| Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte   | 

| Autor | 
		Mensagem | 

oblah

Registo: 12 Nov 2005 Mensagens: 5

| 

Colocada: 12 Nov 2005 22:07    Assunto: Valores de Linha (SNR, Attenuation, etc) | 
				     | 

| 

Viva

Já frequento o forum há algum tempo, mas este é o meu primeiro post, visto terem-me activado o Clix ontem.

O meu problema é o seguinte, tenho o modem/router SmartAX MT 882 e tenho uns valores mesmo baixos de download. Está ligado ao computador (Winx XP) pela placa de rede. Como podem ver pela imagem:

Será que a minha instalação telefónica "sucks"? Os valores de upload estão normais (acho). Não entendo? Alguém?

Thanks | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

AdSense

| 

Colocada: 12 Nov 2005 22:07    Assunto: Anúncios Google AdSense | 
				    | 

| 

| 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

boxopen

Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 280

| 

Colocada: 12 Nov 2005 22:50    Assunto:  | 
				     | 

| 

Ok... uma rapidinha...

Esses 45dB dizem que estás um bocado longe da central, mas o problema nem sequer me parece que seja esse.

O problema são esses 4.5dB de SNR... isso é muito baixo para um parâmetro "dado" - indirectamente - pela central.

Entretanto isso vai estar em modo teste durante uns dias mas, no entanto, telefona para lá porque isso não é normal.

Esse SNR down devia andar próximo do SNR up.

Outra despistagem: checka as ligações aí, tenta desligar tudo o que é aparelho e ligar apenas o modem directo à tomada, sem filtro... _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix

Editado pela última vez por boxopen em 12 Nov 2005 22:50, num total de 1 vez | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

zxcvb123

Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 71

| 

Colocada: 12 Nov 2005 22:50    Assunto:  | 
				     | 

| 

Tens uma atenuação alta. Mas não é razão para sincronizares tão baixo.

Podes ter a instalação em casa em más condições, podes ter algum aparelho esquecido ligado sem filtro (alarmes), algum filtro estragado ou o cabo que chega a tua casa está em más condiçoes.

Se nunca tiveres adsl nessa linha podes testar algumas coisas:

Desligar todos os aparelhos da linha de telefone e os respectivos filtros, se o problema se mantiver. Exprimentar ligar na primeira ficha da casa (a mais perto do ponto de entrada).

Se nada disto melhorar a situação tens que telefonar para o suporte tecnico para ver se alguem vai aí a casa.

É que esses valores tão baixos... tens que haver alguma razão para tanto ruido na linha não pode ser só da distância (atenuação). | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

mariosimas

Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 5

| 

Colocada: 13 Nov 2005 00:00    Assunto:  | 
				     | 

| 

E qual é o teu parecer dos meus dados:

ReceiveAttenuation_dB<>22 

ReceiveMargin_dB<>27 

RxOutputPower_dBm<>0 

SendAttenuation_dB<>9 

SendMargin_dB<>25 | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

Curioso

Registo: 10 Nov 2005 Mensagens: 46 Localização: Lisboa
  | 

Colocada: 13 Nov 2005 00:26    Assunto:  | 
				     | 

| 

| boxopen escreveu: | 	 		  | Esses 45dB dizem que estás um bocado longe da central, mas o problema nem sequer me parece que seja esse. | 	  

Pois, por aqui esse valor é de 52dB e no entanto o dowload é normal. O SNR é de 15.0dB. | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

Pinguinho ™

Registo: 24 Out 2005 Mensagens: 93

| 

Colocada: 13 Nov 2005 10:26    Assunto:  | 
				     | 

| 

Alguém sabe a diferença no "Data Path", que antes com o Sapo tinha como "Fast" e com o Clix passei a ter como "Interleaved".    

Em termos práticos isto é o quê? (o "Data Path")    

Se alguém souber explicações para os restantes itens apresentados nos routers, assim como valores normais, era positivo partilhar essa informação com o pessoal!   | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

boxopen

| 

Colocada: 13 Nov 2005 12:40    Assunto:  | 
				     | 

| 

| Pinguinho ™ escreveu: | 	 		  Alguém sabe a diferença no "Data Path", que antes com o Sapo tinha como "Fast" e com o Clix passei a ter como "Interleaved".    

Em termos práticos isto é o quê? (o "Data Path")    | 	  

Em termos práticos... é forma de verificação de erros na transmissão.

No fundo não passa disso mesmo, mas é uma redundância... e é a meu ver - considerando só a "net" - desnecessária!

Nas transferências dos pacotes (de dados) o Interleaved faz uma verificação dos erros de transmissão que o Fastpath não faz.

Isto traduz-se na introdução de uma latência (para verificações) na transmissão que, no mínimo, é sempre de cerca de 5ms ou mais.

É certo que com o Interleaved os erros CRC nunca são - potencialmente - tantos como com Fasthpath,

mas o TCP/IP já faz alguma correção de erros, pelo que ter dois métodos de correcção sobrepostos... enfim!

No entanto, como em tudo, é uma questão de compromisso... depende das "horas":

- se estiver a mandar uns "tirinhos" num jogo qualquer preferia que fosse Fastpath, MAS

- se estiver a fazer um download de um DVD com 4GB preferia que fosse Interleaved.

No caso concreto do Clix penso que há ainda uma variável adicional que eles consideraram...

É que para o TriplePlay o método Interleaved é o preferível porque permite "descartar" um erro não essencial na transmissão.

Em resumo:

O interleaved permite um acréscimo no controle e uma maior correcção dos dados à custa de aumento de latência na transmissão.

(apenas como referência, ambos os métodos são usados indiferentemente; por exemplo os espanhóis só usam o Interleaved) _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix

Editado pela última vez por boxopen em 13 Nov 2005 13:04, num total de 1 vez | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

boxopen

| 

Colocada: 13 Nov 2005 13:15    Assunto:  | 
				     | 

| 

| MFJ escreveu: | 	 		  Eu na minha ligacao Novis/Clix tenho FastPath e nota-se muito a diferenca para o Interleaved, principamente em jogos online   é giro jogar em servidores Sapo e ver utilizadores com ligacoes Sapo com pings superiores ao meu     | 	  

Eu ainda não consegui foi perceber como é que eles definem é a atribuição do Interleaved/Fastpath.

Parece que é variável... há zonas do Sapo e do Clix que fazem a ligação em Interleaved, há outras que fazem em Fastpath.

E, para aumentar mais a confusão, parece que não é dependente das linhas... é que há N gente que tinha uma e passou a ter a outra. _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix

| 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

SkRyPTuS

Registo: 03 Nov 2005 Mensagens: 44

| 

Colocada: 13 Nov 2005 15:18    Assunto:  | 
				     | 

| 

Já agora gostava de saber o que é q eu consigo ter. Tou com um Huawei MT882, e são estas as estatísticas: 

Output Power - 9.9 dB

SNR Upstream - 26.1 dB

SNR Downstream - 32.5 dB

Attenuation Downstream - 6.5 dB

Attenuation Upstream - 15.0 dB

Gostava de saber o que é que vou conseguir ter  

Eu pedi Clix 8Mb, mas avisaram-me que inicialmente seriam feitos testes à linha. Na página do Clix estou referido como cliente de Clix 8Mb, mas o modem está a 4092/412, portanto suponho que ainda estejam em testes. | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

boxopen

| 

Colocada: 13 Nov 2005 15:40    Assunto:  | 
				     | 

| 

Oh SkRyP,

Das duas, uma... ou trocaste aí os SNR com as atenuações ou então... estás mesmo à porta da central!   _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix

| 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

PCC

Registo: 13 Nov 2005 Mensagens: 8

| 

Colocada: 13 Nov 2005 16:16    Assunto:  | 
				     | 

| 

Já agora se me podem dar uma ideia:

Downstream Margin:  	 8 db  	   	 

Upstream Margin: 	 22 db 	  	 

Downstream Line Attenuation: 	 29 	  	 

Upstream Line Attenuation: 	 13

Não sei se isto é bom ou mau...    

Cumps,

PCC | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

CoolSpot

Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 1

| 

Colocada: 13 Nov 2005 18:14    Assunto:  | 
				     | 

| 

| boxopen escreveu: | 	 		  Oh SkRyP,

Das duas, uma... ou trocaste aí os SNR com as atenuações ou então... estás mesmo à porta da central!   | 	  

Já agora os meus dados:

Downstream     Upstream

SNR Margin (dB):                    31.2            31.0 

Attenuation (dB):                      5.0  	        0.0 

Output Power (dBm):              13.0              0.0 

Attainable Rate (Kbps):	        11264  	              0 

Rate (Kbps):                          4088  	       415

Estou a ±550m em linha recta da central.

Estão normais os valores? Tenho o Clix 4Mb. | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

v0rlon

Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
  | 

Colocada: 13 Nov 2005 19:05    Assunto:  | 
				     | 

| 

Eu tenho uma coisa esquisita pois tenho um atainable upstream elevadissimo...

VEjam:

Ja agora queria perguntar uma coisa em relação à ligaçao em casa. Queria melhorar aqui a qualidade de sinal pois ainda tenho tipo uns 20m de cabo até ao sitio do router.

Conheço varias lojas de electronica mas gosto de ir la ja a saber o que vou comprar. Entao, pedia a quem soubesse que me indicasse se ha fixas Rj11 (Blindadas/isoladas???) E também splitters para a tomada principal (blindados /isolados???)

Desde ja obrigado!

| 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

boxopen

| 

Colocada: 13 Nov 2005 19:34    Assunto:  | 
				     | 

| 

Oh "blindado"... não te vai adiantar nada a blindagem!   

Vai aí à coluna do prédio e repara como os fiozinhos do telefone nem sequer embaínhados estão. Ou seja, a menos que tenhas aí

campos magnéticos descomunais é que adiantaria alguma coisa, mas nesse caso aconselhava-te era a... mudares de casa!   

Vá, outra coisa... essa attainable rate é fantástica!

Isso deve haver aí um erro qualquer, quanto mais não seja por causa do paradoxo de isso ser um valor maior que o próprio ADSL2+.

Para já para não falar que é no upstream, né?... pronto, junta-te aí ao ok_computer que tem também um modem com valores esquisitos.   _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix

| 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

v0rlon

Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
  | 

Colocada: 13 Nov 2005 19:39    Assunto:  | 
				     | 

| 

Ja agora o bixo é um Router US ROBOTICS 9105.

O meu atainable de up e download ja andam assim ha um tempo. E como este router é Adsl2 consegue 12mbps. Agora realmente aquele upstream é q nao da com nada e ja ao tempo que anda com aquele atainable.

EHheeh viva o blindado!   

Obg pela resposta. | 

| 

| Voltar acima | 
		 | 

| 

|