Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
tafinho

Registo: 02 Out 2006 Mensagens: 174
|
Colocada: 17 Nov 2006 01:18 Assunto: |
|
|
metabolic escreveu: | Claro porque enviar 1Gbps é a cena mais simples do mundo..
A parte que estamos a falar de cenas diferentes é verdade agora que esta banda toda somada não é assim tão pouca também sabes que não é, ou não sabias q há varios DSLAMs por central ? É para enfeitar ? Secalhar é porque um não dá conta de tudo não ? Os DSLAMs ainda não são Tbps e o tráfego da IPTV está a sair do DSLAM para cada cliente.
Cumps |
Chiça... chato.
Deixa-me fazer-te um desenho.
O custo de fazer chegar 100 canais a uma central é n*100 (muito aproximado), sendo n o custo por canais (tipicamente em banda).
O Custo de fazer chegar 100 canais a N DSLAMs é igual a fazer chegar a 2 DSLAMs, o quase é o custo de fibras intra-central e ter portos suficientes no router.
O Custo de fazer chegar 100 Canais a 1 cliente de uma DSLAM e EXACTAMENTE igual a fazer chegar a 200 clientes dessa DLSAM.
Já percebeste?
Não é por teres 1 cliente numa DLAM ou 200 clientes nessa DSLAM, que tens alteração no custo
Vamos aos exemplos:
Se 1 clientes estiver a ver a RTP1 numa DSLAM, tem de estar a chegar 4Mbps da RTP1 a essa DSLAM.
Se 100 clientes dessa DLSAM estiverem a ver a RTP1, apenas tem de chegar a essa DSLAM 4Mbps relativos à RTP1. É aqui que o multicast altera as contas.
Portanto, vamos supor uma DLSAM com 288 portos.
Se tiveres 288 clientes ligados a essa DSLAM, cada cliente com 3 TVs ligados à smartbox, no pior dos casos, a banda a entrar nessa DSLAM relativa à IPTV é APENAS o somatório do número de canais a entrar na central. E não _nr_de_clientes_*nr_de_canais , nem _nr_de_tvs_*nr_de_canais_ , mas sim, no pior caso, _nr_de_canais_*_banda_por_canal_
Percebeste a diferença?
No entanto, à central devem sempre chegar todos os canais a qualquer momento. _________________
 |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 17 Nov 2006 01:18 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
Boda Moderador

Registo: 02 Nov 2005 Mensagens: 257 Localização: Quem é o Boda ?
|
Colocada: 17 Nov 2006 05:43 Assunto: |
|
|
Ainda não percebes.te q tamos a falar de coisas diferentes ?
Eu estou a falar do upload do DSLAM para o cliente e não do link/FO's externas.
O custo não aumenta até ao ponto em que esgotas o uplink do DSLAM, aí tens de adicionar outro DSLAM. Os DSLAM's de origem não suportam todos os clientes a 24Mbps nem mesmo a metade pois esgotam os recursos e aplicasse a contenção que no caso do IPTV é aumentado para garantir que não existem falhas de serviço televisão, ou seja, quando esta velocidade minima para cada cliente não é garantida é altura de adicionar outro DSLAM.
Vais-me tornar a dizer q 100 clientes não congestionam o link pq o link só leva os canais e não os clientes ? Já sei... mas é diferente do q eu tou a falar. _________________ Monitoring devices, know where you go
Mass media, total control
Digital delight, desire in megabite
Data overflow, virtual suicide |
|
Voltar acima |
|
 |
tafinho

Registo: 02 Out 2006 Mensagens: 174
|
Colocada: 17 Nov 2006 08:47 Assunto: |
|
|
metabolic escreveu: |
O custo não aumenta até ao ponto em que esgotas o uplink do DSLAM, aí tens de adicionar outro DSLAM. Os DSLAM's de origem não suportam todos os clientes a 24Mbps nem mesmo a metade pois esgotam os recursos e aplicasse a contenção que no caso do IPTV é aumentado para garantir que não existem |
Estás a falar de saturação do cross bar? Não me parece.
No pior caso, tens uma DSLAM de 288 portos, e nesse caso tens 9,6Gbps de switching, que até o switch controler mais manhoso faz sem suar muito. _________________
 |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 17 Nov 2006 20:30 Assunto: |
|
|
Acho q isto tem mais haver com a vontade arriscar ou não num determinado produto.
Como a própria clix ainda não deve estar segura com a performance do produto, deve preferir arriscar a curto/médio prazo.
Ja fazem muitos investimentos.
Mas cada um puxa as brasas para as sua sardinhas . Como eu sou consumidor, eles q se amanhem e tratem de disponibelizar o produto. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
Boda Moderador

Registo: 02 Nov 2005 Mensagens: 257 Localização: Quem é o Boda ?
|
Colocada: 20 Nov 2006 04:39 Assunto: |
|
|
tafinho escreveu: | Estás a falar de saturação do cross bar? Não me parece.
No pior caso, tens uma DSLAM de 288 portos, e nesse caso tens 9,6Gbps de switching, que até o switch controler mais manhoso faz sem suar muito. |
288 portos ? Ou tipo.. x3 ?
Mas prontos, se te faz feliz é isso que tu dizes, resumindo, a Clix só n mete IPTV que até ia fazer dinheiro com isso em todas as centrais pq n lhe apetece.
Onde queres chegar ? Tem lógica para ti ?
metralha761 escreveu: | Acho q isto tem mais haver com a vontade arriscar ou não num determinado produto.
Como a própria clix ainda não deve estar segura com a performance do produto, deve preferir arriscar a curto/médio prazo.
Ja fazem muitos investimentos.
Mas cada um puxa as brasas para as sua sardinhas . Como eu sou consumidor, eles q se amanhem e tratem de disponibelizar o produto. |
Já ouve um estudo de mercado antes de isto arrancar, eles não se atiram de cabeça. A fase de testes também já acabou. É um serviço em crescimento que ainda não está disponivel em todas as centrais.
Como consumidor também estou a espera que chegue à minha central e também espero q n demore mas não há mta coisa a fazer.
Cumps _________________ Monitoring devices, know where you go
Mass media, total control
Digital delight, desire in megabite
Data overflow, virtual suicide |
|
Voltar acima |
|
 |
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
 |
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:

|