Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Lusitano Administrador

Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 18 Set 2008 11:47 Assunto: Serviço Universal vai a concurso |
|
|
A Portugal Telecom vai deixar de ter o ónus da prestação do Serviço Universal de Telecomunicações. Isto é, a obrigação de fornecer telefonia fixa a qualquer cidadãos que o deseje, independentemente da zona geográfica onde este se encontra.
O Governo já tinha adiantado que vinha estudando a possibilidade de finalizar a concessão deste serviço à Portugal Telecom e abrir um novo concurso público para voltar a escolher a empresa de telecomunicações que ficará com esta responsabilidade. Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, confirmou agora à Reuters que o concurso vai mesmo avançar e dará a possibilidade a qualquer prestador de serviço no mercado de participar. Entre operadores de rede fixa e operadores móveis.
Por decidir está ainda se o procedimento servirá também para garantir condições de prestação de serviços universais de banda larga. Há muito que a questão é discutida a nível europeu parecendo cada vez mais provável que a banda larga venha a ser elevada à mesma categoria da telefonia fixa, cabendo aos governos garantir a existência de um serviço com capacidade para chegar a qualquer ponto do país, como acontece no primeiro caso.
Antes do concurso o contrato existente com a PT vai ser finalizado em condições que o Governo ainda está a analisar. De recordar que a PT estima custos anuais de 150 milhões de euros para garantir o serviço universal.
A agência noticiosa recorda que Vodafone e Sonaecom já tinham mostrado interesse em analisar as condições fixadas pelo Governo para a prestação do serviço universal, pelo que poderão vir a estar entre os candidatos.
O concurso não tem ainda data para avançar.
http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/servico_universal_vai_a_concurso_887745.html |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 18 Set 2008 11:47 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
lemene

Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 19 Set 2008 19:18 Assunto: |
|
|
Pois, acho bem que seja integrado a banda larga ao mesmo nível do telefone fixo, mas que seja resolvido os obstáculos actuais de serviços mínimos.
Segundo este link da PT
"A actuação da Portugal Telecom à escala nacional vai desde a simples cabine pública na aldeia mais isolada até aos mais complexos sistemas de telecomunicações nas maiores empresas nacionais. Destaca-se neste âmbito o empenho da PT no desenvolvimento de produtos, serviços e projectos específicos para cidadãos com necessidades especiais."
Há lugares onde somente existe um telefone publico.
Isto não é empenho, é falta de interesse (falta de €€€€).
Agora a Zon, Soneacom, Vodafone, Cabovisão e ONI que façam chegar mas é Telefone + Banda Larga às casas das pessoas independentemente da localização. Quero ver isso.
Depois há o contracto milionário do governo com a PT neste negocio por terminar, que segundo parece é em 2025!!!!!!?????
Quero ver quando e como vai haver outro tipo de SU dentro de 1 ano ou 2. Pois, quero ver quanto vamos pagar todos à PT. |
|
Voltar acima |
|
 |
lemene

|
Colocada: 19 Set 2008 19:48 Assunto: |
|
|
Digo mais, creio que o serviço universal vai de certeza obrigar a novas fusões pois nenhum dos 5 interessados tem condições para algo tão grandioso.
Dando como exemplo, o telefone fixo é uma brincadeira comparado com a banda larga. Depois há outros serviços a integrar.
Podem consultar as apresentações efectuadas na conferencia sobre Serviço Universal - 18.9.2008 em http://www.icp.pt/render.jsp?categoryId=291135 |
|
Voltar acima |
|
 |
zxcvb123
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 71
|
Colocada: 19 Set 2008 20:09 Assunto: |
|
|
"Vodafone e Sonaecom já tinham mostrado interesse"
Mostrar interesse... eu também demonstro o meu interesse, depois quando ver os requisitos e as comparticipações assobio para o ar, mas isso sou eu que não sou uma companhia de telecomunicações séria.
Já ouvi mais que uma vez a PT queixar-se do serviço universal, que tinha que ser compensada pelo outros operadores, mas pelos vistos o Estado também não está satisfeito...
Se para o concurso da Internet para as escolas não estiveram para ali voltados, leia-se apresentaram uma proposta acima do valor máximo em "protesto", vai ser agora neste que vão querer.
Se lhes pagarem elas vão estar interessadas, pois nesse caso resta ver qual vai ser o beneficio de acabar com um contrato para começar outro, é que se o actual é tão bom para a PT porque é que não a ouvimos fazer mais barulho? |
|
Voltar acima |
|
 |
lemene

|
Colocada: 19 Set 2008 21:10 Assunto: |
|
|
Algumas apresentações, excluindo o do ministro Mário Lino, lol, têm conteudo.
Se pegar-mos num exemplo dado para os novos serviços minimos:
- Voice telephony
- Emergency services
- Internet access (e-mail, web surfing, documents downloading)
- Access to audiovisual content (Radio & TV services; Audio & video downloading)
Devemos concordar plenamente que não haverá um só operador, para que um SU seja eficiente e acessível a todos.
Mas isto é de facto parte do problema:
Se for verdade que a penetração na EU da bandalarga (BB) for 20%, esta não pode ser nem lucrativa para os operadores, nem de grande interesse para o publico.
Logo incluir a BB na SU é de uma estupidez incrível.
Se for verdade que a inovação technologica é mais rapida que qualquer implementação de uma SU, logo não podemos incluir technologia na receita.
Ok, ficamos pelo tipo de serviço - informação de formatos diversos para voz e imagem (a qual inclui dados). Mas sem certeza do como, lol.
Se for verdade que 20% "gostam" de inovações, os outros 80% nem por isso. Então que raio de SU estaremos a prestar e para que impingir???
Creio que não há lugar para um governo sonhar em SU nestas condições.
O governo devia deixar de sonhar de impingir Serviços imposiveis de serem de "agrado" Universal, e deviam esqueçer puder controlar prazos ou technologias a usar.
Qual a solução?
Pá, a malta quer telefone e ver televisão, depois quer saude, emprego.
De resto, os tais 20% nunca podem vir ser universais.
lol, hoje estou bem disposto  |
|
Voltar acima |
|
 |
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
 |
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:

|