Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Recepção de canais 4:3 em formato forçado 16:9 (distorcido)
Visitar página 1, 2  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
ezisdog



Registo: 20 Fev 2010
Mensagens: 17

MensagemColocada: 20 Fev 2010 22:50    Assunto: Recepção de canais 4:3 em formato forçado 16:9 (distorcido) Responder com citação

Boa noite a todos.

sou cliente do CLIX Fibra desde Outubro de 2009 e praticamente desde essa altura há canais cuja imagem me surge nos televisores em formato 16:9 embora sejam originalmente em 4:3. Ou seja, a imagem chega distorcida.

Nos televisores CRT (4:3) a imagem surge comprimida na vertical. Nos televisores LCD cuja configuração está para recepção da imagem no formato original, esta preenche o ecrã (o equivalente ao que a maior parte das pessoas faz que é forçar o formato 16:9 a partir do 4:3 nas opções do equipamento de forma a preencher todo o ecrã e não ficar com barras pretas laterais)

Esta distorção é aleatória quer nos canais quer na frequência com que acontece. É frequente esta anomalia nas emissões da TVI, SIC RADICAL, BENFICA TV, embora já tenha acontecido em canais como RTP1, RTP2, RTP Memória, RTP Africa, SIC, SIC Noticias.

Basta explicar apenas que estes problemas surgem apenas quando a recepção do sinal é por RFO, ou seja, após a conversão do sinal digital da fibra em "suposto" analógico. Com a BOX este problema não acontece, muito provavelmente porque o sinal é digital em todo o seu percurso.

Mais alguém tem este problema que o CLIX (ou os seus técnicos que cá vêm) empurram para "incapacidade do equipamento em definir o formato(?!!)" como se um velho televisor CRT tivesse outro formato que não fosse o 4:3...

Obrigado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 20 Fev 2010 22:50    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 20 Fev 2010 23:54    Assunto: Re: Recepção de canais 4:3 em formato forçado 16:9 (distorcido) Responder com citação

ezisdog escreveu:
como se um velho televisor CRT tivesse outro formato que não fosse o 4:3...

Claro que sim.
Tenho TVs de 2001 com 35cm e têm modo de emular 16:9.
As tuas ou são mais antigas ou então se calhar tb têm.
Terei percebido bem o teu problema?
Tens alturas em que as pessoas ficam com cabeças cónicas (na vertical) ou ficas a ver cabeças de melancia na (horizontal)?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ezisdog



Registo: 20 Fev 2010
Mensagens: 17

MensagemColocada: 21 Fev 2010 00:46    Assunto: Responder com citação

Percebeste bem parte da questão: em relação à deformação.
Se as cabeças ficam cónicas num CRT antigo (refiro-me com mais de 15 anos) em princípio a imagem original será em 16:9 e aí forças (se tiveres a opção) para 16:9 e tens a imagem com os seus conteúdos nas proporções correctas.

O que me refiro são emissões standard (4:3) onde a televisão que tem a box apresenta a imagem normal e nos televisores que recebem o sinal RFO que provem da ONT e passa pelo conversor D/A, tenho imagens, dizia, forçadas em 16:9. Isto não é uma opção nos televisores. O sinal chega com defeito mesmo!

Acho que continua a ser isso que parece causar confusão no apoio ao cliente.
Já liguei para amigos (que têm outros operadores) a perguntar se naquele momento um determinado canal estava a ser recebido com deformação e todos dizem que têm a imagem normal como sempre.

E posso estar a ver o canal e, aparentemente sem motivo, ficar com a imagem deformada ou o contrário, estar com a imagem deformada e passar, sem fazer nada, para imagem correcta.

Além de isto ser um problema do serviço, forçar uma imagem com caras cónicas para 16:9 é fácil (opção forçar imagem para 16:9). Mas não tens nenhuma opção em que a emissão está em 16:9 e possas forçar para 4:3. Isto é, no 1º caso esticas a imagem na horizontal, no 2º na vertical.

Neste instante momento este problema apenas surge na SIC RADICAL.

As cabeças cónicas, como referes bem, surgem por exemplo no canal REVELATION (C 42) onde forçando 16:9 a imagem fica correcta.


Obrigado pela tua mensagem para me ajudar a resolver isto. Talvez seja melhor colocar umas imagens aqui para esclarecer melhor, coisa que tentarei fazer amanhã.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 21 Fev 2010 00:54    Assunto: Responder com citação

Estou a ver.
Quem controla o sinal que chega por RF são eles.
Aperta com eles porque não tens nada a ver com o problema.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 21 Fev 2010 01:19    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:
Estou a ver.
Quem controla o sinal que chega por RF são eles.
Aperta com eles porque não tens nada a ver com o problema.


Yep.
Estava tambem a pensar se não seria do conversor onde o sinal fica forçado.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
ezisdog



Registo: 20 Fev 2010
Mensagens: 17

MensagemColocada: 21 Fev 2010 19:23    Assunto: Responder com citação

Exactamente lemene (obrigado também pela opinião)

Aliás, já aquando da própria instalação o sinal os equipamentos que recebiam RFO tinham muito grão na imagem ("chuva"). Os técnicos da instalação disseram que estava tudo bem com a instalação e problema seria de outro lado, provavelmente da infraestrutura de cablagem coaxial existente (a mesma que umas horas antes dava bem com a ZON!).

Poucos dias depois voltaram cá técnicos que disseram ser devido a folga nas fêmeas dos equipamentos e dos cabos (são 3 TV's o que era muita coincidência). Comprei novos cabos para não dar azo a desculpas.

Até que numa nova visita disse para voltarem a ligar o coaxial que vinha do exterior, onde por precaução mantive o serviço ZON. Voilà, com a ZON a imagem dava sem grão!

E o problema afinal era do conversor. Foi substituído.

Parece-me é que esta tecnologia ainda não estará afinada (da conversão de um sinal digital em RF) e tento aqui saber se mais alguém tem este problema.

Amanhã tenho nova visita de técnicos e depois deixarei aqui o seu "parecer"...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ezisdog



Registo: 20 Fev 2010
Mensagens: 17

MensagemColocada: 22 Fev 2010 21:41    Assunto: Responder com citação

Como prometido, deixo aqui o relatório de hoje:

Após uma nova bateria de testes concluiram os técnicos que o serviço se encontrava "ok".

Puseram-me em conversa com alguém do suporte técnico e, para meu pasmo, pergunta-me se estou satisfeito. Respondo-lhe obviamente que não pois o serviço continua na mesma. Eis que me diz que o problema é da SIC RADICAL que está a emitir em 16:9 e, se eu não estava satisfeito, que ligasse novamente para o serviço de apoio a clientes (SAC)!

Reparem: Tenho os técnicos em minha casa e alguém que lhes dá suporte diz para eu contactar novamente o SAC para solicitar nova ida dos técnicos!

Acreditem que fiquei sem argumentos perante esta enormidade.

Ainda com os técnicos aqui em casa liguei para o SAC que me informaram que iriam analisar a situação.
E os técnicos foram-se embora.
E liguei, porque nunca tenho certezas, para a SIC não fosse eu estar enganado. Dissera-me o óbvio, que emitem em sinal analógico no formato 4:3. Obrigado SIC!

O serviço do CLIX está impecável, pena é neste momento, para além da SIC RADICAL, tenho a TVI a emitir mal também.

Se calhar tenho de lhes ligar também...

Sinceramente, assim, perco argumentos.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
zepedr01



Registo: 16 Nov 2009
Mensagens: 108

MensagemColocada: 22 Fev 2010 22:13    Assunto: Responder com citação

ezisdog escreveu:
Exactamente lemene (obrigado também pela opinião)

Aliás, já aquando da própria instalação o sinal os equipamentos que recebiam RFO tinham muito grão na imagem ("chuva"). Os técnicos da instalação disseram que estava tudo bem com a instalação e problema seria de outro lado, provavelmente da infraestrutura de cablagem coaxial existente (a mesma que umas horas antes dava bem com a ZON!).

Poucos dias depois voltaram cá técnicos que disseram ser devido a folga nas fêmeas dos equipamentos e dos cabos (são 3 TV's o que era muita coincidência). Comprei novos cabos para não dar azo a desculpas.

Até que numa nova visita disse para voltarem a ligar o coaxial que vinha do exterior, onde por precaução mantive o serviço ZON. Voilà, com a ZON a imagem dava sem grão!

E o problema afinal era do conversor. Foi substituído.

Parece-me é que esta tecnologia ainda não estará afinada (da conversão de um sinal digital em RF) e tento aqui saber se mais alguém tem este problema.

Amanhã tenho nova visita de técnicos e depois deixarei aqui o seu "parecer"...


eu tenho o mesmo problema e os técnicos dizem que é das tomadas que não são boas.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 23 Fev 2010 01:18    Assunto: Responder com citação

ezisdog escreveu:

Eis que me diz que o problema é da SIC RADICAL que está a emitir em 16:9 e, se eu não estava satisfeito, que ligasse novamente para o serviço de apoio a clientes (SAC)!

Reparem: Tenho os técnicos em minha casa e alguém que lhes dá suporte diz para eu contactar novamente o SAC para solicitar nova ida dos técnicos!

Acreditem que fiquei sem argumentos perante esta enormidade.


Por vezes penso mandar a Sra Santa paciência ir dar uma volta...

Se fosse o caso estar em 16:9, ok, mas distorcido é que não.
Os técnicos ao menos viram se alguns canais estavam distorcidos com o conversor, e ok directo à box?

Percebo, já me aconteceu, possas estar cansado para conseguir insistir com eles.
Volta à carga, talvez tenha mesmo que ser com outros técnicos capazes de pensar e também ajudar o suporte do lado de lá.
Não os deixes pagar essa 1ª deslocação técnica.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
ezisdog



Registo: 20 Fev 2010
Mensagens: 17

MensagemColocada: 23 Fev 2010 14:32    Assunto: Responder com citação

zepedr01,

Se tiveres possibilidade e para não dares azo a desculpas coloca um televisor junto do conversor e diz para ligarem directamente sem passar pela rede que tens. Se o problema se mantiver, é porque não é das tomadas (estou a ser irónico perante a "desculpa" apresentada).


lemene,

Não paguei esta deslocação nem as anteriores. E esta foi a 3ª apenas por causa deste problema (correspondente a outras tantas equipas técnicas). As outras duas anteriores (5 portanto no total) foram por má qualidade da imagem RF (a "chuva" como já tinha descrito, logo desde a instalação).

Também de todas as vezes verificaram que na TV Box a imagem não tem problemas, se bem que na 1ª vez a box foi reiniciada e quando se passou para o canal que na altura dava deformado (TVI) a imagem também surgiu deformada na box mas esta corrigiu-a imediatamente.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 25 Fev 2010 23:08    Assunto: Responder com citação

ezisdog escreveu:

Também de todas as vezes verificaram que na TV Box a imagem não tem problemas, se bem que na 1ª vez a box foi reiniciada e quando se passou para o canal que na altura dava deformado (TVI) a imagem também surgiu deformada na box mas esta corrigiu-a imediatamente.


Sim, e então, estás satisfeito? Rolling Eyes
Respira fundo, conta até 10, ligas para o suporte técnico ou melhor usa o chat e fala do conversar, se é normal este ter esse comportamento diferente a uma ligação directa à box.

Estou curioso se alguem diz, sim, nada a fazer, ou não, tem que ser resolvido.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
ezisdog



Registo: 20 Fev 2010
Mensagens: 17

MensagemColocada: 27 Fev 2010 18:37    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
ezisdog escreveu:

Também de todas as vezes verificaram que na TV Box a imagem não tem problemas, se bem que na 1ª vez a box foi reiniciada e quando se passou para o canal que na altura dava deformado (TVI) a imagem também surgiu deformada na box mas esta corrigiu-a imediatamente.


Sim, e então, estás satisfeito? Rolling Eyes
Respira fundo, conta até 10, ligas para o suporte técnico ou melhor usa o chat e fala do conversar, se é normal este ter esse comportamento diferente a uma ligação directa à box.

Estou curioso se alguem diz, sim, nada a fazer, ou não, tem que ser resolvido.


Vou buscar uma garrafa de oxigénio para respirar...
...340 321, 340 322, 340 323... (mais milhar menos milhar, são os segundos que conto desde que tenho esta problema)

Conversei com o SAC há pouco e informaram-me que não há nenhum problema com o serviço.

E pronto, eu tenho problemas na imagem mas na realidade não há nenhum problema por parte do Clix. Supostamente são avarias que tenho nos meus televisores, que tenho falado em 3 mas na realidade são 4 porque não estava considerar o que tem a box.

Ora com a box não tem problemas na imagem e sem a box, por RF, tem.
E o problema é da televisão?

Até agora só tinha acontecido com canais "nacionais" mas hoje tive o "privilégio" (anda lá que isto não é para todos...) de ter o canal SONY ENTERTAINMENT a emitir... ampliado! Isso, com caras cortadas, legendas para fora do ecrã! Laughing

ficam aqui umas imagens da SIC RADICAL e da SET:








Há coisas que quando ultrapassam a paciência têm que ser levadas com humor.

Mas acredita que cansa reclamar...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 27 Fev 2010 18:52    Assunto: Responder com citação

Diz ao SAC pra dar uma olhadela neste tópico neste teu último post.
A resposta que estão a dar é ridícula.
Ou admitem que o serviço não contempla TVs antigas ou então param de dizer que o problema não é deles e solucionam o problema.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ezisdog



Registo: 20 Fev 2010
Mensagens: 17

MensagemColocada: 27 Fev 2010 21:24    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:
Diz ao SAC pra dar uma olhadela neste tópico neste teu último post.
A resposta que estão a dar é ridícula.
Ou admitem que o serviço não contempla TVs antigas ou então param de dizer que o problema não é deles e solucionam o problema.


jonh3voltas,

Por mais elementar que possa parecer tenho tentado arranjar "provas" através das coisas mais básicas.

Lembrei-me de utilizar um VCR (gravador vídeo analógico vulgar) e a imagem apresenta os mesmos problemas. Logo não é um problema de televisões mas sim do sinal RF.
Já enviei estas imagens para o SAC hoje e estou a pensar enviar uma cassete VHS.

Estive a reler a última folha de trabalho dos técnicos e na realidade eles não confirmam nada (e aqui vou começar a ter cuidado com o português). Escrevem "Cliente informa que sic radical não está a ser emitida no formato correcto. Contactado suporte técnico [nome] para testes. Tudo ok."
Reparem que não afirmam que há canais a ser emitidos com deficiências (mas não também desmentem). Afirmam que sou eu que digo!

Mas será que o cliente já não é uma pessoa credível?!
Acham que prefere gastar o seu tempo (o pouco que tem de descanso), paciência, dinheiro, ter de faltar ao trabalho por causa da vinda dos técnicos, para chatear um operador só porque lhe apetece?!

Deixo aqui um profundo agradecimento a todos vós que têm passado por aqui e de alguma forma têm dado apoio.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
tigerpunk



Registo: 26 Jul 2008
Mensagens: 554
Localização: Espinho

MensagemColocada: 27 Fev 2010 23:32    Assunto: Responder com citação

Essa do S.E.T transmitir ampliado já me aconteceu mais do que uma vez e com a box! Sempre julguei que era problema do canal e como ao fim de poucas horas voltava ao normal nunca me preocupei muito com isso... Mas com outros canais nunca tive nenhum problema semelhante...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET