Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

É possível reiniciar router com PC desligado?
Visitar página 1, 2  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
GtAkReYz



Registo: 28 Out 2005
Mensagens: 596
Localização: Massamá

MensagemColocada: 20 Fev 2006 21:34    Assunto: É possível reiniciar router com PC desligado? Responder com citação

Provavelmente uma pergunta burra, mas como não percebo muito bem estas coisas e como ainda não tenho um router para experimentar, aqui vai...

Actualmente tenho um Speedtouch 330, mas visto que de vez em quando o PC lá "vai com os porcos" e tenho que o reiniciar, tal que obriga a reiniciar a ligação e assim lá voam as HH. Como tal, estou a pensar comprar um kit da Clix com router, porque ao que sei, com um destes, a ligação não vai a baixo ao reiniciar o PC.

Além dessa característica, tenho ideia de ler algures que era possível fazer um reboot ao router, forçando por isso a reiniciação da ligação, com o PC desligado. Após uma pesquisa rápida pelos scripts disponíveis, verifiquei no entanto que não são bem como eu pensava e não me pareceu que desse para configurar (uma única vez) o router para a determinadas horas reiniciar.

A minha pergunta é: fui eu que pesquisei mal, ou isto é mesmo impossível? É possível programar o router para se reiniciar sozinho, sem precisar do PC ligado para o mandar fazer isso?

Sei que há aqueles temporizadores para colocar junto à tomada, mas se pudesse evitar esse custo adicional era melhor, até porque já vou ter custos na aquisição do equipamento, além do sistema que estou a pensar arranjar para ter um PC dedicado a servir net e "serviços de sacanço" associados aqui por casa... Twisted Evil

Se puderem iluminar esta alma ignorante sobre o assunto, agradecia! Very Happy
_________________

CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar
.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
AdSense






MensagemColocada: 20 Fev 2006 21:34    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 20 Fev 2006 22:17    Assunto: Responder com citação

É isso mesmo como pensas... os programas/scripts que há por aí correm no pc e mandam o router abaixo quando chega à hora... o pc precisa estar ligado...

Routers tenham uma função especifica para isso ou que permitam correr um programa/script no próprio router para isso não conheço... bem esses routers que correm um "mini-linux" com algum trabalho n devería ser impossível mas tería que ser alterado o firmware para o fazer ou depois do reboot lá se ia o programa... e nunca vi nada assim por aí...

Acho que a solução para o que queres é mesmo a tomada programável...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
Whooper



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 319

MensagemColocada: 20 Fev 2006 22:51    Assunto: Responder com citação

Boas, Wink

fazes bem em comprar um router, nao vais queres outra coisa.

O router trabalha independetemente de ter o PC ligado ou nao. Se o router esta em ON, logo esta ligado na internet (salvo problemas de linha /central/do proprio router, etc.. etc..).

Vou te dizer como tenho isto aqui:

Tenho um MT882 que "fala" como PC por placa de rede (ethernet). Antes do o router estar ligado a corrente, passa por um temporizador que no meu caso é digital. Programei o temporizador para que cortasse a alimentação do router todos os dias as 7:50 da matina e ligasse as 7:54. Mesmo que o PC esteja desligado a ligação ja esta feita Razz O botao do router tá sempre em ON, o que desliga/liga o router é o temporizador. capisce?

[hoje aconteceu-me] O router precisa de alimenteção propria, se faltar a luz ou se houver um pico, o router deixa de ser alimentado e consquentemene perde a ligação q tinhas feito. Entao o ideal e ter o router ligado na UPS. Alem de ficar protegido, fica ainda alimentadono caso de haver algum corte de energia ou pico de corrente.



Quanto aos temporizadores: ha analogicos e digitais. Os digitais são mais caros, mas tb sao melhores.. dão p pogramas de minuto em minuto. Os analogicos dao de 10 em 10 ou de 15 em 15 minutos. O meu é digital,no caso de faltar a luz, ele aguenta as configuarções durante 100H.

Esclarecido?
Cool
_________________
* Clix ADSL Indirecto até 8Megas e um Huawai SmartAX MT882 em ADSL 2+ Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
1969luis



Registo: 04 Fev 2006
Mensagens: 6
Localização: Amadora

MensagemColocada: 20 Fev 2006 23:00    Assunto: Responder com citação

boas

Estive a ler a vossa conversa e achei bastente interesante, de facto nao me tinha lembrado de uma tomada programavel.
E como se faz?
Trabalho muito com o emule
Tenho que ter o computador ligado e o emule?ele (emule)vai tentando fazer ligaçoes ate ligar o router?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
GtAkReYz



Registo: 28 Out 2005
Mensagens: 596
Localização: Massamá

MensagemColocada: 20 Fev 2006 23:05    Assunto: Responder com citação

Whooper escreveu:
(...)
Esclarecido? Cool

Melhor era impossível!

Agradecido aos dois pelos esclarecimentos prestados!

NARS, como não possuo conhecimentos de programação (e o meu irmão só está no 1º ano de LEIC) não dá mesmo para esse truque para routers com "mini-linux" como dizes... Além disso, a comprar será um dos routers que vêm nos kits da Clix, o Huawei provavelmente, para ser mais barato... Smile

Whooper, já agora, podias dar-me uma melhor ideia de quanto custa cada um dos tipos de temporizadores (analógico e digital)? Assim já tenho uma ideia e não sou "chulado" pelo primeiro vendedor que me aparecer à frente... Laughing Se souberes lojas online, então ainda melhor!

Obrigado! Wink
_________________

CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar
.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Whooper



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 319

MensagemColocada: 20 Fev 2006 23:07    Assunto: Responder com citação

1969luis escreveu:

E como se faz?


Com as maos! Cool
Agora a serio.Wink

Ligas o router no temporizador e o temporizador ligas na tomada.
Depois é so configurares o temporizador.
_________________
* Clix ADSL Indirecto até 8Megas e um Huawai SmartAX MT882 em ADSL 2+ Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Whooper



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 319

MensagemColocada: 20 Fev 2006 23:21    Assunto: Responder com citação

GtAkReYz escreveu:
o Huawei provavelmente, para ser mais barato... Smile


O MT882 e o Aolynk custam o mesmo (25€), sendo que o MT882 so tem uma porta Rj45 e o Aolynk tem 4.


GtAkReYz escreveu:

Whooper, já agora, podias dar-me uma melhor ideia de quanto custa cada um dos tipos de temporizadores (analógico e digital)? Assim já tenho uma ideia e não sou "chulado" pelo primeiro vendedor que me aparecer à frente... Laughing Se souberes lojas online, então ainda melhor!


vais a uma grande superficie comercial e ta a andar.
O meu digital custou me 25€, mas mais tarde ja o vi a 20€

Lojas online nao sei.
os preços: 20/25€ para os digitais
9/11€ para os analogicos..

O analogico e mais ou menos assim:



O digital tem este aspecto:

_________________
* Clix ADSL Indirecto até 8Megas e um Huawai SmartAX MT882 em ADSL 2+ Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
v0rlon



Registo: 09 Nov 2005
Mensagens: 865
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 21 Fev 2006 00:18    Assunto: Responder com citação

Oi o meu digital custou 15€ no aki em 2005.

É digital tb.

Agora 25€ por um digi uma beca puxado!


Podem ver um post meu no max-pt.

http://www.max-pt.com/forum2/viewtopic.php?t=82065
_________________

Netgear DG834G
USR9105
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
soft666



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 741

MensagemColocada: 21 Fev 2006 01:10    Assunto: Responder com citação

Yah 25 é caro comprei um por 10 ou 15
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
psma



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 179

MensagemColocada: 21 Fev 2006 16:20    Assunto: Responder com citação

É possível sim. Com um Linksys WRT54GS e uma custom firmware instalada bastou adicionar 1 pequeno script ao startup do router e voila, reinicia todos os dias às 7h50 (e consequentemente a ligação pppoe, já que é o router que a estabelece).

http://www.polarcloud.com/tofu/

http://www.thibor.co.uk/


Eu uso a 2ª firmware, a 1ª suporta o WRT54G ou WRT54GSL, mas são iguais pois os programadores trabalham em conjunto no desenvolvimento de ambas.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
GtAkReYz



Registo: 28 Out 2005
Mensagens: 596
Localização: Massamá

MensagemColocada: 21 Fev 2006 16:43    Assunto: Responder com citação

Whooper escreveu:
GtAkReYz escreveu:
o Huawei provavelmente, para ser mais barato... Smile


O MT882 e o Aolynk custam o mesmo (25€), sendo que o MT882 so tem uma porta Rj45 e o Aolynk tem 4.
(...)

Pois, isso eu sei, mas para isso era preciso "tropeçar" num dos Aolynk, pois ao que tenho lido são já raros de encontrar. É que as 4 portas RJ45 davam um jeitão brutal para a rede cá de casa... O que eu quis dizer foi que ia comprar um kit Clix, que provavelmente traz o Huawei, pois os kits Clix são mais baratos que os restantes routers à venda.

Já agora, obrigado a todos pelas dicas sobre os temporizadores, já tenho uma ideia melhor dos preços, por mais de €15 já sei que deve ser caro... Smile

psma, esse modem não está à venda em nenhum kit de qualquer ISP, pois não? É que mais do que 40/45 Euros só para isso é capaz de ser demais, pois o kit Clix + temporizador custa menos...

Já agora, usar um temporizador para cortar a corrente ao router poderá vir a danificá-lo a médio-prazo? Já alguém teve problemas com a técnica?
_________________

CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar
.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
gif



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 106
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 21 Fev 2006 19:12    Assunto: Responder com citação

GtAkReYz escreveu:
Já agora, usar um temporizador para cortar a corrente ao router poderá vir a danificá-lo a médio-prazo? Já alguém teve problemas com a técnica?

Até agora não Wink
_________________
Clix ADSL 12 Mb · Aolynk DR814Q
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Whooper



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 319

MensagemColocada: 21 Fev 2006 19:52    Assunto: Responder com citação

GtAkReYz escreveu:
s...

Já agora, usar um temporizador para cortar a corrente ao router poderá vir a danificá-lo a médio-prazo? Já alguém teve problemas com a técnica?


Nop.
_________________
* Clix ADSL Indirecto até 8Megas e um Huawai SmartAX MT882 em ADSL 2+ Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
v0rlon



Registo: 09 Nov 2005
Mensagens: 865
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 21 Fev 2006 22:57    Assunto: Responder com citação

Citação:
Já agora, usar um temporizador para cortar a corrente ao router poderá vir a danificá-lo a médio-prazo? Já alguém teve problemas com a técnica?


Quase um ano nisto e ta tudo ok!
_________________

Netgear DG834G
USR9105
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Whooper



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 319

MensagemColocada: 21 Fev 2006 23:49    Assunto: Responder com citação

Se nao nao fazia sentido existirem temporizadores.
_________________
* Clix ADSL Indirecto até 8Megas e um Huawai SmartAX MT882 em ADSL 2+ Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET