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Blue Zee

Registo: 19 Nov 2006 Mensagens: 881 Localização: Maia
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Colocada: 23 Jul 2009 22:14 Assunto: Quem está à frente nas redes de alta velocidade? |
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Citação: | A disputa pelo mercado de redes de alta velocidade está a intensificar a “guerra” entre a Portugal Telecom e a Zon, inclusive com queixas mútuas de publicidade enganosa. O Banif, num “research” publicado hoje, analisa as diferentes estratégias das duas empresas e as vantagens de cada uma.
Na sequência da apresentação efectuada na semana passada pela Zon a analistas, sobre a estratégia para o desenvolvimento da sua rede, o Banif foi avaliar o impacto na Portugal Telecom.
Se no curto prazo a Zon leva vantagem por liderar o mercado de televisão, o Banif assinala que a maior aposta no cabo em detrimento da fibra (até à casa do cliente) pode representar um constrangimento futuro na oferta de serviços com maior capacidade.
Na apresentação efectuada, a Zon, de acordo com o “research” do Banif, anunciou que está a efectuar o “upgrade” da sua rede para a terceira geração (DOCSIS 3.0), através de uma rede híbrida de fibra e cabo coaxial (HFC), que chega a casa dos consumidores através de três tecnologias.
HFC vs fibra
A empresa liderada por Rodrigo Costa, na apresentação a analistas, salientou que a rede de fibra óptica permite uma maior capacidade do que o cabo coaxial, pelo que pretende avançar com o desenvolvimento da rede de fibra.
Através da tecnologia FTTH (fibra directa até à casa do cliente) a Zon tem actualmente 100 mil clientes com fibra e está a privilegiar esta alternativa na expansão da sua rede.
A rede actual da Zon chega a 2,8 milhões de casas, o que em conjunto com as perspectivas de investimento fornecidas pela empresa, leva o Banif a não assumir uma “significativa expansão da rede” por parte da empresa de Rodrigo Costa.
O Banif acrescenta que, ao nível do investimento necessário para a expansão da rede de cobre para a nova geração DOCSIS 3.0, os custos por cliente na tecnologia HFC são cerca de 10 a 15 vezes mais reduzidos do que na fibra (FTTH).
Passar de cobre para HTC (hibrido de cobre e fibra) custa cerca de 330 a 450 euros por cliente, enquanto o “upgrade” para fibra situa-se entre 885 e 1.145 euros. Além disso, os custos fixos na primeira modalidade são bem menores: 10% vs 56%.
Analisando a apresentação da Zon, a analista Teresa Martinho do Banif conclui que “ficamos confiantes com a posição competitiva da Zon”, dado que a empresa beneficia “com a vantagem de ser o primeiro ‘player’ a entrar no mercado de televisão paga, onde detém uma posição dominante”.
O Banif acrescenta que a Zon assegurou que irá actualizar a totalidade da sua rede (2,8 milhões de casas) para terceira geração DOCSIS 3.0 até final do ano.
A meta da Portugal Telecom, na estratégia para as redes de nova geração, passa por ter um milhão de clientes com fibra (FTTH) no final deste ano. A Zon detém actualente 100 mil clientes com esta tecnologia e, de acordo com as conclusões do Banif, este número não deverá crescer significativamente, devido ao "target" de investimento avançado pela empresa.
Por isso, o Banif diz que a Zon, no curto prazo, deve beneficiar “do período mais curto de tempo que necessita para desenvolver a sua rede” de nova geração, bem como de custos mais baixos.
Contudo, olhando mais à frente, os “constrangimentos em termos de capacidade de velocidade e por isso poder fornecer serviços mais inovadores, parecem mais evidentes no cabo coaxial do que na fibra”, realça Teresa Martinho.
E acrescenta que podem ser duas as consequências da aposta agressiva da Zon no “upgrade” da rede de cabo. A PT pode decidir acelerar o processo de conversão da sua rede e por outro lado pode ficar mais disposta a iniciar uma “guerra de preços”, com o objectivo de angariar quota de mercado e atingir a liderança no mercado de televisão paga.
Teresa Martinho, também com base na posição da gestão da PT, acredita que não existe um racional para as duas empresas entrarem numa competição de preços, já que o mercado tende a evoluir para um duopólio. |
Fonte:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=379294
Mau sinal não incluírem a Clix, esta frase final...
Citação: | ...já que o mercado tende a evoluir para um duopólio. |
_________________ Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Encyclopaedia Universalis Internautica |
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AdSense
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Colocada: 23 Jul 2009 22:14 Assunto: Anúncios Google AdSense |
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lemene

Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
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Colocada: 23 Jul 2009 23:47 Assunto: Re: Quem está à frente nas redes de alta velocidade? |
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Blue Zee escreveu: |
Mau sinal não incluírem a Clix, esta frase final...
Citação: | ...já que o mercado tende a evoluir para um duopólio. |
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Ai "research" do caneco. Não quer dizer nada.
É curioso que haja um "research" de impacto de estratégias entre duas empresas onde conclua que não há outra razão para haver competição de preços.
Se há tendência há resistência, e dessa notícia não houve análise de outras estratégias, da Clix e da Cabovisão, ou de dificuldades como custos, para saber se haverá aceleração da resistência e afrouxamento da dita tendência. _________________ ooo(@@)ooo
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http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
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