Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Internet por wireless+cabo

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
james



Registo: 18 Jul 2009
Mensagens: 18

MensagemColocada: 22 Jul 2009 22:36    Assunto: Internet por wireless+cabo Responder com citação

Boas,

Na altura da instalação do clix fibra, não conseguiram retirar o cabo do telefone, aproveitram a cabo que já existia mas como só tinha 6 pares de fios fiquei apenas com TV e telefone por cabo. A NET ficou por wireless.

Tou a pensar chamar um electricista para trocar o cabo por um com mais 2 pares de fios para a NET (pra ficar com 2 pares para TV mais 2 para a NET e 1 par para o telefone). A minha questão é como configuro o ONT para ter outra porta para ligar o cabo para a NET (já tenho uma ligada ao router)?

Saudações
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 22 Jul 2009 22:36    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 28 Jul 2009 15:25    Assunto: Re: Internet por wireless+cabo Responder com citação

james escreveu:
Boas,

Na altura da instalação do clix fibra, não conseguiram retirar o cabo do telefone, aproveitram a cabo que já existia mas como só tinha 6 pares de fios fiquei apenas com TV e telefone por cabo. A NET ficou por wireless.

Tou a pensar chamar um electricista para trocar o cabo por um com mais 2 pares de fios para a NET (pra ficar com 2 pares para TV mais 2 para a NET e 1 par para o telefone). A minha questão é como configuro o ONT para ter outra porta para ligar o cabo para a NET (já tenho uma ligada ao router)?

Saudações


Ola

Bem primeira questão:

Tu não podes configurar o ONT, só os serviços do Clix é que o fazem. O técnico que vai a tua casa acede por telnet com um computador dele e com uma password que o ONT tem e que eles inserem, acede e configura os dados de acesso do serviço, as configurações proprias do mesmo e as portas de saida. Por defeito costumam existir 2 portas RJ45 para TV e 2 para NET mas como o ONT nao tem router próprio de internet, precisa de um externo, portanto só uma fica configurada.
Pede aos serviços do Clix que te façam isso.

2ª questão, para teres TV sem falhas devias ter os 4 pares ligados, para assegurar os 100Mbps sempre (sim, sei que isto nao é obrigatorio, mas é um garante). A mim tb me propuseram utilizar um cabo unico de RJ45 para net e TV e eu nao quis.

3º Acho melhor tentares retirar o cabo de telefone, pq um cabo de telefone (como é normalmente definido) tem algo como 1 a 2 pares de fios, e mesmo que tenha 4 pares de fios e estes sejam entrançados (ou seja caiba na categoria de cabo de rede ou seja TP (UTP, STP ou outro) perde qualidade se os pares forem separados, pq automaticamente perde o efeito de blindagem. Tenta utilizar esse cabo como passa fio para 1 a 2 ou mais (os que couberem) de rede cat 5 ou melhor!

4º Posso-te dizer q em minha casa, a passagem de cabos foi MUITO DIFICIL e os técnicos da CLIX foram excelentes e suaram as estopinhas para fazer passar tudo juntamente com cabos coaxiais (nalguns casos 2 rede+ 2 coaxiais e com tubagens com curvas e obstaculos).


Espero ajudar.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
james



Registo: 18 Jul 2009
Mensagens: 18

MensagemColocada: 28 Jul 2009 22:51    Assunto: Responder com citação

Antes de mais os meus agradecimentos pelos valiosos esclarecimentos, estou a ver que ainda vou ter muito que penar para deixar isto em condições.

Deixa só ver se entendi bem: o melhor será retirar o actual cabo e tentar meter dois cabos de rede (um para tv outro para net) e como tenho telefone fixo, mais um cabo com 1 par pró telefone. Prá 2ª porta do ONT com net, só com o pessoal da clix.

Entretanto a instalação à borla da clix já foi à vida, agora é tudo por minha conta certo?

Saudações
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
fs_fan



Registo: 24 Set 2008
Mensagens: 119

MensagemColocada: 29 Jul 2009 13:09    Assunto: Responder com citação

james escreveu:
Prá 2ª porta do ONT com net, só com o pessoal da clix.

O meu ONT tem as portas 1 e 2 com net a funcionar ligando directamente os PCs. Ou via router, funciona de ambas as formas.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 29 Jul 2009 16:25    Assunto: Responder com citação

james escreveu:
Antes de mais os meus agradecimentos pelos valiosos esclarecimentos, estou a ver que ainda vou ter muito que penar para deixar isto em condições.

Deixa só ver se entendi bem: o melhor será retirar o actual cabo e tentar meter dois cabos de rede (um para tv outro para net) e como tenho telefone fixo, mais um cabo com 1 par pró telefone. Prá 2ª porta do ONT com net, só com o pessoal da clix.

Entretanto a instalação à borla da clix já foi à vida, agora é tudo por minha conta certo?

Saudações


Bem, em principio como eles tem de se deslocar ai ao teu domicilio, deveras ter de pagar, mas podes sempre tentar negociar com eles, nao sei?

Sim, será melhor usares o cabo actual como passa fios para outros 2 cabos de rede - de preferencia STP (blindado) mas UTP tb serve bem, desde que seja de cat. 5 ou daí para cima (cat. 5e e 6 se nao me engano sao já blindados obrigatoriamente) - quanto melhor o cabo, mais blindagem e mais grosso = mais dificil passar pela tubagem e dobrar.

Por falar nisso, evita dobrar a direito os cabos pq pode haver problemas.
O que te queria tentar transmitir é que a mim tb me propuseram correr um so cabo para net e TV, mas como eu ia usar a rede a 1Gbps com o meu router, automaticamente nao dava (para redes 1000 é necessario usar os 4 pares em cabo blindado STP).

Mas dou-te um conselho: imagina que queres passar sinal de TV para 4 TVs e essas 4 estao sequenciais, a partir de certa divisao. Passas um cabo de rede até à 1ª e depois poens ai um switch (liga o sinal de entrada à 4a porta do mesmo) e dai podes ir correndo o resto dos cabos. Evitas assim ter de passar varios cabos para alimentar varias TVs. Ou isso ou usas PLC ou WiFi (o que eu desaconselho, mas alguns users tem boas experiencias, sem problemas!)

fs_fan escreveu:

james escreveu:
Prá 2ª porta do ONT com net, só com o pessoal da clix.


O meu ONT tem as portas 1 e 2 com net a funcionar ligando directamente os PCs. Ou via router, funciona de ambas as formas.


Sim, por defeito existem 2 portas para NET, mas nao é atribuido IP independente a cada 1 delas, ou seja partilha-se o numero de IP. O ONT tem 4 portas porque tem um switch integrado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix FIBRA Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET