Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

TV através de router e switch
Visitar página 1, 2  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
gfca



Registo: 09 Mai 2010
Mensagens: 4

MensagemColocada: 11 Mai 2011 22:41    Assunto: TV através de router e switch Responder com citação

Viva,
Mudei agora de residência e aderi à clix (NET+TV).
A habitação tem 2 pisos. O router da clix está no 1º piso. Existe uma ligação de rede do 1º para o 2º. No 2º tenho um switch para ligar à box da TV, à PS3 e a um computador. O router tem a porta 4 para a TV.

O problema é que se ligo à porta 4 do router a ligação que vai para o 2º andar, só tenho TV e não tenho internet... se ligo a outra porta do router, tenho internet mas não tenho TV...

Um amigo meu disse-me que no MEO isto não acontece pois não precisava de definir nada no router... a própria box do MEO trata de tudo!

Alguém tem o mesmo problema que eu?
Algum workaround para resolver o meu problema?

Desde já obrigado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 11 Mai 2011 22:41    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 12 Mai 2011 14:12    Assunto: Responder com citação

Correcto só há uma maneira e apenas só é possível com as boxs antigas (1970 e 1920)
Se tiveres uma dessas diz e já agora o router é o Sagem 2604???

Quanto à MEO consegue fazer isso porque tem o router thomson e nós não, antes quando tínhamos também dava inclusive eu usava os PLC e depois um switch no outro PLC . Agora se tiveres o Sagem também se consegue se tiveres aquelas condições em cima que te disse... Wink
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 12 Mai 2011 14:21    Assunto: Re: TV através de router e switch Responder com citação

gfca escreveu:
Viva,
Mudei agora de residência e aderi à clix (NET+TV).
A habitação tem 2 pisos. O router da clix está no 1º piso. Existe uma ligação de rede do 1º para o 2º. No 2º tenho um switch para ligar à box da TV, à PS3 e a um computador. O router tem a porta 4 para a TV.

O problema é que se ligo à porta 4 do router a ligação que vai para o 2º andar, só tenho TV e não tenho internet... se ligo a outra porta do router, tenho internet mas não tenho TV...

Um amigo meu disse-me que no MEO isto não acontece pois não precisava de definir nada no router... a própria box do MEO trata de tudo!

Alguém tem o mesmo problema que eu?
Algum workaround para resolver o meu problema?

Desde já obrigado.


Explica um pouco melhor a tua situação que eu não estou a perceber:
- qual a conexao (ADSL ou Fibra)
- qual os equipamentos a ligar (ONT, Router, Switch) e localizaçao de cada
- qual o numero de boxes TV
- qual o numero de acessos à net por rede de cabo!
- o router wireless onde está cobre a casa toda ou pelo menos da forma e onde desejas cobrir?

Posso-te aconselhar pq tenho a soluçao ONT+Router+Switch
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
gfca



Registo: 09 Mai 2010
Mensagens: 4

MensagemColocada: 12 Mai 2011 17:29    Assunto: Responder com citação

boa tarde,

Widetech obrigado pela resposta.
Fiz um esquema a representar mais ou menos a situação cá de casa. Espero que ajude a perceber melhor o problema.


A minha ligação é ADSL.
Tenho 1 box...mas no futuro próximo gostaria de ter outra para a cozinha.
O resto das perguntas são respondidas na imagem.

O wireless para já só é necessário no 1ºpiso, e wifi do router satisfaz as necessidades.

a minha questão é a ligação que faço do router (1º piso) para o switch (2º piso)...

desde já obrigado pela atenção


Editado pela última vez por gfca em 12 Mai 2011 19:58, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
gfca



Registo: 09 Mai 2010
Mensagens: 4

MensagemColocada: 12 Mai 2011 19:16    Assunto: Responder com citação

hertz escreveu:
Correcto só há uma maneira e apenas só é possível com as boxs antigas (1970 e 1920)
Se tiveres uma dessas diz e já agora o router é o Sagem 2604???

Quanto à MEO consegue fazer isso porque tem o router thomson e nós não, antes quando tínhamos também dava inclusive eu usava os PLC e depois um switch no outro PLC . Agora se tiveres o Sagem também se consegue se tiveres aquelas condições em cima que te disse... Wink


obrigado pelo comentário hertz!
a minha box é uma motorola VIP1970-9TDB. E o router é o que referes... SAGEM 2604!

Pelos vistos tenho o equipamento que referes... já agora o vê o esquema que fiz

Outra coisa... o que os routers da thomson têm de "melhor" para que na MEO seja possível?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 12 Mai 2011 19:32    Assunto: Responder com citação

Teria que passar dois cabos do router clix para o andar acima.
Um cabo para a rede TV e outro cabo para a rede NET.

Alternativa passaria sempre por ter dois cabos de rede a sair do router da clix para outro aparelho ou aparelhos que levasse a rede TV e NET lá para cima.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
gfca



Registo: 09 Mai 2010
Mensagens: 4

MensagemColocada: 12 Mai 2011 19:53    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
Teria que passar dois cabos do router clix para o andar acima.
Um cabo para a rede TV e outro cabo para a rede NET.

Alternativa passaria sempre por ter dois cabos de rede a sair do router da clix para outro aparelho ou aparelhos que levasse a rede TV e NET lá para cima.


Obrigado pela resposta.

Isso não é uma solução, visto que não quero fazer obras em casa. E não consigo passar mais nenhum cabo para o 2º andar.

Se assim for, prefiro cancelar o contrato com a clix e ir para a MEO...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 12 Mai 2011 20:08    Assunto: Responder com citação

Não percebo como a MEO fará e talvez não seja assim tão diferente.
Afinal de contas não se deve ter a rede TV e a rede NET a passar no mesmo cabo ou canal.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 12 Mai 2011 21:10    Assunto: Responder com citação

Passo a explicar os Routers Thomoson tem uma tecnologia que detecta o que é uma box e o que não é automaticamente mudando os parâmetros de PVC para 0_37 (IPTV) ...Já no Sagem é o contrario ele não tem essa característica, nem para pcs e outras coisas..apenas tem duas opções meter TV a parte e internet à parte mas há um "truque" que é colocar tudo junto, coisa que os técnicos não deixam para não haver problema de QOS... com as boxs novas não funciona porque devem ter qualquer coisa alterada de maneira a não serem detectadas pelo router como tal aparelho e para que tais não tenham acesso através da rede.

É o seguinte apenas é um teste tanto pode funcionar como não, cada caso é um caso. Tive a testar esse truque e não estava a correr muito bem, amanhã à tarde vou testar e logo te digo como fazer. Wink Até lá primeiro tens de arranjar os teus dados de login de net. Pois em principio tens de fazer RESET ao router e voltar a configurar.

Cumps
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 13 Mai 2011 02:39    Assunto: Responder com citação

Atenção que se "misturarem" a rede de TV (0/37) com a LAN "caseira" (além de possíveis conflitos de ip's, etc...) podem eventualmente expor a LAN a terceiros... no vc 0/35 pelo menos sei que é possível passar tráfego (fora da pppoe) imagino que no 0/37 possa ser semelhante...

Quanto ao meo, se também usarem um vc separado para a rede TV não deve ser diferente do Clix como o lemene disse... e essa tecnologia que o hertz fala de o Thomson detectar box/pc e disponibilizar o vc apropriado em determinada porta... penso que não seria solução para o gfca... a menos que ele usasse ou net ou tv (não ambos) no 2º piso... imagino que o router nunca disponibilize ambos na mesma porta em simultâneo, certo?

Passar outro cabo seria a solução ideal... à partida não seriam precisas "obras" mas apenas fazer passar outro cabo pela tubagem existente... e alteração das tomadas (existem tomadas duplas, não era preciso sequer "escavacar" paredes ou meter tomadas exteriores se for esse o problema)...

Uma outra solução... teoricamente Fast Ethernet utiliza apenas 2 pares de cobre (pinos 1 e 2, 3 e 6 da ficha RJ45), e supondo que o cabo existente seja de 4 pares, deverá ser possível utilizar cada 2 pares para uma das redes, sendo necessário fazer cabos "especiais" para o efeito... desvantagens: não é garantido que funcione a 100%, a velocidade pode ser afectada por interferências entre o sinal das duas redes... há quem o faça sem problemas, depende do cabo, do tamanho deste, ... também se mais tarde se quiser utilizar a rede em modo Gigabit não será possível... e sinceramente acho que daria quase tanto trabalho fazer estes cabos especiais como passar um 2º cabo e meter tomadas duplas, mas...

Ou poderias sempre optar por usar PLC's para TV (o que até podería ter vantagem para ligar a futura box na cozinha?) e o cabo apenas para Internet... ou o cabo apenas para a TV e um AP Wifi em modo cliente no 2º piso a fornecer net à PS3 e ao PC... mas ambas as soluções são mais dispendiosas e menos fiáveis que cabo.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 13 Mai 2011 08:23    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Nars. O melhor que tens a fazer é usar 2 pares do cabo para uma ligação e outros dois para outro. Como não tens cabos enormes (de dezenas de metros), deve funcionar bem.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 13 Mai 2011 11:16    Assunto: Responder com citação

Ninguém daqui teve routers THOMSON 585?? Ninguém precisava de configurar nada, era de forma automática.....Assim como o MEO.Cool

Cá vai tanto pode dar, como não dar ou mesmo dar e ter problemas, como o NARS disse mas pelo menos se der, apenas tens esse cabo e não tens de andar a mexer nele para dar. E claro trata-se de uma experiência, que não se perde nada em tentar. (Apenas tempo)Laughing

1ª Possibilidade

1º Efectuar RESET no botão atrás do router. Com a box desligada do mesmo
2º Ligar a box depois de veres o sinal de DSL ligado(estabilizado) e de autenticação.
3º Desligas e ligas no botão atrás.
4º Agora a box já deve dar....
5º Ligas o pc ao tal switch ou a uma das portas e entras com o seguinte login: USER: admin PASSWORD: clixnovis
6º Vais à parte de Internet connection e colocas os teus dados de autenticação.
7º Desliga e liga o router.
8º Agora já deves ter net e tv pelo switch.

2º Possibilidade (caso não funcione a 1ª)

1º Efectuar RESET no botão atrás do router. Com a box desligada do mesmo
2º Ligar a box depois de veres o sinal de DSL ligado(estabilizado) e de autenticação.
3º Desligas e ligas no botão atrás.
4º Agora a box já deve dar....
5º Ligas o pc ao tal switch ou a uma das portas e entras com o seguinte login: USER: admin PASSWORD: clixnovis
6º Vais à parte de Internet connection e colocas os teus dados de autenticação.
7º Vais a ADVANCED SETUP -> PORT MAPPING -> ADD nome á escolha e coloca na caixa esquerda tudo o que se encontra na caixa da direita e mete Save/Apply.
8º Agora já deves ter net e tv pelo switch.

3ª Caso não funcione nenhum dos métodos.

1º Efectuar RESET no botão atrás do router. Com a box desligada do mesmo
2º Ligar a box depois de veres o sinal de DSL ligado(estabilizado) e de autenticação.
3º Desligas e ligas no botão atrás.
4º Agora a box já deve dar....
5º Ligas o pc ao tal switch ou a uma das portas e entras com o seguinte login: USER: admin PASSWORD: clixnovis
6º Vais à parte de Internet connection e colocas os teus dados de autenticação.
7º Vais a ADVANCED SETUP -> PORT MAPPING -> ADD nome á escolha e coloca na caixa esquerda "E_NET1" e "nas_0_37" e mete Save/Apply.
8º Agora já tens como o técnico tinha colocado antes.
9º Infelizmente vais ter que optar por uma das soluções que é usar 1 par do cabo RJ45 para net e outro para tv ou então comprar uns PLC e usá-los com o switch.


Atenção:
Caso não entendas algum dos pontos diz antes de efectuares alguma coisa!

_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
JoKeR}



Registo: 28 Dez 2005
Mensagens: 157

MensagemColocada: 13 Mai 2011 15:27    Assunto: Responder com citação

A solução é mesmo ligares com 2 fios, a razão é o VCI/VPI.

Em conversa técnica simplificada, o sistema funciona tipo uma VLAN, no modo em que um sistema numa VLAN não tem permissão para comunicar com outra. Esses limites (por assim dizer) são impostos pelo VCI/VPI.

Portanto, um cabo que saia do porto com 0/37 só "fala" com as televisões porque o trafego está assim separado, enquanto o 0/35 é para a internet normal.

Por isso há duas soluções, ou um cabo e tens de arranjar maneira de fazer uma bridge entre os VCI/VPIs (ou mandar o sinal tal como chega ao router, não sei até que ponto é possível nos nossos routers, mas também nunca investiguei esse caso) ou passas dois cabos separados.

Em qualquer um dos casos, penso que tenhas de separar a rede no switch destino em duas VLANs distintas relativamente às portas de entrada, para o router encaminhar o que vier da TV para a BOX e o outro canal para o resto. Uma vez fiz o teste e o router ficou completamente empacotado por causa da quantidade de trafego da TV...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 13 Mai 2011 20:53    Assunto: Responder com citação

JoKeR} escreveu:
A solução é mesmo ligares com 2 fios, a razão é o VCI/VPI.

Em conversa técnica simplificada, o sistema funciona tipo uma VLAN, no modo em que um sistema numa VLAN não tem permissão para comunicar com outra. Esses limites (por assim dizer) são impostos pelo VCI/VPI.

Portanto, um cabo que saia do porto com 0/37 só "fala" com as televisões porque o trafego está assim separado, enquanto o 0/35 é para a internet normal.

Por isso há duas soluções, ou um cabo e tens de arranjar maneira de fazer uma bridge entre os VCI/VPIs (ou mandar o sinal tal como chega ao router, não sei até que ponto é possível nos nossos routers, mas também nunca investiguei esse caso) ou passas dois cabos separados.

Em qualquer um dos casos, penso que tenhas de separar a rede no switch destino em duas VLANs distintas relativamente às portas de entrada, para o router encaminhar o que vier da TV para a BOX e o outro canal para o resto. Uma vez fiz o teste e o router ficou completamente empacotado por causa da quantidade de trafego da TV...


Olha, basicamente foi esta a resposta que achei a mais correcta!
Eu tenho fibra e não ADSL e na fibra o sistema funciona de forma ligeiramente diferente, mas basicamente a diferença reside nisso:

Nos VPI/VCIs. Ou seja tal como explicado pelo Joker, existe uma VLAN criada especificamente para a TV! Posso aconselhar-te a fazeres uma coisa que é feita em Fibra:

Como para TV não é necessário os pares todos dos cabos de cobre, o que se faz é separar 4 fios (2pares) para a TV e 4 fios (2 pares) para a net! Obviamente o máximo que consegues de velocidade nesse par de cabos é 100Mbps, mas como tens ADSL não deve existir muito problema!
Separas os fios do lado do router ADSL e ligas 2 dos pares numa ficha RJ45 na porta NET e outros 2 pares na porta TV. No 2º andar fazes a mesma separação dos pares (de forma igual em pares de cores) de igual modo e ligas cada um ao sitio correcto: 2 pares à TV Box ou a um switch que leve à TV e 2 pares para um switch net.

Mas o melhor mesmo é fazeres correr outro cabo se (mesmo q de trabalho) haja espaço (foi o que fiz!!!!). A Clix nisso trabalha bem!

Sei q a explicação pode ser um pouco crua, se quiseres mais detalhes explica as tuas duvidas q eu tento clarificar onde elas existirem!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 14 Mai 2011 00:44    Assunto: Responder com citação

Não sei se o @gfca ainda está entre nós (clientes clix). Wink

Acresentando ao que todos já desenvolveram depois do meu comentário.

A solução com o minimo de aparelhos, menos custo e melhor qualidade seria:

O router do 1º andar ter duas portas para a rede TV (cozinha e quarto) e outras duas portas para a rede NET.
Passares dois cabos para o 2º andar, um directo à box e outro ao switch para servir a NET.

Uma variante para teres um só cabo ao 2º andar obrigaria teres mais aparelhos, router+AP com norma N para levares NET em condições por wireless ou um par de PLCs.

Tenho muitas reservas sobre duas redes pelo mesmo cabo.
Queres jogar PS3 e ver TV um ou outro borra-se. Queres TV e NET a TV borra-se toda com algum download mais pesado.

Tenho as mesmas reservas sobre alguma "solução maravilha" da MEO com base em tudo que foi esposto.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET