Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

VoIP sobre ADSL Clix

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 10 Nov 2005 12:43    Assunto: VoIP sobre ADSL Clix Responder com citação

Viva

Basicamente, é o que o nome do tópico diz: VoIP sobre ADSL Clix!

Há aqui alguém que usa voip com ligações ADSL Clix (quer seja acesso directo ou indirecto)? Aguenta-se bem ou nem por isso? Sendo utilizador VoIP sobre SAPO ADSL (e estou bastante satisfeito até agora), gostava de saber qual a vossa experiência Smile E não estou a falar do VoIP implementado nos Messengers, Google Talk e afins (esses é natural que volta e meia tenham algumas falhas)...estou a falar de VoIP pago (Skype, Vonage, etc).

Tks pela vossa colaboração Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 10 Nov 2005 12:43    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
spinal



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 108

MensagemColocada: 10 Nov 2005 12:54    Assunto: Responder com citação

eu uso voiip praticamente todos os dias (skype, voiipbuster)!

sem problemas, 5 estrelas!

e digo mais... com webcam e multiconferencia ao mesmo tempo!

sou 8mb, acesso indirecto!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 10 Nov 2005 14:32    Assunto: Responder com citação

Excelentes notícias Very Happy

Calculo que por acesso directo não seja inferior Smile

Nada de cortes no som ou assim?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
boxopen



Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 280

MensagemColocada: 10 Nov 2005 15:57    Assunto: Responder com citação

Ora ainda bem que falam no VoIP... começo a desconfiar de certas movimentações.
Andava à bocado a "chafurdar" no site da Anacom e dei de caras com isto: http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=1643&contentId=305734

Quer dizer... que é que querem regulamentar afinal?... é que, entre outras preciosidades, lê-se isto:
"Além da criação da nova gama «30» no Plano Nacional de Numeração, o regulador considera ainda que todos os prestadores de serviços VoIP, incluindo de serviços de utilização nómada, quando em território nacional, devem assegurar o encaminhamento das chamadas para os serviços de emergência (112)."

Cheira-me a que à "pala" de "assegurar o encaminhamento das chamadas para os serviços de emergência (112)" alguém pretende é passar a controlar algo que é livre hoje, e "amaciar" o caminho para, não tarda nada, começarem a aparecer bloqueios ao acesso do VoIP.
Aliás, nada que não tenha sido já tentado fazer durante este ano pelo menos nos EUA.
(Só que nos States nem sequer foram tão longe... não se referiam a "nómadas" - ver parágrafo seguinte)

Mas há pior... quando dizem "incluindo de serviços de utilização nómada", o nómada refere-se a prestadores internacionais!
Vão lá ler a definição de "nómada" no projecto. É tipo... barrar a utilização de Skype's e outros! Shocked
Queres ver que agora querem regular os internacionais, sem que consigam sequer resolver os nacionais com centrais remotas!!! Evil or Very Mad

Já agora,é bom que a notícia se espalhe... isto é uma consulta pública e dura 30 dias (já passaram 2), a seguir a isso fazem a lei! Exclamation
O projecto está aqui: http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryId=168683

(a propósito... se querem "trepar pelas paredes" vão directos ao Anexo A: http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=168783
"Questão 9 - Que tipo de soluções técnicas poderão ser implementadas para assegurar a intercepção legal de chamadas?") Shocked
_________________
"In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix


Editado pela última vez por boxopen em 10 Nov 2005 16:17, num total de 2 vezes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 10 Nov 2005 16:14    Assunto: Responder com citação

Shocked confesso que não percebi a tua teoria boxopen...

Serviços nómadas não me parece que seja isso que disseste...digo eu Confused Se me perguntassem, eu ia dizer que se tratava de um serviço "móvel", na medida em que podes utilizar a tua conta de um prestador VoIP em qualquer parte do mundo sem encargos acrescidos com isso.

Em relação ao assegurar o encaminhamento para 112, axo bem! Na América está a passar-se o mesmo, uma vez que os prestadores de VoIP, regra geral, não permitem ligar para o número nacional de urgência. E axo k isso é uma boa política...nc se sabe se o VoIP n possa ser a salvação de alguém numa eventual urgência. Mta gente já nem tem telefone fixo, e o telemóvel...enfim...pode ter a bateria descarregada Laughing
Agora, se vão tirar partido disso para controlar os prestadores de VoIP...isso já n digo nada Rolling Eyes Já para não falar nos custos acrescidos que isso vai trazer aos prestadores de VoIP...
Apesar de eu axar correcto, enquanto existirem provedores de VoIP à borla, eu passava bem sem isso Confused

Em relação à numeração, penso que também é correcto definir-se uma gama de numeração para o VoIP...mas isto só se aplica aos prestadores de serviço que permitem ao cliente ter um número. O que aqui vai de encontro à questão do 112, é o facto de eles quererem exigir que essa numeração seja geográfica; uma vez mais, custos acrescidos, e lá se vão as chamadas de borla/mais baratas. Além de não precisar que ng saiba k estou a ligar por VoIP Rolling Eyes

Mas explica melhor o teu ponto de vista...despertaste-me a curiosidade para uma notícia que eu já tinha lido há uns dias e nem tinha achado nada de mal, pelo contrário.

EDIT: axo k já percebi o teu ponto de vista numa segunda análise ao que disseste (impressão minha ou editaste o post e acrescentaste algumas frases?)


Editado pela última vez por Bulldozer em 10 Nov 2005 16:24, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
boxopen



Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 280

MensagemColocada: 10 Nov 2005 16:21    Assunto: Responder com citação

Oh Bull... eu vou-te responder por partes... primeiro, em relação às definições:

2.2 Formas de utilização
Por outro lado, a utilização de um terminal VoIP poderá caracterizar-se como:
a) fixa, se estiver sempre no mesmo local ou morada;
b) nómada, quando houver a possibilidade de se ligar em diferentes locais do país (áreas geográficas diferentes), ou mesmo no estrangeiro; ou
c) móvel, se houver a possibilidade de manter uma sessão activa de voz quando em movimento, na generalidade do território nacional.

http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=168685
_________________
"In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 10 Nov 2005 16:35    Assunto: Responder com citação

Ok, smp vai de encontro ao k tinha pensado...n tinha percebido o teu conceito de nómada; pensava k te referias a bloquear acessos aos clientes...mas tavas a referir-te aos prestadores mesmo. (indirectamente, o cliente também é bloqueado, mais não seja para chamadas para território PT).

Entretanto editei o meu posto e reformulei alguns comentários meus (qd percebi o teu ponto de vista).

Realmente, e apesar de ser legítimo o que eles tão a fazer (o caminho no futuro vai ser assim para todos os países), n deixa de ser ridículo que, tal como tu dizes, queiram regular os internacionais qd nem os nacionais com centrais remotas resolvem Rolling Eyes

De qq forma, estou confiante que grandes empresas como a Skype a afins não se vão deixar intimidar com isto. Até pq em Portugal já existem umas boas centenas de clientes VoIP.
Se a intenção da ANACOM é regular os prestadores de VoIP ao nível dos prestadores de SFT, bem k podem ir levar na bilha Evil or Very Mad Volta tudo à estava zero, os prestadores de VoIP passam a cagar de alto para Portugal, e kem se lixa é o zé povinho que até poupava uns cobres em chamadas para telefones fixos Evil or Very Mad

Oxalá isso n aconteça...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
boxopen



Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 280

MensagemColocada: 10 Nov 2005 16:37    Assunto: Responder com citação

Bulldozer escreveu:
Serviços nómadas não me parece que seja isso que disseste... eu ia dizer que se tratava de um serviço "móvel", na medida em que podes utilizar uma conta de um prestador VoIP em qualquer parte do mundo sem encargos acrescidos com isso.
Pois posso... agora a pergunta que faço é:
Se posso estar na China a usar a conta VoIP, desde quando é que a Anacom regula as comunicações chinesas? Twisted Evil

Bulldozer escreveu:
Em relação ao assegurar o encaminhamento para 112, axo bem! Na América está a passar-se o mesmo, uma vez que os prestadores de VoIP, regra geral, não permitem ligar para o número nacional de urgência.
Eu também acharia... não fosse o facto de esse argumento ter sido usado lá com o mesmo intuito que, provavelmente, o querem usar aqui.
É que lá os fornecedores de telefone tradicional "inventaram" isso para procurarem manter a chulice... tradicional, barrando o VoIP.
Além do mais, eu se fosse vendedor de UPS's exigia que também estivesse incluido na lei a obrigatoriedade de cada PC ter uma.
É que sem electricidade não há PC, se não há PC então não há VoIP, se não há VoIP então não há 112 !!! né? Wink

Bulldozer escreveu:
Em relação à numeração, penso que também é correcto definir-se uma gama de numeração para o VoIP...mas isto só se aplica aos prestadores de serviço que permitem ao cliente ter um número.
Aqui volta o "filme" dos prestadores internacionais...
Explica-me como (excepto ameaçando barrar e barrando mesmo!) consegues obrigar um prestador chinês a não oferecer chamadas a 0,1 cêntimos excepto se aceitar o Plano de Numeração... português!... tendo de te dar um n.º começado por "30"! Twisted Evil

Acredita... isto é apenas uma tentativa (mais uma!) de - nós sabemos bem quem - ir tentar sacar uns cêntimos pela utilização da net adiando aquilo que é inevitável... é que no instante a seguir a qualquer regulamentação da net lá irá aparecer um outro protocolo qualquer para encapsular o VoIP e rebentar-lhes com as ideias. Wink

[LOL... vi que editaste a tua mensagem, mas as tuas dúvidas até eram pertinentes; deixa estar assim que o ppl ao menos aprende!] Wink
_________________
"In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 10 Nov 2005 17:14    Assunto: Responder com citação

Infelizmente tens razão em tudo o que disseste...mas infelizmente, quem regula as comunicações em território nacional é mesmo a ANACOM...

E se eles barrarem o serviço aos fornecedores de VoIP, é mais um entrave...o problema nem é o facto de deixarmos de ter VoIP, pq tal como tu dizes, mais tarde ou mais cedo, arranja-se forma de contornar isso...o problema é que a criar obstáculos assim, Portugal começa a ficar para trás qd for para implementar novas tecnlogias...

Não há empresa ou entidade nenhuma de "renome" que esteja para se chatear com as entidades reguladoras de PT por causa de 10 ou 11 milhoes de tónis...a m**** é essa.

As repercussões destas atitudes chegam no futuro...América há-de ser smp América e há-de ser smp um foco para as novas tecnologias...agora PT, não querendo descredibilizar o potencial do nosso país (*coff*)...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Grippen



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 207

MensagemColocada: 11 Nov 2005 08:18    Assunto: Responder com citação

Isto é tão simples qto isto, redução da utilização do telefone e telemovel a pala do Voip e pronto dá lá entrada na ANACOM umas reclamações e pronto já se tá a ver o resultado que porcaria de pais este bahhhhh Evil or Very Mad vão chular a pu** que os pariu
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET