Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Sobre Rede Local com Clix Fibra
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
vso



Registo: 30 Mar 2009
Mensagens: 5

MensagemColocada: 01 Abr 2009 16:09    Assunto: Responder com citação

Como se testa a taxa de transferencia de wireless?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 01 Abr 2009 16:09    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 01 Abr 2009 18:09    Assunto: Responder com citação

moves algo com 700Mb por exemplo entre os pc's, abres o gestor de tarefas no separador de rede e ves a velocidade.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
bspade



Registo: 04 Abr 2009
Mensagens: 6

MensagemColocada: 04 Abr 2009 10:23    Assunto: Velocidade em Wireless Responder com citação

Boas,
ontem vieram fazer-me a instalação do Clix Fibra. Optei pela velocidade de 30Mbps, que chega para o tipo de utilização que tenho.
Instalaram-me um NT Huawei HG850 e um router wireless Thomson TG585 v7.
O problema que tenho é com as velocidades - se ligar o portátil directamente ao NT por cabo de rede tenho a velocidade de 30Mbps (medida pelo medtel), mas se utilizar a ligação wireless, a velocidade cai para cerca de 13,5Mbps, que me parece muito pouco (é menos de metade!...).
Isto é normal? Há alguma forma de aumentar a velocidade em wireless?

Obrigado pela ajuda!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 04 Abr 2009 10:26    Assunto: Responder com citação

Qual é a placa de rede do portátil? e distancia? e encriptação wpa2?

Sugiro que leias http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=7221

Por wireless na melhor das hipoteses com a norma G atinges 20Mb Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
bspade



Registo: 04 Abr 2009
Mensagens: 6

MensagemColocada: 04 Abr 2009 11:14    Assunto: Responder com citação

Illusion4u, obrigado pela dica, sou um bocado newbie nestas coisas...
Estou a fazer testes em dois computadores, um portátil e um desktop e em ambos consigo velocidades na ordem dos 13Mbps. O portátil estava junto ao router, por isso o problema não era a distância.
Já mudei a encriptação para wpa2, mas julgo que o problema será mesmo da norma - ambos os computadores usam norma g. Pelo que percebi, se instalar uma placa de rede de norma n deverei notar melhorias, certo?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 04 Abr 2009 11:16    Assunto: Responder com citação

Se me disseres a placa podes actualizar os drivers e fazer uns pequenos ajustes.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
bspade



Registo: 04 Abr 2009
Mensagens: 6

MensagemColocada: 04 Abr 2009 11:57    Assunto: Responder com citação

No portátil é uma Intel Pro/Wireless 2200BG, já estou a instalar os últimos drivers. No desktop, a única referência que me aparece é "USB Wireless 802.11b/g adaptor", que não me diz muito (o computador é um HP Pavilion Elite m9170.pt-a). O Device Manager indica o fabricante da placa como sendo a Ralink.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 04 Abr 2009 13:11    Assunto: Responder com citação

Essa placa é de facto muito antiga ja.

Procura no gestor de dispositivos no menu da placa a definição "melhoria da produtividade" ou "explosão de pacotes" e activa-a

Depois tenta também mudar o canal do wireless, no router, para 1 6 ou 11

Quanto ao pc so encontrei isto

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=pv-62677-1&lc=en&dlc=en&cc=ca&lang=en&os=2093&product=3665473
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunosilveira



Registo: 04 Nov 2006
Mensagens: 251
Localização: Lx - Clix 24Mb (19224/997kps)

MensagemColocada: 04 Abr 2009 19:49    Assunto: Responder com citação

esse router é mesmo muito fraquinho... com ele tb so conseguia velocidades na ordem disso... até com um SMC antigo que tinhamos que usava com a netrabo dava pra muito mais (cerca de 22Mb reais) mas nesse thomson n passava disso....
acabei por comprar um D-Link DIR-615 que ja é draft-N e já me da a largura de banda toda pelo wireless (no meu outro portatil k é so G da-me tb pra +- 22Mb)...
se puderes compra um router draft-N que nao sao caros... esse curtou-me 47€ na worten
_________________
Fazer Clix custa Nix... Ou então Não!!!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
takio



Registo: 06 Abr 2009
Mensagens: 2

MensagemColocada: 06 Abr 2009 12:31    Assunto: Gigabit Responder com citação

viva

O ONT, segundo as especificações indicadas no suporte do clix, tem 4 portas Ethernet 10/100. Desculpem a total ignorância mas isto permite ter a velocidade total da ligação de 100 Mb? Eu contratei a de 30, para ver como isto se porta, e pelo preço, claro. Mas comprei um router draft-N com switch Gigabit, se calhar não havia necessidade... especialmente quando nem o ONT tem essa capacidade, pelos vistos! Se calhar um bom router 802.11g com portas 10/100 já dava conta do recado para uma ligação de 30 Mb, mesmo via wifi... De qualquer modo nunca ia ficar com os Thomson que andam aí a impingir, já tenho melhor que isso. Mas parece que Gigabit só me traz vantagem em transferências dentro da LAN, então... certo?


Em suma, para quem souber responder, as minhas questões são:

1- o ONT é capaz de disponibilizar toda a largura de banda da ligação em cada uma das portas ethernet? Isto porque todos os computadores se ligam via router a uma das portas do ONT...

2- Ter portas Gigabit no router faz alguma diferença para a largura de banda do acesso de 30 Mb, usando ligação por cabo pc>router?

3- Numa ligação de 30 ou 50 Mb, vale a pena usar os cabos ethernet quando possível (ex. quando estou na secretária), ou consigo ter a largura de banda toda via wireless com um router draft-N bem configurado? (WPA2-PSK, AES, 20+40Mhz, etc)


Para clarificar, penso ligar ao ONT um DIR-655 em modo N exclusivo, para os portáteis que têm placa N, e um WRT54GL (com firmware Tomato, uma maravilha) em modo G para as máquinas com plaga G, PC da sala, telemóveis, magalhães... isto para não prejudicar o débito da rede N.
Se houver algum inconveniente nesta configuração, agradeço dicas :)


obrigado
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 06 Abr 2009 16:31    Assunto: Re: Gigabit Responder com citação

takio escreveu:
viva

O ONT, segundo as especificações indicadas no suporte do clix, tem 4 portas Ethernet 10/100. Desculpem a total ignorância mas isto permite ter a velocidade total da ligação de 100 Mb? Eu contratei a de 30, para ver como isto se porta, e pelo preço, claro. Mas comprei um router draft-N com switch Gigabit, se calhar não havia necessidade... especialmente quando nem o ONT tem essa capacidade, pelos vistos! Se calhar um bom router 802.11g com portas 10/100 já dava conta do recado para uma ligação de 30 Mb, mesmo via wifi... De qualquer modo nunca ia ficar com os Thomson que andam aí a impingir, já tenho melhor que isso. Mas parece que Gigabit só me traz vantagem em transferências dentro da LAN, então... certo?


Em suma, para quem souber responder, as minhas questões são:

1- o ONT é capaz de disponibilizar toda a largura de banda da ligação em cada uma das portas ethernet? Isto porque todos os computadores se ligam via router a uma das portas do ONT...

2- Ter portas Gigabit no router faz alguma diferença para a largura de banda do acesso de 30 Mb, usando ligação por cabo pc>router?

3- Numa ligação de 30 ou 50 Mb, vale a pena usar os cabos ethernet quando possível (ex. quando estou na secretária), ou consigo ter a largura de banda toda via wireless com um router draft-N bem configurado? (WPA2-PSK, AES, 20+40Mhz, etc)


Para clarificar, penso ligar ao ONT um DIR-655 em modo N exclusivo, para os portáteis que têm placa N, e um WRT54GL (com firmware Tomato, uma maravilha) em modo G para as máquinas com plaga G, PC da sala, telemóveis, magalhães... isto para não prejudicar o débito da rede N.
Se houver algum inconveniente nesta configuração, agradeço dicas Smile


obrigado


No serviço de 100Mb, conto pelos dedos os routers de portas 10/100 que têm capacidade de fornecer os 100Mb wan to lan, por isso gigabit é sempre melhor, pela capacidade de routing, pelo numero de ligações suportadas e pelas features que trazem. Além disso a diferença para os 10/100 em termos de preço é neste momento mínima, com tudo o que podem oferecer.

Agora nos serviço de 50 e 30 já não é preciso tanto.

1- Sim consegue.

2- Sim, pode fazer diferença em pings e capacidade de gestão de dados, assim como o offload do CPU se se usarem jumbo frames. Ser gigabit é muito mais que portas a 1Gb/s.

3- Nessas condições não há diferença.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
takio



Registo: 06 Abr 2009
Mensagens: 2

MensagemColocada: 06 Abr 2009 16:56    Assunto: portas, ligações e débitos Responder com citação

obrigado Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
joooe



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 4
Localização: Massamá-Norte

MensagemColocada: 19 Abr 2009 22:36    Assunto: Acesso à configuração do router Thomson Responder com citação

Viva.
Sou cliente fibra 30 mb há cerca de uma semana. Até agora está a correr bem.

Mas por mais que tente, não consigo ter acesso à página de configuração do router Thomson TG585 V7 que instalaram. Nem que fosse só para mudar o nome da ligação wifi. Sad

No manual diz:
"Browse to http://dsldevice.lan or to the IP address of your Thomson Gateway (by default: 192.168.1.254).", mas nenhum funciona.

Deixo um printscreen para o caso de alguém ter a gentileza de me ajudar.
De referir que não pesco nada de redes. Só mesmo o muito básico.

Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 20 Abr 2009 00:30    Assunto: Responder com citação

Nesse LAN #2, tens que estar na mesma subnet do Modem, tens que ter:
IPv4 address 192.168.1.100
Default Gateway 192.168.1.254

E tens que estar ligado por cabo ethernet ao Modem.

Abres o Network Connections, e nas propriedades TCP/IP da mesma ligação que diz Local Area Connection 2 e alteras isso.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
joooe



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 4
Localização: Massamá-Norte

MensagemColocada: 22 Abr 2009 21:32    Assunto: Responder com citação

Obrigado.
Já percebi porque não conseguia aceder.
O meu pc estava ligado directamente ao ONT.
É aconselhável mantê-lo ligado ao ONT ou ao Router?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
Página 3 de 7



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET