Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Qualidade de Imagem - SD/HD
Visitar página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
woodyy



Registo: 24 Abr 2009
Mensagens: 324
Localização: Agualva

MensagemColocada: 05 Mar 2010 20:12    Assunto: Responder com citação

Isto vai começar a ser muito mais bonito quando houver uma separação OBVIA dos serviços Fibra e ADSL ... A Fibra vai possibilitar bitrates enormes, é só uma questão de tempo até a operadora entender que se justifica "libertar" toda a potência que a Fibra pode dar.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 05 Mar 2010 20:12    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 06 Mar 2010 10:53    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
6mbps é suficiente para um rip blu-ray, mas para codificação on-the-fly presumo que o seja também...
se queixam-se de macroblocking na clix nem quero imaginar no meo e zon... Twisted Evil

masterbyte...eu "encodo" mpeg2 e mpeg4 há dez anos.
No último ano perdi um bocadinho a pica mas tenho comprimido séries e filmes quase todas as semanas, e partilho informação com a maioria do pessoal no D9.org.
Garanto-te que sei perfeitamente o que faço e garanto-te que sei perfeitamente quando te digo que 6mbps são insuficientes para confettis a voarem ou para imagens de água do mar com espuma a encher a tv.
Os compressores trabalham bastante bem dentro dos 6mbps CBR em imagens paradas ou lentas e/ou escurecidas, são óptimos para filmes de hollywood que gostam de retirar os vermelhos para sobressaírem os azuis escurecidos.
Mas mesmo assim, quando há muita iluminação repentina como um estádio inteiro a tirar fotos com flash aos jogadores, o compressor passa-se e manda um spike interno acima dos 10mbps e como está em CBR, não pode fazer nada.
Aguenta-se por 1 ou 2 segundos e depois toma lá uns buffer overflows cheios de imagens sobrepostas e macroblocking com fartura.
Pode-se tentar compensar isso com intra-matrix's elaboradas mas serão sempre um compromisso, pois irão ajudar nas imagens muito iluminadas mas vão stressar nas imagens escurecidas.
A notch por exemplo é muito boa nisso em mpeg2 mas não funciona em mpeg4.
Quanto a VBR, o comportamento é semelhante mas posso dizer-te que os streams que capturo do Clix são CBR.
A lógica seria usar um VBR suavizado balizando o mínimo em 4,5mbps e o máximo em 12-14mbps com um CQ( ou Q) perto dos 60 ou (ou Q=4,5) para forçar o encoder a manter-se sempre que possível dentro dos 6-7mbps.
Mas depois, nas imagens dos créditos no final dos filmes, o compressor passava-se e ficavam todas maradas porque Shocked pedem imenso bitrate.
Não há mundos perfeitos.
Parece que o Clix sabe o que faz e a qualidade que apresentam com CBR não é nada má, mesmo em LCDs.
O que vejo na concorrência dá-me náuseas . Laughing
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 06 Mar 2010 10:55    Assunto: Responder com citação

Bruno1990 escreveu:
Mas no meu caso nota-se que é a televisão, porque quando a imagem para fica muito melhor, é uma samsung LE23R8. Tem um refresh rate de 50 ou 60 HZ.

Não é nada.
É, ou da qualidade da linha ou do spike interno dentro do compressor de vídeo do Clix.
Imagens paradas funcionam sempre às 1000 maravilhas.

woodyy escreveu:
Isto vai começar a ser muito mais bonito quando houver uma separação OBVIA dos serviços Fibra e ADSL ... A Fibra vai possibilitar bitrates enormes, é só uma questão de tempo até a operadora entender que se justifica "libertar" toda a potência que a Fibra pode dar.

Não concordo.
Depende da estratégia dos operadores.
Para o fazerem precisam de melhorar o backbone e isso obriga a investimentos avultados em empresas que ao fim de 5-6 anos ainda não estão perto sequer de atingirem o break-even dos investimentos iniciais (com excepção do grupo PT).


Editado pela última vez por john3voltas em 06 Mar 2010 10:58, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 12 Mar 2010 12:20    Assunto: Responder com citação

Já agora, sobre a qualidade dos canais, não podem comparar formatos em ficheiro (como divx e blu-ray) com formatos em "streaming" como recebemos da Zon ou da Clix. A qualidade em "streaming" é sempre pior porque tem que ser feita em tempo real por hardware (por software e com todo o tempo do mundo, 2-pass e etc, é sempre possível fazer melhor). além disso, os conteúdos dos operadores têm que ter certas características para conseguires mudar de canal rapidamente, coisa que não acontece com ficheiros.

Em resumo, os 6 Mbps num ficheiro vão sempre ser muito melhores do que os 6 Mbps dos operadores. Pelo menos, é este o meu raciocínio, apesar de não saber se é mesmo verdade. Comecei a pensar nisto quando comparava séries em ficheiro com o que via na TV e tentar perceber porque é que no PC com o mesmo bitrate parecia sempre tudo com muito melhor qualidade...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 12 Mar 2010 14:49    Assunto: Responder com citação

nop56773 escreveu:
Já agora, sobre a qualidade dos canais, não podem comparar formatos em ficheiro (como divx e blu-ray) com formatos em "streaming" como recebemos da Zon ou da Clix. A qualidade em "streaming" é sempre pior porque tem que ser feita em tempo real por hardware (por software e com todo o tempo do mundo, 2-pass e etc, é sempre possível fazer melhor). além disso, os conteúdos dos operadores têm que ter certas características para conseguires mudar de canal rapidamente, coisa que não acontece com ficheiros.

Em resumo, os 6 Mbps num ficheiro vão sempre ser muito melhores do que os 6 Mbps dos operadores. Pelo menos, é este o meu raciocínio, apesar de não saber se é mesmo verdade. Comecei a pensar nisto quando comparava séries em ficheiro com o que via na TV e tentar perceber porque é que no PC com o mesmo bitrate parecia sempre tudo com muito melhor qualidade...


Só vou fazer um pequena comentário que ilustra aquilo que disseste:

Como é possível comparar um bitrate de 6Mbps a 8Mbps dos canais HD da Clix a um bitrate (na mesma em MPEG4 em formato AVC ou seja o mesmo standard) num Blu-Ray quando este atinge entre 15Mbps a 36Mbps e pode atingir cerca de 50Mbps ...
Obviamente que uma emissão pre-gravada está tb optimizada por multipass e redução de artefactos e de seguida verificada por controlo de qualidade.
É impossível neste momento a Clix melhorar ainda mais a qualidade (quando já acho q é a melhor do mercado na qualidade de imagem em SD e HD) e continuar a fornecer para ADSL a um máximo de 24Mbps... (e nao esquecer que temos de possiblitar multiplos streams para visualização/gravaçao em mais de uma box)

Só quando se dedicarem em exclusivo a fornecer um stream para Fibra com mais bitrate (e possivelmente em FullHD) é que melhoram mais a qualidade de imagem
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 12 Mar 2010 17:06    Assunto: Responder com citação

Pois. Em parte é isso. Melhorar é sempre possível melhorar porque é quase garantido que os equipamentos de encoding vão melhorando com os anos. De qualquer forma, há limitações óbvias e, como também já foi dito anteriormente, 6 Mbps nunca será o ideal para HD.

Mudem lá esses clientes todos ADSL para fibra (incluíndo eu!). Assim podemos todos ter 15 Mbps nos canais HD!! Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 12 Mar 2010 17:25    Assunto: Responder com citação

nop56773 escreveu:
Pois. Em parte é isso. Melhorar é sempre possível melhorar porque é quase garantido que os equipamentos de encoding vão melhorando com os anos. De qualquer forma, há limitações óbvias e, como também já foi dito anteriormente, 6 Mbps nunca será o ideal para HD.

Mudem lá esses clientes todos ADSL para fibra (incluíndo eu!). Assim podemos todos ter 15 Mbps nos canais HD!! Smile

Acho que o ADSL é um bom motivo para os 6Mbps (3 boxs x 6 = 18Mbps, dentro dos 24Mbps, e ainda espaço para NET).
Oferece mesmo assim, uma qualidade excelente para os films e series que estamos habituados a ver nos canais HD.

Não vejo razão para os que têm fibra estarem limitados, acho que o bitrate podia chegar aos 30Mbps (um número que só alguns films em BR tem oferecido).
O mínimo 15Mbps (3 boxs x 15=45Mbps), o máximo 30Mbps (3x30=90Mbps), seria fantástico para Fibra 50 e 100.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET