Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

D-Link DIR-655 e configurações recomendadas?
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 18 Jul 2009 19:12    Assunto: Responder com citação

pedruL escreveu:
Eis o q aconteceu:
Desligar o DNS relay impede a recepção de e-mails e alterar o MTU impede a recepção de RSS.
No entanto, reparei q ao alterar o MTU o envio de e-mails tinha voltado a ser rapidíssimo.
Fiquei baralhado... acho q vou ter q viver c/ esta lentidão... Sad

N encontrei qquer campo a mencionar o "Secure Spot".
Qt a definir os DNS servers da Clix... podias-me apontar onde e quais? Embarassed

Obrigado lemene ! Smile


Desactivas o DNS relay e colocas em Setup->Internet os servers DNS da clix 195.23.129.126, 194.79.69.222.
Com isto o cliente deverá receber os DNS e assim voltar a ter acessos à internet.

Como tens ONT (fibra) usaras no tipo de ligação o Dynamic IP, a minha dúvida é sobre o hostname
Se tivesses um modem, seria o IP do modem Wink

EDIT: Ao mudar o MTU no router convem mudar para o mesmo valor as ligações dos clientes.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
AdSense






MensagemColocada: 18 Jul 2009 19:12    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 27 Jul 2009 21:37    Assunto: Responder com citação

pedruL escreveu:
Eis o q aconteceu:
Desligar o DNS relay impede a recepção de e-mails e alterar o MTU impede a recepção de RSS.
No entanto, reparei q ao alterar o MTU o envio de e-mails tinha voltado a ser rapidíssimo.
Fiquei baralhado... acho q vou ter q viver c/ esta lentidão... Sad

N encontrei qquer campo a mencionar o "Secure Spot".
Qt a definir os DNS servers da Clix... podias-me apontar onde e quais? Embarassed

Obrigado lemene ! Smile



Hello, o DIR-655 está vivo?
Estavas activo nas mexidas e de repente isto acalmou.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
pedruL



Registo: 12 Fev 2009
Mensagens: 30
Localização: Porto

MensagemColocada: 27 Jul 2009 22:05    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
Hello, o DIR-655 está vivo?
Estavas activo nas mexidas e de repente isto acalmou.


É verdade lemene... meteram-se pelo meio os exames e esqueci por completo esta questão do envio de e-mails lento.
Já tinha colocado os servidores da Clix q sugeriste, mas continuou a lentidão do costume no envio.
É bem provável q tenha feito asneira pelo caminho, por isso acabei por fazer um reset e aplicar as definições q me tinhas sugerido até à parte dos servidores da Clix, da desactivação do DNS relay e da alteração do MTU. Sad
Na altura fiquei c/ a sensação q me esqueci de fazer alguma alteração, mas n sei qual me falhou e q possa ter "estragado" as alterações finais q me sugeriste. Sad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 27 Jul 2009 22:29    Assunto: Responder com citação

pedruL escreveu:
lemene escreveu:
Hello, o DIR-655 está vivo?
Estavas activo nas mexidas e de repente isto acalmou.


É verdade lemene... meteram-se pelo meio os exames e esqueci por completo esta questão do envio de e-mails lento.
Já tinha colocado os servidores da Clix q sugeriste, mas continuou a lentidão do costume no envio.
É bem provável q tenha feito asneira pelo caminho, por isso acabei por fazer um reset e aplicar as definições q me tinhas sugerido até à parte dos servidores da Clix, da desactivação do DNS relay e da alteração do MTU. Sad
Na altura fiquei c/ a sensação q me esqueci de fazer alguma alteração, mas n sei qual me falhou e q possa ter "estragado" as alterações finais q me sugeriste. Sad


Isso dos e-mails lento e apenas referires a e-mails deixa-me pensar se não haverá por aí algo pesado tipo signatures ou arquivos fragmentados.
http://danwarne.com/is-apple-mail-running-slow-speed-it-up/
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
pedruL



Registo: 12 Fev 2009
Mensagens: 30
Localização: Porto

MensagemColocada: 27 Jul 2009 22:41    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
Isso dos e-mails lento e apenas referires a e-mails deixa-me pensar se não haverá por aí algo pesado tipo signatures ou arquivos fragmentados.
http://danwarne.com/is-apple-mail-running-slow-speed-it-up/


Obrigado por mais uma dica lemene! Smile

Segui o tutorial e testei o envio de um e-mail... lento como sempre! Sad
No tutorial o autor fala da redução de um arquivo de 55MB para 50MB... o meu nem 650kb tinha inicialmente e ficou c/ 600kb.
Acho q vou ter q ficar c/ esta lentidão... Sad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lencas



Registo: 21 Ago 2009
Mensagens: 2

MensagemColocada: 21 Ago 2009 10:50    Assunto: Configurações do Dlink dir 655 - Ajudas Responder com citação

Saudações!

Será que vou obter a vossa ajuda...

Tenho 2 computadores que gostaria de expor para fora da minha rede...

- tenho um sistema de video vigilancia. Gostaria que quando pinga-se um determinado IP do meu ISP o router reencaminha-se para o ip interno do computador... Já tentei mas não consegui, não sei o que escolher nas "aplication name"... e no campo TCP e UDP

- Gostaria de transmitir musica através da internet... a situação é a mesma que quando fosse feito o acesso ao ip do ISP ex. mms://123.123.12.2 o reencaminha-se para o IP interno de outro computador

Aguardo novidades... e Obrigado
Cumps,
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 21 Ago 2009 17:47    Assunto: Responder com citação

Sugiro que abres um tópico apropriado para teres apoio senão alguem como eu venho ver o que se passa com DIR-655 Wink
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
nunoalmart



Registo: 10 Out 2009
Mensagens: 23

MensagemColocada: 22 Nov 2009 17:47    Assunto: Responder com citação

Boas estou com alguns problemas em configurar este router com os meus macs (um imac por cabo de rede e um portátil MBP por wireless).

Ontem parecia que tinha domado o bicho mas hoje estou outra vez a passar-me com isto.

Como tu passaste pelo mesmo, pelo que percebi tb usas macs, pedia-te ajuda, se possível.

Começa logo de início as minha dúvidas; devo escolher PPPOE ou DHCP?
Ligaste o cabo que sai do ONT à porta que diz "internet" ou à porta "4" tal como estava no Thomson?

O meu ISP é o Clix Fibra também.

De resto a informaçao neste tópico já me permitiu fazer uma série de acertos nas configuraçoes.

Agradeço qualquer ajuda. Obrigado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 23 Nov 2009 00:14    Assunto: Responder com citação

Eu não tenho Clix Fibra, nem MACs (mas gostava ter um) Wink

No DIR-655 configuro a internet por DHCP e deixo o modem fazer o trabalho PPPOE.

Como podes ligar um router ao ONT deves usar DHCP.
Tenho lido, com alguma dúvida afinal quais são as portas internet e quais as IPTV.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
nunoalmart



Registo: 10 Out 2009
Mensagens: 23

MensagemColocada: 23 Nov 2009 03:06    Assunto: Responder com citação

Boas. Desde já obrigado pela resposta rápida.

Acabei por desligar o DHCP no router e deixar o ONT fazer o "trabalho PPPOE", como tu dizes. A coisa assim está a funcionar.

O que eu acho estranho é que ligando o ONT à porta "INTERNET" do dir-655 não consigo nada, mas ligando a uma das outras 4 já dá. Que estranho...

Entretanto queixei-me à clix da falta de canais HD em comparação com a concorrência entre outras coisas e eles vão-me oferecer 2 meses de desconto na mensalidade do serviço 100 mb com 110 canais.

Se actualmente com o serviço 50 MB tenho cerca de 55 - 60 MB com o de 100 poderia ter mais qualquer coisa também. O problema é que as portas do ONT são 10/100 e vão "estrangular" a velocidade a esse limite. Ouvi dizer que andam a por por ai uns ONTS da ericson que têm portas Gigabit (10/100/1000) mas parece que dão alguns problemas... Valerá a pena pedir para me porem cá um? Alguém pode dar feed.back ou uma opinião? Obrigado Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 24 Nov 2009 18:51    Assunto: Responder com citação

nunoalmart escreveu:

Acabei por desligar o DHCP no router e deixar o ONT fazer o "trabalho PPPOE", como tu dizes. A coisa assim está a funcionar.

O que eu acho estranho é que ligando o ONT à porta "INTERNET" do dir-655 não consigo nada, mas ligando a uma das outras 4 já dá. Que estranho...


ONTs ainda é uma coisa obscura, para mim é um modem, mas como não o tenho não sei bem o que pode fazer mais, lol.

Só devias poder usar a porta WAN do DIR-655 com um modem em modo bridge e ser o router a fazer PPPoE.
Podes usar qualquer porta LAN do DIR-655 se for o modem a fazer PPPoE.

Então como configuraste a ligação à internet no DIR-655 se não foi por DHCP?
Não estarás a confundir com o serviço DHCP do DIR-655, ou sou eu a interpretar mal?
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
nunoalmart



Registo: 10 Out 2009
Mensagens: 23

MensagemColocada: 25 Nov 2009 01:14    Assunto: Responder com citação

Boas. Aí vai testamento:

Basicamente o que se faz é isto:

Liga-se o router ao ONT como se fosse outro router (que é o que afinal o ONT é).

Para isso, é preciso fazer o seguinte:

- Desligar o UPnP
- Desligar o DHCP
- Mudar o IP do router para um IP da nossa rede, porque as portas LAN do router não conseguem obter um endereço DHCP do outro router, neste caso, o ONT.

E agora, passo a passo e em portugues, porque pode ser útil a mais alguém:

1) Antes de tudo se já tiverem estado horas a mexer em tudo e mais alguma coisa, como foi o meu caso, aconselho um reset ao router, para isso com um clip carreguem em reset na traseira do bicho durante pelo menos 20 segundos.

Liguem o router à corrente (o DIR-655). Liguem um computador a uma das 4 portas LAN dele com um cabo de ethernet (RJ45, claro...)

Certifiquem-se que o IP no vosso computador é 192.168.0.xxx (onde xxx é entre 2 e 254) - talvez seja boa ideia terem um bloco e um lápis ao fazerem isto, para apontar o que estava antes - Eu no meu macbook pro tive que por manualmente um endereço desta "range" para entrar no router. Isto nas definiçoes de internet, não no browser.

2) Agora sim abram o browser e vão à página 192.168.0.1.

Se tiverem feito reset, é Admin e deixem a pass em branco, se não ponham os vossos dados de Administração. Log In.

3) Cliquem em ADVANCED e depois em ADVANCED NETWORK e TIREM O "CHECK" de ENABLE UPnP. Façam SAVE SETTINGS.

4) Entrem em SETUP e em NETWORK SETTINGS e desliguem o ENABLE DHCP SERVER (o ONT já faz essa parte). Guardem as alterações: SAVE SETTINGS.

5) Configurar os novos IP e SubNet Mask do DIR-655.

Em ROUTER SETTINGS ponham um IP válido da vossa rede.

Qual? Perguntar-me-ão alguns... Eu fui ver ao Imac (que neste tempo todo estava ligado directamente ao ONT por cabo de rede) e, como o IP acabava em 215, pus um igual no router só que a acabar em 214.

Guardem esse IP, porque a partir de agora será através dele que poderão aceder ao router. Eu cá, criei uma bookmark/favorito. Ponham também a SUBNET MASK que o ONT dá, eu copiei a que estava no Imac.

Façam SAVE SETTINGS, rebootem se tiver de ser, fechem o browser e depois no pc que usaram para fazer esta trapalhada toda voltem a pôr o IP que estava inicialmente nas configs de Internet.

6) Eu acho que bastou-me desligar o cabo de rede que ligava o macbook ao router e em internet settings e em Network preferences voltei a por o Airport como preferecial e fiz, em Advanced, Release DHCP. Isto no Mac. Quem tem windows que traduza para PC... Twisted Evil A sério não há de ser muito diferente.

7) Agora sim liguem o cabo de rede que os tipos do clix usaram para ligar o ONT à bosta do Thomson e liguem-no NÂO na porta INTERNET (WAN) mas numa das 4 portas LAN. A porta INTERNET ou WAN é para ligar um modem, não um ROUTER/MODEM como é o ONT.

Cool podem usar as outtras 3 portas para ligar as ps3, nas, pc's, batedeiras, etc, etc. Para configurar a vossa rede wireless entrem via wireless (ou não) no router através do novo IP address que criaram para o router (espero que o tenham apontado e posto num favorito) e sigam as dicas dadas pelos que me precederam neste tópico e que tanto me ajudaram para aqui chegar.

Qualquer dúvida disponham.

Nuno AM


Agora tou me a ver À rasca é oara usar a funcionalidade portshare (usar a tomada usb do router) em ambiente mac. Pelos vistos ninguem na D-link tem mac... Se alguém souber como, não se acanhem. Smile

PS: ÀS VEZES HÁ QUE LER OS MANUAIS! E QUANDO NÃO VEM COM OS PRODUTOS HÁ QUE GOOGLAR POR ELES:

http://www.scribd.com/doc/20260195/D-Link-DIR-655-Manual

PS2: Liguei para a clix a perguntar qual é que era o endereço do ONT para poder configurar as port forwarding, já que no router, com o DHCP, desligado, não está acessível esta função, não que necessite para já, mas por curiosidade liguei e eles disseram-me que é confidencial, segredo de estado que só os téncicos da CLIX é que podem lá mexer...

Aprovetei para perguntar também sobre os novos routers ericson já com portas gigabit, mas o tipo não se desfez...

Soube, por outra via que estes routers só irão ser colocados em em zonas com centrais também da ericsosn.... Eles que não se mexam... Com a zon já a comercializar pacotes de 1GB de velocidade... embora seja metade do trajecto em cabo de rede... Ao contrário da Clix, e da Meo que trazem a fibra mesmo, mesmo até à nossa porta. Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 25 Nov 2009 19:36    Assunto: Responder com citação

A mim faz-me confusão o ONT ser router.

Não têm um ip publico se lá ligarem? Não ficam com vários ip publicos se ligarem a LAN do dlink?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunoalmart



Registo: 10 Out 2009
Mensagens: 23

MensagemColocada: 25 Nov 2009 19:42    Assunto: Responder com citação

É o que está no manual... viste o link acima?

Também me faz confusão. Acho que se pode dizer que o router fica mais a fazer o papel de switch ou bridge com um antena (ou 3, neste caso)...

E o que eu disse é que o ONT n-ao é um router nem um modem, mas um hibrido entre os dois, como há outros... Só lhe falta é ter o wireless. Já há soluções (ouvi dizer) que já incorporam estes 3 aparelhos num só.

Em breve será assim, não é preciso ser bruxo para prever isso Smile e espero que sejam mais pequenos e esteticamente mais bem conseguidos (o Hauwei parece, sei lá, uma balança de casa de banho electrónica...)

E espero que também se lembrem de juntar um NAS com rede e usb's e HDMI's a isso tudo.
Com raid, de preferencia. Very Happy E um modulador RF, já agora!
Isto de termos meia dúzia de aparelhos, um de cada nação, espalhados pela sala já não faz sentido nenhum...

Tou a ver que vai ter que ser a apple a inventar uma coisa assim... e depois todos copiavam... Twisted Evil
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 25 Nov 2009 19:56    Assunto: Responder com citação

Mas não me respondeste se tens um ip publico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Página 2 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET