Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

[AJUDA] Criar rede FIBRA (NET+TV) com powerline

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
sephas



Registo: 08 Set 2011
Mensagens: 5

MensagemColocada: 28 Jan 2012 00:11    Assunto: [AJUDA] Criar rede FIBRA (NET+TV) com powerline Responder com citação

Viva!

Até ao momento a minha rede estava ligada da seguinte forma:
- BOX ligada ao ONT (porta LAN4) por RUKUS;
- Dektop ligado ao ONT (porta LAN1) directamente via cabo
- Laptop via Wireless (router DLINK DIR-300) ligado ao ONT (porta LAN2)

Para evitar toda esta série de redes sem, e com, fios comprei 4 PLC TP-LINK TL-PA211:

O ONT está ligado a um PLC e os 2 computadores bem como a Box cada um deles a 1 PLC.

Problema: uma vez que a porta para tv é LAN 4 e para internet LAN 1 ou 2, consigo fazer uma rede desta forma? A que porta ligar?

Se ligo à 3 ou 4 tenho TV mas não tenho NET. Se ligar à porta 1 ou 2 tenho NET mas a TV encrava muito.... (aos soluços).

Há solução para o meu problema?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 28 Jan 2012 00:11    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
sogob



Registo: 19 Abr 2006
Mensagens: 77

MensagemColocada: 28 Jan 2012 13:06    Assunto: Responder com citação

Com a tua configuração recomendava-te fazeres o seguinte:
ONT lan4 > Rukus > TV
ONT Lan1 > Powerline > Dir300 > PC e Laptop.

Neste caso o Dir300 ficaria no escritório onde ligarias o o desktop via cabo ao router e o laptop via wireless (ou eventualmente cabo se estivesse perto do router).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
sephas



Registo: 08 Set 2011
Mensagens: 5

MensagemColocada: 29 Jan 2012 21:27    Assunto: Responder com citação

sogob escreveu:
Com a tua configuração recomendava-te fazeres o seguinte:
ONT lan4 > Rukus > TV
ONT Lan1 > Powerline > Dir300 > PC e Laptop.

Neste caso o Dir300 ficaria no escritório onde ligarias o o desktop via cabo ao router e o laptop via wireless (ou eventualmente cabo se estivesse perto do router).


Viva! Obg pela resposta.
Mas o meu objectivo é acabar com as redes sem fios... Sobretudo o Rukus. Para o laptop até posso manter o wireless...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
sogob



Registo: 19 Abr 2006
Mensagens: 77

MensagemColocada: 30 Jan 2012 19:51    Assunto: Responder com citação

Com esses dispositivos disponíveis não vais conseguir montar uma rede onde te livras do ruckus. Ou arranjas outra powerline para conseguir enviar o sinal TV via powerline o que poderia degradar também a qualidade de sinal caso uses 2 conjuntos de powerline na mesma fase, as quais teriam de estar em redes destintas. Eu pessoalmente inverti a situação, substitui o que tinha em powerline por dispositivos wireless (combinação 2.4G e 5G)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunosilveira



Registo: 04 Nov 2006
Mensagens: 251
Localização: Lx - Clix 24Mb (19224/997kps)

MensagemColocada: 31 Jan 2012 07:13    Assunto: Responder com citação

Não percebo porque é que queres acabar com o wireless...
No entanto como já foi dito tens que ter a tv e a net em redes distintas pois são Vlan's diferentes...
No caso do meo e da vodafone dá para ter tudo no mesmo pois o router faz vlan tagging e detecta se é box ou pc que estás a ligar no entanto no caso da clix não podes fazer isso....
Das duas uma:
ou continuas com a TV por wireless e usas o resto por PLC's ou passas a usar a TV por PLC e o PC continua ligado ao ONT e o portatil por wireless (ou o pc ligado directamente ao router para ficarem todos na mesma rede)
_________________
Fazer Clix custa Nix... Ou então Não!!!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
sephas



Registo: 08 Set 2011
Mensagens: 5

MensagemColocada: 03 Fev 2012 23:12    Assunto: Responder com citação

Bom... acabei por fazer o inevitável para estar o mais próximo do que pretendia: liguei um par de PLCs para a TV e outro par para a net (ONT<->Desktop), ficando o laptop por wireless. (duas redes, mas os emissores ligados em tomadas diferentes)

Para já não noto quebras, consigo os 30 mb de download. E a TV ficou com muito melhor qualidade!
Com o Rukus notava algumas falhas (pixelização) sobretudo quando o router estava ligado, fazia interferência. Agora não há falhas.

Quanto a não querer wireless... é uma questão de convicção, face aos efeitos nocivos das ondas electromagnéticas...
Palavra de ordem: minimizar exposição.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
rrmarques2



Registo: 21 Out 2011
Mensagens: 40

MensagemColocada: 04 Fev 2012 12:40    Assunto: Responder com citação

sephas escreveu:
...

Quanto a não querer wireless... é uma questão de convicção, face aos efeitos nocivos das ondas electromagnéticas...
Palavra de ordem: minimizar exposição.


Até poderás ter razão, mas sabes que também existe por aí uma discussão sobre esses mesmos efeitos no PLC ?
Em tempos até circulou pela net uma petição para entregar na assembleia da república para proibirem os PLC, e coincidência ou não, as operadoras de tv por cabo deixaram de utilizar os PLC nas instalações.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 04 Fev 2012 13:17    Assunto: Responder com citação

A sugestão do @sogob era muito boa.
Se a ideia é deixar o Ruckus por PLC okay nada a dizer em termos téccnicos.
Em vez de eu escrever caso a caso, será melhor escrever casa a casa.
É de experimentar, pois ambas estão sujeitas a interverências que se reflecte na qualidade TV+NET e terá maior impacto observado na TV, isto é devido a colisão e interupção do fluxo normal se quiseres simplificar.


Quanto aos efeitos "nocivos" não parece haver fundamento, não naquilo que imaginas.
Não existe espaço vazio, ou seja sem electromagnetismo.
É um elemento natural que existe tal como a gravidade existe sem eles morria-mos.
O efeito que imaginas desses aparelhos sobre nós é menor do já existe. São condutores no ambiente já carregado.

Por outras palavras, no lugar do suposto "teu" contributo existe outros.
Off-topic, mas esclarecer alguma coisa.
Só falta vir aqui um Radio Amador mandar falsos alarmes para que ele tenha todo o espectro "livre" para as suas ondas radio.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
rrmarques2



Registo: 21 Out 2011
Mensagens: 40

MensagemColocada: 04 Fev 2012 19:16    Assunto: Responder com citação

Provavelmente expliquei-me mal, eu não estou contra os PLC.
Apenas quis dizer que se formos a pensar nos possíveis efeitos nocivos poderão existir no wireless então também teriamos de ter em conta os possíveis efeitos dos PLC.

Aliás eu próprio tenho ambos em casa: PLC e wireless! Very Happy

P.S. - e não sou rádio amador. Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET