Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Quantas TV Boxs preciso?
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
xexebanana



Registo: 10 Mar 2008
Mensagens: 570

MensagemColocada: 24 Mai 2009 16:56    Assunto: Responder com citação

goamix escreveu:
explica la como é que fazes isso que eu tb quero? Se for a hipotese do Rf em que tens de estar a ver o mesmo canal que está na box dispenso, mas so for uma opção tipo meo ou melhor conta aqui ao pessoal. Very Happy


é a unica que existe neste momento para smartv.
Injecta-se o sinal de RF da box nas tomadas existentes.
No repartidor que esta algures dentro de casa, desliga-se o cabo que vem do exterior e no seu lugar liga-se o cabo da tomada onde se esta a injectar o sinal RF da box.
Todas as tomadas em casa ficam com smartv.
Obviamente todas dão o mesmo canal
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 24 Mai 2009 16:56    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 25 Mai 2009 17:31    Assunto: Responder com citação

[quote="fc"][quote="WideTech"]
Para o serviço de distribuição por RF nao há nenhuma mudança necessaria para além da do ONT. O serviço é especifico do modelo. o ONT faz o download dos streams que são desejados (daí o limite no caso do MEO a 48 canais) em versao SD, com bitrates apropriados a distribuiçao por RF e recodifica com o uso de um modulador no aparelho.
Deduzo que o debito pela fibra chegue e sobre para tal.
[/quote]

Continuo a dizer que é necessário que a OLT que está na central suporte essa funcionalidade. Os modelos mais antigos da da Huawei não suportam. Isto são os factos.
Agora se as OLTs da Clix já suportam todas essa tecnologia, duvido e aqui é a especulação. Duvido porque se suportassem já estavam a utilizar essa tecnologia que corta a limitação que a oferta IPTV tinha em relação ao cabo. Se suportassem não tinha que fazer a campanha da oferta da segunda box. Era mais barato um cliente que deseja mais boxes em vez de o técnico ir lá colocar a box, trocava apenas a ONT. A deslocação do técnico tinha o mesmo custo mas a clix ficava com menos um equipamento na casa do cliente e ainda por cima de borla.[/quote]

O OLT nao vem ao caso pq isto nao é uma funcionalidade de rede da fibra mas sim uma funcionalidade local do ONT!
O ONT faz 'download' ou seja descarrega a informação que o operador quer fazer chegar ao cliente, muitas vezes em protocolos IP (nao sei no caso do Clix se a situação é esta)! O problema para o Clix é que ao escolher um ONT escolheu a versao HG850 e nao a HG865. O porque deduzo que seja devido a custos e pq pensou que quem quer ter serviço de TV prefere utilizar uma box que permite acesso a uma série de serviços e funcionalidades (nomeadamente sinal por SCART, Video componente ou HDMI, som HD, Jogos, Noticias, Videoclube, Replay TV, Gravação, etc) em vez de somente obter o sinal de TV.
A MEO jogou de outra maneira e apostou no serviço de recodificação (através de um modulador integrado no HG865) do sinal de TV para RF, com a possibilidade de injectar até 48 canais no sinal. Obviamente que uma fibra óptica pode muito bem fazer stream dos 48 canais, até pq o bitrate de cada nao deve atingir os 2mbps ou seja 96mbps no total (assumindo que sao todos feitos ao mesmo tempo) quando a fibra consegue até 2,5gbps!
A Questao principal que levantei nem foi essa: realcei muito mais o facto de o HG850 nao ter portas Gigabit ethernet e portanto limitar a Internet a 100mbps ou a soluçao de ter mais do que um router ou 1 router com mais do que 1 porta de entrada WAN (so os profissionais ou seja demasiado caros para o cliente domestico).

Nao é preciso muito para perceber que aquilo que o ONT do MEO faz é exactamente o mesmo que uma box do Clix quando activamos a saida por RF, só que no caso do ONT modula 48 frequencias, correspondendo a 48 canais!

Os OLT's so precisam de estar configurados para realizar o debito dos canais extra (tal como se tivesse que existir maior velocidade de dados de Internet, varios canais de Telefone e/ou FAX ou serviços VPN)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 25 Mai 2009 17:36    Assunto: Responder com citação

[quote="xexebanana"][quote="goamix"]explica la como é que fazes isso que eu tb quero? Se for a hipotese do Rf em que tens de estar a ver o mesmo canal que está na box dispenso, mas so for uma opção tipo meo ou melhor conta aqui ao pessoal. :D[/quote]

é a unica que existe neste momento para smartv.
Injecta-se o sinal de RF da box nas tomadas existentes.
No repartidor que esta algures dentro de casa, desliga-se o cabo que vem do exterior e no seu lugar liga-se o cabo da tomada onde se esta a injectar o sinal RF da box.
Todas as tomadas em casa ficam com smartv.
Obviamente todas dão o mesmo canal[/quote]


No caso do MEO, é exactamente o que o xexebanana disse só que em vez de se ligar uma BOX do Clix, no caso do MEO liga-se o ONT HUAWEI HG865 que tem uma saida coaxial!
E em vez de 1 so canal aparecem 48 canais em diferentes frequencias como se de canais comuns de TV se tratassem.
Poupa-se assim em numero de boxes se nao se quiser HDMI, serviços extra, etc!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 28 Mai 2009 22:52    Assunto: Responder com citação

WideTech escreveu:

Para o serviço de distribuição por RF nao há nenhuma mudança necessaria para além da do ONT. O serviço é especifico do modelo. o ONT faz o download dos streams que são desejados (daí o limite no caso do MEO a 48 canais) em versao SD, com bitrates apropriados a distribuiçao por RF e recodifica com o uso de um modulador no aparelho.
Deduzo que o debito pela fibra chegue e sobre para tal.


Aqui estás totalmente errado. Se fosse assim tão simples, certamente a clix já tinha isso. Um ONT custa quanto? 75 euros? 120 euros? Achas que um equipamento desse valor consegue descodificar 48 canais em simultâneo a seguir modulá-los em RF? Sabes quanto custa uma placa para PC para descodificar um ou dois canais digitais, não sabes? Ora multiplica isso por 48...

Para mim, está claro que o sistema não funciona descodificando e modulando os canais no ONT.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bruno_Rosa



Registo: 10 Jun 2008
Mensagens: 200

MensagemColocada: 28 Mai 2009 23:37    Assunto: Responder com citação

A informação que tenho é que o clix já testa a algum tempo essa possibilidade ... mas quando ouvi isso seria também a pensar no serviço SmarTV em ADSL ... a ultima actualização que recebi por parte de um responsável é que estaria em teste uma possibilidade. Mas depois a informação que passou foi que o conceito que os clientes tem de assimilar é que isto é para ser um serviço de televisão digital interactiva e que portanto é para aviar boxes com fartura Laughing
Veremos o que acontece ... Vai ser importante saber até que ponto o RF da meo fibra se torna um argumento pesado para nao aderir a fibra clix. É como a historia da oferta de instalação de linha pela PT e pela Vodafone ... não é motivo forte para não adesões a serviços clix com linha não activa!.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
fc



Registo: 31 Mai 2006
Mensagens: 212

MensagemColocada: 29 Mai 2009 08:26    Assunto: Responder com citação

Bruno_Rosa escreveu:
A informação que tenho é que o clix já testa a algum tempo essa possibilidade ... mas quando ouvi isso seria também a pensar no serviço SmarTV em ADSL ...


Em ADSL não há largura de banda para esse tipo de serviço. Na Fibra, a seguir à OLT são injectados na fibra os canais. Em ADSL nunca tens largura de banda para mandares tantos canais de uma só vez. Passam umas 4 streams e já ficamos todos felizes.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 29 Mai 2009 08:43    Assunto: Responder com citação

fc escreveu:
Bruno_Rosa escreveu:
A informação que tenho é que o clix já testa a algum tempo essa possibilidade ... mas quando ouvi isso seria também a pensar no serviço SmarTV em ADSL ...


Em ADSL não há largura de banda para esse tipo de serviço. Na Fibra, a seguir à OLT são injectados na fibra os canais. Em ADSL nunca tens largura de banda para mandares tantos canais de uma só vez. Passam umas 4 streams e já ficamos todos felizes.


Certo, é isso mesmo. Eu aposto que a Clix, como diz o WideTech, vai ter que ter isso porque não tem alternativa. É esperar para ver.

Podemos sempre abrir as apostas de quanto vai aparecer Laughing
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
WideTech



Registo: 02 Mai 2008
Mensagens: 481

MensagemColocada: 29 Mai 2009 16:38    Assunto: Responder com citação

[quote="Bruno_Rosa"]A informação que tenho é que o clix já testa a algum tempo essa possibilidade ... mas quando ouvi isso seria também a pensar no serviço SmarTV em ADSL ... a ultima actualização que recebi por parte de um responsável é que estaria em teste uma possibilidade. Mas depois a informação que passou foi que o conceito que os clientes tem de assimilar é que isto é para ser um serviço de televisão digital interactiva e que portanto é para aviar boxes com fartura :lol:
Veremos o que acontece ... Vai ser importante saber até que ponto o RF da meo fibra se torna um argumento pesado para nao aderir a fibra clix. É como a historia da oferta de instalação de linha pela PT e pela Vodafone ... não é motivo forte para não adesões a serviços clix com linha não activa!.[/quote]


[color=red]Aqui estás totalmente errado. Se fosse assim tão simples, certamente a clix já tinha isso. Um ONT custa quanto? 75 euros? 120 euros? Achas que um equipamento desse valor consegue descodificar 48 canais em simultâneo a seguir modulá-los em RF? Sabes quanto custa uma placa para PC para descodificar um ou dois canais digitais, não sabes? Ora multiplica isso por 48...

Para mim, está claro que o sistema não funciona descodificando e modulando os canais no ONT.[/color]

Bem, parece-me que alguma coisa não está a passar. Se alguém tem informação concreta que me possa contradizer, entao que a apresente: como até desconheço muitos pormenores tecnicos, ate agradecia aprender mais um pouco! Agora não venham com o argumento que estou errado porque sim... ... ao menos poem alguma informaçao aqui q nos esclareça a todos.

O que me foi dito por um tecnico ao serviço da Sonaecom (por sinal Frances, da France Telecom) quando instalaram o serviço de fibra é que a mesma esta preparada para dar à vontade no formato GPON, os 2,5Gbps/Cliente.
O OLT ou Optical Line Terminal, para quem desconhece é o extremo oposto ao dos nossos ONT, ou seja onde a nossa fibra optica esta ligada (na verdade, cada OLT liga multiplas fibras). O OLT so faz a mistura enquanto codificador que é, de toda a informaçao escolhida para ser enviada sob determinado protocolo e codifica-a para passar sob um sinal na fibra.
A escolha do tipo de dados a passar para os nossos equipamentos é feita antes.

Um ONT custa em média 250 a 500€ para quem nao sabe (o da Huawei deve-se aproximar mais do primeiro valor) e NAO tem nada a ver com uma placa que descodifique canais digitais em PC, pq o ONT NAO descodifica os canais, isso é trabalho das boxes... ...simplesmente transmite os dados via sinal de rede ethernet! Se tiveres um modulador de canais RF como é o caso do HG865 entao sim, aí é necessário modular o canal sob um sinal analogico depois de descodificado, trabalho para um processador proprio no ONT (aí sim, descodifica H.264) sendo a modulação iqual á que é feita na box só que para 48 canais.

Mas eu nao percebo pq tenho que explicar este pormenor se é tao facil ir à concorrencia (vide MEO) e verificar que ESSE serviço existe lá e ESTÀ a ser publicitado lá, sendo que quem quiser saber como se processa é só contactar uma banca do MEO ou técnico de instalação e ele explica tudo.

Agora VOLTO a dirigir para a questão que peguei originalmente: o ONT do MEO é o Huawei HG865. Se o MEO tem esse modelo, pq não há a CLix de ter???

Como foi dito pelo Bruno Rosa (e realçado por mim anteriormente), a questão prende-se com o facto de a Clix querer (por razoes comerciais) oferecer somente o serviço de TV atraves de Boxes permitindo assim os serviços que referi anteriormente (Videoclube, replay TV, bloqueio de cansis, gravaçao, etc) que SÓ estão disponiveis com o uso de uma box.
Obviamente estes serviços só sao possiveis sob fibra óptica devido à largura de banda que exigem!

Como já disse anteriormente e foi reconhecido pelo nop56773, por razoes de concorrencia a Clix nao pode dormir na forma.

De todos os serviços que oferece, os clientes consideram no geral, o de TV como o mais importante, portanto se o cliente quer, o cliente manda.

E se alguem quer NET a 200Mbps como vai fazer se o modelo actual do Clix, o HG850 só tem portas 10/100???

Ora ai esta o estimulo para mudar o modelo oferecido.
Sendo da mesma marca e variante de modelo, parece-me que a mudança nao deve ser muito complicada do ponto de vista logistico e tecnico.
E uma questao de lançarem o serviço de 200Mbps e proporem a troca de equipamento a quem quiser sob um valor baixo ou zero e darem os equipamentos antigos a quem quiser serviços basicos (ate 100Mbps).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
xexebanana



Registo: 10 Mar 2008
Mensagens: 570

MensagemColocada: 29 Mai 2009 16:59    Assunto: Responder com citação

Porque é que ninguem faz uma pequena pesquisa, por exemplo no google, por GPON para de uma vez por todas ficarem esclarecidos?

È que obtinham o resultado que eu obtive.

É possivel enviar sinais RF pela fibra.

Chama-se RF-PON or RFoG

Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Passive_optical_network#RF-PON_or_RFoG
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 05 Jun 2009 07:35    Assunto: Responder com citação

Certo, é isso mesmo. No caso da PT, não têm upstream. E sim, não descodificam os canais no ONT porque não há hardware a preço decente que faça isso: com 48 canais h264 a 3Mbps dá 150 Mbps de video e parece-me que até uma ps3 passaria um mau bocado para o fazer, quanto mais um ONT...

Já agora, pelo que li noutros foruns, o ONT da PT também tem porto 10/100 por isso também não vai fazer 200 Mbps. Pelo menos o modelo actual não vai.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 05 Jun 2009 08:00    Assunto: Responder com citação

nop56773 escreveu:
...com 48 canais h264 a 3Mbps dá 150 Mbps ...


Não. Somas a largura de um canal ou stream por cada box (normal ou DVR).
O valor será dentro do máximo do linha (adsl, cabo, fo).

Os equipamentos irão evoluir para as capacidades decentes da FO, é uma questão de tempo.
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 05 Jun 2009 12:46    Assunto: Responder com citação

lemene escreveu:
nop56773 escreveu:
...com 48 canais h264 a 3Mbps dá 150 Mbps ...


Não. Somas a largura de um canal ou stream por cada box (normal ou DVR).
O valor será dentro do máximo do linha (adsl, cabo, fo).

Os equipamentos irão evoluir para as capacidades decentes da FO, é uma questão de tempo.


Não percebeste o que eu quis dizer. Eu quis dizer que se, como o WideTech disse, o ONT descodificasse todos os canais (48 no caso da PT fibra) e os colocasse no cabo RF, teria que estar a descodificar 48 canais em simultâneo. Isso são +-150 Mbps.

Na solução IPTV pura tens apenas as boxes a descodificar os canais. O ONT deixa passar o tráfego como qualquer outro tráfego IP.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
lemene



Registo: 29 Ago 2008
Mensagens: 2824
Localização: Do outro lado da linha

MensagemColocada: 05 Jun 2009 12:57    Assunto: Responder com citação

nop56773 escreveu:
lemene escreveu:
nop56773 escreveu:
...com 48 canais h264 a 3Mbps dá 150 Mbps ...


Não. Somas a largura de um canal ou stream por cada box (normal ou DVR).
O valor será dentro do máximo do linha (adsl, cabo, fo).

Os equipamentos irão evoluir para as capacidades decentes da FO, é uma questão de tempo.


Não percebeste o que eu quis dizer. Eu quis dizer que se, como o WideTech disse, o ONT descodificasse todos os canais (48 no caso da PT fibra) e os colocasse no cabo RF, teria que estar a descodificar 48 canais em simultâneo. Isso são +-150 Mbps.

Na solução IPTV pura tens apenas as boxes a descodificar os canais. O ONT deixa passar o tráfego como qualquer outro tráfego IP.


Por muito que custe, não percebi.
Estão a colocar hipotesses (se ...) e concluir (teria que...).
Não percebo o "teria que descodificar 48 canais em simultaneo". Embarassed
Se é uma suposição vossa ou se estão a confirmar que há algures no processo um volume elevado (os tais ~150Mb) no tubo (fio).
_________________
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 05 Jun 2009 13:17    Assunto: Responder com citação

sim..serão 150Mbps..mas são 150Mbps iguais para todos os clientes. Por isso, os 150Mbps são roubados ao total que a tecnologia disponibiliza Wink
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nop56773



Registo: 07 Ago 2008
Mensagens: 136

MensagemColocada: 05 Jun 2009 22:21    Assunto: Responder com citação

A questão não é a ocupação dos 150 Mbps. A questão é ter descodificadores para isso.

Como o xexebanana já disse anteriormente, isto vem na fibra directamente. Não há descodificadores nem moduladores.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Página 2 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET