Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Instalação SmarTv

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
manuribas



Registo: 22 Mai 2006
Mensagens: 24

MensagemColocada: 11 Jun 2006 12:38    Assunto: Instalação SmarTv Responder com citação

Olá a todos!

tenho a instalação agendada para amanhã. Apesar de ter pedido on-line o modem router wireless, gostaria de saber a vossa opinião sobre a melhor instalação a fazer - com fios ou sem fios - isto porque:
- a tomada principal de telefone está no hall da casa;
- a TV está na sala, para lá de uma parede, a 3/4 metros;
- o desktop está no escritório, ao fundo do corredor a uns 8 metros;
- tenho uma extensão de cobre da tomada principal para o escritório onde está ligado o Modem ADSL
- também tenho extensões de cabo feita para os dois locais, a partir da mesma entrada da casa - para a TV e um antigo modem para cabo.

Digam-me, por favor, qual será a melhor técnica para evitar problemas na qualidade da ligação e da imagem, quando vierem amanhã montar isto.

Obrigado Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 11 Jun 2006 12:38    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
GdaSeca
Administrador
Administrador


Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 479
Localização: Na Terra ou no ar

MensagemColocada: 11 Jun 2006 13:02    Assunto: Responder com citação

Oias,

Eu não sei se o pessoal percebeu que a solução wireless é somente para dados...

Imagine, que tens o Pc no escritório e tens a TV numa sala lá longe...

imagine que tens tomadas telefónicas disponíveis nas duas dependências...

Nesse panorama hipotético, se optares por wired, terias que colocar o router em uma das duas tomadas (o mais lógico era próximo ao Pc) e correr 2 cabos RJ-45, um para o PC e outro para o escritório.

Nesse mesmo panorama, se optasses por um wireless, instalava o router na tomada telefónica perto da TV, corria o cabo somente para a box da Tv e o PC do escritório ligava à net via wireless, sem precisar furar paredes e passar cabos...

Fiz este exercício mental para fazer perceber, pra quem não percebeu ainda, que não existe ligação sem fios entre o router e a Box da TV, isto não é possível pra já.

Antes que viessem dizer, mas que raios então pra que wireless?, "eles" querem é vender routers? Para demonstrar um panorama em que seria interessante montar o esquema wireless fiz o exemplo acima.

Para além de uma ligação wireless ter a sua vocação natural, que é dar liberdade de movimento a quem necessita de tal.


ABraço
_________________
Emigra para a Clixlândia!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
manuribas



Registo: 22 Mai 2006
Mensagens: 24

MensagemColocada: 11 Jun 2006 22:06    Assunto: Responder com citação

GdaSeca escreveu:
Oias,

Eu não sei se o pessoal percebeu que a solução wireless é somente para dados...

Imagine, que tens o Pc no escritório e tens a TV numa sala lá longe...

imagine que tens tomadas telefónicas disponíveis nas duas dependências...

Nesse panorama hipotético, se optares por wired, terias que colocar o router em uma das duas tomadas (o mais lógico era próximo ao Pc) e correr 2 cabos RJ-45, um para o PC e outro para o escritório.

Nesse mesmo panorama, se optasses por um wireless, instalava o router na tomada telefónica perto da TV, corria o cabo somente para a box da Tv e o PC do escritório ligava à net via wireless, sem precisar furar paredes e passar cabos...

Fiz este exercício mental para fazer perceber, pra quem não percebeu ainda, que não existe ligação sem fios entre o router e a Box da TV, isto não é possível pra já.

Antes que viessem dizer, mas que raios então pra que wireless?, "eles" querem é vender routers? Para demonstrar um panorama em que seria interessante montar o esquema wireless fiz o exemplo acima.

Para além de uma ligação wireless ter a sua vocação natural, que é dar liberdade de movimento a quem necessita de tal.


ABraço


Obrigado pela explicação. Responde em parte às minhas dúvidas, pois gostaria de saber qual a melhor opção técnica tendo em conta os equipamentos que eles propoem para as duas montagens: Wireless é um modem/router Xavi X7868r+ e Com fios é um Aolink DR814Q ADSL2+.

Já agora, se possível, aconselhem-me uma placa de rede sem fios para o desktop, caso venha a optar pela solução wireless.

Um abraço



Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
GdaSeca
Administrador
Administrador


Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 479
Localização: Na Terra ou no ar

MensagemColocada: 11 Jun 2006 22:47    Assunto: Responder com citação

manuribas escreveu:
Já agora, se possível, aconselhem-me uma placa de rede sem fios para o desktop, caso venha a optar pela solução wireless.


Não sei se sabes, mas o Kit Wireless clix traz um adaptador wireless USB 2.0.

Abraços
_________________
Emigra para a Clixlândia!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
manuribas



Registo: 22 Mai 2006
Mensagens: 24

MensagemColocada: 11 Jun 2006 23:08    Assunto: Responder com citação

GdaSeca escreveu:
manuribas escreveu:
Já agora, se possível, aconselhem-me uma placa de rede sem fios para o desktop, caso venha a optar pela solução wireless.


Não sei se sabes, mas o Kit Wireless clix traz um adaptador wireless USB 2.0.

Abraços


Viva!

Não sei se estou a perceber a que te referes. Tenho um Clix Speedtouch 330 instalado para o ADSL. Nesse caso, teria de o trocar pelo outro Kit da Clix Sem fios que custa quase 100Euros. É isso? Se for, acho que uma placa de rede wireless fica mais barata, não? E poderá servir para o mesmo fim. Espero estar a perceber bem as tuas dicas...

Obrigado
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
GdaSeca
Administrador
Administrador


Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 479
Localização: Na Terra ou no ar

MensagemColocada: 12 Jun 2006 08:14    Assunto: Responder com citação

Não tás,


O Speedtouch encosta já (para tua felicidade). Tanto na opção wired como na wireless, vais ter um router a fazer a ligação....

^Se escolheres o Wireless, além do router, deixam-te um adaptador usb (tipo uma pen), não precisa comprar placa de rede wireless...

O Kit wireless é 99€ comprado nas lojas, para montar no Smartv a diferença entre wired/wireless é só de 25€ se não me engano...

Abc
_________________
Emigra para a Clixlândia!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Pearl



Registo: 12 Mai 2006
Mensagens: 52

MensagemColocada: 12 Jun 2006 08:20    Assunto: Responder com citação

aa

Editado pela última vez por Pearl em 13 Jul 2006 08:11, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
manuribas



Registo: 22 Mai 2006
Mensagens: 24

MensagemColocada: 15 Jun 2006 19:47    Assunto: Responder com citação

GdaSeca escreveu:
Não tás,


O Speedtouch encosta já (para tua felicidade). Tanto na opção wired como na wireless, vais ter um router a fazer a ligação....

^Se escolheres o Wireless, além do router, deixam-te um adaptador usb (tipo uma pen), não precisa comprar placa de rede wireless...

O Kit wireless é 99€ comprado nas lojas, para montar no Smartv a diferença entre wired/wireless é só de 25€ se não me engano...

Abc


Viva!

Eu estou como o Pearl, essa história do adaptador os técnicos nem sequer sabiam da existência quando vieram aqui montar a Smartv. Lá fui eu comprar uma placa de rede Wireless muito depressinha... (optei pela Belkin G 125 HSmode 2,4GHz). Esta foi configurada pelos técnicos.
Agora as consequências da minha opção pela wireless... a evitar a todo o custo, pelos meus resultados. A saber:
- o modem router Xavi está na sala, ao lado da Tv e da STB, a meia dúzia de metros do desktop que tem a Belkin instalada;
- de cada vez que ligo o computador, ou não tenho sinal de rede, ou se tenho mal consigo abrir uma página, por mais simples que seja. (Posso mesmo ir tomar um café e vir que nem a pág. completa da Clix abre!). No entanto, a rede é detectada no desktop com sinal Bom/Muito Bom e velocidades entre 36 a 54Mbps.
- Já estive esta semana mais de duas horas ligado ao serviço técnico e está tudo na mesma. Sad

Ou seja, já pedi para me virem instalar a rede com fios tal é a minha desilusão com a wireless.

Agora a minha pergunta para vós é: será que é sempre assim nas redes wireless? Tem a ver com a qualidade do Xavi, a configuração da rede ou o quê?

Será que posso trocar o Xavi por um outro router, como o Linksys Wireless G c/ Speedbooster WRT 54 GS e resolver o problema?

Sinceramente, gostaria de perceber o problema e ver a melhor solução: ou fios ou trocar por um router de jeito!

Obrigado pela ajuda Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
GdaSeca
Administrador
Administrador


Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 479
Localização: Na Terra ou no ar

MensagemColocada: 15 Jun 2006 22:59    Assunto: Responder com citação

Só se o Router que acompanha o Smartv não incluir o adaptador então, porque o que é comercializado nas lojas traz... Mas amanhã já tiro isso a limpo e depois digo qq coisa.

Quanto aos demais problemas, não é minha especialidade e pra não mandar postas de pescada, deixo os comentários com quem percebe da coisa.

Abc
_________________
Emigra para a Clixlândia!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 16 Jun 2006 00:21    Assunto: Responder com citação

Pode parecer uma pergunta um bocado estupida, mas tens o acesso wireless protegido?

Essa é a unica máquina a aceder por wireless ao router?
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
manuribas



Registo: 22 Mai 2006
Mensagens: 24

MensagemColocada: 16 Jun 2006 20:19    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
Pode parecer uma pergunta um bocado estupida, mas tens o acesso wireless protegido?

Essa é a unica máquina a aceder por wireless ao router?


Viva!

Sim, é a única máquina, está relativamente perto (6-7 metros) através dum corredor a direito entre a sala (onde o router foi instalado ao lado da Tv e da STB) e o escritório (onde está o desktop).
O acesso está protegido pela chave WEP de 26 dígitos que corresponde à chave do modem/router.

Questiono: a lentidão que registei ao ponto de nem abrir a pág. da Clix, a intermitência ligado/desligado do sinal de rede da placa Belkin do desktop, será que poderei evitar isso com outro modem/router? Ou continuarei sempre a ter destas broncas?

Obrigado pela ajuda
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 17 Jun 2006 00:01    Assunto: Responder com citação

Bem..deverias por isso em WPA.

Em relação a velocidades, afasta o mais que puderes as antenas das paredes..

Depois, em wireless, se te ligares a 54mbits (por exemplo) e se houver apenas uma máquina e o AP, a verdadeira velocidade efectiva é de 27mbits (metade)..Quantas mais máquinas houverem, mais lento isso fica..
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
manuribas



Registo: 22 Mai 2006
Mensagens: 24

MensagemColocada: 17 Jun 2006 16:15    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
Bem..deverias por isso em WPA.

Em relação a velocidades, afasta o mais que puderes as antenas das paredes..

Depois, em wireless, se te ligares a 54mbits (por exemplo) e se houver apenas uma máquina e o AP, a verdadeira velocidade efectiva é de 27mbits (metade)..Quantas mais máquinas houverem, mais lento isso fica..


Pois, já desconfiava que algo não funcionava assim. Os técnicos que instalaram isto fizeram questão que fosse chave WEP. Vamos a ver.
Neste momento, estou a funcionar com rede wireless, sabe-se lá como e durante quanto tempo, mas não consigo um sinal SAR do modem/router maior que 30-35dBm Sad
Ao sacar com o Grabit, não ultrapasso os 80-100 KB/s! (Com o Speedtouch a 2Mb, fazia 300 KB/s ou mais). É assim com todas as Wireless, ou este router é mesmo fraco - falo do Xavi?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 17 Jun 2006 18:21    Assunto: Responder com citação

É..não esperes muita velocidade das wireless, mesmo que ele te diga que estás ligado a x Mbs/s. Existem claro modems/routers (que tenham AP) que se portam melhor na emisão wireless, sendo o valor de potência mais constante (melhores antenas, etc..).

Afasta tb. as antenas do chão. Paredes e chão não são muito amigos do wireless.

Podes tb. (se tiveres um portátil ou assim) fazer uma ligação directa ao router com cabo e testar a velocidade de ligação com fios.
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET