Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

[QUESTÃO] Linha / Tomadas / Ligação

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
bleeding_me



Registo: 23 Jul 2008
Mensagens: 2

MensagemColocada: 24 Jul 2008 11:34    Assunto: [QUESTÃO] Linha / Tomadas / Ligação Responder com citação

Bons dias pessoal,

descobri aqui o vosso forum através de uma pesquisa na NET sobre tomadas ligação de telefone Smile. E vi que é relacionado com o serviço que me é prestado, CLIX ADSL/VOZ.

Sendo assim e como já andei a dar uma vista de olhos pelo forum, inscrevi-me e vou passar a ser user frequente Smile.

Gostaria de fazer umas questões, e se possível obter algumas respostas Smile.

Desde já peço desculpa pela extensão do texto, mas é necessário para explicar o acontecido.

Então é assim, em casa dos meus pais, anteriormente minha casa ( Maia ) tenho o serviço clix adsl/voz a 12MB, e um router d-link dsl-g624m ligado à linha. Já tenho este serviço há mais de 2 anos (inicialmente com clix 2mb). A ligação feita em casa deles é a seguinte, do sotão desce a linha de entrada para uma tomada de telefone, esta tomada é das antigas, se não me engano chamada "Dinamarquesa" em forma de D. Dessa tomada sai então um cabo para 3 locais da casa, uma delas o sitio onde está o router (todas estas outras tomadas são RJ11).


Até há 1 mês atrás sempre tudo funcionou bem, ou seja, a net estava rápida, mesmo não atingindo as velocidades de 12MB, andava sempre pelos 7/8 MB. Há coisa de um mês, o meu irmão telefonou-me a dizer que a net estava BUEEEEE lenta, verificou que o router dizia que a ligação estava a 640kbps Upstream e 32kbps downstream. Disse-lhe logo para ligar para o apoio ao cliente, ao que lhe disseram que tinha de colocar o microfiltro na linha. O certo é que desde que comprei o router, nunca precisei de colocar o filtro para ter a net a velocidade aceitável. Ao que a resposta do operador foi "então não sei qual o problema". O meu irmão colocou na mesma o filtro e com ele colocado, nem sequer ligação conseguia. Entretanto esteve este tempo todo com a net a essa velocidade. Quando cheguei eu cá à Maia, telefonei para o apoio, desta vez já me disseram que na central da maia não havia reportação de alguma avaria, que iam analisar o caso e se fosse preciso mandavam um técnico, o que aconteceu ontem.

O técnico lá andou a fazer os testes, e o 1º que fez (e mt bem ) foi na linha de entrada, na tomada antiga. A resposta dele foi de que há alguma tomada das outras que está com algum tipo de problema. Chegou a esta conclusão pois ao apenas ligar os dois fios que entram do cabo de entrada, a ligação sincroniza-se a 13MB e quando ele coloca o 3 fio (o que distribui para o resto da casa) sincroniza a 8MB.

Ora agora as minhas questões / pedidos de opinião:

- Será melhor mudar a tomada de entrada de linha para RJ11 ?

- Existe algum aparelho tipo distribuidor em que dou entrada dos fios da linha de entrada e depois saida para diversas tomadas ?


Já agora fica aqui uma imagem dos valores do meu router, para darem opinião sobre a linha



Desde já muito aobrigada pela atenção dispendida
Bleeding_me
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 24 Jul 2008 11:34    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 24 Jul 2008 11:41    Assunto: Responder com citação

Quanto menos tomadas melhor Very Happy

quantas tomadas precisas? convém ficarem apenas "ligadas" aquelas que vão ser utilizadas

Sim o melhor é substituir tudo, é barato e vais ter bons resultados.

Se o cabo vem da rua, com um simples ligador



ligas lá todos os cabos que precisas (e depois isolas por causa da humidade), e dai com cabo de telefone ou cabo cat5e, ligas a todas as tomadas (que convém serem novas também).


Já agora o filtro é para se por nos telefones, em todos os telefones, não no modem.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
bleeding_me



Registo: 23 Jul 2008
Mensagens: 2

MensagemColocada: 24 Jul 2008 20:41    Assunto: Responder com citação

Boas noites,

Obrigada pela resposta rápida Illusion4u.

Quanto ao nº de tomadas, em principio serão precisas 4. 3 para telefone e 1 para o router.

Falei já com o meu pai e vamos prosseguir com a substituição de todas as tomadas. No entanto surgem-nos umas questões.

Cabos cat5e são aqueles pares de cabos coloridos, que são "Cravados" na plug RJ11 ?


Depois como é que ligo esse cabo ao ligador que puseste na tua reply ?

porque se percebi bem, nesse ligador, entra os dois fios do cabo de telefone (que vem do exterior) e depois do outro saem os fios dos cabos para as 4 tomadas certo ? Embarassed (peço desculpa pela ignorância, mas há que aprender Smile ).

Outra coisa, no caso dos filtros, apenas nas tomadas que têm telefone é que é preciso o filtro certo ? caso a tomada nao tenha nada lá ligado não precisa de filtro, certo ?

Esqueci-me só duma coisinha, que dizes dos valores do router ?
Muito Obrigada,
Bleeding_me
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 24 Jul 2008 21:01    Assunto: Responder com citação

bleeding_me escreveu:
Boas noites,

Obrigada pela resposta rápida Illusion4u.

Quanto ao nº de tomadas, em principio serão precisas 4. 3 para telefone e 1 para o router.

Falei já com o meu pai e vamos prosseguir com a substituição de todas as tomadas. No entanto surgem-nos umas questões.

Cabos cat5e são aqueles pares de cabos coloridos, que são "Cravados" na plug RJ11 ?


Depois como é que ligo esse cabo ao ligador que puseste na tua reply ?

porque se percebi bem, nesse ligador, entra os dois fios do cabo de telefone (que vem do exterior) e depois do outro saem os fios dos cabos para as 4 tomadas certo ? Embarassed (peço desculpa pela ignorância, mas há que aprender Smile ).

Outra coisa, no caso dos filtros, apenas nas tomadas que têm telefone é que é preciso o filtro certo ? caso a tomada nao tenha nada lá ligado não precisa de filtro, certo ?

Esqueci-me só duma coisinha, que dizes dos valores do router ?
Muito Obrigada,
Bleeding_me


Sim então desde ja vão ser precisos 3 filtros no telefone, mas é sempre preferível não ter tomadas sem nada lá ligado (nessas não é preciso filtro)

Sim os cabos são esses, mas esses não podem ser cravados em fichas rj-11.

so os planos de 2 pares (quatro fios) podem.



no entanto devido a serem baratos os cat5e (esses de cima do teu post) podem ser usados para ligar tomadas entre si.

Usando por exemplo apenas os fios azul e azul e branco.

Deste modo viriam os fios da rua, cada um liga no seu terminal do ligador

Depois pega-se no cabo cat5 separam-se os pares e pega-se no azul e azul e branco e liga-se o azul a uma das pontas do terminal do fio que vem da rua, e o outro ao outro terminal. (isto para cada um dos cabos que vai para uma tomada)

Nas tomadas apenas se utilizam os conectores verde e vermelho, o amarelo e preto ignoram-se.

Assumes que o teu azul será o vermelho e o teu azul e branco o teu verde, em todas as tomadas.

No final senão tiveres sinal de telefone, basta ir ao cabo de rua e inverter a posição dos fios, senão é porque acertaste na ordem. Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
waist



Registo: 09 Ago 2006
Mensagens: 40

MensagemColocada: 24 Jul 2008 23:35    Assunto: Re: [QUESTÃO] Linha / Tomadas / Ligação Responder com citação

Viva,
se me permites respondo no seguimento dos teus comentarios;

bleeding_me escreveu:

.../... A ligação feita em casa deles é a seguinte, do sotão | O problema começa aqui. Neste local deves separar os sinais de ADSL e VOZ, para isso usas um microfiltro e descem 2 pares, um vai directo ao modem e do outro (voz) podes fazer as derivações que quiseres sem ter problemas no ADSL | (*) desce a linha de entrada para uma tomada de telefone, esta tomada é das antigas, se não me engano chamada "Dinamarquesa" em forma de D. Dessa tomada sai então um cabo para 3 locais da casa, uma delas o sitio onde está o router (todas estas outras tomadas são RJ11).



O técnico lá andou a fazer os testes, e o 1º que fez (e mt bem ) foi na linha de entrada, na tomada antiga.|Está mal efectuado o teste, deveria fazer o teste na linha de entrada, muito bem, mas sem nada ligado aos pares (fios).| A resposta dele foi de que há alguma tomada das outras que está com algum tipo de problema. Chegou a esta conclusão pois ao apenas ligar os dois fios que entram do cabo de entrada, a ligação sincroniza-se a 13MB e quando ele coloca o 3 fio |Este é mesmo o cabo que vem da rua? ou vem do chamado BPA (uma placa de circuitos de cor verde)?| (o que distribui para o resto da casa) sincroniza a 8MB.

Ora agora as minhas questões / pedidos de opinião:

- Será melhor mudar a tomada de entrada de linha para RJ11 ?
Resposta: Quando aderes ao serviço está incluida a ligação desde o rge do predio, poste etc ate a tua casa e daí ate a 1ª tomada com aplicação da mesma... verifica se foi feito isso!!!... reclama...
- Existe algum aparelho tipo distribuidor em que dou entrada dos fios da linha de entrada e depois saida para diversas tomadas ?
Resposta: faz como te falei acima... é a norma, e em caso de avaria ninguem te vai incutir responsabilidade. Alias, não compreendo como isso não foi feito na altura que aderiste ao serviço...


Desde já muito aobrigada pela atenção dispendida
Bleeding_me



(*) Meu conselho: Usa cabo utp (vulgo cabo de rede informatica) tens 4 pares nesse cabo, usas uma cor para voz, outra para adsd.
Dessa forma tens à mesma um só cabo a descer do sotão.

Um abraço (e reclama)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 21 Ago 2008 14:47    Assunto: Responder com citação

Subscrevo a 100%.
À entrada de casa na caixa do hall de entrada deve-se anular aí o BPA e colocar um bom splitter, de preferencia pequeno para caber dentro da caixa.
Agora dessa caixa baixa-se um par da saida de dados do splitter até à tomada onde vai ficar ligado o modem.
Da outra saída do splitter (a de voz) sai um par que pode alimentar todas as restantes tomadas da casa tal e qual como já deveria existir ao dia de hoje.
Desta forma só é preciso garantir que o splitter está bom e passa a haver dados e voz a 100% lá em casa.
Em todo este processo é possivel utilizar a tubagem original que existe nas casas mais recentes pós decada de 80 para passar os cabos.
Não se ganha muito em qualidade ao passar UTP Cat5e ao invés de um TVHV de 1 ou 2 pares.
Eu p.ex. da caixa de entrada usei um TVHV de 2 pares da caixa da entrada até à tomada da sala onde tenho o modem.
1 dos pares ficou ligado à parte de dados do splitter e o outro par ficou ligado à parte de voz do splitter.
A tomada que usei é uma dupla RJ11 mas podia ter sido uma dupla RJ45.
Assim posso na mesma tomada liga o modem numa das portas e na outra ligar o telefone da sala.
Cumps.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
mandafacas



Registo: 25 Ago 2008
Mensagens: 1

MensagemColocada: 25 Ago 2008 00:57    Assunto: Responder com citação

ponham s a fazer do it yourself em casa e dps fica pior do k estava.....:S
ps:n podes remover o bpa......sabes o k pode acontecer s o removeres?

e em relaçao ao cabo k esta colocado ate a primeira tomada se o alterares, qd houver problema ja n e responsabilidade do clix.....pk n foi o clix k o alterou;)


mais vale pagar e ficar com o serviço bem feito;)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
john3voltas



Registo: 01 Abr 2007
Mensagens: 444

MensagemColocada: 25 Ago 2008 10:30    Assunto: Responder com citação

Provavelmente falas do que não sabes.
O BPA é um aparelho muito interessante mas muitas vezes provoca-te perdas de sinal assinaláveis.
Para que saibas, qualquer técnico Clix (mesmo Clix nada de empreiteiros) que entre em tua casa por causa de problemas com sinal fraco vai imediatamente à procura do BPA para o remover.
Quanto ao resto que mencionei, não é preciso nenhum curso superior para ligar uma tomada com um cabo cat5e ou tvhv.
Acho que sim, o Clix é que te deve fazer as coisas bem feitinhas até à primeira tomada em tua casa.
É aí que acaba a responsabilidade deles a não ser que queiras contratar alguém para te instalar as restantes tomadas.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET