Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Velocidade máxima para todos... Ou não!!!!
Visitar página 1, 2  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 07 Jun 2009 15:43    Assunto: Velocidade máxima para todos... Ou não!!!! Responder com citação

Boas!

O que se passa é o seguinte, eu sou cliente clix já tem mais de 2anos e desde o momento de adesão subescrevi o serviço de 12mb, a velocidade que eu atingi durante este tempo todo era de uns 9mb, fazia downloads a 1,2/1,3 mb/s... Até aí tudo bem, eu entendia que não ia atingir a velocidade de 12mb contratada sendo a real de 9mb, estava satisfeito...
No ano passado, com uma promoção que eles fizeram (sem me consultar) fizeram o upgrade da velocidade de 12mb para 24mb, eu não sabia nada disso e na altura os meus downloads eram feitos a 2mb/s, eu estranhei e fui ver a velocidade a que estava a minha ligação no modem e lá marcava uns 16mb, eu nem fazia ideia do porque mas nem me dei ao trabalho de saber porque que a velocidade tinha aumentado, até no mes seguinte chegar a factura com o tarifário de 24mb que eu não tinha subscrevido (detalhe, eles mudaram a velocidade de todos que usavam 12 para 24 sem se quer consultaram o cliente), telefonei para lá, expus a situação e eles voltaram a por os 12mb iniciais (9mb reais)...
Agora com esta nova promoção de porem todas as ligações à velocidade máxima de 24mb, desde Abril que eu passei a ter uma velociade real de 4,6mb. Telefonei para lá, expus a situação e a pessoa que me atendeu disse as coisas do costume, desligue o microfiltro, os telefones, reinicie o modem, blablabla... A velocidade continuava nos 4,6mb aproximadamente, ele disse que não entendia o porque, que lá marcava que eu até já tinha tido uma velocidade real de 16mb (quando eles fizeram upgrade para 24mb sem avisar) e que agora não passava daquilo. Eu disse que nem estava a por em causa os tais 24mb que eles diziam dar e que sim queria era a velocidade a que estava habituado... Bem, marcaram para vir os tecnicos aqui a casa, fizeram o mesmo de sempre, olharam, mecheram, desligaram. Para no final me dizerem que era a distância à central... Shocked Das duas uma, ou a minha casa ganhou perninhas, ou foi a central que estacionou noutro sitio (óbvio que não foi nenhuma das duas)... Enfim, a semana passada eu voltei a telefonar, a dizer o que se passava e ficaram de me mandar os tecnicos cá a casa de novo... Vamos ver o que inventam desta vez...

No meu modem desde que isto tudo começou a acontecer as informações do sistema são estas

DSL Up Time 4:12:51
Data Path Interleaved
Standard ADSL2+
Bandwidth Down/Up(kbps) 4679/942
SNR Margin Down/Up(dB) 11.0/9.5
Attenuation Down/Up(dB) 26.5/13.5
CRC Down/Up 72/121
FEC Down/Up 784/3809
HEC Down/Up 52/646

Alguém tem uma ideia como possa resolver esta situação?
Obrigado desde já
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 07 Jun 2009 15:43    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 07 Jun 2009 17:01    Assunto: Responder com citação

O teu problema actual pode ser o ruído na linha ter aumentado.
O sintoma disso é o sincronismo desce mas também a margem SNR.

Sabes quais foram os valores antes da mudança?
Assim podias ter melhor certeza do que se passa.

Numa linha boa (ex. contratas 12Mb e atinges 12Mb) com um upgrade a margem SNR baixa e o sincronismo pode aumentar por exemplo aos 16Mb.
O que será que acontece, numa linha de 9Mb não atingindo 12Mb, com um upgrade? Tudo depende teres margem SNR que compense o ruído extra.

Quando sincronizaste a 16Mb no ano passado tinhas que ter margem SNR.
Os técnicos na nova visita deviam experimentar com um modem diferente ou novo e comparar valores.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 07 Jun 2009 17:58    Assunto: Responder com citação

E se for isso o problema, o ruido na linha? O técnicos quando vieram não saberiam ver? É que eles pouco fizeram e deram a desculpa que era a distância à central...
Se for isso como é que eu resolvo?

Infelizmente não sei quais eram os valores antes da mudança porque como a velocidade que eu tinha apesar de não ser a contratada era bastante aceitável pelo menos para mim eu apenas olhava de vez em quando o "Bandwidth Down/Up(kbps)" e não prestava atenção ao resto. Quando tudo isto começou é que comecei a reparar.
Eu já experimentei com um modem novo que comprei (a mesma marca/modelo), só que o resultado é praticamente o mesmo.

ADSL Description
ADSL Status Showtime/Data
DSL Up Time 0:13:2
Data Path Interleaved
Standard ADSL2+
Bandwidth Down/Up(kbps) 4727/946
SNR Margin Down/Up(dB) 10.5/9.5
Attenuation Down/Up(dB) 27.0/13.0
CRC Down/Up 0/0
FEC Down/Up 0/108
HEC Down/Up 0/0

Eu acho que é mesmo da central, quando eles puseram 24mb pra todos a minha velocidade real passa de 9mb (12 contratados) para 4,6mb.
Muito suspeito isso mas muito mesmo...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 07 Jun 2009 19:27    Assunto: Responder com citação

Tuga BB escreveu:
E se for isso o problema, o ruido na linha? O técnicos quando vieram não saberiam ver? É que eles pouco fizeram e deram a desculpa que era a distância à central...
Se for isso como é que eu resolvo?

Infelizmente não sei quais eram os valores antes da mudança porque como a velocidade que eu tinha apesar de não ser a contratada era bastante aceitável pelo menos para mim eu apenas olhava de vez em quando o "Bandwidth Down/Up(kbps)" e não prestava atenção ao resto. Quando tudo isto começou é que comecei a reparar.
Eu já experimentei com um modem novo que comprei (a mesma marca/modelo), só que o resultado é praticamente o mesmo.

ADSL Description
ADSL Status Showtime/Data
DSL Up Time 0:13:2
Data Path Interleaved
Standard ADSL2+
Bandwidth Down/Up(kbps) 4727/946
SNR Margin Down/Up(dB) 10.5/9.5
Attenuation Down/Up(dB) 27.0/13.0
CRC Down/Up 0/0
FEC Down/Up 0/108
HEC Down/Up 0/0

Eu acho que é mesmo da central, quando eles puseram 24mb pra todos a minha velocidade real passa de 9mb (12 contratados) para 4,6mb.
Muito suspeito isso mas muito mesmo...


Bom, eles saberão dizer se a distância mudou Wink
Ou seja, se não mudou eles deverão arranjar outra explicação.

Argumenta se for verdade que no dia anterior tinhas 9Mb e depois com o abrir da torneira passaste a 4Mb.
Se não tiveres uma resposta digna e profisional tens aí a tua justificiação para experimentar outro fornecedor, contudo recorre ao provedor da Clix caso necessário.

Repara nesses novos dados, a margem SNR baixou e o sincronismo subiu.
Essa troca sobe e desce é normal. Mas uma boa linha devia ser estável.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 07 Jun 2009 19:39    Assunto: Responder com citação

É nisso tens razão, numa boa linha tinha de ser estável, e esteve estável (pelo menos a velocidade) durante mais de 2 anos...
Olha só como está a diferença agora..

ADSL Status Showtime/Data
DSL Up Time 0:28:58
Data Path Interleaved
Standard ADSL2+
Bandwidth Down/Up(kbps) 5314/984
SNR Margin Down/Up(dB) 10.5/10.5
Attenuation Down/Up(dB) 27.0/13.0
CRC Down/Up 0/3
FEC Down/Up 2/10865
HEC Down/Up 0/13

Até pode ser que seja a linha que por coincidencia se tenha detriorado (duvido) mas se for... Aí só começa outro problema porque os tipos da clix não pode mexer na caixa telefónica na rua de onde vem os fios já que o proprietário é a PT, se eu pedir à PT pra mudar os fios eles não mudam porque eu já não sou cliente... Confused Haja paciencia pra isto... Dependendo do que os técnicos me disserem amanhã eu é que ainda vou comprar uns 15m do cabo RJ11 e faço a ligação de casa à caixa telefónica na rua... Twisted Evil Depois com uma linha totalmente nova eu vejo se era dela ou não.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 08 Jun 2009 12:29    Assunto: Responder com citação

Quando os técnicos vieram cá a casa (detalhe vem sempre dois, um faz que trabalha e o outro fica a coçá-los Brick wall )... Já iam dizer a mesma coisa da outra vez, que era a distância à central e tal, foi preciso eu quase "roçar" a ignorancia e dizer que ia fazer uma reclamação deles e uma queixa à ANACOM e olha o milagre que aconteceu, enquanto um ficou dentro de casa a fazer que trabalhava à volta da tomada do telefone o outro foi lá fora telefonar e surpresa... 10 minutos depois a minha velocidade tinha voltado a ser 12mb


ADSL Status Showtime/Data
DSL Up Time 0:2:54
Data Path Interleaved
Standard ADSL2+
Bandwidth Down/Up(kbps) 11972/984 (agora tá em 11972, mais cedo estava em 12537 Confused )
SNR Margin Down/Up(dB) 10.5/10.0
Attenuation Down/Up(dB) 26.5/13.0
CRC Down/Up 0/2
FEC Down/Up 3/15
HEC Down/Up 0/0

Agora vou apenas esperar uns dias e telefonar a queixar-me que eles não puseram a velocidade de 24mb aqui ao que eles vão dizer, "a sua conta está marcada para receber a velocidade máxima permitida, se não chega aí é porque não dá (como se eu não tivesse tido de 24mb aqui, pena que reais só eram 16mb e eles sabem isso portanto até 16 eu vou exigir) ou é da linha, distância à central, blablabla... E eu vou-me divertir mais uma vez a partir pra ignorância com esses burlistas...
Aiai.

Apesar do número que marca no download do modem eu só consigo fazer downloads a uma velocidade máxima (constante) de 1,244mb/s o que corresponderia a uma net de 9,952mb. Será essa a minha velocidade real atingida com os 12mb ou está alguma coisa de errado por aqui???
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 08 Jun 2009 12:52    Assunto: Responder com citação

Atinges 0.85 da velocidade sincronizada, devido ao protocolo PPPoE
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 08 Jun 2009 12:59    Assunto: Responder com citação

Illusion4u escreveu:
Atinges 0.85 da velocidade sincronizada, devido ao protocolo PPPoE


Hein??? Shocked
Explica lá isso melhor para os leigos...
Tem maneira de melhorar a velocidade de download?? Confused
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 08 Jun 2009 13:05    Assunto: Responder com citação

Em ADSL (sapo e clix por exemplo) por norma usa-se o PPPoE para estabelecer uma ligação ponto a ponto.

A desvantagem é que este método rouba cerca de 15% de velocidade

http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=16
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 08 Jun 2009 13:19    Assunto: Responder com citação

Illusion4u escreveu:
Em ADSL (sapo e clix por exemplo) por norma usa-se o PPPoE para estabelecer uma ligação ponto a ponto.

A desvantagem é que este método rouba cerca de 15% de velocidade

http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=16



Pois, eu experimentei esse medidor de velocidade e o resultado é igual às contas que eu já tinha feito (1,28mbps de down = 10mb de net mais ou menos)
Mas no modem tem a opção de bloquear o protocolo PPPoE, se eu fizer isso vai melhorar em alguma coisa?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 08 Jun 2009 13:20    Assunto: Responder com citação

Sem o PPPoE não te podes registar, logo não terias net. Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 08 Jun 2009 13:25    Assunto: Responder com citação

Illusion4u escreveu:
Sem o PPPoE não te podes registar, logo não terias net. Wink


Acabei de bloquear, reiniciar o modem... E continuo com net mesmo com o protocolo bloqueado...
E a velocidade continua a mesma Confused
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 08 Jun 2009 13:54    Assunto: Responder com citação

Tuga BB escreveu:
... enquanto um ficou dentro de casa a fazer que trabalhava à volta da tomada do telefone o outro foi lá fora telefonar e surpresa... 10 minutos depois a minha velocidade tinha voltado a ser 12mb

ADSL Status Showtime/Data
DSL Up Time 0:2:54
Data Path Interleaved
Standard ADSL2+
Bandwidth Down/Up(kbps) 11972/984 (agora tá em 11972, mais cedo estava em 12537 Confused )
SNR Margin Down/Up(dB) 10.5/10.0
Attenuation Down/Up(dB) 26.5/13.0


Se eles tivessem feito alguma coisa na tomada (que é possível) eu esperava que o SNR ou o Attn alterasse.
Se tivessem limitado aos 12Mb eu esperava que o sync fosse constante e 11999.
Os 12537 é que teria sido interessante saber como aconteceu.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 08 Jun 2009 14:01    Assunto: Responder com citação

Tuga BB escreveu:
Illusion4u escreveu:
Sem o PPPoE não te podes registar, logo não terias net. Wink


Acabei de bloquear, reiniciar o modem... E continuo com net mesmo com o protocolo bloqueado...
E a velocidade continua a mesma Confused



Perdoa-me um palpite (não sei tudo, lol).
Tu continuas a usar PPPoE directo pelo modem para este ligar-se à net.
Essa opção, agora o palpite, é para não poderes ligar um router ao modem com a opção PPPoE.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Tuga BB



Registo: 07 Jun 2009
Mensagens: 20
Localização: Porto

MensagemColocada: 08 Jun 2009 14:19    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
Se eles tivessem feito alguma coisa na tomada (que é possível) eu esperava que o SNR ou o Attn alterasse.
Se tivessem limitado aos 12Mb eu esperava que o sync fosse constante e 11999.
Os 12537 é que teria sido interessante saber como aconteceu.


Claro que fizeram alguma coisa na tomada, ligaram e desligaram os fios apenas, eu não tirei os olhos do que o tipo tava a fazer... lol

Bem mas a velocidade que eu tinha já a tenho de volta, agora o proximo passo é reclamar por não ter "até" 24mb e estar limitado a 12... Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET