Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 29 Jul 2008 01:00 Assunto: Prejuízo da Sonaecom quase triplica para 12,2 milhões |
|
|
Leiam a noticia na totalidade porque além da parte, aparentemente, negativa tem outras informações importantes relativas, por exemplo, á fibra óptica.
Citação: | A decisão de aumentar capacidade da rede móvel permite captar mais 8,1% de clientes, mas aumenta prejuízo do grupo para 12,2 milhões de euros, com variação negativa de resultados de 159,5%.
O plano de investimentos que a Sonaecom tem levado a cabo para captar novos clientes e fazer face à concorrência, sobretudo no negócio móvel, já está a dar frutos. No primeiro semestre do ano, a empresa angariou mais 8,1% de clientes para a operadora móvel Optimus – que totaliza já 2,326 milhões de clientes activos –, embora o prejuízo do grupo chegue agora aos 12,2 milhões de euros, uma variação negativa de 159,5%.
No comunicado enviado à CMVM, o presidente da Sonaecom, Ângelo Paupério, garante que “os objectivos operacionais e financeiros definidos para este primeiro semestre foram totalmente alcançados, apesar do aumento da intensidade concorrencial e de um enquadramento regulatório menos favorável do que o previsto”. Paupério lembra ainda que o “ambicioso plano de investimentos” já mostra “resultados promissores”, sublinhando o crescimento na base de clientes e volume de negócios.
No que se refere ao segundo trimestre deste ano, o crescimento dos investimentos foi maior no negócio móvel, onde aumentou 82,4% em relação ao período homólogo de 2007, para 25,1 milhões de euros.
No que se refere aos investimentos no negócio fixo, o destaque vai para a fibra óptica. A Sonaecom explica que aqui se registou “um progresso significativo”, com quatro projectos piloto a funcionar, “alguns milhares de casas passadas, algumas centenas de clientes a testar o serviço”. A empresa avança ainda que lançamento comercial das ofertas ‘3-play’ (telefone, internet e televisão) nesta rede deverão acontecer “durante o segundo semestre de 2008”.
O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) registou também uma variação negativa de 6,1%, passando dos 73,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2007 para 68,7 milhões de Janeiro a Junho deste ano.
Desta forma, apesar de um crescimento de 15% no volume de negócios, dos 413,4 milhões de euros para 475,6 milhões de euros, a rentabilidade consolidada não acompanhou essa melhoria. Aqui, a Sonaecom explica que o motivo se deve aos “custos associados ao esforço de crescimento, incluindo os custos com as iniciativas comerciais, o aumento da competitividade no mercado e os custos de integração associados às aquisições feitas no ano passado”.
No negócio fixo, a Sonaecom conseguiu neste semestre um aumento de 80,2% nos acessos, em relação ao período homólogo, o que significa agora mais de 741 mil clientes. |
Fonte: http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/empresas/pt/desarrollo/1151064.html |
|