Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

RNG revolucionarão modo de vida das famílias e das empresas

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Tuga



Registo: 05 Out 2007
Mensagens: 1010
Localização: Vila Franca de Xira

MensagemColocada: 06 Jul 2008 23:07    Assunto: RNG revolucionarão modo de vida das famílias e das empresas Responder com citação

Citação:
As Redes de Nova Geração (RNG) prometem revolucionar o modo de vida das famílias e das empresas, constituindo uma oportunidade para Portugal se colocar na vanguarda tecnológica.
«Trata-se de uma revolução talvez apenas comparável à introdução da electricidade ou à massificação dos telemóveis», que pode «pôr Portugal novamente na linha da frente a nível tecnológico», disse o presidente da Alcatel Lucent Portugal, Beato Teixeira.

As RNG são redes de fibra óptica que, por terem maior largura de banda, permitem mais rapidez e melhor qualidade das telecomunicações, conseguindo velocidades que podem chegar aos 100 megabytes por segundo. Na semana passada, o Governo aprovou uma resolução em que prevê que até 2010 um milhão de pessoas estejam ligadas às RNG, estabelecendo o enquadramento em que as empresas de telecomunicações poderão implantar estas estruturas.

Também a Comissão Europeia definiu as RNG como uma prioridade, para que a UE não continue atrás dos EUA e dos países asiáticos que nos últimos anos têm apostado fortemente nestas redes. Além das vantagens que as RNG podem trazer para a navegação na Internet (por exemplo, um download de 1GB poderá ser feito em cerca de um minuto), estas estruturas abrem todo um conjunto de possibilidades para as operadoras de telecomunicações e para os mais diversos sectores da economia, como a indústria dos audiovisuais, a educação ou a saúde.

«Trata-se de um movimento que vai alterar por completo a competitividade das empresas», disse o presidente da Cisco Systems Portugal, Carlos Brazão, acrescentando que as RPG «terão um efeito multiplicar, quer a montante [ou seja, para os sectores da alta tecnologia e das telecomunicações], mas também a jusante, porque implicam vantagens para toda a economia».

«Naturalmente que somos parte interessada nas RNG. Mas só temos a aplaudir a decisão do Governo, porque as novas redes vão criar um novo paradigma da Internet em Portugal», afirmou, por sua vez, Beato Teixeira. Também o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Telecomunicações (APDC), Diogo Vasconcelos, afirmou, na semana passada, que «as RNG são fundamentais para Portugal. Fomentar o investimento nestas redes e nos respectivos serviços, com remoção das barreiras, em ambiente de concorrência e com um quadro de regulação estável, é uma excelente notícia».

«Precisamos de ligar Portugal em fibra óptica para chegarmos ao futuro primeiro», sublinhou o presidente da APDC, acrescentando que a aposta nas RNG «significa um paradigma completamente diferente da Internet, em que passa a ser possível um conjunto de novos serviços, que potenciem a utilização da Web 2.0, do vídeo e do trabalho em rede», entre outras potencialidades.

Os especialistas contactados pela Lusa calculam que será necessário um investimento de entre 1,5 e 2 mil milhões de euros para criar uma RNG que chegue a todo o país, sendo que em cerca de 3 anos será possível cobrir as áreas mais povoadas. A PT e a Sonaecom já se mostraram dispostas a investir em RNG, embora persistam divergências a respeito do modelo de negócio das mesmas.

Devido aos elevados investimentos necessários, a PT quer ver assegurada estabilidade regulatória e ter a garantia de que não será obrigada a abrir a sua RNG aos concorrentes nas áreas do país onde já não possui posição dominante na banda larga (as zonas mais povoadas e desenvolvidas).

Por sua vez, a Sonaecom e outras operadoras alternativas defendem a abertura de todas as redes ou a realização de um investimento conjunto, como forma de impedir a formação de um novo monopólio da PT.


Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=&id_news=339473&page=0
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 06 Jul 2008 23:07    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET