daqueles pré-fabricados iguais aos de tantas escolas que por aí abundam. se servem prás crianças tb servirão prós telefones. mais: tem aquelas tecnologias todas de ponta tipo anexo M e adsl2+ (ou lá o que é) nem que o barracão esteja cheio, tem ainda perto de 200 a 300m quadrados exteriores murados. já não falando da possibilidade de construir um edificio de raiz (não se constroi senão dá-se a possibilidade à concorrência de se instalar) que responda às necessidades da zona, e isso é perfeitamente exequivel, seria pelo menos possivel fazer um anexo exterior (não me venhas dizer que é dificil). mais: segundo a directora da loja da avenida de Gaia, só não está lá a concorrencia pq não quer (como do costume é a PT a falar d'alto). é tudo treta da PT para não perder clientes.
se quiseres fotos também tas mando. pode ser que com a tua "forte ligação" à PT desbloqueies a situação. |
se existir espaço dentro da central para uma sala técnica a PT tem que o disponibilizar, se não existir como parece ser o caso, terão que ser os operadores a construir ou meterem um contentor ao lado. Dos meus tempos de PT, lembro-me que nunca tinha sido pedido para isso ser feito. A razão é o custo. É pouco lucrativo investir uma verba elevada para se ter alguns clientes quando ainda é possível crescer em locais com um custo mais baixo. Podes barafustar, podes insultar, mas é essa a realidade. É uma questão estratégica. É como vir para aqui dizer que se devia meter fibra até à porta dos clientes é fácil, o problema é ter o retorno desse investimento. Infelizmente o objectivo de todas as empresas é ter o máximo lucro, não andam para aqui para fazer caridade e por vezes não é lucrativo dar acesso a alguns clientes. |
|
Voltar acima |
|
 |
silver_ryder
Registo: 12 Jun 2006 Mensagens: 197
|
Colocada: 06 Mar 2007 11:28 Assunto: |
|
|
Boa se eu fosse a alguns ia perguntar á PT se queria mais algum ao fim do mês para ver se começavam a a fazer upgrades ás centrais e digo isto porque pela conversa do fc era o que tinha-mos de fazer!
Desde quando é que eu quero saber de que século é a tecnologia o que eu sei é que no máximo de 6 em 6 meses ele tem um upgrade significativo, e se a maioria delas são de 2000 logo tem 7 anos e se determinadas centrais estão abarrotar logo é preciso construir, a PT é grossista e se determinada central não dá para instalar concorrência logo alguma coisa vai mal.
Se eu como cliente não tenho o melhor serviço possível, alguma coisa está mal, por isso o que é que se anda aqui a discutir...
Eu pago logo exijo já foi com a netcabo e agora com o clix isto de redes e ISP para alguns parece futebol a ver qual é o melhor, para mim é um serviço que eu pago e que eu exijo que me seja prestado nas melhores condições possíveis e eu digo melhores condições possíveis porque existe determinados factores físicos como a distância e quanto a isso nada a fazer, mas agora quando me falam da qualidade do cobre da central até a minha casa ou o tipo de central isso não é desculpa ou seja é desculpa para eles encherem os bolsos, é a mesma coisa que ires a um stand e compras um carro XPTO mas eles ( Marca ) não tem culpa que o material não presta...!!
E fico por aqui e antes de defenderem corporações pensem nos biliões que eles e os senhores magnatas quer dizer accionistas ganham com os maus serviços prestados, até 2009 serão distribuídos uns valentes biliões entre eles agora melhorar centrais e a rede instalada nem vê-la... |
|
Voltar acima |
|
 |
fc
|
Colocada: 06 Mar 2007 12:20 Assunto: |
|
|
voltando à questão do espaço, porque parece que está difícil explicar-me. o espaço dentro de uma casa é limitado. se não há espaço para uma sala para os equipamentos dos operadores então não é possível desagregar a central. Essas condições são averiguadas pela ANACOM. É uma limitação física, da mesma forma que o comprimento do cabo é uma limitação física. A solução para as duas é semelhante. Construir a central noutro local. Claro que há pessoas que julgam-se suficientemente importantes para pensarem que a PT não possibilita a desagregação da sua central com o especial intuito de os prejudicar. A PT é obrigada a desagregar com a excepção de não haverem condições técnicas para o mesmo. Não consigo meter isto de forma mais simples. |
|
Voltar acima |
|
 |
mancha negra
|
Colocada: 06 Mar 2007 12:35 Assunto: |
|
|
fc escreveu: | voltando à questão do espaço, porque parece que está difícil explicar-me. o espaço dentro de uma casa é limitado. se não há espaço para uma sala para os equipamentos dos operadores então não é possível desagregar a central. Essas condições são averiguadas pela ANACOM. É uma limitação física, da mesma forma que o comprimento do cabo é uma limitação física. A solução para as duas é semelhante. Construir a central noutro local. Claro que há pessoas que julgam-se suficientemente importantes para pensarem que a PT não possibilita a desagregação da sua central com o especial intuito de os prejudicar. A PT é obrigada a desagregar com a excepção de não haverem condições técnicas para o mesmo. Não consigo meter isto de forma mais simples. |
então a solução é a que eu preconizo. levar os amigos romenos e explodir com aquilo. como espaço depois da explosão da central ranhosa fazem finalmente a central que andam a evitar fazer à anos! claro que fico sem telefone durante uns tempos (à velocidade da PT prái uns 2 ou 3 anos!).
eu pago uma assinatura e não tenho direitos iguais aos outros. mas pago o mesmo. _________________ http://verde382u.blogspot.com/
|
Voltar acima |
|
 |
Brunomcf
Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 111
|
Colocada: 06 Mar 2007 12:37 Assunto: |
|
|
Pois é! ANACOM reguladora ou nao de mercado??
A resposta é simples: onde estava a anacom quando a rede fixa foi em 2000 vendida a 1 empresa privada (PT la esta) sabendo perfeitamente q a rede fixa sendo posse de 1 empresa privada logo esta iria dificultar ao maximo q as outras empresas q quisessem entrar no mercado singrassem CRIANDO ASSIM 1 MONOPOLIO NUM SECTOR Q ESTAVA PREVISTO LUCRAR MILHOES DE EUROS??
Ou acham q o facto de empresas como o IOL; ONi terem desistido dos seues seviçoes de adsl pq n haviam condiçoes para se materem no mercado. Pois se cobravam o serviço de 512kbs na altura a 35 euros, 25 desses iriam para a pt.
O q me pareçe é q houve mto interesse no meio disto tudo e houve mto "boa gente" a receber uns saquinhos por debaixo da mesa..
Cumps  |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 06 Mar 2007 13:08 Assunto: |
|
|
Técnicamente as linhas foram sempre da PT
Só q devido a crise, mt estavam esfomeados, as linhas foram vendidas á PT.
PS: Só não me lembro se os outros operadores tiveram possibilidade de entrarem no concurso. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 06 Mar 2007 13:49 Assunto: |
|
|
metralha761 escreveu: | Técnicamente as linhas foram sempre da PT
PS: Só não me lembro se os outros operadores tiveram possibilidade de entrarem no concurso. |
Não, não tiveram. Foi venda directa. E as linhas pertenciam à PT quando esta era um empresa pública, ou seja paga por todos nós. Quando passou a ser uma empresa privada, não tinha direito de manter propriedade pública na sua posse.
Enfim, foi a maior asneira alguma vez feita (assim como muitas mais se fazem em nome de um défice que só existe pq. eles (cambada de políticos) pagam milhões aos gestores, famílias, amuiginhos e afins....  _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
 |
fc
|
Colocada: 06 Mar 2007 14:08 Assunto: |
|
|
mancha negra escreveu: |
então a solução é a que eu preconizo. levar os amigos romenos e explodir com aquilo. como espaço depois da explosão da central ranhosa fazem finalmente a central que andam a evitar fazer à anos! claro que fico sem telefone durante uns tempos (à velocidade da PT prái uns 2 ou 3 anos!).
eu pago uma assinatura e não tenho direitos iguais aos outros. mas pago o mesmo. |
a tua solução embora seja bastante inteligente tem um problema... digamos problemático. Não há em Portugal romenos em número suficiente para todas as pessoas que não conseguem ter ADSL rebentarem com as suas centrais. E claro que depois ao reconstruírem a central noutro local (para os casos em que não podem ter ADSL por se encontrarem muito longe da central), algumas das pessoas que anteriormente tinham ADSL iriam passar a estar longe de mais da central, e ficar sem ADSL, e iriam ter que encontrar outros romenos e rebentarem a nova central. Fora isso a tua ideia é brilhante. |
|
Voltar acima |
|
 |
mancha negra
|
Colocada: 06 Mar 2007 14:42 Assunto: |
|
|
fc escreveu: | mancha negra escreveu: |
eu pago uma assinatura e não tenho direitos iguais aos outros. mas pago o mesmo. |
a tua solução embora seja bastante inteligente tem um problema... digamos problemático. Não há em Portugal romenos em número suficiente para todas as pessoas que não conseguem ter ADSL rebentarem com as suas centrais. E claro que depois ao reconstruírem a central noutro local (para os casos em que não podem ter ADSL por se encontrarem muito longe da central), algumas das pessoas que anteriormente tinham ADSL iriam passar a estar longe de mais da central, e ficar sem ADSL, e iriam ter que encontrar outros romenos e rebentarem a nova central. Fora isso a tua ideia é brilhante. |
eu, e os meus amigos romenos (que não são tão poucos como isso - tão é bem disfarçados!) agradecemos os elogios.
para além disso só gostariamos de referir uma questão: em portugal não há ninguém que não tenha ADSL (        ), ou não foi disso que a PT fez alarido à uns meses atrás?
nota: rebentar a central não implica mudar a central de sítio. significa abrir novos espaços de construção, o que pode até dinamizar um sector como o das obras públicas que atravessa uma grave crise! era 2 em um: melhorava as comunicações e anticipava trabalho a quem espera pela OTA e pelo TGV!  _________________ http://verde382u.blogspot.com/
|
Voltar acima |
|
 |
fc
|
Colocada: 06 Mar 2007 15:39 Assunto: |
|
|
eu, e os meus amigos romenos (que não são tão poucos como isso - tão é bem disfarçados!) agradecemos os elogios.
para além disso só gostariamos de referir uma questão: em portugal não há ninguém que não tenha ADSL (        ), ou não foi disso que a PT fez alarido à uns meses atrás?
nota: rebentar a central não implica mudar a central de sítio. significa abrir novos espaços de construção, o que pode até dinamizar um sector como o das obras públicas que atravessa uma grave crise! era 2 em um: melhorava as comunicações e anticipava trabalho a quem espera pela OTA e pelo TGV!  |
Não querendo levar isto para uma questão de discussão pessoal, penso que até está a ser bom para se explicar várias questões que não têm nada a ver com o tópico inicial.
Em relação à cobertura nacional, o que foi noticiado foi que todas as centrais tinham cobertura ADSL, o que é diferente de dizer que todos os clientes têm ADSL. Pelo menos para alguém com o mínimo de conhecimentos.
Voltando à questão do espaço. Vamos imaginar uma central numa cidade. Por norma uma delas é no edifício da PT e existem outras que são em caves e rés-do-chão de prédios comuns... em espaços alugados. Nesse espaço em alguns casos já não existe mais espaço para se colocarem equipamentos de outros operadores. Não há solução possível, ou pelo menos simples. Não se vai desalojar a loja que funciona ao lado e criar lá a nova sala técnica. São daquelas situações pontuais que vão sempre acontecer. Especialmente tendo em atenção que os espaços físicos já existem à bastante tempo e não foram planeados para as necessidades de albergar outros operadores.
Estou a tentar explicar isto porque em tempos fui trabalhador da PT e talvez entenda melhor a razão de ser de algumas soluções. E que fique também bem claro que sou cliente Clix ADSL 24Mb, e bastante satisfeito. |
|
Voltar acima |
|
 |
mancha negra
|
Colocada: 06 Mar 2007 15:58 Assunto: |
|
|
fc escreveu: |
Não querendo levar isto para uma questão de discussão pessoal, penso que até está a ser bom para se explicar várias questões que não têm nada a ver com o tópico inicial.
Em relação à cobertura nacional, o que foi noticiado foi que todas as centrais tinham cobertura ADSL, o que é diferente de dizer que todos os clientes têm ADSL. Pelo menos para alguém com o mínimo de conhecimentos.
Voltando à questão do espaço. Vamos imaginar uma central numa cidade. Por norma uma delas é no edifício da PT e existem outras que são em caves e rés-do-chão de prédios comuns... em espaços alugados. Nesse espaço em alguns casos já não existe mais espaço para se colocarem equipamentos de outros operadores. Não há solução possível, ou pelo menos simples. Não se vai desalojar a loja que funciona ao lado e criar lá a nova sala técnica. São daquelas situações pontuais que vão sempre acontecer. Especialmente tendo em atenção que os espaços físicos já existem à bastante tempo e não foram planeados para as necessidades de albergar outros operadores.
Estou a tentar explicar isto porque em tempos fui trabalhador da PT e talvez entenda melhor a razão de ser de algumas soluções. E que fique também bem claro que sou cliente Clix ADSL 24Mb, e bastante satisfeito. |
quem deu a entender a cobertura total foi a PT. e é claro que nem toda a gente tem o mínimo de conhecimentos para interpretar essa informação. sobre as centrais, eu só falei da minha central (remota) que não cabe em nenhuma premissas que indicaste anteriormente.
sobre essas situações, o que eu pergunto é porque é que então não é permitido aos outros operadores colocar cobre? é que as linhas (e isso parece bem especificado) são pertença da PT. _________________ http://verde382u.blogspot.com/
|
Voltar acima |
|
 |
fc
|
Colocada: 06 Mar 2007 16:37 Assunto: |
|
|
quem deu a entender a cobertura total foi a PT. e é claro que nem toda a gente tem o mínimo de conhecimentos para interpretar essa informação. sobre as centrais, eu só falei da minha central (remota) que não cabe em nenhuma premissas que indicaste anteriormente.
sobre essas situações, o que eu pergunto é porque é que então não é permitido aos outros operadores colocar cobre? é que as linhas (e isso parece bem especificado) são pertença da PT. |
eu lembro-me de ler que era cobertura de todas as centrais, muitas pessoas entre eles jornalistas é que deduziram que era cobertura de todos os clientes. Da mesma forma que é comum ler-se hoje em alguns jornais que IPTV é televisão pela internet, em vez de TV sobre protocolo IP.
em relação à tua central, não posso falar do caso especifico, nem me encontro já em posição de o averiguar, mas recordo-me que até ao verão do ano passado nenhum operador tinha pedido para instalar um contentor ao lado dos contentores da PT para poder dar acesso a esses clientes em centrais remotas. A razão são os custos. O custo de meter um contentor e tudo mais é um investimento bem maior do que "só" ter que meter o DSLAM e as respectivas cartas na sala técnica. Provavelmente não compensa porque são poucos os clientes servidos por essas centrais. Se calhar com o mesmo investimento podem conseguir muitos mais clientes noutro lado. |
|
Voltar acima |
|
 |
Skol
Registo: 24 Ago 2006 Mensagens: 114
|
Colocada: 06 Mar 2007 19:31 Assunto: |
|
|
Da PT??? Minhas e tuas, e dos meus avós que tambem as pagaram, isto andar a fazer dinheiro e a distribuir dividendos à conta dos outros é facil, díficil é comecar como devia ser, tudo em pe de igualdade que infelizmente não comecou e não vai acabar, o que é uma caracteristica habitual em paises terceiro mundistas. É a teoria da jangada de pedra, a minha teoria é que estavamos presos ou ao corno de Africa ou a America do Sul e viemos a deriva ate encalhar na Europa.
Temos uma praticas de bem servir o cliente e a comunidade que ate faz impressao.
Ja chega de lamentos, ja estou deprimido com esta conversa da desagregacao e afins.
Tchau,
Skol
metralha761 escreveu: | Técnicamente as linhas foram sempre da PT
PS: Só não me lembro se os outros operadores tiveram possibilidade de entrarem no concurso. |
|
|
Voltar acima |
|
 |
mancha negra
|
Colocada: 06 Mar 2007 23:08 Assunto: |
|
|
agora que a OPA acabou e que já há novas centrais a serem activadas (hoje telefonaram-me para ver se eu estava interessado em ter clix directo na minha casa... anterior! abriu agora a central da afurada), deveria-se aproveitar para pressionar tanto a clix como a anacom (a PT só será pressionada pelo regulador ou pela concorrencia. nunca pelos consumidores que querem sair) para se alargar a rede a novos clientes que desesperam aos anos para serem clientes.
outra coisa (esta mais terra-a-terra) era o GdaSeca colocar lista actualizada das centrais "livres" da PT. estão iguais desde dezembro de 2005 e, pelo menos agora, foi adicionada mais uma. _________________ http://verde382u.blogspot.com/
|
Voltar acima |
|
 |
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
 |
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:

|