Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Linha cobre provoca estragos na central
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
duttiSport



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 77

MensagemColocada: 11 Mai 2012 11:05    Assunto: Responder com citação

Nahh, o problema nao está no modem.
Tenho o meu modem/router ligado directo ao BPA, com o filtro e cabo de metro original.

Tenho mais 4 modens ca em casa, testados na linha, os quais obteram os mesmos valores.

O tecnico que ca esteve ate me deixou ca ficar outro modem (novo) sem eu lhe ter pedido...

Fotos do sincronismo:
Antes


Depois de 23 Abril de 2012

_________________
.:: Clix 2Mb 256k > 12Mb 512k > 4Mb 512k > 12Mb 1Mb > 24Mb 1Mb ::.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 11 Mai 2012 11:05    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2822
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 11 Mai 2012 21:20    Assunto: Responder com citação

A versão ADSL version mudou e talvez com isso mudou a modulação ADSL para ADSL2+.

Por um lado acho que o problema está na diferênça de modulação apesar de teres ganho em atenuação no downoad e upload.

Em principio com a atenuação alta ficarás melhor com ADSL G.DMT.
Sugiro se possível mudes de volta e verificar os valores de novo.

Em relação aos outros modems não posso concluir sem informação.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh


Editado pela última vez por lemene em 11 Mai 2012 21:32, num total de 2 vezes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 11 Mai 2012 21:23    Assunto: Responder com citação

duttiSport escreveu:

Nota curiosa:
Encontram justificação para apenas a velocidade de down ter descida de forma estavel drasticamente, MAS a minha velc d UP se manter em 1Mb?

Qual será eventualmente o problema para estar a provocar esta anomalia na minha linha?


Olá!

É fácil de explicar que a velocidade de upload se mantenha. São usadas bandas diferentes para upload e download. O upload vai nas baixas frequências, que são muito menos afectadas por interferências.

Eu acho que uma explicação possível para o abaixamento de velocidade é simplesmente crosstalk. O ADSL é muito afectado por crosstalk. Algo que não acontece na fibra.

Há "calculadoras" de velocidade ADSL, tais como:
http://www.kitz.co.uk/adsl/max_speed_calc.php

Pondo lá os seus valores de 45dB de atenuação na linha, dá uma estimativa de 7.2Mbps de débito. Só que esta calculadora não leva em conta interferências. Apenas a atenuação devida à distância à central. Por exemplo, para mim, eu tenho uma atenuação de 24-25dB. Devia ter 18.7Mbps, segundo a calculadora. Dantes tinha 11.5-12Mbps. Porquê? Devido à interferência de outros clientes ADSL. Em zonas com muitos clientes ADSL, a interferência de uns para outros baixa muito o débito que se consegue atingir. Agora o débito tem vindo a melhorar. Penso eu, que é devido a mais pessoas abandonarem o ADSL e mudarem para fibra na minha zona. Agora geralmente obtenho 12.5-13Mbps. Na Páscoa, acho que muita gente foi de férias por esta zona e tive 13.5-14Mbps. Mas, já baixou.

Houve um dia em que faltou a luz, e quando a luz veio, o modem sincronizou a 14.7Mbps. Foi o máximo que já alguma vez tive. Mais 3Mbps do que habitualmente tinha. Provavelmente porque estava tudo ainda desligado devido à falta de luz e havia muito menos ruído que o habitual. É claro que depois acabou por baixar.

Experimentei o meu modem em casa dos meus sogros: com 27dB de atenuação o modem deu 18.5Mbps. Porquê? Eles moram fora da cidade, onde deve haver muito menos densidade de clientes, menos ruído e menos interferência. Eu moro na cidade, há muito ruído...

No seu caso, eu diria que alguém aderiu ao Sapo ADSL e por azar o par de cobre dele deve passar muito perto do seu, causando muita interferência. Esta é principalmente significativa na altas frequências, do download.

Como o seu modem tem firmware da Texas Instruments, se ele permitir login por telnet ou ssh, pode ver a ocupação dos vários canais. Há uma explicação em:
http://en.wikipedia.org/wiki/G.992.1

Vou exemplificar com o meu modem. Depois de fazer login, faz-se:
# cd /proc/avalanche/
# cat avsar_ver
ATM Driver version:[7.00.01.00]
DSL HAL version: [7.00.01.00]
DSP Datapump version: [7.00.04.00] Annex A
SAR HAL version: [01.07.2c]
PDSP Firmware version:[0.54]
Chipset ID: [7300/7300A]

# cat avsar_bit_allocation_table

AR7 DSL Modem US Bit Allocation:
00 00 00 00 00 00 00 0a 0a 0b 0c 0c 0c 0c 0d 0d
0e 0d 0d 0d 0d 0d 0d 0d 0c 0c 0c 0b 0a 08 07 03

AR7 DSL Modem DS Bit Allocation:
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 02 05 07 07 08 09 09 0a 0a 0b 0b 0b 0c 0c
0c 0d 0d 0d 0d 0d 0d 0c 0d 0d 0c 0c 0c 0d 0c 0c
0d 0c 0c 0c 0c 0c 0b 0c 0c 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b
0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0c 0b 0b 0b 0b 0b 0b
0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b
0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b 0b
0b 0b 0b 02 0b 0b 0a 0b 0b 0b 0b 0b 0a 0b 0b 0b
0b 0a 0a 0a 0a 0a 0a 0a 0a 0a 09 09 0a 0a 0a 0a
0a 0a 0a 09 09 09 0a 0a 09 09 09 09 09 09 09 09
09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09
09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 08 09 08 08 09 08
09 09 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 07
08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 07
03 07 07 07 07 07 06 07 07 07 07 06 07 07 07 07
05 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07
07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07
07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 07 06 06 06
06 07 07 07 07 06 07 07 06 07 06 06 06 06 06 06
06 06 06 07 07 07 07 07 06 06 06 06 06 06 06 06
06 06 06 06 06 06 06 07 06 06 06 06 07 07 06 06
06 06 06 06 06 06 06 06 06 06 06 06 06 06 06 06
06 06 06 05 05 05 05 06 05 05 05 05 05 05 05 05
05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05
05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05
04 05 05 05 05 05 05 05 05 05 04 04 05 04 04 04
04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 03 03 03
03 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03
03 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02
02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02
02 02 02 02 01 01 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02

Isto dá para os 512 canais do ADSL2+, quantos bits estão a ser codificados em cada um (em hexadecimal de 0 a 15=0F). Vai baixando à medida que o canal aumenta (a frequência aumenta).

Provavelmente no seu caso, a partir de uma certa frequência tem os canais todos a zero. Também pode ser interessante dar o comando "ls -l" para ver as outras estatísticas disponíveis e o comando "cat avsar_modem_stats" onde poderá ver o "DS Max Attainable Bit Rate", que não deve ser muito mais do que obtém.

O que é que se pode fazer para melhorar? Acho que pouco. Só se conseguisse convencer os técnicos a mudarem o par de fios que o ligam à central por outro que sofresse menos interferência. É que geralmente os cabos levam centenas de pares e, no seu caso, passou de interferência quase nula, para muita interferência. A meu ver foi azar e não maldade da PT ou outra entidade. São defeitos do cobre...

Curiosamente, nas imagens que apresenta, o firmware é diferente. Além disso, a 2ª imagem tem ADSL2+, enquanto a primeira tem G.dmt, que é ADSL (sem o "2" e o "+"). Os filtros são diferentes. Como os 256 canais extra do ADSL2+, em frequências mais elevadas, não devem dar ganho nenhum de débito, pode ser que forçando ADSL se obtenha melhores resultados do que com ADSL2+.

Boa sorte.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
duttiSport



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 77

MensagemColocada: 12 Mai 2012 19:44    Assunto: Responder com citação

Alterei para G.dmt. A diferença é mínima, mas pronto, sempre tenho mais qq coisinha. Curioso, é que perdi 1 bocado no UP com esta modelação.



Fiz os testes por telnet, eis os resultados:

BusyBox on (none) login: admin
Password:


BusyBox v0.61.pre (2008.11.17-08:57+0000) Built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

# cd /proc/avalanche
# cat avsar_ver
ATM Driver version:[6.00.01.00]
DSL HAL version: [6.00.01.00]
DSP Datapump version: [6.00.04.00] Annex A
SAR HAL version: [01.07.2b]
PDSP Firmware version:[0.54]
Chipset ID: [Ohio250(7200/7100A2)]
# cat avsar_bit_allocation_table

AR7 DSL Modem US Bit Allocation:
00 00 00 00 00 00 06 06 07 09 09 0a 0a 0b 0c 0c
0c 0d 0c 0c 0b 0b 0b 0b 0b 0a 0a 09 07 07 06 04

AR7 DSL Modem DS Bit Allocation:
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
09 0a 0b 0b 0c 0c 0c 0c 0c 0c 0c 0c 0b 0a 09 09
08 07 07 07 08 08 0a 0a 08 07 06 04 04 04 04 04
00 02 02 03 04 05 06 05 04 03 02 03 03 03 04 04
04 04 04 04 05 06 05 05 05 05 05 06 05 05 06 02
06 05 05 05 05 05 05 05 06 06 06 07 07 07 07 07
07 07 06 06 06 06 06 06 06 06 06 07 07 07 07 07
06 06 06 05 05 05 05 05 06 06 06 06 06 05 05 04
04 03 03 02 02 02 02 03 03 04 04 04 04 04 03 03
03 03 03 03 03 03 03 02 03 03 03 02 02 02 02 02
02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 00 00 00 00 00
00 00 00 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02
02 02 02 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
#

Diz vos alguma coisa? Não tenho conhecimentos suficientes para tirar conclusões daí.
_________________
.:: Clix 2Mb 256k > 12Mb 512k > 4Mb 512k > 12Mb 1Mb > 24Mb 1Mb ::.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 12 Mai 2012 22:13    Assunto: Responder com citação

duttiSport escreveu:
Alterei para G.dmt. A diferença é mínima, mas pronto, sempre tenho mais qq coisinha. Curioso, é que perdi 1 bocado no UP com esta modelação.


Pode ser de experimentar forçar ADSL2. Talvez dê o mesmo no upload e não se perca muito no download.

Fazendo um gráfico na frequência do seu modem, obtém-se:


Com o meu modem dá:


Verifica-se que o seu modem dá zero a partir de uma certa frequência ("bin" 211). Ou seja, com ADSL2+, o ganho será nulo.

Verifica-se também que há uma grande interferência perto do "bin" 64, que corresponde a uma frequência de 64x4.3125KHz=276KHz. Além de ir a zero nessa frequência, corta muito em todos os "bins" próximos. Eu diria desde o "bin" 43 até ao "bin" 110, aproximadamente. Do que será a interferência, não sei.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 13 Mai 2012 07:37    Assunto: Responder com citação

Estive a pensar um bocado o que poderia ser a causa de tal interferência. Há 3 hipóteses:
a) ser em sua casa
b) ser na linha telefónica que o liga à central telefónica
c) ser na central telefónica

Inicialmente, no meu primeiro post, inclinava-me para b). Vendo que a interferência está localizada na frequência, agora inclino-me mais para a). Na realidade, interferência de outros utilizadores ADSL deve ser mais ou menos uniforme nas várias frequências. É o que me acontece a mim. O meu modem não atinge o máximo de 15 bits em nenhum dos "bins", nem mesmo nas frequências mais baixas que têm menos atenuação.

Se a causa for a), pode ser um equipamento electrónico qualquer que passou a usar na altura em que essa quebra de débito se verificou. A maior parte dos equipamentos electrónicos usa fontes de alimentação comutadas, ( http://en.wikipedia.org/wiki/Switching_power_supply ), que têm como desvantagem ruído na frequência de operação. 276KHz parece-me uma frequência perfeitamente adequada a uma fonte de alimentação comutada. É habitual certo tipo de equipamentos incluir ferrites ( http://en.wikipedia.org/wiki/Ferrite_bead ) para minimizar interferências. Suspeito que equipamentos baratuchos podem ter um filtragem deficiente. E o ruído pode ir pela rede eléctrica até ao modem.

Assim, a minha sugestão para ver se a causa da interferência é de sua casa é desligar tudo o que é equipamento electrónico. Isto significa também desligar equipamentos como televisões das tomadas e apagar lâmpadas economizadoras. Ou seja, convém desligar mesmo os equipamentos que ficam em standby para desligar as fontes de alimentação. Com tudo desligado, se possível usar um portátil a bateria por wireless e ligar o modem, para ver que débito atinge. Se o débito subir significativamente, pelo menos para o dobro, é porque a interferência é mesmo de sua casa e nesse caso é ir ligando equipamentos para ver qual o culpado. Até agora, não me ocorre nenhuma ideia melhor. Se não resultar, sempre pode dizer aos técnicos da Clix e PT que não é de sua casa, pois experimentou desligar tudo e ficou igual.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2822
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 13 Mai 2012 12:05    Assunto: Responder com citação

Alem da sugestão dada pelo @prbp, eu gostava ver os valores de linha com a mesma versão de firmware em ADSL G.DMT.

Não estou convencido pelos resultados, os valores de linha que pouco altera e a taxa de bits tão baixa em grande parte da sua extensão, que haja apenas interferências ou linha degradada.

Eu sei que há outros modems, vamos ver com este até que ponto podemos ir.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
duttiSport



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 77

MensagemColocada: 13 Mai 2012 13:20    Assunto: Responder com citação

Após mais alguns testes, ADSL2 é a modelação onde obtenho melhores resultados.



# cd /proc/avalanche
# cat avsar_ver
ATM Driver version:[6.00.01.00]
DSL HAL version: [6.00.01.00]
DSP Datapump version: [6.00.04.00] Annex A
SAR HAL version: [01.07.2b]
PDSP Firmware version:[0.54]
Chipset ID: [Ohio250(7200/7100A2)]
# cat avsar_bit_allocations_table
cat: avsar_bit_allocations_table: No such file or directory
# cat avsar_bit_allocation_table

AR7 DSL Modem US Bit Allocation:
00 00 00 00 00 00 00 0a 0a 0a 0c 0c 0d 0c 0d 0d
0d 0d 0d 0d 0e 0d 0d 0d 0d 0c 0b 0b 0a 08 06 03

AR7 DSL Modem DS Bit Allocation:
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
06 06 08 0a 0b 0b 0b 0c 0c 0c 0c 0b 0b 09 09 08
07 06 06 06 07 09 09 09 09 07 05 04 03 03 03 02
02 02 02 02 04 05 05 05 04 02 02 02 03 04 04 04
03 04 04 04 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05
05 05 05 05 05 05 05 05 05 06 06 06 07 07 07 07
07 07 06 06 05 05 05 06 06 07 07 07 07 07 07 02
07 06 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 05 04
04 02 02 02 02 02 02 02 04 04 04 04 04 04 04 03
03 03 03 03 04 03 03 02 03 04 02 02 02 02 02 02
02 02 02 02 02 02 02 02 02 01 01 01 01 01 01 01
01 01 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02 02
02 01 01 01 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
#

Não sei se fará sentido andar a desligar todos os equipamentos. A avaria aconteceu dia 23 às 9h! Nessa 2ªfeira não foi adicionado equipamentos electronicos na rede.

Além dos meus modems, os técnicos tb fizeram com os deles. Alias, eles nem conseguiram obter valores de sincronismo superiores aos 2Mb.

NOTA:
O firmware ja tem mais d ano. Os valores de sincronismo sempre foram constantes nos 8Mb.
_________________
.:: Clix 2Mb 256k > 12Mb 512k > 4Mb 512k > 12Mb 1Mb > 24Mb 1Mb ::.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2822
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 13 Mai 2012 14:50    Assunto: Responder com citação

duttiSport escreveu:

Não sei se fará sentido andar a desligar todos os equipamentos. A avaria aconteceu dia 23 às 9h! Nessa 2ªfeira não foi adicionado equipamentos electronicos na rede.

Além dos meus modems, os técnicos tb fizeram com os deles. Alias, eles nem conseguiram obter valores de sincronismo superiores aos 2Mb.

NOTA:
O firmware ja tem mais d ano. Os valores de sincronismo sempre foram constantes nos 8Mb.


A versão firmware é o mesmo, estava olhar para a versão de software.
E aqueles resultados download 8Mb com o software de 2007 não é no dia anterior a 23 abril?

Por outro lado, creio que a ideia de desligar erquipamentos é para verificar interferências.


Seria interesssante validar ADSL e ATM modem stats para o modo ADSL e ADSL2
Na mesma pasta fazer
# cat avsar_modem_stats
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 13 Mai 2012 16:40    Assunto: Responder com citação

duttiSport escreveu:

Não sei se fará sentido andar a desligar todos os equipamentos. A avaria aconteceu dia 23 às 9h! Nessa 2ªfeira não foi adicionado equipamentos electronicos na rede.

Além dos meus modems, os técnicos tb fizeram com os deles. Alias, eles nem conseguiram obter valores de sincronismo superiores aos 2Mb.

NOTA:
O firmware ja tem mais d ano. Os valores de sincronismo sempre foram constantes nos 8Mb.


Sempre foi um progresso forçar ADSL2.

A interferência existe. O modem faz o melhor que pode para trabalhar apesar da interferência. O modem funciona bem. O problema é noutro equipamento qualquer. Esse equipamento funcionava bem e deixou de funcionar. Provavelmente, um condensador qualquer que filtrava essa interferência deixou de filtrar. O problema dos condensadores que pifam é bem conhecido. Veja por exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Capacitor_plague

De facto, não é agradável desligar o frigorífico, congelador e outros equipamentos. Mas em vez de desligar tudo, também pode desligar um equipamento de cada vez. Eu acho que o mais provável é ser um computador a causar a interferência...

Até há maneira de não ter de reiniciar o modem por cada teste. Se entrar por telnet, pode fazer (exemplo para o meu modem):

# cd /proc/avalanche/
# cat avsar_SNRpsds

AR7 SNRpsds:
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
0 0 98 117 129 128 134 142 142 148 147 152 153 153 159 158
159 165 166 166 165 165 166 159 166 165 159 159 160 164 159 159
165 159 159 158 158 158 154 159 159 153 154 154 153 153 154 153
154 153 152 153 153 154 153 153 153 160 154 153 154 154 154 154
154 154 154 154 153 154 153 152 154 153 152 152 153 154 153 153
154 153 153 153 153 154 153 153 152 152 154 153 154 153 152 154
153 152 154 151 153 154 146 154 154 153 153 153 147 153 154 153
153 148 148 148 148 147 147 147 148 147 141 140 147 147 147 148
146 148 148 140 141 141 148 148 140 141 141 141 141 142 140 140
140 142 141 140 141 140 142 139 141 141 140 142 141 140 141 140
141 142 141 141 141 141 140 141 141 141 135 142 135 135 142 135
141 140 135 135 136 134 135 136 135 136 135 135 135 136 135 130
135 135 135 135 136 135 135 136 135 135 135 135 135 135 136 128
104 129 130 129 128 130 123 129 128 128 129 122 129 130 129 128
117 129 128 128 129 129 128 129 128 129 128 128 129 128 128 128
129 128 129 128 130 128 129 128 129 128 128 128 130 129 129 129
128 129 128 129 129 129 128 130 129 129 129 129 129 122 123 124
123 130 128 129 129 122 130 129 123 130 123 124 123 123 123 123
124 124 123 129 130 128 129 129 123 123 123 123 122 124 123 122
123 122 123 123 123 123 123 130 122 123 123 122 130 129 123 124
122 123 124 122 123 123 124 123 123 123 122 124 123 122 124 122
122 123 122 116 117 117 116 123 117 117 116 116 117 116 117 116
116 117 116 117 116 117 116 116 116 116 117 116 117 116 116 116
116 116 116 117 116 116 116 116 117 116 116 116 116 116 118 116
110 116 117 116 116 116 116 116 116 116 110 110 116 110 110 110
112 110 110 110 112 111 110 110 110 110 110 110 110 103 104 104
104 104 104 104 104 104 105 103 105 105 103 104 104 104 104 104
104 97 97 96 97 96 97 96 96 96 96 96 96 97 97 96
97 96 96 97 97 96 96 97 97 97 97 97 95 96 96 96
96 96 97 97 91 91 96 96 96 96 97 98 96 96 96 96

DESCRIPTION
"The SNR Margin per sub-carrier, expressing the ratio between
the received signal power and received noise power per
subscriber. It is an array of 512 octets, designed for
supporting up to 512 (downstream) sub-carriers.
The number of utilized octets on downstream direction depends
on NSCds, and on upstream direction it depends on NSCus. This
value is referred to here as NSC.
Octet i (0 <= i < NSC) is set to a value in the range 0 to
254 to indicate that the respective downstream or upstream sub-
carrier i has SNR of: (-32 + Adsl2SubcarrierSnr(i)/2) in dB
(i.e., -32 to 95dB).
The special value 255 means that no measurement could be done
for the subcarrier because it is out of the PSD mask passband
or that the noise PSD is out of range to be represented.
Each value in this array is 8 bits wide."

REFERENCE "ITU-T G.997.1, paragraph 7.5.1.20.2 (SNRpsds)
and paragraph 7.5.1.20.4 (SNRpsus)"

Isto dá a relação sinal ruído em cada um dos canais que o modem usa (512 para ADSL2+, 256 para ADSL). As primeiras duas linhas de zeros são os canais de download. Por exemplo, o valor de 96 equivale a 96/2-32=16dB de relação sinal-ruído. Cada 3dB permitem pôr lá mais 1 bit. Com uma margem de SNR (signal to noise ratio) de 10dB, 16dB dá para 2 bits.

No seu caso, a interferência é pior perto do canal 64, isto é, início da 5ª linha, obtida com o comando "cat avsar_SNRpsds". Devem aparecer lá valores baixos. Se desligar um equipamento e vir que dá melhor, pode reiniciar o modem ou mandar o modem retreinar com o comando:
"echo retrain > /proc/sys/dev/dslmod"
Demora uns 20 segundos a retreinar.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
duttiSport



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 77

MensagemColocada: 15 Mai 2012 19:03    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado a todos pela participação neste tópico.

Já validei a corrente eléctrica em minha casa e concluo que não tem qq problema. Testei o sincronismo com o modem ligado na corrente do meu vizinho e tb ligado no meu carro.
Os valores foram sempre sincronizados na mm velocidade, nem mais abaixo nem acima.

Apesar de já ter validado os meus modens na minha rede, não obstante, foi testar os sincronismo em casa de amigos. Com este teste apenas fiz a prova dos 9 para concluir que os meus modens estão de perfeita saúde.

Feito este testes todos, concluo que o problema é no exterior. Só fico desiludido que não o tenham conseguido resolver nem tão pouco foram capazes de o identificar.



Nota:
Fiquei um bocado desiludido com a conversa que tive à pouco com o SAC. Com uma chamada meramente informativa com o intuito de saber o que seria necessário para cancelar contracto, venho a saber que nos relatórios está mencionado que o culpado desta avaria é do cliente, com a justificação de um Alarme defeituoso na residência.

Será que ainda vou a tempo de comprar um alarme para lhes dar razão??
Nunca pensei...
_________________
.:: Clix 2Mb 256k > 12Mb 512k > 4Mb 512k > 12Mb 1Mb > 24Mb 1Mb ::.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ClixÉumaMERDA



Registo: 28 Abr 2012
Mensagens: 22

MensagemColocada: 16 Mai 2012 04:28    Assunto: Responder com citação

duttiSport escreveu:
Muito obrigado a todos pela participação neste tópico.

Já validei a corrente eléctrica em minha casa e concluo que não tem qq problema. Testei o sincronismo com o modem ligado na corrente do meu vizinho e tb ligado no meu carro.
Os valores foram sempre sincronizados na mm velocidade, nem mais abaixo nem acima.

Apesar de já ter validado os meus modens na minha rede, não obstante, foi testar os sincronismo em casa de amigos. Com este teste apenas fiz a prova dos 9 para concluir que os meus modens estão de perfeita saúde.

Feito este testes todos, concluo que o problema é no exterior. Só fico desiludido que não o tenham conseguido resolver nem tão pouco foram capazes de o identificar.



Nota:
Fiquei um bocado desiludido com a conversa que tive à pouco com o SAC. Com uma chamada meramente informativa com o intuito de saber o que seria necessário para cancelar contracto, venho a saber que nos relatórios está mencionado que o culpado desta avaria é do cliente, com a justificação de um Alarme defeituoso na residência.

Será que ainda vou a tempo de comprar um alarme para lhes dar razão??
Nunca pensei...



duttiSport,

Eu bem avisei...

Sonae não quer mais os clientes ADSL.

O tempo que você está a perder com isto tudo, já tinha mudado de empresa.

Há certas coisas, que por mais que nós tenhamos razão, de nada adianta estarmos a perder o nosso precioso tempo, pois enquanto Portugal continuar a permitir que as grandes empresas façam o que bem entenderem sem respeitarem os clientes e passarem por cima de todas as leis, estas situações irão continuar a ser o pão nosso de cada dia.

É a realidade.

Pense que o tempo que você está a perder com estas coisas, podia estar a passar esse tempo com a sua família, amigos, a passear, desfrutar a vida, mas não, está a perde-lo inutilmente.

Empresas como a Sonae, esquecem-se, que quem faz delas grandes empresa somos nós consumidores...

Boa sorte.

Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 16 Mai 2012 17:41    Assunto: Responder com citação

@duttiSport

Não me ocorre mais nenhum teste que possa ser feito da sua parte. Lamento o trabalho extra que lhe dei.

Parece-me confirmado que há uma interferência na linha, que não é devida a nenhum equipamento seu. Logo, é responsabilidade do operador. Assim, parece-me acertada a decisão de rescindir/mudar de operador.

Também não compreendo porque não são capazes de resolver o problema. É que se assinasse uma 2ª linha ADSL, eles teriam de usar outro par de fios e outra porta na central. Muito provavelmente seria suficiente para resolver o problema, e depois bastaria deixar de usar a linha actual.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ClixÉumaMERDA



Registo: 28 Abr 2012
Mensagens: 22

MensagemColocada: 16 Mai 2012 20:27    Assunto: Responder com citação

prbp escreveu:
@duttiSport

Não me ocorre mais nenhum teste que possa ser feito da sua parte. Lamento o trabalho extra que lhe dei.

Parece-me confirmado que há uma interferência na linha, que não é devida a nenhum equipamento seu. Logo, é responsabilidade do operador. Assim, parece-me acertada a decisão de rescindir/mudar de operador.

Também não compreendo porque não são capazes de resolver o problema. É que se assinasse uma 2ª linha ADSL, eles teriam de usar outro par de fios e outra porta na central. Muito provavelmente seria suficiente para resolver o problema, e depois bastaria deixar de usar a linha actual.




prbp,

É por essa razão, que Sonae, Vodafone e outras empresas Nacionais, já não aceitam mais clientes ADSL, já não fazem instalações de cobre para Internet.

O cobre morreu.... As linha de cobre são passado.

Agora só mesmo Fibra Óptica, 3G e 4G, e no caso da ZON e Cabovisão coaxial.

Afinal de contas, vivemos num Pais rico Rolling Eyes Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2822
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 17 Mai 2012 18:57    Assunto: Responder com citação

ClixÉumaMERDA escreveu:
duttiSport escreveu:
Muito obrigado a todos pela participação neste tópico.



duttiSport,

Eu bem avisei...
Sonae não quer mais os clientes ADSL.

O tempo que você está a perder com isto tudo, já tinha mudado de empresa.


Só duas observações.
Não vejo perda de uns dias ajudando havendo motivo e questões por esclarecer e foi por isso que se resolveu dar mais algumas pistas.

Nenhum operador quer mais ADSL e a Clix foi a primeira a mostrar aos clientes que não há mais condições para aturar os donos da linha de cobre.
O motivo de existir ADSL é em parte chulice e em parte ainda haver boas linhas e não exitir outras soluções. Sem falar no preço.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Página 2 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET