Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Imagem esticada nos canais versão não-HD

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
messidorr



Registo: 06 Abr 2010
Mensagens: 10

MensagemColocada: 24 Out 2011 13:52    Assunto: Imagem esticada nos canais versão não-HD Responder com citação

Mais um detalhe do serviço.

Primeiro mês, pack Best of (engano a ver esclarecido, depois publico).
Assim que o pack é passado para o (inferior) Base, os canais AXN e Nat Geographic (versões não HD) ficaram com uma qualidade inaceitável, com a imagem esticada na vertical. O ponto é: ficaram, porque enquanto durou o pack Best of, os mesmíssimos canais - na verão não-HD - estavam com a imagem normal.

Alguém que note isto? Depende do modelo da televisão? É de propósito?

M.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 24 Out 2011 13:52    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
pedroC



Registo: 08 Set 2011
Mensagens: 89

MensagemColocada: 24 Out 2011 14:00    Assunto: Responder com citação

A qualidade dos canais são as mesmas, independente do pacote que o cliente tenha... tem sempre a mesma "largura" de transmissão...
Se assim não fosse, tinha que existir uma transmissão diferente para cliente X e Y...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
messidorr



Registo: 06 Abr 2010
Mensagens: 10

MensagemColocada: 24 Out 2011 14:08    Assunto: Responder com citação

pedroC escreveu:
A qualidade dos canais são as mesmas, independente do pacote que o cliente tenha... tem sempre a mesma "largura" de transmissão...
Se assim não fosse, tinha que existir uma transmissão diferente para cliente X e Y...


Talvez não me tenha feito entender. A imagem de um mesmo canal mudou de normal (em proporções) para distorcida, só pela mudança de pack.

Por exemplo, tenho gravações do Nat Geo antes e depois da mudança, e a diferença é evidente.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Esbrutomen



Registo: 06 Mar 2010
Mensagens: 57

MensagemColocada: 24 Out 2011 18:48    Assunto: Responder com citação

Não terá sido pela mudança de pack pois a mim também me está a acontecer. Desde à 2 ou 3 dias que, pelo menos, o AXN (não HD) e o AXN Black estão com a imagem esticada, ou seja, não está a fazer letterboxing como deveria. As minhas televisões são todas 4:3 por isso tenho as box's configuradas para fazer letterboxing e até a TV que está por RF é afectada por este problema.
Nota: à hora a que escrevo isto o AXN voltou ao normal mas o AXN Black bem como o National Geographic continuam com o problema.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 25 Out 2011 08:44    Assunto: Responder com citação

eu chateia-me mais por exemplo os canais SD darem emissoes 4:3 com as barras verticais...
e não venham com a treta "oh master colocam com barras porque é 4:3 e para ficar com o A.R. correcto"
isso só se aplica a canais HD que a emissão nativa é a 16:9 e não os SD que são a 4:3.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Esbrutomen



Registo: 06 Mar 2010
Mensagens: 57

MensagemColocada: 25 Out 2011 17:36    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
eu chateia-me mais por exemplo os canais SD darem emissoes 4:3 com as barras verticais...
Esta agora é que não percebi. Confused
masterbyte escreveu:
e não venham com a treta "oh master colocam com barras porque é 4:3 e para ficar com o A.R. correcto"
isso só se aplica a canais HD que a emissão nativa é a 16:9 e não os SD que são a 4:3.
Atenção que há canais SD em 16:9 (por exemplo: AXN).

O problema parece ter sido corrigido.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 25 Out 2011 20:22    Assunto: Responder com citação

Dei por alguns casos os formatos dos progamas e não dos canais surgirem erradas.
Não tem haver com o formato que escolham ou televisão é da emissão e que a meio do programa ou no inicio de outro são corrigidos.

Vejam bem se não é isso.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 26 Out 2011 10:55    Assunto: Responder com citação

Esbrutomen SD = standard definition

liga para o canal fox (115) numa tv normal (4:3) e vê os "simpsons" por exemplo.
admite-se sim essas barras verticais nos canais HD (16:9), mas não nos SD (4:3)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Esbrutomen



Registo: 06 Mar 2010
Mensagens: 57

MensagemColocada: 26 Out 2011 17:55    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
Esbrutomen SD = standard definition

liga para o canal fox (115) numa tv normal (4:3) e vê os "simpsons" por exemplo.
admite-se sim essas barras verticais nos canais HD (16:9), mas não nos SD (4:3)
Eu sei perfeitamente o que é o SD, muito obrigado. Cool
O exemplo que deste da FOX só vem corroborar o que eu disse do AXN, canal SD em 16:9, para além disso o AXN diz explicitamente que a emissão é 16:9 mesmo no SD. Os canais SD não são obrigatoriamente em 4:3 e há vários exemplos: AXN (112), AXN Black, Sport TV's (26-29), Eurosport, FOX (115), FOX Movies, etc.

lemene escreveu:
Dei por alguns casos os formatos dos progamas e não dos canais surgirem erradas.
Não tem haver com o formato que escolham ou televisão é da emissão e que a meio do programa ou no inicio de outro são corrigidos.

Vejam bem se não é isso.
Que é da emissão já eu sabia, o problema era que o erro já persistia à algum tempo.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 27 Out 2011 08:50    Assunto: Responder com citação

os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais.

por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto

e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." Twisted Evil
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 27 Out 2011 17:05    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais.

por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto

e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." Twisted Evil


Eu desisti pensar no assunto quanto a formatos correctos por questões de sanidade mental Twisted Evil
Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido.
Isso acontece com alguns CRTs também para apresentar 16:9.

Oh meninos e meninas deixem de ser picuínhas Twisted Evil
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Esbrutomen



Registo: 06 Mar 2010
Mensagens: 57

MensagemColocada: 27 Out 2011 17:58    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais.
Ou seja, um método de funcionamento semelhante ao PAL Plus, certo?

masterbyte escreveu:
por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto
Pelo que percebi, para ti, nos canais SD o conteúdo 4:3 deveria ocupar o ecrã todo como faziam antigamente (eu sei que faziam pan&scan), só que mantêm a imagem (ou a área visível) em 16:9 tendo por isso o mesmo resultado que no canais HD (windowboxing no meu caso).

masterbyte escreveu:
e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." Twisted Evil
Cada um mete as definições que quer na box.

lemene escreveu:
Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido.
Que informação é que se perde? Eu tinha a ideia que só os CRT's perdiam um pouco da imagem nas bordas e que os LCD's mostravam sempre tudo.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
messidorr



Registo: 06 Abr 2010
Mensagens: 10

MensagemColocada: 28 Out 2011 11:18    Assunto: Responder com citação

Confirmo que tanto o AXN como o Nat Geographic já têm a imagem na proporção correcta, deve ter sido um problema temporário.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 29 Out 2011 14:23    Assunto: Responder com citação

Esbrutomen escreveu:

lemene escreveu:
Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido.
Que informação é que se perde? Eu tinha a ideia que só os CRT's perdiam um pouco da imagem nas bordas e que os LCD's mostravam sempre tudo.


Acontece com CRTs e LCDs e pode ter haver com o formato dos films não serem 16:9 (1,77:1) e falta de algum rigor nos formatos HDTV.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 31 Out 2011 13:16    Assunto: Responder com citação

Esbrutomen escreveu:

masterbyte escreveu:
os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais.
Ou seja, um método de funcionamento semelhante ao PAL Plus, certo?

exactofacto! Wink

Esbrutomen escreveu:

masterbyte escreveu:
por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto
Pelo que percebi, para ti, nos canais SD o conteúdo 4:3 deveria ocupar o ecrã todo como faziam antigamente (eu sei que faziam pan&scan), só que mantêm a imagem (ou a área visível) em 16:9 tendo por isso o mesmo resultado que no canais HD (windowboxing no meu caso).


como já o disse deve-se manter o aspect ratio o mais próximo possível da fonte original. inclusívé não fazerem aberrações como faz a fox em algumas séries de fazer pan&scan de imagem 16:9 para 4:3 e retransmitem com as barras verticais! para não lembrar de algumas emissões com "moldura completa" à volta do ecrâ.

Esbrutomen escreveu:

masterbyte escreveu:
e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." Twisted Evil
Cada um mete as definições que quer na box.

as defeniçlões da box satisfazem-me, mas não existe uma que me satisfaça a 100%

lemene escreveu:
Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido.


não confundas os formatos superiores a 16:9 que fazem um pan&scan para caberem no ecrâ. também isso é mau e é sempre preferível manter o aspect ratio original (com recurso às barras pretas horizontais).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET