Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Vodafone e Sonaecom juntas na Fibra Óptica
Visitar página 1, 2, 3, 4  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  

Este juntar de esforços na Fibra Óptica significa:
Mais concorrência e melhores serviços no geral mas sem benefício para o Clix!
3%
 3%  [ 2 ]
Benefícios principalmente para a Vodafone: vai ganhar clientes e a Clix não vai ter muito a ganhar!
7%
 7%  [ 4 ]
A Clix sai a ganhar porque consegue expandir mais rapidamente a rede de fibra óptica com melhor oferta aos clientes e mais clientes conquistados!
3%
 3%  [ 2 ]
Saiem os 2 a ganhar de modo equilibrado, com a possibilidade de ambos 'roubarem' clientes à Zon e Meo!
84%
 84%  [ 45 ]
Total de Votos : 53

Autor Mensagem
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 22 Dez 2009 16:31    Assunto: Vodafone e Sonaecom juntas na Fibra Óptica Responder com citação

Desculpem estar a postar nesta área, mas acho q tem muita relevância para o serviço de TV:

A Sonaecom e a Vodafone anunciaram que vão partilhas a infrastrutura de Fibra Óptica e juntar esforços no reforço e nova instalação de Fibra Óptica.

http://www.sonaecom.pt/filedownload.aspx?schema=a67f9277-d23c-4f99-8642-9acd3e463b93&channel=44E65941-12EC-4115-9D0F-898A110E2077&content_id=967F9509-1B31-45E8-ADD4-3ACE5F0FC533&field=file_src&lang=pt&ver=1
http://www.sonaecom.pt/filedownload.aspx?schema=a67f9277-d23c-4f99-8642-9acd3e463b93&channel=44E65941-12EC-4115-9D0F-898A110E2077&content_id=C712FEDB-7254-49A8-AFC9-C31892113275&field=file_src&lang=pt&ver=1

Vejo isto como um passo muito importante, já que a expansão da fibra óptica só pode significar um serviço de TV de melhor qualidade e mais barato por efeito de escala. Para além disso, a Clix conseguirá justificar mais facilmente a compra de novos canais e reforço dos serviços se tiver mais clientes.

Para além de que a concorrência da Vodafone à Clix, Meo e Zon só pode significar uma coisa para nós: Melhor serviço e mais barato!!

Julgo ainda que quem está ainda com 3P em cobre e migrar para FO, vai notar uma grande diferença na qualidade do serviço TV com menos pixéis, quebras, etc.

Nota: a DST que também juntou esforços com a Sonaecom anteriormente vai também ajudar à expansão mais rápida da infrastrurura de fibra óptica!

Edit: Notícia: http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/sonaecom_e_vodafone_juntas_nas_rng_1036556.html
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 22 Dez 2009 16:31    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador


Registo: 21 Set 2005
Mensagens: 6133
Localização: Faro

MensagemColocada: 22 Dez 2009 16:47    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião vai permitir uma cobertura maior do que se optassem por redes separadas, no entanto em algumas zonas já vai chegar tarde porque a PT entretanto já agarrou a maioria dos clientes.
Em relação a preços não me parece que vá melhorar.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 22 Dez 2009 22:47    Assunto: Responder com citação

Partilho que seja melhor para todos a partilha de infrastruturas (cabos, condutas e caixas) devidamente segmentadas por ISP para que não haja asneiras.

Para manter uma certa qualidade e responsabilidade as infrastruturas não podem por exemplo ser PT.
Faz todo o sentido haver separação de responsabilidades entre fornecedores de serviços ISP/3P e os de infrastruturas.

Assim como já acontece e faz todo o sentido haver separação de quem instala ao serviço de determinado ISP.
Só têm que ser mais correctos, andarem de coletes ao Serviço da PT e fazer instalações para outros e vice-versa, é no mínimo estranho.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 18 Jun 2010 13:12    Assunto: Responder com citação

http://www.vodafone.pt/main/Particulares/vodafonecasa/fibra

Os primeiros frutos...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 07 Jul 2010 09:53    Assunto: Responder com citação

WideTech escreveu:
http://www.vodafone.pt/main/Particulares/vodafonecasa/fibra

Os primeiros frutos...


ou talvez não...

http://economico.sapo.pt/noticias/parceria-da-vodafone-e-sonaecom-arranca-em-setembro_93907.html
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 07 Jul 2010 17:44    Assunto: Responder com citação

Já recebi uma carta do prédio a pedir a autorização, apra isntalção e lá dizem que a infraestrutura colocada será utilizada para outros ISP.

Se quiserem coloco uma copia....
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 07 Jul 2010 18:24    Assunto: Responder com citação

hertz escreveu:
Já recebi uma carta do prédio a pedir a autorização, apra isntalção e lá dizem que a infraestrutura colocada será utilizada para outros ISP.

Se quiserem coloco uma copia....


Agradecia que colocasses uma copia PF!
Se ter Clix instalado me permitir comutar para Vodafone sem ter que fazer passar fibra de novo: IMPEC
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 07 Jul 2010 23:53    Assunto: Responder com citação

hertz escreveu:
Já recebi uma carta do prédio a pedir a autorização, apra isntalção e lá dizem que a infraestrutura colocada será utilizada para outros ISP.

Se quiserem coloco uma copia....


no meu andou a PT a meter fibra e nem pediu autorização.
e agora estão f*didos... Twisted Evil
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
hertz



Registo: 24 Jun 2008
Mensagens: 880
Localização: Massamá

MensagemColocada: 08 Jul 2010 12:06    Assunto: Responder com citação

Foi como no meu enfiaram dentro da cena das telecomunicações a caixa da PT e agora ta os cabos tudo ao molho.............

A carta já meto logo..
_________________
Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 08 Jul 2010 17:44    Assunto: Responder com citação

Desculpem a ignorância mas, há possibilidade de um operador (por exemplo:PT) colocar infraestrutura e depois não haver mais espaço para que entrem no prédio outros operadores?
Quer dizer, quanto espaço ocupa um operador ao entrar num prédio?
Porque se 1 operador ocupar tudo, os outros ficam impedidos de entrarem no prédio e lá se vai a livre concorrência.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 08 Jul 2010 23:33    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:
Desculpem a ignorância mas, há possibilidade de um operador (por exemplo:PT) colocar infraestrutura e depois não haver mais espaço para que entrem no prédio outros operadores?
Quer dizer, quanto espaço ocupa um operador ao entrar num prédio?
Porque se 1 operador ocupar tudo, os outros ficam impedidos de entrarem no prédio e lá se vai a livre concorrência.


Agora é que disseste tudo! E infelizmente isso acontece!
No meu caso a Clix entrou primeiro, mas a PT ia entrar e levar tudo à frente, até que lhes puseram travoes!
É assim. desde que haja espaço onde fazer correr um cabo puxa-fio tudo é possivel. Mas o aconselhável é garantir que se consegue optar por qq operador!
Até pq é uma estupidez termos 5 cabos diferentes de fibra óptica nos edificios!
É um gasto de máteria prima e dinheiro em instalaçao! Prefiro que me ofereçam uma mensalidade gratuita!

Basicamente quando os cabos de cobre forem retirados ganha-se algum espaço nas condutas (tanto cobre como cabo coaxial ocupam muito espaço e hao-de ser substituidos no prazo de 5 anos nas grandes cidades)!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 09 Jul 2010 08:54    Assunto: Responder com citação

Se tivessemos um regulador de jeito, não acontecia isto...

Para quem tiver interesse no tópico e um bocado de tempo para ler, têm aqui um artigo sobre a instalação de fibra em Amesterdão:

http://arstechnica.com/tech-policy/news/2010/03/how-amsterdam-was-wired-for-open-access-fiber.ars
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 11 Jul 2010 16:09    Assunto: Responder com citação

Bom, então deixo aqui o pedido de que quem já tenha fibra no seu prédio nos mostre umas fotografias do PD e indique nas fotos quais os equipamentos que o operador instalou.
É que isto é ridiculo.
Então eu se quiser fibra Clix e já houver fibra do Meo já não posso fazer nada?
Isto tem que ser regulado.
Vou ver se me informo pelo lado do regulador.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 12 Jul 2010 10:12    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:
Bom, então deixo aqui o pedido de que quem já tenha fibra no seu prédio nos mostre umas fotografias do PD e indique nas fotos quais os equipamentos que o operador instalou.
É que isto é ridiculo.
Então eu se quiser fibra Clix e já houver fibra do Meo já não posso fazer nada?
Isto tem que ser regulado.
Vou ver se me informo pelo lado do regulador.


Fotos nao te consigo arranjar pq agora está trancado!

Mas posso-te dizer que o equipamento é:
- o cabo de fibra optica que vem do exterior!
- Cabos individuais de fibra optica que vem de cada andar
- uma caixa pequena e branca onde os dois cabos se unem ou seja onde é feita a 'fusao' entre a fibra optica externa e a interna.
(a caixa deve ter algo à volta de 20cm por 20cm)
Não existe necessidade de ligaçao electrica pq o sistema é passivo (GPON).

Posso-te dizer q SEI q em muitos casos a PT despachou a instalaçao de fibra exactamente pq sabia q nem todos os edificios tem capacidade de fazer entrar as 2 fibras.
O problema n é o tamanho da conduta de entrada no edifico (desde q nao seja demasiado antigo - anterior a 1970-80) pq esses tem tamanho suficiente no geral e se não, alguns instalam um secundario!
O problema é que é dificil fazer entrar um passa fio para o predio (mais grosso que a fibra) e depois seguir a fibra para cada andar se já houver cabo coaxial da TV Cabo (e ás vezes da Cabovisao/TV Tel) ou outras infrastruturas.
O regulamento obriga a q, qq empresa de comunicaçoes tenha o mesmo direito a aceder às condutas de edificios, mas no caso da fibra ainda nao foi clarificado o modelo a seguir, portanto o melhor que posso aconselhar é dizer às empresas que instalam fibra para fazerem o que fizeram ca:

PT e Sonaecom so tiveram autorizaçao para instalar no predio ao mesmo tempo ou seja as 2 equipas instalaram sabendo q ia existir outra instalaçao!
Dou-te o exemplo q num dos ultimos andares por culpa de falta de espaço onde fazer passar o cabo de fibra optica e TV Cabo nao passou a fibra, ficando uma soluçao para depois...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 13 Jul 2010 10:39    Assunto: Responder com citação

Eish, exactamente o que eu temia.
E depois o pior é que a oferta de fibra parece que foi mesmo ampliada à Zon.
Ouvi dizer que a Zon agora tem mesmo-mesmo Fibra.
Isso quer dizer que os prédios precisam de ter capacidade para 3 operadores.
Já agora, precisava que me esclarecesses melhor.
Imaginemos um prédio de 3 pisos com 3 fracções em cada piso, dando um total de 9 clientes visto que não há fracções no R/C.
Numa instalação de fibra, de cada fracção sai um cabo de fibra que segue até à caixa de distribuilção do piso e depois desce até ao PD pela tubagem.
Se estou certo é semelhante ao que os operadores de Cable fazem.
Cá embaixo no PD chegam 3 tubos de secção ~1,5cm que trazem (além de cobre, cabo, etc) as 9 fibras, 3 em cada tubo.
Depois, da rua até ao PD entra um cabo de secção bem superior aos que estão instalados no interior das fracções e que termina no PD na tal caixa que mencionaste.
O PD deve conseguir albergar 3 caixas de terminação, uma para cada operador: PT, Sonae+Vodafone e finalmente Zon (se é mesmo verdade que já têm fibra).
Depois cada uma das 9 fibras entram dentro da caixa do respectivo operador.
Se não me falhou nada basta haver espaço dentro da tubagem para passar a quantidade de fibras necessárias para cada piso e depois basta que haja espaço dentro do PD para alojar pelo menos 2 terminadores de fibra e também é preciso que na tubagem que chega da rua seja possível fazer entrar o cabo de fibra de cada operador.
Uff, se for assim, penso que está tudo certo e que o condomínio permite a livre concorrência.
Podes(em) confirmar-me esta minha versão?
Cumps.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2, 3, 4  Seguinte
Página 1 de 4



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET