Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

D-Link DIR-655 e configurações recomendadas?
Visitar página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
nunoalmart



Registo: 10 Out 2009
Mensagens: 23

MensagemColocada: 25 Nov 2009 23:36    Assunto: Responder com citação

Boas. Desculpa, mas ainda não estudei esse tema para te poder responder: Não sei o que é um Ip público. É um atribuído pelo ISP e não pelo Router?

Fiz alguns "print screens" das minhas configurações de internet, tanto do desktop como do portátil, pode ser que com elas consigas tu perceber isso.

Há alguma vantagem em ter ou deixar de ter esse IP público?

Pus tb umas imagens das configs do router, que podem ser úteis como complemento ao meu post anterior. Eu sou apenas um curioso, mas dos persistentes. Não tenho grandes conhecimentos disto.

Aqui está a "galeria de imagens":

http://gallery.me.com/nunoalmart#100039

Aproveito para perguntar a ti ou a alguém que saiba responder:

O MTU é suposto ser o mesmo que pusemos no router? Tenho as opções standard (1500), Jumbo (9000) e tb posso configurar com o nº que quiser...

A velocidade da rede fixa será melhor deixar em auto select ou ponho em 100, ou em até mesmo em 1000?

No router o TS (traffic shaping), será de deixar activo ou tiro aquilo? E aquelas outras opções todas na imagem 655-7? Alguma ideia se se deva mexer em algo?

E que raio é o wish?

Tenho que ler aquele manual todo... Sad

Espero que possa ser útil a alguém, como este fórum já foi e é para mim.
abcs,
nam

Como vês tenho velocidades similares em wireless e em cabo. Já experimentei pôr o teste do sapo a correr ao mm tempo nas 2 máquinas e dá-me cerca de 30 Mbps em cada.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 25 Nov 2009 23:36    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 26 Nov 2009 00:24    Assunto: Responder com citação

Como desconfiava...

tens um ip publico, logo o dlink assim não está ai para nada, se tivesses um switch era a mesma coisa.

O problema é que não tens uma rede domestica, cada pc teu tem um ip publico e não um privado. os pc's domesticos não se vêm e não podes fazer uma rede entre eles, além da menor segurança.

Portanto e clarificando,

O ONT é um modem. Apenas converte fibra em cabo de rede. Se a clix não desse mais que um ip, agora simplesmente não terias net,

O dlink deve ser ligado a ele pela por WAN se queres ter uma rede privada e aproveitar as funções do dlink como router. E NÃO há PPPoE nenhum aqui. Isto não é adsl, o ONT é indentificado pelo MAC Adress.
Claro que a selecionares PPPoE nunca mais terias o dlink como router.

Deve estar seleccionado DYNAMIC IP (DHCP) Mr. Green

Por isso corrige as tuas configurações (faz um reset, só isso basta) liga na porta WAN e tudo vai funcionar à primeira

Depois emenda o teu post anterior por favor. Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunoalmart



Registo: 10 Out 2009
Mensagens: 23

MensagemColocada: 26 Nov 2009 01:18    Assunto: Responder com citação

Passei 2 dias a tentar ligar pela porta wan e a usar o DHCP sem sucesso.

O meu D-link julgoestá a fazer o que o thomson também fazia. Exactamente o mesmo.

Quanto à rede Só me interessia tê-la através do router se o ONT tivesse portas gigabit como o Dir-655 e os meus macs. Mas apenas tem 10/100.

Assim sendo, prefiro ter computador desktop ligado directamente ao ONT para que a liga ção não fique estrangulada. Nos próximos dias irei passar a ter 100 megas por metade do preço durante uns meses (chorei e deram-me mama). Aí sim é que se tivesse o ONT ligado ao Router é que iria sentir uma grande diferença para pior.

Quante à rede e à segurança: Tenho macs (UNIX), não sei o que é um antivirus nem uma firewall, nem quero saber Cool e tenho os computadores e o Ihpne todos ligados por rede wireless Airport e/ou Bonjour da Apple, pelo que só preciso de uma antena, paz e sossego. Razz

Estás à vontade para apagar o post se achas que a informnação que contém não é precisa.

Limitei-me a traduzir o capitulo do manual "ligar a outro router" e acrescentar algumas notas da minha experiência. Como funcionou para o que queria fiquei satisfeito...

Deixa, pelo menos um link para o manual, pode ser que mais alguém o queira ler. Smile

De momento vou deixar as minhas configurações tal como estão porque o "óptimo é inimigo do bom", mais para a frente quando tiver tempo volto a dedicar umas horas a isto.




PS: Illusion, tenho muita pena, mas acabo de contactar o 16101 foi-me confirmadíssimo que o que eu fiz é a única maneira de possível de pôr isto a funcionar, tens que dar o braço a torcer meu velho: Desta vez estás errado. Smile

Tu não tens fibra em casa, pelo que estou a perceber... só pode ser. e as tuas afirmações são baseadas em palpites e não experiência...

O téncino disse-me que qualquer router só pode ser ligado ao ONT da Huawei a uma porta lan, nunca à porta wan/internet, isso nunca irá funcionar, O router faz apenas de bridge com este ONT.

Aliás eu expliquei-lhe (e li-lhe) o que me disseste e ele disse que estás completamente enganado. Sorry.

Aonde é que foste buscar essas ideias?, agora pergunto-te eu! Confused

Basta ligar para lá (ou ler o manual).


Ah, e agora boas notícias - para desanuviar - para todos os que têm fibra CLIX em casa: está para breve a troca dos ONT's por equipamentos da Ericson com portas Gigabit!!
As centrais também terão que ser mudadas para ericson para funcionarem com estes novos ONTS.
Vou pesquisar mais informação porque sei que já andam aí uns em casa de beta testers...

Ele também me confessou que a nível comercial irão haver novas oertas e qualquer dia receberemos novidades em casa , na caixa do correio. Provavelmente antes do Natal...

Não há como perguntar quando não se sabe.

Já dizia Lao Tse, o filósofo chinês:

"Mais vale perguntar e parecer estúpido durante um minuto do que ficar calado e ser estúpido a vida toda". Razz

Cumprimentos
nuno
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 26 Nov 2009 08:13    Assunto: Responder com citação

O 16101 infelizmente pouco percebe, para além da janela que têm a frente.

o thomson tinha um firmware martelado, e como não tinha WAN de rede, mas sim WAN de ADSL, é que se aproveitava uma das LAN para isso. Só por isto.

Por isso isso continua mal ligado, a não ser que o queiras assim.

Vê aqui, isso ja foi amplamente discutido, o problema é apenas dos DNS (ja nem me lembrava). Tens de inserir os dns manualmente.


http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=6809&postdays=0&postorder=asc&start=15

Aliás o criador do tópico tem o router a funcionar correctamente segundo me parece. Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunoalmart



Registo: 10 Out 2009
Mensagens: 23

MensagemColocada: 24 Jan 2010 21:56    Assunto: Responder com citação

Ok, Illusion4U, tens razão.

Adquiri um Nas recentemente e como tal para ter acesso a partir dos 2 macs tive que ligar o imac que estava ligado directamente ao ONT ao router, para tal tive que configurar o router como router e não como bridge (?) como tinha anteriormente.

Fiz tudo tal como indicado aqui com a excepção que nos DNS estou a experimentar o OPENDNS, gostaria também de ouvir a vossa opinião sobre este tema... Neste momento a clix ofereceu-me 2 meses de net 100 para experimentar (tinha fibra 50) e as velocidades médias são cerca de 96 ligado por cabo ao router e 60 e poucos em wi-fi (valores medidos com o qos.sapo.pt).

A minha maior dúvida neste momento (além da, já referida, eficácia ou não, do open dns ou do google dns) é se devo ou não activar o traffic shapping no router (é um dir-655). Desculpa a minha teimosia nos posts anteriores, Illusion. Cumps.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 25 Jan 2010 00:54    Assunto: Responder com citação

nunoalmart escreveu:

A minha maior dúvida neste momento (além da, já referida, eficácia ou não, do open dns ou do google dns) é se devo ou não activar o traffic shapping no router (é um dir-655).


Na minha opinião, não se justifca ligar o QOS no DIR-655 de um modo geral sem haver regras e aplicações concorrentes.

Não se ganha nada a não ser se houver mais partilha de upload e começares a ter uns lags.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
marius



Registo: 14 Abr 2009
Mensagens: 5

MensagemColocada: 05 Fev 2010 15:09    Assunto: Responder com citação

Alguém tem a shareport a funcionar? Tenho lido que há algumas falhas com diferentes versões do firmware.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 05 Fev 2010 21:16    Assunto: Responder com citação

marius escreveu:
Alguém tem a shareport a funcionar? Tenho lido que há algumas falhas com diferentes versões do firmware.


Não, porque não pretendo fazer ainda nenhum upgrade ao FW 1.11 que ainda consta ser a melhor versão em termos de desempenho em largura de banda.

A utilidade de usar USB foi e parece-me introduzida com o FW 1.21.
Dessa versão à v1.32 ainda há problemas. Fala-se em 1.32na ou algo assim.

Não parece que compensa upgrades para se ter USB e problemas:
Tipo, retirar o device ligado pode implicar reboot, reflash, reconfig, lol e ai ai.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
lorept



Registo: 15 Fev 2008
Mensagens: 12

MensagemColocada: 19 Abr 2011 14:13    Assunto: Responder com citação

Boa Tarde,

Eu tenho o serviço clix adsl com modem router wired SMC 7904 + router DIR 655 .

O problema e mesmo no router , eu quero fazer do 655 um switch wireless na mesma gama do ip e nao consigo.

Um outro problema estou a notar no router a ligar um cabo de rede directo do SMC - so consigo ter net no 655 se ligar na porta internet , e normal?
Depois mesmo com o cabo ligado ao internet , a net vai abaixo 2-3 vezes por dia no 655 ( nos 2 pc wireless ) , e esta estavel no smc 7904.

Alguem sabe como tenho que configurar para por tudo a funcionar 5*?

Tinha o fw 1.21 no 655 e agora actualizei para 1.31 e nao notei nada.


Obrigado
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET