Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Vodafone e Sonaecom juntas na Fibra Óptica
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  

Este juntar de esforços na Fibra Óptica significa:
Mais concorrência e melhores serviços no geral mas sem benefício para o Clix!
3%
 3%  [ 2 ]
Benefícios principalmente para a Vodafone: vai ganhar clientes e a Clix não vai ter muito a ganhar!
7%
 7%  [ 4 ]
A Clix sai a ganhar porque consegue expandir mais rapidamente a rede de fibra óptica com melhor oferta aos clientes e mais clientes conquistados!
3%
 3%  [ 2 ]
Saiem os 2 a ganhar de modo equilibrado, com a possibilidade de ambos 'roubarem' clientes à Zon e Meo!
84%
 84%  [ 45 ]
Total de Votos : 53

Autor Mensagem
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 13 Jul 2010 10:52    Assunto: Responder com citação

Atenção que a ZON pelo que vi só mete mesmo a fibra nas condutas da rua, quando os clientes pedem é que puxam para o dito prédio e colocam a caixa. Wink
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
AdSense






MensagemColocada: 13 Jul 2010 10:52    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
goamix



Registo: 28 Ago 2008
Mensagens: 673
Localização: Ramada / Portugal

MensagemColocada: 13 Jul 2010 11:39    Assunto: Responder com citação

No caso do meu prédio do qual sou administrador,primeiro veio a clix (em fevereiro de 2009 estava a instalação pronta para quem quisesse) passado cerca de um mês recebemos uma carta da PT a pedir autorização para passar cablagem (fibra) liguei para o responsável que tinha deixado o contacto e disse-lhe que estavam à vontade (quantos mais melhor,assim cada um pode optar pelo que achar melhor),apenas que fosse buscar a autorização para caso a administração mudasse não haver confusões,ficou de me contactar a combinar um dia para levar a autorização,assim vieram vocês,assim veio ele Twisted Evil Twisted Evil ,em conversa há cerca de uma semana com um vizinho meu,diz-me ele que tinham acabado de lhe instalar meo,perguntei se por fibra,ao que ele responde,não por ADSL a fibra disseram que ainda estão à espera da autorização da câmara municipal. Posto isto fiquei com várias duvidas, a quem pertence o prédio onde habito,aos condóminos ou à câmara? ( Não é habitação social) ,A autorização que o técnico se referiu será que ainda é para passagem de cablagem nas condutas e na rua? Se assim for fico esclarecido em relação à primeira, então mas as condutas que a PT usa não são as do cobre que tanta polémica têm dado e que são consideradas propriedade exclusiva da PT? No meio de tudo isto,arrombaram a caixa de telecomunicações à entrada do prédio,a principal,deixando inclusive metade de uma chave partida dentro da fechadura,vamos ver onde isto vai parar...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 13 Jul 2010 15:55    Assunto: Responder com citação

goamix escreveu:
A autorização que o técnico se referiu será que ainda é para passagem de cablagem nas condutas e na rua?

Sim, mto provavelmente!

goamix escreveu:
Se assim for fico esclarecido em relação à primeira, então mas as condutas que a PT usa não são as do cobre que tanta polémica têm dado e que são consideradas propriedade exclusiva da PT? No meio de tudo isto,arrombaram a caixa de telecomunicações à entrada do prédio,a principal,deixando inclusive metade de uma chave partida dentro da fechadura,vamos ver onde isto vai parar...

Quanto a esta ultima parte do arrombamento, posso-te dizer q é funcionamento standard da PT (dos instaladores)!
Ou seja. No meu caso queriam a todo custo instalar a gosto, até q o admin. de condominido lhes pos travao e disse q sem um plano tecnico da instalaçao (um papel escrito) nao iam fazer nada.
Os da PT (e isto foi-me contado por todos q conheço q tem fibra; no meu predio existem varias entradas e todas elas com admin. de condominio diferentes q contam exactamente o mesmo) sao prepotentes e dizem q as condutas dos edificios sao deles, mas nao sao!
Basta recorrer ao ITED e ITUR que regulam as instalaçoes de telecomunicaçoes em predios novos e existentes para ver q é obrigatorio ter autorizaçao para instalar e q o cobre faz parte da admin. de condominio de cada edificio, pois nao foi a PT q a instalou, foram os construtores de cada edificio!
Na nova fibra é diferente! A fibra é instalado por um determinado operador (tal como a tv cabo) e logo só ele é que manda nessa infrastrutura).

Quanto ao pedido de passagem e instalaçao em predios:
nos meses finais de 2008 e iniciais de 2009, as Camaras Municipais deram livre autorizaçao para acesso e instalaçao (depois de uma deliberaçao qq governamental q abria essa possibilidade temporario) durante um periodo de tempo limitado aos instaladores de fibra (operadores) para acederem livremente às condutas PT (a PT nao se podia recusar, desde q la coubessem) e fazer passar fibra, dai a Sonaecom ter andado louca, juntamente com a PT a ver quem primeiro ocupava os espaços livres!

E pior: os espaços (muito estreitos) de condutas entre as da rua e as dos predios! Dai as autorizaçoes Municipais!

No futuro isso vai mudar, mas infelizmente ainda nao houve deliberaçao definitiva, ou seja: Se a ZON chega primeiro e ocupa, a Clix ou consegue inventar espaço na conduta de acesso ao edificio, ou nada feito!

Por isso, tem sido insistido pela Anacom, q deveria existir um so instalador de infrastrutura (grossista, q nao fosse nenhum dos operadores, por concurso publico, do tipo da DST) e operadores ou como aconteceu ate agora: um instalador por zona do pais (nos recentes concurso em q ganhou por ex. a DST/Sonaecom) e que depois é obrigado a abrir a rede, mesmo tendo vantagem de poder explorar como grossista!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 13 Jul 2010 16:06    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:
Eish, exactamente o que eu temia.
E depois o pior é que a oferta de fibra parece que foi mesmo ampliada à Zon.
Ouvi dizer que a Zon agora tem mesmo-mesmo Fibra.
Isso quer dizer que os prédios precisam de ter capacidade para 3 operadores.
Já agora, precisava que me esclarecesses melhor.
Imaginemos um prédio de 3 pisos com 3 fracções em cada piso, dando um total de 9 clientes visto que não há fracções no R/C.
Numa instalação de fibra, de cada fracção sai um cabo de fibra que segue até à caixa de distribuilção do piso e depois desce até ao PD pela tubagem.
Se estou certo é semelhante ao que os operadores de Cable fazem.
Cá embaixo no PD chegam 3 tubos de secção ~1,5cm que trazem (além de cobre, cabo, etc) as 9 fibras, 3 em cada tubo.
Depois, da rua até ao PD entra um cabo de secção bem superior aos que estão instalados no interior das fracções e que termina no PD na tal caixa que mencionaste.
O PD deve conseguir albergar 3 caixas de terminação, uma para cada operador: PT, Sonae+Vodafone e finalmente Zon (se é mesmo verdade que já têm fibra).
Depois cada uma das 9 fibras entram dentro da caixa do respectivo operador.
Se não me falhou nada basta haver espaço dentro da tubagem para passar a quantidade de fibras necessárias para cada piso e depois basta que haja espaço dentro do PD para alojar pelo menos 2 terminadores de fibra e também é preciso que na tubagem que chega da rua seja possível fazer entrar o cabo de fibra de cada operador.
Uff, se for assim, penso que está tudo certo e que o condomínio permite a livre concorrência.
Podes(em) confirmar-me esta minha versão?
Cumps.


Fiquei um pouco confuso, mas dou-te o meu exemplo:

varios pisos (nao interessa quantos) em q cada um tem 3 casas!
Cada piso tem uma caixa de derivaçao onde vai dar cada uma das fibras individuais q vem de cada casa! Logo no meu caso vira dar a essa caixa de derivaçao 1 fibra por cada operador (excepto se um operador partilhar a sua fibra) / casa.
Ex: se a minha casa tem fibra da PT e da Clix, de minha casa vao dar à caixa de derivaçao do meu andar 2 fibras (1 por operador) e se os meus vizinhos so teem uma fibra cada (1 so operador, ex: Clix) entao no total vao estar 4 fibras na caixa de derivaçao, vindas das casas!

Agora: no meu caso a caixa de derivaçao é passagem das fibras dos andares superiores, logo tudo se vai juntando na conduta que vai passando pelas diferentes caixas de derivaçao de cada andar. Quanto mais proximo do PD, mais fibras passam!

No PD, as fibras saem da conduta que vai para os andares e ligam respectivamente à caixa de 'fusao' do operador que titula aquele acesso de fibra (aquela fibra) que vai para cada piso.
Por ex: vao dar ao PD 8 fibras PT mais 10 fibras Clix. Cada fibra clix vai para a caixa fusao da clix e cada fibra PT vai para a caixa fusao da PT.
De acordo com o exemplo anterior, eu tenho uma fibra PT vinda da caixa fusao da PT ate ao meu andar e uma fibra Clix vinda da caixa fusao Clix para o meu andar!

Nas caixas fusao, tem de se dar a fusao individual entre cada fibra de cada cliente e cada fibra do cabo grosso q vem da rua.
Ex: se a fibra q vem da rua só tiver 12 fibras e o edifico tiver 15 potenciais clientes, vai haver 3 clientes que vao ficar sem fibra optica! Logo ou se faz correr um cabo com fibras suficientes ou entao passa-se mais do que um!
Agora imagina a entrarem 2 cabos grossos PT + 2 cabos grossos Clix... acho q percebes onde quero chegar!
É um desperdicio de espaço, dinheiro e recursos!
Dai a Vodafone ter percebido que lhe compensava fazer parceria com a Sonaecom! E ou muito me engano ou entao se outras operadoras quiserem entrar no negocio, tb vao recorrer à Sonaecom/Vodafone, para partilhar os custos e trabalho (rentabliza a todos, é só vantagens).

É uma maneira da Cabovisao migrar para fibra ou para a ONI voltar ao mercado residencial ou à AR Telecom migrar para fibra!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
goamix



Registo: 28 Ago 2008
Mensagens: 673
Localização: Ramada / Portugal

MensagemColocada: 13 Jul 2010 16:47    Assunto: Responder com citação

No caso do meu prédio (estive a ver ainda há bocado) existem pelo menos dois cabos principais de fibra vindos da rua na caixa principal da entrada,nas outras caixas dos andares onde a fusão é feita,existem duas por andar,no caso do coaxial é feito a cada dois andares,ou seja o 4º andar tem um spliter que fornece o quarto e o quinto, já no caso da fibra as coisas são feitas como deve ser a fusão é feita no próprio andar e na caixa correspondente,agora se já lá existem dois cabos de fibra é pq dentro do prédio já está a da Sonaecom e a da PT parece-me é que a da PT ainda não tem a cablagem horizontal feita ( A sonae demorou cerca de três meses a fazê-lo,após terem passado a fibra para dentro do prédio),a PT que não venha buscar a autorização e eu que os apanhe cá dentro a quererem fazer a festa Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil .Na altura quando o gajo da PT me contactou ainda atirei o barro à parede para betatester ou umas borlas em troca da autorização rofl rofl mas o gajo disse logo que não havia hipotese.

widetech : Eu sei que são por cima de toda a folha,já trabalhei no ramo há muitos anos e apesar de ser na area comercial dava-me bastante bem com os técnicos,ou se esquecem da chave ou emprestaram ou não estão para a tirar do bolso,enfim, é tudo deles...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 13 Jul 2010 18:25    Assunto: Responder com citação

hertz escreveu:
Atenção que a ZON pelo que vi só mete mesmo a fibra nas condutas da rua, quando os clientes pedem é que puxam para o dito prédio e colocam a caixa. Wink

Mas já é mesmo fibra ou é o engodo que eles vendiam de circuito híbrido?

goamix escreveu:
No meio de tudo isto,arrombaram a caixa de telecomunicações à entrada do prédio,a principal,deixando inclusive metade de uma chave partida dentro da fechadura,vamos ver onde isto vai parar...

Lindo! Por isso é que comigo só cá entram com autorização do condomínio que é pra no fim não haverem dúvidas.
Querem partir a fechadura? Sim senhor, mas pagam uma nova.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 13 Jul 2010 18:35    Assunto: Responder com citação

Fibra verdadeira para alcançar os 1GB DE DOWN e UPLOAD, que é a proposta de venda deles.....mas o preço!!!!!!!!! Shocked
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 13 Jul 2010 18:37    Assunto: Responder com citação

hertz escreveu:
Fibra verdadeira para alcançar os 1GB DE DOWN e UPLOAD, que é a proposta de venda deles.....mas o preço!!!!!!!!! Shocked

Obrigado, Hertz.
O preço não interessa.
O que conta é que por agora na minha área só ainda existe Zon Fibra.
Não tarda um iluminado com uma carteira recheada pede acesso e já está um cabo enorme a entrar no prédio.
A seguir vem a PT e pronto, fecha-se a porta à Optimus e à Vodafone...

@widetech, agradeço o teu post.
Obriguei-te a escrever um testamento.
Parece-me que percebi tudo bem.
Só fica uma dúvida.
E o cobre e o coaxial que já existem no prédio?
Onde passam? Na mesma tubagem, certo?
Ou seja, no teu caso sobem 10+8 fibras e mais uns outros tantos pares de cobre amarelo/verde e outros tantos cabos coaxiais de Zons e Cabovisões, certo?
Isto é tudo um verdadeiro disparate.
Os passivos de rede deviam ser todos controlados por uma ou duas entidades externas.
No fim dá direito a que num prédio com 8 andares/ 27 condóminos só podem entrar um ou dois operadores no máximo devido ao espaço pra chegar ao PD...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 13 Jul 2010 18:49    Assunto: Responder com citação

Mas pelo que estou a pensar e no caso da MEO no meu prédio não passou a fibra para as outras caixas, pelo menos que tenha visto........

Quanto ao preço da ZON TRUE FIBRA tiro-te a curiosidade 250€ por mês ......Não vejo ninguém a colocar isto só se existe muito dinheiro nas pessoas desse prédio....é a prestação da casa e mesmo de um carro! Laughing
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 13 Jul 2010 19:10    Assunto: Responder com citação

Nix! 250 aéreos?! Shocked
Fiquei mais descançado, sabendo isso e por ter lido outro user do forum dizer que já há legislação que obriga o operador que chega 1º a fornecer os operadores que chegam depois.
Vamos lá ver...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 13 Jul 2010 23:11    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:
E o cobre e o coaxial que já existem no prédio?
Onde passam? Na mesma tubagem, certo?
Ou seja, no teu caso sobem 10+8 fibras e mais uns outros tantos pares de cobre amarelo/verde e outros tantos cabos coaxiais de Zons e Cabovisões, certo?
Isto é tudo um verdadeiro disparate.


E se mais houvesse, mais metiam...

Bem, eu vou constatar o óbvio para todos aqui do forum:

Daqui a 5 anos nas grandes cidades de Portugal, é tudo fibra! (e se calhar antes)
Parece-me óbvio que só há interesse em propor aos clientes q mudem para fibra:
- maior capacidade de oferecer melhores serviços
- nao necessitam de modificar a infrastrutura (é mais assegurada para o futuro)
- dá menos custos de manutençao (imune a interferencias, nao tem perdas como o cobre, nao sofre com a humidade)
- permite revender o cobre para cabos electricos, etc
- ocupa menos espaço em condutas = mais acessos nas ruas!

Claro q só compensa para clientes MEO e Clix 3Play pq so esses rentablizam o investimento mas com a tv paga a crescer (ZON, MEO, Vodafone, Clix a aumentarem os clientes de 3Play) e outras empresas a querem mudar para fibra (Zon, Cabovisao, ONI) é natural q o preço desça em breve!

Sabendo isto, parece-me que o melhor é rentablizar e so fazer passar uma fibra/cliente/todos os operadores ate pq nao somos um pais rico, nao podemos dar ao luxo do desperdicio!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 20 Dez 2010 17:48    Assunto: Responder com citação

Que acham, agora que a Clix e Vodafone finalizaram o acordo?









PS: (tenho de concordar que se calhar, agora, o tópico ficava melhor no agrupamento Clix Fibra...)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 20 Dez 2010 20:11    Assunto: Responder com citação

WideTech escreveu:

PS: (tenho de concordar que se calhar, agora, o tópico ficava melhor no agrupamento Clix Fibra...)

Bom de momento é a unica certeza que eu acho melhor. Twisted Evil

A sério. não mudei de opinião. Haja separação de responsabilidades e parece-me que é isso que o acordo pretende fazer.
Deve sair a ganhar os dois, tal como o acordo pretende fazer.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
grk



Registo: 19 Mai 2009
Mensagens: 69

MensagemColocada: 20 Dez 2010 20:18    Assunto: Responder com citação

A fibra da Zon é mesmo mesmo mas só até à entrada do prédio mesmo no solo. Melhora a qualidade mas não é a mesma coisa que ter ao ONT em casa.
O meu prédio tem Fibra MEO e Clix, portanto há 2 operadoras fibra ao mesmo tempo, isso é garantido vi ambos a instalarem.

Cumpts
_________________
Ex-Clix Fibra 100/10
Actualmente - Sapo Fibra 30/3 (pings)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
night_sign



Registo: 06 Nov 2005
Mensagens: 207

MensagemColocada: 20 Dez 2010 22:32    Assunto: Responder com citação

grk escreveu:
A fibra da Zon é mesmo mesmo mas só até à entrada do prédio mesmo no solo. Melhora a qualidade mas não é a mesma coisa que ter ao ONT em casa.
O meu prédio tem Fibra MEO e Clix, portanto há 2 operadoras fibra ao mesmo tempo, isso é garantido vi ambos a instalarem.

Cumpts


Do prédio? Sonhas muito, fibra Zon fica bem mais longe.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
Página 2 de 4



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET